Não gosto dos cortes em sessão que o analista faz . Me sinto muito mal . Isso é necessário , se sim

33 respostas
Não gosto dos cortes em sessão que o analista faz. Me sinto muito mal. Isso é necessário, se sim, por que?
Olá, em primeiro lugar se isso está lhe incomodando é importante que você diga ao seu terapeuta e converse abertamente a respeito disso, desta forma ele poderá lhe explicar porque está te cortando. Em algumas abordagens faz parte do tratamento. Pode ser para pontuar algo que é importante para voce.;ou porque voce esteja sem querer saindo do foco; ou até uma técnica. Tudo vai depender da abordagem e do que está acontecendo no momento. Mas procure ser o mais transparente possível. A relaçào terapeuta deve ser de confiança e voce deve se sentir acolhido e seguro. Tenho certeza que se conversar sobre isso vai se sentir melhor e o terapeuta poderá lhe explicar porque age desta maneira com voce. Grande abraço

Olá! Tem vezes que o corte na sessão é necessário enquanto manejo de tratamento. Seria importante você conversar com seu analista a respeito disso, sobre seus incomodos, angústias, queixas e questões para que haja a possibilidade de um tratamento efetivo.
Oi! Sim, o corte na sessão é utilizado como instrumento de manejo, mas é importante que esse e outros incômodos possam ser levados para a sua análise, pois isso diz de uma transferência com o analista e dá a oportunidade para ele repensar algumas estratégias.
Para você tirar maior proveito de sua análise, precisa expor ao seu analista seu incômodo. Dê a voce e a seu processo essa oportunidade de uma entrega ainda mais profunda sendo sincera sobre seu incômodo. Acredito que irá se surpreender com o que virá depois.
Coragem!
Olá, o corte é uma das técnicas que o psicanalista usa para manejar a análise de forma melhor. Não necessariamente o corte é usado em todos os pacientes e análises, mas quando a análise mexe com alguma questão de resistência, situações que o paciente necessita de desvencilhar para superar o sintoma, o analista usa o corte como forma de medida para evoluir a análise. O conselho que lhe dou é que você converse o seu analista a respeito do seu incômodo referente a isso, inclusive esse ponto pode fazer com que a análise possa evoluir e novos trajetos possam ser enxergados. Cuide-se ! Abraço!
O que se produz diante desse corte? Algo que pode ser uma questão para sua terapia. Se mexeu com você é porque algo se produziu. Leve esse incomodo para suas sessões e veja a que caminhos conseguem chegar. Abraço!
Não se trata de algo "necessário" em uma análise, mas sim de um recurso que pode ser utilizado. O corte é uma ferramenta de uso técnico dos analistas, no entanto, tem que ser medido o uso de acordo com o caso a caso de cada paciente em cada sessão. É importante nomear seus desconfortos junto a seu/sua analista, pensar juntos se isso é algo que fala da sua posição nas relações ou não. Muitas vezes é necessário coragem para adentrar em algumas questões, até mesmo do cotidiano do setting, mas costuma valer a pena dar voz para o que você sente e seus incômodos, veja se é possível caminhar com isso em análise. Um abraço!
Olá. O corte da sessão é uma forma de intervenção. Sendo assim, não é considerado como algo necessário ou não, mas simplesmente como uma forma de intervir durante a sessão. Porém, é importante dizer que o corte não tem como propósito a produção de mal-estar ou qualquer tipo de incômodo. E, consequentemente, se esse é o modo como você se sente em relação a ele, é importante que você possa falar disso com o seu analista, pois é fundamental que você se sinta confortável na presença dele e diante de suas intervenções, caso contrário, a análise perde o seu poder enriquecedor e se transforma em mais um dispositivo produtor de sofrimento. Espero ter auxiliado. Estou à disposição.
Você deve dizer desse descontentamento para o seu analista, pra isso serve a análise. Exponha todos os seus sentimentos, bons ou ruins lá.
Olá , como já foi comentado em outras respostas......acredito que se incomoda comente com ele para mudar a abordagem....muitas vezes isso faz parte da sessão....mas tudo pode ser conversado para você se sentir melhor.
Converse com seu Psicologo e explique como se sente. Faca um balanço de todo o tratamento ate agora, onde evoluiu, quais as mudanças realizou. Einstein dizia que Insanidade e continuar fazendo tudo do mesmo jeito e querer resultados diferentes.
Parapsicologa, psicologa e Sexóloga Cida Santos
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Eu ratifico o que alguns colegas disseram anteriormente sobre ser interessante você expressar seu incômodo com o corte de sessão ao seu terapeuta, pode até ser que comentar seja produtivo para seu processo terapêutico. No mais, o corte de sessão costuma ser usado para finalizar a sessão num ponto da sua história de vida que você precise refletir mais a respeito, ou ainda, quando o paciente está falando de várias coisas para simplesmente fugir do seu real problema, nesse caso, a finalidade é interromper o fluxo de um discurso improdutivo.
Espero ter esclarecido um pouco, mas não deixe de perguntar ao seu terapeuta o porquê dos cortes, ele pode ter um motivo diferente.
Grande abraço!
A função do corte é causar um efeito no analisante e provocar algo para que a análise se estabeleça. Pelo seu relato isso deve estar acontecendo já que existe um mal estar. Talvez seja hora de falar sobre isso com sua analista.
Entendo que o processo entre analista e analisando é um processo que se dá, a partir de um momento na sessão de análise, no inconsciente.
Se o analista está envolvido nesse processo poderá fazer o corte ou não.
Falar com ele sobre o seu desconforto ajudaria no processo.
Um corte numa narrativa pode se dar quando o terapeuta percebe que o cliente está usando a maior parte do tempo de sua sessão com assuntos que não lhe dizem diretamente respeito. Dá a impressão que o cliente está mirando um ponto qualquer de sua vivência cotidiana, sem querer ou ter a coragem de olhar para dentro de si e se perceber melhor. A psicoterapia não é um processo indolor, e quando o cliente está temeroso de se aprofundar em si mesmo, acaba se perdendo em narrativas que nada tem a ver com sua problemática, que o fez procurar um terapeuta. Por esta razão o terapeuta, que o conhece, tenta direcionar a sessão para que ele melhor se conheça e não tema seus próprios sentimentos.
Uma questão muito importante para o bom desempenho da terapia é a honestidade. Falar sobre os incômodos e desconfortos que você percebe no setting terapêutico com seu analista é o primeiro passo.
Caso você não consiga ser sincero o bastante, fazer uma auto reflexão: o quanto é difícil para você ser sincero em diversas situações? Medo de magoar? Medo de perder a pessoa? Medo de não ser mais querido pela pessoa? Não acredita que um diálogo honesto entre dois adultos possa gerar bons resultados? Não tem sido assertivo? Ou simplesmente este processo com este profissional pode não ser a melhor alternativa para você neste momento? Confie! Confie em sua intuição, confie na pessoa que escolheu para cuidar de você, e se acha que esta cuidado não está legal, converse, abra o jogo. Somos livres, e tudo se acerta com diálogo. Seu profissional com certeza será empático e maduro o suficiente dar um bom jeito nesta situação e te deixar satisfeito com seu trabalho. Até mais! ;)
Se existe um incômodo, é interessante que você possa levá-lo ao seu analista. As dúvidas, queixas e incômodos com o processo analítico são conteúdo para a sua análise e geralmente tem grande valor, seja para uma mudança por parte do analista ou para que algo seu surja a partir disso. Os cortes fazem parte do processo e ocorrem de acordo com o aparece na sessão, sendo assim, procure perceber por que esse incômodo ocorre, se aparecem com mais frequência em determinados contextos/assuntos, etc.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Na teoria lacaniana, os cortes se fazem para "impulsionar" o paciente a uma outra perspectiva sobre certo ponto. Havia um analisando de Lacan que referia que Lacan na sessão "sacudia com uma mão e afagava com a outra", a ideia é mais ou menos essa, mas é importante que se isso a faz sentir mal, que você possa dizer ao analista. Isso também pode ser tema de análise.
Concordo com o que alguns dos colegas escreveram. O corte é um dos manejos que o analista utiliza para conduzir o tratamento. Fale do seu mal estar para seu analista, certamente isso será muito importante.
Um abraço
Olá!
Como vai?
Geralmente os cortes são utilizados no tratamento analítico de orientação lacaniana, esses são realizados com o intuito de promover o encontro desse paciente com conteúdos do inconsciente que devem ser postos na sessão para o caminhar da análise: Quando o corte ocorre o paciente tem a sensação de sair com algo não dito, não esgotado, e é justamente esse não dito que o faz trabalhar esses conteúdos ao longo da semana para o próximo encontro.

Assim a ideal principal é facilitar a elaboração desse Tempo Inconsciente de compreender as coisas (os conteúdos que são alvo do corte) e não com o tempo cronológico da sessão, por exemplo. É um pouco complexo.

Além disso, seria legal se posicionar frente ao analista.

Abraço,
Olá, o corte é uma técnica amplamente utilizada pela clínica psicanalítica lacaniana, a fim de auxiliar o paciente, a partir de um lapso na linguagem e na linha de pensamento, a elaborar o que estava sendo dito. Ser necessário ou não vai depender da prática psicanalítica do(a) analista, na maneira que julga mais eficiente para que atinja uma elaboração inconsciente. Independentemente, se o corte mobilizou algum afeto de desprazer, isto deve ser comunicado abertamente ao seu(sua) analista, para que alcance uma compreensão sobre estes afetos despertados em relação a ele(a).
Olá! Em nenhum momento você mencionou que seu terapeuta é psicanalista, portanto não concordo com o que maioria escreveu acima. Converse sobre isso no próximo encontro com seu analista, se ele permanecer, mude de profissional considerando os pros e contra desta mudança.
Te convidamos para uma consulta: Terapia online - R$ 250
Olá! Tudo o que o analista faz durante a sessão tem um objetivo e pode funcionar como técnica de manejo: o silêncio, o questionamento, a forma como repete uma pergunta ou uma fala sua, o que diz e como pontua, o corte na sessão, etc. Se produz incômodo, talvez seja interessante levar isso para a sessão. Além disso, o que mais sente com relação a esses cortes? Quais pensamentos surgem quando isso acontece?
Para o bem da sua sessão e para que você entenda que está fugindo do objeto de análise, que é você e sua história. O corte ocorre quando você foge, mente, sabota a si mesmo.
A análise lacaniana é baseada na linguagem e no tempo do inconsciente, por isso os cortes. Os cortes lacanianos focam no desejo e no sofrimento do analisando. Segundo Lacan, o inconsciente é estruturado como uma linguagem, então seu analista prima pela prevalência da função da palavra e o domínio da linguagem no seu trabalho. Já que a fala se constitui como o principal canal por onde as angustias caminham, os cortes podem trabalhar pra manter a angústia em circuito.
Já que esta angústia gerou sua curiosidade talvez possa ter tema de sua próxima análise! Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Quando o psicanalista realiza o corte em uma sessão é provavelmente porque algo importante foi falado e tem relação direta com o problema que vem sendo trabalhado nas sessões.
O corte nunca é aleatório.
Sinta o que esse corte causa e traga esse sentimento, sensação e discurso para a próxima sessão. Grandes avanços podem surgir a partir desse ponto.
O corte pode, de fato, ser um incômodo. Mas a própria psicanálise surgiu a partir do corte. Através dos cortes operados em relação às suas pacientes histéricas, Freud foi recolhendo material para construir sua teoria e sua prática da escuta. Lacan ao ser expulso da IPA (Associação Psicanalítica Internacional) - episódio que o psicanalista francês denominou "excomunhão" - sofreu um corte que estimulou sua criatividade. Na sequência, produziu o magnífico seminário 11 sobre os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (e muitos outros textos igualmente importantes). Portanto, este é o ponto que quero reter: o corte pode estimular sua elaboração subjetiva. Sugiro que tenha um pouco mais de resiliência diante deste estranhamento. Valerá a pena!
Que bom que está sentindo incomodada, faz parte do processo de Análise esse estranhar. Mas creio que deva falar sobre o que está acontecendo com o seu Terapeuta. E sim, "cortes" fazem parte do processo analítico.
Entre Analisando e o Analista é importante a transferência, para que a análise acontece. Penso que a identificação com o tipo de abordagem, tem sua importância, tendo em vista que, há pessoas que sentem angustias difíceis de suportar.
É importante você dizer a ele, dependendo da resposta, e do que vier a seguir, você decide se continua ou não.
As técnicas utilizadas durante uma sessão de psicanálise podem variar dependendo do estilo do terapeuta, mas muitos analistas usam cortes para interromper uma associação de pensamentos ou para ajudar o paciente a se concentrar em um assunto específico. Estes cortes são considerados uma ferramenta para ajudar o paciente a explorar seus pensamentos e emoções de maneira mais profunda. No entanto, é importante lembrar que a terapia é uma relação colaborativa entre o paciente e o terapeuta, e é importante que o paciente se sinta à vontade e compreenda o que está acontecendo durante uma sessão. Se você está se sentindo mal com os cortes do analista, é importante discutir isso com ele para entender a razão e avaliar se a técnica é a mais adequada para você.
Compreendo a sua preocupação em relação aos cortes feitos em sessão durante a terapia psicanalítica. É importante saber que esses cortes, muitas vezes chamados de interpretações, fazem parte do processo terapêutico na psicanálise. Eles têm o propósito de promover a reflexão e o autoconhecimento. Quando o analista faz um corte, está buscando direcionar a atenção para aspectos do seu pensamento, sentimentos ou comportamentos que podem ser relevantes para a compreensão de padrões emocionais ou questões subjacentes. Essas interpretações podem ajudar a revelar pensamentos ou emoções que estão ocultos no inconsciente e que podem estar influenciando a maneira como você se sente e age. No entanto, é fundamental que você se sinta confortável e seguro durante as sessões de terapia. Se os cortes estiverem causando desconforto excessivo, é importante discutir isso com o seu analista. A terapia deve ser um espaço de apoio e crescimento pessoal, e é crucial que você e o terapeuta trabalhem juntos para encontrar uma abordagem que funcione melhor para você. Comunique suas preocupações ao seu analista e discuta como você se sente em relação às interpretações. O diálogo aberto e a colaboração entre vocês são fundamentais para um tratamento eficaz. O objetivo da terapia é ajudá-lo a compreender-se melhor e a encontrar maneiras saudáveis de lidar com os desafios emocionais que enfrenta.
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise - R$ 230
Os cortes em sessão, ou seja, o término das sessões em determinado momento, são uma parte essencial do processo terapêutico na psicanálise e em outras formas de terapia. Embora possa ser desconfortável ou até mesmo angustiante para alguns pacientes, é importante entender por que os cortes são necessários e como podem ser benéficos para o progresso terapêutico. Aqui estão algumas razões pelas quais os cortes são uma prática comum na psicanálise:

Estabelecimento de limites e estrutura: Os cortes em sessão ajudam a estabelecer uma estrutura clara para as sessões terapêuticas. Eles definem o início e o fim de cada sessão, criando limites de tempo e espaço que ajudam a manter o foco e a direção do trabalho terapêutico.

Processamento e integração das emoções: O término de uma sessão pode permitir que o paciente processe e integre as emoções e insights que surgiram durante a sessão. Isso pode ser especialmente importante se o material discutido for intenso ou emocionalmente desafiador.

Respeito ao tempo do paciente: Os cortes em sessão respeitam o tempo e os limites do paciente. Eles garantem que o paciente tenha tempo suficiente para processar as informações discutidas durante a sessão e para se preparar mentalmente para retornar à vida cotidiana.

Transferência e contratransferência: Os cortes em sessão também podem servir para explorar dinâmicas de transferência e contratransferência entre o paciente e o terapeuta. O término de uma sessão pode desencadear sentimentos de despedida, separação ou rejeição no paciente, que podem ser explorados terapeuticamente na sessão seguinte.

Preservação do setting terapêutico: Os cortes em sessão ajudam a preservar o setting terapêutico como um espaço seguro e protegido para o trabalho emocional e psicológico. Eles criam uma sensação de continuidade e consistência ao longo do processo terapêutico.

É importante comunicar qualquer desconforto ou angústia que você sinta em relação aos cortes em sessão com seu terapeuta. Eles podem ser capazes de ajustar a maneira como os cortes são feitos ou fornecer suporte adicional para lidar com esses sentimentos. Além disso, explorar esses sentimentos na terapia pode fornecer insights valiosos sobre suas dinâmicas emocionais e relacionamentos interpessoais.