Gostaria de saber se a tcc e indicada e eficiente p/ dependência química?

18 respostas
Gostaria de saber se a tcc e indicada e eficiente p/ dependência química?
Olá. É muito eficaz no tratamento de dependência química
O foco da TCC_ terapia cognitivo comportamental, está na pessoa se responsabilizar como sujeito ativo e responsável por suas ações, mudar sua direção e motivação sobre a vida se colocando como pessoa que se interage com seu ambiente.
A intervenção é importante mas cada pessoa se entrega ao tratamento de uma forma diferente.

TCC é um psicoterapia que tem como abordagem a mudança de comportamento, sendo focal e breve, ela ajuda combater alguns transtornos, através de mudanças de hábitos e também condicionando ou reeducando a pessoa a adquirir conceitos saudáveis para vida. Se a pessoa tiver disposta a mudança ela transforma a vida do sujeito.
Sim. A abordagem cognitivo-comportamental já foi aplicada em diversos estudos e na clínica (consultórios, ambulatórios, grupos terapêuticos, entre outros), sendo testada e comprovado cientificamente seus resultados. O programa SMART foi o primeiro desenvolvido na área de abuso de substâncias e atualmente é utilizado no mundo todo. Diferente de outras abordagens e tratamentos que buscam como foco do tratamento a motivação do paciente (entender as causas e como se desenvolve), a abordagem cognitivo-comportamental fornece as habilidades necessárias para o sujeito se abster da substância (droga): mostra como não usar, como mudar o hábito e controlar sua ocorrência no futuro (recaídas). Ou seja, o foco do sujeito está na sua responsabilidade na RESOLUÇÃO DO PROBLEMA, e não no que o levou a usar. Obs: a causa e o desenvolvimento são uma parte, não o foco principal. Espero ter ajudado! Abraços.
Olá...Sim a TCC é indicada para casos de dependência química. Mas, é necessário fazer acompanhamento com uma equipe multidisciplinar: Psiquiatria, Terapia ocupacional, grupos de apoio e psicoterapia individual. É fundamental envolver também a família e os amigos. Nos casos de dependência química só a psicoterapia costuma não proporcionar os melhores resultados. Cuide-se
Olá,

Apesar de sua pergunta me parecer ter sido respondida pela colega acima, venho me posicionar por outra perspectiva que não pela TCC, afim de abrir um pouco o leque de possibilidades. Como estudioso da psicanálise (ou análise), diria que a perspectiva de tratamento realmente difere do da colega. Nessa abordagem compreendemos que a dependência química por determinada substância possui uma função para o sujeito, sendo necessário explorar qual seria esta. Com isso, nos questionamos por que é pelo consumo de determinada substância que o sujeito fez um laço e o que significa desfazer esse laço. Não tenho formação em TCC para fazer uma comparação e dizer qual é a melhor ou não, mas sei que é possível obter ótimos resultados com a psicanálise. Consideremos o peso dos efeitos a longo prazo das substâncias sobre o organismo, sendo necessário avaliar essa parte biológica. Mas também se valoriza o comportamento ou ato de forma individual. O que significa adaptação a cada caso.
Ola boa tarde, sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental, mesmo não sendo possível garantir os resultados positivos possielmente esperados, é bastante utilizada em casos de dependencia química e outras compulsões. Trabalha com as crenças do indivíduo que estão na base dos comportamentos a serem modificados e trabalham com técnicas que visam estender o acompanhamento, sugerindo por exemplo a realização de algumas tarfas. São técnicas psicoeducativas. Porém é importante salientar que embora a TCC seja bastante divulgada, não é a única linha teórica e técnica que pode apresentar bons resultado. O importante é que o profissional, psicólogo ou psicanalista,consiga estabelecer um ótimo vínculo com o paciente e a partir daí ambos, poderão trabalhar buscando compreender o sentido desta compulsão na vida do sujeito. Sem auxílio profissional dificilmente a pessoa consegue superar a dependência.
Abraço.
Só para acrescentar, é imprescindivel para a eficácia do tratamento a dedicação do paciente, e sua relação com seu terapeuta. Porém, se não der certo, sempre tente outro tratamento. Não desista, tenha paciência, esperança e força para buscar Um novo auxílio e se ajudar. A vida sempre pode ser melhor. Abraço
Ola! O TCC é indicado para todos os processos emocionais e tb de dependência química. Aprender a lidar com a compulsão e ansiedade fará toda diferença. Abraço
Sim.
A terapia comportamental cognitiva é sim eficaz, por ajudar o paciente compreender suas crenças e esta compreensão leva o paciente modificar seu comportamento.
Espero ter esclarecido.
Maria Tanea.
É indicada e melhora a previsão de eficácia do tratamento, mas certamente não é infalível
Olá! sim com certeza é a Psicologia correta para esses casos.Paz e bem!
A TCC é altamente eficaz nestes casos e as sessões são estruturadas. No início da sessão verifica-se o humor do paciente e combinamos o que vamos abordar na sessão. Mas isto não significa um "engessamento". Caso o paciente tenha necessidade de sair um pouco desta estrutura, a sessão poderá ser modificada. O terapeuta também indicará o que o paciente fará entre as sessões. Desta forma, a terapia continua também fora do consultório. O paciente aprenderá a questionar seus pensamentos, que levam às ações, e a testar a veracidade destes. O que torna a TCC eficaz em vários casos é essa estruturação e a adesão do paciente.
Um abraço.
Sim, a Terapia Cognitiva Comportamental é eficiente no tratamento de dependência química e prevenção de recaídas. A TCC vai ajudar o paciente a identificar e modificar as crenças disfuncionais e crenças adictivas vai manejar as fissuras e fortalecer as crenças controle com técnicas altamente eficazes.
Sim, a TCC é indicada para dependência química, assim como para outros problemas crônicos de saúde. Existem diversos modelos teóricos para compreender a dependência química e dentro de um modelo médico, a dependência é considerada uma doença do sistema nervoso central (SNC), sendo o individuo (doente) tratado como vítima de uma alteração patológica do funcionamento cerebral, a qual está além de seu controle pessoal. Outras perspectivas, no entanto, consideram a dependência como resultante de um modelo biopsicossocial, no qual o sujeito é visto como protagonista de mudanças e autocontrole. Neste sentido, a TCC, por trabalhar com uma série de ferramentas terapêuticas, procura desenvolver habilidades, principalmente de prevenção de recaídas, que é um dos maiores desafios do tratamento.
Existem várias abordagem de trabalho dentro da psicologia, assim como a TCC, também tem outras abordagens que obtém os mesmos resultados, porém caminhos diferentes, trabalho com a abordagem analítica junguiana e estou á disposição caso desejar conhecer o meu trabalho.
No que tange respostas rápidas com relação ao sofrimento humana sim ela é falida;mas a origem do sofrimento do sujeito aí entra a psicanálise no universo chamado inconsciente.
Creio que mais importante do que a abordagem do profissional é a ética e o bom estabelecimento de vinculo entre paciente e terapeuta. Então é importante, independente da abordagem, buscar um profissional apto e empático ao lidar com aquele paciente, para que assim possa haver progressões e mudanças.
Sim. Com certeza e TCC cognitivo comportamental é a mais indicada nesse caso.