Meu esposo é dependente químico em tratamento. É uma situação difícil, e sinto que não consigo

18 respostas
Meu esposo é dependente químico em tratamento. É uma situação difícil, e sinto que não consigo mais ajudá-lo.
Gostaria de saber qual tratamento psicológico é indicado em nosso caso, se terapia familiar, de casal..
Em primeiro lugar é interessante um tratamento para a dependência química. Pesquise o método que utiliza a ibogaina. Tem 80% de eficácia e os custos são bem mais acessíveis que uma clínica tradicional. Tratada a dependência, que é a base dos problemas do casal, o prognóstico é bem mais animador. E após a desintoxicação, a terapia para prevenir a recaída também vai facilitar a compreensão e mudança de atitudes, que repercutirá na saúde do relacionamento.
Forte Abraço

Já que seu esposo encontra-se em tratamento, o ideal é que você também o faça. Um dependente químico não adoece sozinho. Todos ao seu redor são atingidos.
Existem grupos terapeuticos para familiares de depdependentes químicos, assim como terapias psicológicas individuais que lhe trarão maior equilíbrio, ajudarão nos seus conflitos, aliviarão dores e angustias contribuindo para que a relação permaneça e você e seus familiares tenham melhor condição para enfrentar a situação e auxiliar da melhor forma possivel àqueles que amam.
Nestes processos, grupais e individuais poderá dividir sentimentos, ser ouvida, saber que outros passam pela mesma situação e conhecer como lidam com a doença como família.
Desejo total sucesso e...
Acredite!!
Abraços,
Adriana
A terapia de casal sempre é útil. No seu caso seria útil para vocês apreenderem viver melhor juntos. A dependência química sempre tem a ver com a frustração do dependente na vida. Não quero dizer que você possa compensá-la, e muito menos que você seja a raiz da frustração, mas você poderia aliviá-la se vocês apreenderem melhor aproveitar a sua relação.

Você não falou do tipo de "tratamento" pelo qual seu marido está passando. Muitos tais "tratamentos" ignoram as raizes da dependência e só focalizam no poder químico da droga. Procuram mudar o comportamento do dependente sem procurar entender o motivo. Ai, o seu desejo (e a minha recomendação) de uma terapia de casal seria considerada contramão. Até pode lhe ser recomendado de excluir seu marido da sua vida enquanto ele é dependente, para não apoiar a dependência pela sua ajuda a ele. Digo isto só para deixar claro que tem diferentes escolas de ajuda aos dependentes químicos.
Bom dia,
Por que pensar em uma terapia de casal? Por que você não procura um profissional que você se identifique independentemente da abordagem e inicia um tratamento, antes de definir se se trata de terapia de casal é legal pensar em entrevistas preliminares individuais.
Abc
Danilo
Procurar uma terapia que acolha tanto o casal quanto a família pode trazer grandes benefícios para todos. Um problema desses preocupa e envolve todos que estão no entorno da pessoa em sofrimento. Fico a disposição, pois trabalho nessa abordagem.
o primeiro passo é saber se ele quer ser ajudado. se aceita, é de extrema relevância que o contexto familiar participe. Procure uma terapia comportamental, é uma abordagem psicológica que vai ajuda-lo e aos demais do contesto familiar.
Em primeiro lugar, precisa saber se o seu esposo aceita tratamento, depois a família também participar de um tratamento psicológico familiar, pois todos acabam adoecendo.
A dependência química é uma doença crônica, progressiva, de recaídas, caracterizada pela necessidade da pessoa consumir drogas apesar das conseqüências negativas para si e para outros. Pessoas que usam drogas influenciam os comportamentos de membros da família e são por eles influenciados levando ao desenvolvimento da co-dependência.
A família é um fator crítico no tratamento e sua abordagem é fundamental para programas terapêuticos. Várias abordagens terapêuticas tem sido propostas. Dentre estas abordagens estão: o enfoque sistêmico, a abordagem cognitivo-comportamental, a terapia familiar funcional, a terapia familiar estratégica breve e a de solução de problemas. Entretanto, fica a critério do profissional utilizar a abordagem conforme as particularidades de cada família.
Outra importante abordagem que pode ser associada as técnicas psicológicas acima, são os grupos de mútua ajuda, tais como: o Amor Exigente, NARANON.
Concordo com os profissionais acima.
Acredito que nos grupos de auto-ajuda, em tds caminhos propostos mas ,acho fundamental a esposa encontrar e conhecer seu papel nesta relação. .. Acredito q a psicoterapia individual seria a mais indicada . Só é possível auxiliar e estar junto no processo de ajuda à alguém qdo se está bem ...
Se o tratamento que ele faz não tem o atendimento psicológico e necessário que faça a Psicoterapia, pois e importante que o alcoolista tenha atendimento individual.
Em relação se vocês devem fazer a terapia de casal ou familiar, e mais aconselhável voce marcar uma consulta e durante as sessões a Psicóloga irá identificar a demanda e se achar necessario encaminhará.
Espero te ajudado.Tudo de bom !
Olá,
A dependência química é uma doença e precisa ser tratada.
Você como esposa, deve também buscar ajuda pois a probabilidade de ter assumido o papel de co dependente é muito alta.
Muitas vezes o co dependente tem atitudes , com intenção de auxiliar o dependente, que acabam colaborando para a piora. Por isso é importante que o co dependente tenha um espaço para tratar suas emoções e para ser orientado de forma adequada, e pra assim ajudar o dependente.
A terapia pode auxiliar, mas os grupos de apoio também são muito válidos no processo de recuperação.
Algumas vezes o dependente não quer ser ajudado. Mesmo assim, o co dependente pode e deve procurar ajuda para si.
Olá!
Me parece que seu marido já está em tratamento. Mas também é muito importante que você busque ajuda.
Talvez uma terapia individual possa ser indicada nesse momento, para que você possa falar sobre os seus sentimentos e dificuldades.
Os familiares de um dependente químico também ficam bastante vulneráveis, e as vezes é preciso buscar ajuda para assim poder ajudar.
Boa sorte!
Indo direto ao ponto, a psicoterapia por si só não será efetiva com relação à dependência química. Nesse sentido, um trabalho multiprofissional se faz necessário, para cuidar de vários aspectos da saúde de seu marido.
No que se refere à você, à relação de vocês, creio que a psicoterapia poderá vir a ser um grande auxílio no enfrentamento dessa situação, quem sabe um trabalho no campo familiar.
Desejo sucesso! Sempre às ordens!
A Terapia de casal pode ajudá-los a melhorar a relação, já que o processo da dependência traz muito desgaste para o casal. Grupos de apoio são importantes, mas é na terapia individual e de casal que questões específicas e particulares serão abordadas e trabalhadas.
Olá, inicialmente é importante que seu esposo queira se tratar. Então cada um de vocês procurará ajuda terapêutica. É necessário consulta psiquiátrica para avaliar a necessidade de medicação, psicoterapia e frequentar algum grupo de ajuda como NA para ele e NARANON para você ou algum grupo que trabalhe com Codependência. A terapia de casal poderia ser uma opção posterior aos tratamentos acima.
Você disse que seu esposo já está se tratando mas me parece que a situação dele provocou uma demanda em você. Penso que uma terapia individual poderia te ajudar a entender suas motivações pessoais e a lhe trazer compreensão dos seus limites diante de um quadro tão complexo que é o da dependência química! Boa sorte!
Olá, conviver com um dependente químico não é fácil e como você mesma relata exige muita dedicação da família, até o limite "sinto que não consigo mais ajudá-lo". Muito tempo (cronológico e psíquico) é investido na outra pessoa e uma mistura de amor, raiva, ansiedade, etc. pode agravar ainda mais essa sensação de impotência. Além dos atendimentos em grupo (AA, Amor exigente, etc.), sugiro que consiga ter uma escuta individualizada. É importante também que você considere seus desejos e anseios para além dos assuntos que concernem seu marido.
Para ajudar seu marido, primeiro, você terá que se ajudar. Ou não terá instrumento algum a oferecer a ele, a não ser enlouquecer junto. E sem a anestesia provocada pelas drogas.
Uma terapia familiar é interessante para que você e ele possam tratar assuntos em comum, para que ele perceba como o comportamento dele atinge sua vida e vice-versa. Mas uma terapia individual, com você, pode fortalecê-la para que possa definir o que deseja deste relacionamento.