Fui na 1 consulta com a psi, ela é estudante, já fui a outras psis antes, e eu gostei dela, entretan

27 respostas
Fui na 1 consulta com a psi, ela é estudante, já fui a outras psis antes, e eu gostei dela, entretanto senti certo julgamento e opinião pessoal dela em dois momentos específicos e me senti incomodada, gostaria de apontar isso até p ajudar ela tbm futuramente, mas tenho certo receio, isso seria adequado?
Oi. Na minha linha de estudo, pesquisa e trabalho, em TODAS as sessões abro uns 5 min para feedback do meus pacientes. Aqui no meu consultório, os pacientes são livres para falar o que quiserem, se sentirem acolhidos e seguros e com sigilo total. A psicoterapia tem que ser um processo terapêutico entre psicologo e paciente, senão não funciona. Vc tem que ter espaço para reclamar inclusive. Se ela não gostar, ainda precisa de mais treinamento e estudo. Querendo agendar comigo uma sessão para vc poder falar e ver se funciona diferente, fico a disposição. abs e espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia

Olá! O feedback é essencial no processo terapêutico pois auxilia o psicólogo a compreender sua demanda e melhorar o vínculo. Sendo assim, você pode realizar apontamentos ou indicar melhorias. Entretanto, procure saber se ela tem permissão do CRP ou faculdade para realizar psicoterapia, é importante que o profissional seja ético e tenha acompanhamento de um órgão regulador. Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 109
Olá! Em todas as relações, inclusive paciente/profissional, devemos levar conteúdos sem censura. Guardar um incômodo como este pode atrapalhar o seu progresso no tratamento. Ocorreu uma transferência positiva, você gostou do atendimento e da profissional, e com certeza ela saberá trabalhar eticamente o que for levantado por você.
Boa tarde! A relação paciente/Psicólogo deve ter como princípio basilar a confiança, esta, de ser escutado e dito aquilo que incomoda sem julgamentos. Seria importante falar para ela o que te incomoda, como você mesmo disse para ajuda-lá futuramente ser uma profissional melhor. Somos seres humanos,estamos suscetíveis a erros, ainda mais em fase de aprendizado! Espero ter ajudado!
Olá! Vc relata que já foi a outras psi e que a atual é uma estudante de psicologia. Não ficou claro se vc está buscando ajuda num serviço social onde há estágio para estudantes atenderem e assim aprenderem a atuar. Se sim, é esperado qq deslize. Porém, o vínculo entre o profissional e o paciente é construído a cada consulta. A confiança é primordial. Se vc se sente bem com ela quer manter o tratamento procure colocar os seus sentimentos em relação ao julgamento que ela externou. Provavelmente esse fato - ser julgada, deve ser uma das questões em sua vida. Espero ter te ajudado. Um abraço
Olá, como vai! Você ter espaço aberto para poder falar sobre o que quiser é importante para a relação analítica e para construção da sua terapia. A pessoa que está te acompanhando passa por um processo continuo de aprendizagem e formação. Por isso, se sentir a confortável, direciona suas questões para sua psicóloga. Coloco-me a disposição
Olá, a relação terapêutica precisa ser de liberdade, se algo foi dito a você que incomodou, se sinta livre para devolver a angústia para a profissional que lhe causou, pois isso pode ser uma questão importante tbm que ela possa ter mexido e você ainda não se deu conta, onde vcs podem discorrer sobre o assunto, ou simplesmente, ser algo que parte mesmo de um julgamento (não tenho ciência do tema) e que possa expor seu incômodo, mas não com objeitvo de ajudar e sim pelo espaço terapêutico ser um local para ser dito tudo que for preciso sem receio.

Abraço.
Adequado seu ou dela? Se for dela não é adequado, nós devemos lidar com as mais variáveis situações e o julgamento por parte do profissional atrapalharia bastante o tratamento e não tem nenhuma eficácia terapeutica. A sociedade já te julga e você mesma tb. Regra fundamental do psicólogo é não julgar. E quanto a você falar, como paciente, você é livre para apontamentos, você não é a profissional, não tem conduta correta ou errada para o paciente, o paciente tem que estar a vontade para falar tudo que vem a mente.
Sim, é super importante vc poder falar tudo na terapia, caso não possa ser transparente do que a incomoda a terapia não flui.
Olá! O feedback do paciente é que vai nos sinalizar se acertamos ou não na intervenção, precisamos estar sempre abertos a aprender sobre aquilo que se mostra terapêutico, então converse com ela sem receio.
Assim se constrói um relação realmente terapêutica com abertura do profissional a conhecer o que é efetivo para cada paciente. Quanto maior a colaboração do paciente e a flexibilidade do terapeuta mais individualizada e eficaz será a psicoterapia.

Fico a disposição!
Com carinho,
Vanessa Masson
Oii, é importante que você se sinta a vontade para falar sobre algo que te incomodou durante sua sessão, mesmo que o desconforto seja com a própria psicóloga, talvez assim, ela possa saber do seu feedback e ter a chance de fazer algo sobre aquilo e você possa se sentir mais confortável em suas próximas sessões.
Olá, boa tarde! Não apenas adequado como indicado. O seu feedback sobre os fatores que influenciam a relação terapêutica pode aumentar a eficácia e eficiência do seu tratamento psicológico.
Interessante que mesmo você tendo se sentido incomodada, você relata que gostou da psicóloga. Sendo assim, vale a pena trazer nas sessões os seus incômodos para verificar se foi uma percepção errônea ou não, afinal, o psicólogo clínico não pode ter julgamento de valor ou moral em relação à história do paciente. Com isso, é possível avaliar se vale a pena dar continuidade. Boa sorte!
Sim, bastante adequado e maduro da sua parte. Conseguir ser suficientemente honesto ajuda na melhora de qualquer relacionamento, principalmente na sua terapia.
Olá o ideal seria você relatar seu incomodo para ela, um dos pilares da psicoterapia é o vinculo, a comunicação e muito importante no processo, o que ela não sabe, não vai poder atuar, pode ser que a intenção dela era dizer uma coisa você entendeu outra, então para que não haja mal entendido e preciso que você comunique tudo que está sentindo.
Olá, tudo bem?

Para uma boa relação terapêutica, e para que o vínculo e a confiança sejam estabelecidos, é importante que aquilo que esteja incomodando o paciente seja relatado para o psicoterapeuta. Só assim, compreendendo o que você pensa e sente em relação ao processo, é que ele poderá melhorar as formas como procede nas sessões. A comunicação e a abertura são muito importantes, nesse caso, ajudando até mesmo o psicoterapeuta no seu trabalho.
Não fique apreensivo em relação a isso, pois muitas das vezes, ela quer que você fale sobre isso durante a terapia.
Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço.
Olá! Tendo em vista que ela é sua amiga e ainda não é profissional, você pode usar dos mesmos direitos dela.
Sim, é adequado, pode ajudá-la a ser uma melhor psicóloga.
Olá! Fiquei com uma dúvida se o local em que você realiza seu atendimento é em clínica escola ou social, já que o psicólogo era estudante. Caso tenha sido, pode haver uma situação ou outra de deslize, já que está sendo treinada e aprendendo a lidar com a clínica. Mesmo assim, é importante que haja uma relação bem estabelecida entre o cliente e o profissional, acolher, não julgar, se fazer confiante são condições que ao meu ver são necessárias ao profissional no processo terapêutico. Esse processo vai acontecer, e precisa ser fortalecido por um vínculo sadio, consistente, verdadeiro, construído por ambos.
Espero ter ajudado.
Bom dia
Retorne a pergunta a ela psicóloga, pergunte de maneira amistosa o que ela quis dizer com isso. As vezes ela não te julgou, foi apenas a forma dela se expressar.
Olá, é importante você poder falar tudo o que sente da profissional e de como estão sendo as sessões para você, até para você continuar o tratamento. Mas se sentir julgado não seria tão adequado para o tratamento. Portanto, verifique se foi isso mesmo que você sentiu, e exponha sim para ela, para que vocês cheguem em algum acordo para a continuação das sessões. Qualquer coisa estou à disposição!
Olá, muito mais do que adequado é extremamente importante você dizer que se sentiu julgada pela profissional. Uma psicoterapia na minha opinião é colaborativa e tudo que o paciente nos fala e principalmente se tem relação com a aliança terapeutica (relação entre paciente e psicologo) deve ser discutida. Não se sinta constrangida em colocar isso será muito bom para ambas as partes. Muitas vezes a pessoa não fala nada e isso pode acabar interferindo no resultado da terapia e até mesmo fazendo a pessoa desistir. Provavelmente a intenção do profissional não é julgar mas o que importa é como você se sentiu. Dessa forma você da a oportunidade para o terapeuta conhecer você melhor e buscar a forma mais adequada de intervenção com a qual você se sinta acolhida e entendida. Abraço
Pode mil vezes !
É comum se sentir receosa em dar um feedback ao terapeuta, mas é importante lembrar que o relacionamento terapêutico é uma via de mão dupla e é importante que você se sinta confortável e confiante com seu psicólogo.

Se você acredita que a postura da psicóloga pode estar interferindo no tratamento, a melhor abordagem é falar com ela diretamente e abertamente sobre suas preocupações. Tente descrever os momentos específicos em que você sentiu julgamento ou opinião pessoal, explicando como isso o afetou. Lembre-se de que esse é o momento de trabalhar juntos para superar esses obstáculos e encontrar o caminho certo para avançar no seu tratamento.

Se você ainda não se sentir confortável para falar diretamente com ela, pode ser útil sugerir uma reavaliação do processo terapêutico, para que vocês possam discutir como o tratamento está progredindo e como ambos podem trabalhar juntos.
É completamente adequado e importante expressar seus sentimentos e preocupações com o profissional de saúde mental, especialmente em relação às questões que passaram por sua experiência na terapia. A comunicação aberta é fundamental para construir uma relação profissional saudável e produtiva. Se você sentiu certo julgamento ou opinião pessoal por parte da psicóloga durante uma consulta, é válido trazer esses pontos à tona na próxima sessão ou mesmo por meio de um e-mail ou mensagem, caso se sinta mais confortável.
Te convidamos para uma consulta: - R$ 120
Sim, não há problema algum em falar sobre sua percepção e seus sentimentos em relação a terapia. Boa sorte.
Olá, espero que tenha conseguido expor suas inquietações e queixas à profissional. Esse feedback é importante para o trabalho acontecer de forma efetiva. Não temos o papel de julgar nossos pacientes e sim o de acolher e ajudá-lo a tratar de suas dores.