É possível a pessoa ter TDAH não diagnosticado e mesmo assim conseguir tirar ótimas notas na escola

32 respostas
É possível a pessoa ter TDAH não diagnosticado e mesmo assim conseguir tirar ótimas notas na escola e faculdade? (ainda que sob muito stress ou ansiedade)
Olá
É possível sim, a capacidade de aprender não está diminuída cognitivamente e sim dificultada pelas inquietações, dispersões, falta de foco. Tudo isso pode ficar menos difícil com a certeza, com o diagnóstico, e a partir desse, desenvolver recusos que podem auxiliar no aprendizado. Sugiro buscar a terapia, assim poderá em conjunto, identificar as causas da ansiedade e outros sentimentos ou desconfortos que possa experimentar a esse respeito (tdah?). Será um ajuda importante de autoconhecimento, espaço de reflexão, buscando saúde emocional e crescimento. Espero ter contribuído, experimente essa possibilidade e comprove se te ajuda.

Sim, é possível. Você já ouviu falar da teoria das inteligências múltiplas? Você pode se surpreender ainda mais quando o estresse é tratamento via Terapia EMDR.
É possível ter TDAH não diagnosticado e ter boas notas. Sugiro avaliação psicológica e também tratamento para que o paciente com TDAH possa apresentar melhores desempenhos em suas atividades de vida diária.
ola, sim, as capacidades cognitivas funcionais de alto rendimento, existem pessoas mesmo sintomáticas com TDAH apresentam capacidade cognitiva relevantes no processo de aprendizagem e capacidade de armazenar conteúdos, porém essas pessoas diagnosticadas e tratadas melhoram mais seus rendimentos e minimizam os prejuízos causados pelo TDAH. Sugiro avaliação Neuropsicológica e Terapai Cognitiva Comportamental.
Sim, a pessoa pode aproveitar suas outras habilidades e driblar sua desatenção e estresse provida pelo TDAH. Com uma terapia correta o paciente poderá aprender como fazê-lo.
Lembre-se a pessoa não é apenas o diagnóstico de TDAH, ela é muito mais que isso! Ficará surpreso, pois ao ser ajudado poderá se surpreender com A melhor qualidade de vida e resultados.
Oi. Sim é possível, mas pode exigir muito mais esforço. Algumas atividades exigem mais atenção do que outras e por isso algumas pessoas com esse diagnóstico acabam tendo bom desempenho educacional. Apesar que seria importante uma avaliação, justamente pelo fato de que pode não ser TDAH.
Sim, é possível. O TDAH sem tratamento pode aumentar muito o nível de esforço e prejudicar a autoestima. Mas não necessariamente irá prejudicar sua capacidade de aprendizagem. No tratamento com Psicólogo, você pode encontrar recursos internos para te ajudar nas áreas que a falta de foco, inquietude ou atitudes mais impulsivas podem estar te atrapalhando, mas antes seria bom fazer o diagnóstico para orienta-lo qual a melhor conduta.
Boa noite, ser portador de TDAH não significa ser menos inteligente ou menos capaz, ele pode atrapalhar e exigir da pessoa um esforço maior para se concentrar e se organizar nas tarefas seja as escolares bem como as outras atividades que requerem concentração, peça ajuda para adquirir estrategias que possam te ajudar a se concentrar com um menor esforço. Procure um psicologo/a.
O que é chamado de TDAH implica limitações em relação ao que é normativo em termos do esperado do desenvolvimento atencional e de controle de impulsos, o que não implica que a pessoa que tenha tais características desenvolva estratégias paralelas para contornar esses traços. A ansiedade e estresse envolvidos podem estar em níveis muito elevados e atrapalhar ou causar outros tipos de sofrimentos não relacionados apenas ao desempenho, ainda assim, e nesses casos o acolhimento psicológico pode ser de grande ajuda e alívio.
Sim, é possível. O TDAH, como já diz é um transtorno, algo que dificulta a vida da pessoa, porém de forma nenhuma o incapacita. A dificuldade de focar a atenção e a hiperatividade podem ocasionar distrações e problemas para a absorção do conteúdo e assim gerar ansiedade e estresse. O diagnóstico é muito importante para ter o acompanhamento devido, tanto medicamentoso quando terapêutico. Ter entendimento de sua situação irá facilitar sua vida, suas tomadas de decisões e também sua vida acadêmica. Espero ter contribuído com sua questão. Abraço
Diria que estaria dentro da exceção. E que o ideal é buscar uma avaliação psicológica para saber se realmente apresenta TDAH.E que se for positivo o resultado, deveria buscar acompanhamento psicológico. A dúvida pode gerar mais angústia que de costume.Nenhuma transformação é possível sem aceitação (cura). Cuide se.
Boa noite!!! Em primeiro lugar, você precisa de um diagnóstico que pode ser dado por um psiquiatra, que lhe fará uma série de perguntas, dentro de um questionário específico, juntamente com a avaliação de seu histórico de vida. Se o diagnóstico for mesmo de TDAH, sugiro que faça psicoterapia para aprender formas de lidar com seu "jeito" de ser TDHA. Conforme pesquisas, são pessoas com um nível de inteligência acima da média, e a atenção é mais seletiva do que os demais, por isso que se diz que são desatentas; sua atenção se dirige a atividades que lhe dão certo grau de satisfação, nestas é capaz de se manter muito concentrado...Boa sorte!
Boa tarde É possível sim , mesmo com o transtorno de TDAH, driblar as vezes os vezes , os sintomas de impulsividade e desatenção , quando a parte cognitiva está bem equilibrada .em alguns casos .Porém , é muito importante com o diagnóstico através do Psicólogo ou Neuropsicopedagogo, desenvolver as técnicas de manejos comportamentais , melhorando a atuação do paciente nos ambientes .
Sim e possível o TDAH não diz respeito as capacidades cognitivas. Pelo contrário é uma comodidade bem comun quando se fala em altas habilidades. Sendo assim a pessoa não tem prejuizo na capacidade de aprendizagem e sim na concentração, foco. E também experimenta um agitação motora.
Já atendi várias crianças com queixa comportamental, sem nenhuma queixa de aprendizagem e que o diagnóstico foi TDAH.
Sim. É possível. Se não foi diagnosticado, sugiro uma avaliação psicológica para ter certeza da sua afirmação
Olá! Sim, não há prejuízos de cognição de quem apresenta sintomas de TDAH. A atenção escassa é que pode gerar uma dificuldade de aprendizado. Contudo, debruçando-se sobre a atenção para solucioná-la o aprendizado ocorre normalmente.
Mas é de suma importância um diagnóstico da pessoa para que o tratamento mais eficaz seja recomendado.
Procure um profissional psi que lhe inspire confiança.
Um abraço.
Sim, é perfeitamente possível!
Sim. Como mesmo colocado, há um diagnóstico e acredito que um laudo. A busca pelo conhecimento ainda se faz com adaptações. Não é somete o ensinar, mas sim o ensinar da maneira que o outro aprenda. Vivemos hoje, na setor educacional, visão do outro como ser único. A partir do momento que houver comprometimento das partes haverá sim sucesso no processo ensino aprendizagem. Para os momentos de angustia ou qualquer outro que traga algum sofrimento psíquico, o ideal sempre é buscar uma ajuda de um profissional, terapeuta, para se aconselhar e ajudar nesse caminho.
Sim, sua capacidade cognitiva nada tem a ver com o TDAH. Se não tem um diagnóstico formado, procure um terapeuta para fazer um acompanhamento para que possa saber lidar melhor com as situações do dia a dia.

Olá, como vai você? É possível sim que uma pessoa não diagnosticada com TDAH tenha um bom desempenho na escola e faculdade. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade tem o seu foco na infância e frequentemente pode acompanhar essa pessoa por toda a vida, as suas principais características são a desatenção, inquietação, impulsividade. Por isso a importante de um acompanhamento com um Psicólogo Clínico para desenvolver a potencialidade dessa pessoa, principalmente se a ansiedade e o estresse forem seus companheiros de jornada. Sugiro também uma avaliação psicológica para de fato ter um diagnóstico. E lembrar sempre que a pessoa não é apenas o seu diagnóstico, é preciso enxergar a pessoa por inteiro. Espero ter auxiliado. Me coloco a disposição. Abraços!
Olá! É possível porém com muito mais esforço e comprometimento. Pessoas com TDAH costumam apresentar queixas recorrentes de dificuldades escolares mas isso está relacionado a desatenção e não à falta de capacidade cognitiva. A atenção no TDAH é mais seletiva. Por isso, pessoas que sofrem desse transtorno, apresentam o que chamamos de hiperfoco: se concentram muito além do que é comum mas apenas diante de algumas situações específicas (as que, de alguma forma, capturam o seu foco). Você pode descobrir técnicas de enfrentamento para diminuir a interferência dos sintomas do TDAH em sua vida em terapia. Trabalhar a autoestima também é super importante para obter melhores resultados. Cuide-se bem!
Olá! Sim, é possível. No entanto, é importante buscar por esse diagnóstico junto à um médico e psicólogo especialistas, uma vez sendo confirmado esse diagnóstico, o tratamento medicamentoso e psicológico podem contribuir para a melhora desses sintomas. Espero ter ajudado!
Olá, é possível sim, isso é um mito. Muitas pessoas com TDAH obtém bom rendimento escolar quando desenvolvem estratégias compensatórias para o déficit, ou o TDAH é mais leve ou se é do tipo mais impulsivo/hiperativo (Existe mais de um tipo de TDAH). Muitas vezes a pessoa quando vai bem na escola só consegue o diagnóstico na vida adulta quando as demandas aumentam e o prejuízo aparece. É importante saber que o TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento e ocorre desde a infância. Muitas vezes se a criança tem um QI acima da média ou é mais do tipo impulsivo é capaz de sair-se bem na escola. O TDAH é um diagnóstico complexo e deve ser feito de modo disciplinar. Não se trata apenas de uma dificuldade atencional, os aspectos comportamentais devem ser avaliados também. Do ponto de vista da atenção tem uma dificuldade em manter a atenção (se distrai com estimulos externos) o esforço e a motivação e deixar de fazer coisas mais agradáveis a fim de executar algo que tem que fazer. A gravidade também varia entre leve, moderado e grave. As áreas cerebrais atingidas pelo TDAH são o cortex pré-frontal responsável pela modulação da atenção, capacidade de iniciativa, regulação do humor, memória operacional (manter na memoria as informações para executar a tarefa), capacidade de planejamento, inibição do comportamento, administração do tempo, etc. Pode atingir lobos parietais e cerebelo (coordenação motora e equilibrio). Nem todos os pacientes apresentam todas as dificuldades. Existem outras patologias que podem se confundir com TDAH, tem que fazer um diagnóstico diferencial de transtorno de ansiedade e ate mesmo autismo leve. Não existem alterações nos exames de imagem. Normalmente é uma hipo e hiperativação de neurotransmissores no cérebro que causa uma falha dos circuitos cerebrais que possibilitam a inibição e autocontrole (atencional, comportamental e emocional). Recomendo que a criança passe por avaliação neuropsicologica e neuropediatra.
Olá!
Sim, é possível. Nesse caso, há a possibilidade dessa pessoa ter estabelecido estratégias próprias, de forma a compensar (consciente ou inconscientemente) o déficit de atenção. Ainda assim, é interessante que haja um acompanhamento psiquiátrico, neurológico e psicoterápico para avaliar melhor o TDAH propriamente e saber com mais precisão como ajudar, especialmente se há a suspeita desse diagnóstico (uma vez que ele não foi diagnosticado, nesse caso).
Olá! Sim, é possível. Não necessariamente o TDAH irá prejudicar sua capacidade de aprendizagem. Por exemplo, pode se acabar em algumas vezes dificultando seu desempenho em tarefas diárias, porém de forma nenhuma o incapacita. Como Psicóloga e Neuropsicóloga, recomendo que passe por avaliação Neuropsicológica e acompanhamento Psicoterapêutico com foco em suas queixas. Estou à Disposição! Abraço!
Olá, Tudo bem?
Sim, é possível que uma pessoa tenha TDAH não diagnosticado e ainda assim tenha um desempenho acadêmico excelente. Embora o TDAH possa afetar a capacidade de uma pessoa de se concentrar e se organizar, portanto, é importante entrar em contato com um psicólogo e recomendo uma avaliação psicológica para de fato ter um diagnóstico. E lembrando sempre que a pessoa não é o seu diagnóstico, você deve enxergar a pessoa como um todo. Espero ter ajudado! Fico à disposição!
Olá! Sim, é possível que uma pessoa tenha TDAH não diagnosticado e ainda assim obtenha ótimas notas na escola e na faculdade. O TDAH é um transtorno neuropsiquiátrico que afeta a atenção, o controle dos impulsos e a regulação do comportamento. Embora seja comum associar o TDAH a dificuldades acadêmicas, nem todas as pessoas com TDAH apresentam problemas significativos de desempenho escolar.

Alguns indivíduos com TDAH podem ter características que lhes permitem se sair bem em determinadas áreas acadêmicas, como ter habilidades cognitivas específicas, capacidade de hiperfoco em tarefas de interesse ou alta motivação para alcançar sucesso acadêmico. No entanto, isso não significa que não enfrentem dificuldades relacionadas ao TDAH, como falta de organização, dificuldade em gerenciar o tempo, impulsividade ou distração.

É importante notar que o TDAH é um transtorno que afeta cada pessoa de forma única, e os sintomas podem variar em intensidade e apresentação. Além disso, algumas pessoas podem desenvolver estratégias compensatórias ou contar com apoio externo (como estruturas escolares, familiares ou terapia) para lidar com os desafios do TDAH e obter um bom desempenho acadêmico.

Se você suspeita que pode ter TDAH, mesmo que tenha tido sucesso acadêmico, é recomendável buscar uma avaliação profissional adequada, como um psicólogo ou psiquiatra especializado em saúde mental. Eles poderão realizar uma avaliação detalhada e fornecer um diagnóstico preciso, levando em consideração seus sintomas, histórico e funcionamento geral. Com um diagnóstico adequado, você poderá receber suporte e tratamento apropriados para lidar com quaisquer dificuldades associadas ao TDAH.
Com carinho... abraços!

Bom dia. É sim possível, pois nosso cérebro desenvolve formas de termos uma boa qualidade de vida. É importante investigar se realmente se trata de um transtorno. Pois, com o tratamento adequado, você teria mais facilidade ainda em cumprir suas atividades.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento do tdah - R$ 150
Sim! TDAH não é sinônimo de dificuldades de aprendizagem. Até porque conforme vamos crescendo, aprendemos habilidades para "superar" dificuldade que o TDAH proporciona. Caso sinta que tem prejuízos em sua vida, causados por esse transtorno ou não, procure ajuda :)
olá!
O TDAH não está ligado a deficiência intelectual, muito pelo contrario . O que acontece é uma dificuldade de manter o foco de sua atenção e isso não o faz ter dificuldade de aprendizado. Logo sim, é possível tirar notas boas .
É importante que você busque ajuda para um tratamento pois assim não terá tanta dificuldade em outras questões também que o TDAH prejudica na vida. Como lidar com emoções, com tratamento você irá aprender a lidar melhor com essa ansiedade, estresse por exemplo
Sim, é possível.
Sim, é possível que uma pessoa tenha TDAH não diagnosticado e ainda assim obtenha ótimas notas na escola e na faculdade. O TDAH é um transtorno neuropsiquiátrico que afeta a atenção, o controle dos impulsos e a regulação do comportamento. Algumas considerações importantes:

Variação Individual:
O TDAH não afeta todas as pessoas da mesma maneira.
Alguns indivíduos com TDAH podem ter habilidades cognitivas intactas e compensar os sintomas com esforço extra.
Inteligências Múltiplas:
A teoria das inteligências múltiplas sugere que as pessoas têm diferentes formas de inteligência.
Alguém com TDAH pode se destacar em áreas específicas, como memória para números ou habilidades criativas.
Estresse e Ansiedade:
O estresse e a ansiedade podem ser motivadores para algumas pessoas.
A pressão acadêmica pode levar a um desempenho excepcional, mesmo com sintomas de TDAH.
Estratégias de Compensação:
Alguns indivíduos desenvolvem estratégias de compensação para lidar com os sintomas.
Organização, planejamento e gerenciamento do tempo podem ajudar a minimizar os impactos do TDAH.
Diagnóstico e Tratamento:
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para melhorar a qualidade de vida.
Terapia comportamental, medicamentos e apoio psicológico podem ser úteis.