Oi, eu tenho 11 anos, e as vezes eu "surto" e as vezes eu me arranho, as vezes até encontro uns mach

26 respostas
Oi, eu tenho 11 anos, e as vezes eu "surto" e as vezes eu me arranho, as vezes até encontro uns machucados no meu corpo, só que eu não me lembro de ter me cortado, isso é normal?

(Normalmente acontece quando eu fico muito irritada)
Olá,

Primeiro, é muito importante que você se sinta a vontade para conversar com alguém, procure ajuda de quem confia para poder procurar ajuda profissional. É normal nos sentirmos confusos muitas vezes. Sentimentos misturados que dificultam o desenvolvimento de uma relação afetiva com outras pessoas. Caso queira, podemos conversar.

Olá!

Você já deu o primeiro e importante passo que foi admitir o que te acontece e buscar orientação aqui no site Doctoralia.
Agora é o segundo passo. Conversar com seus pais , responsáveis ou mesmo parentes e professores da sua escola , nos quais vc confia. E pedir a eles que te auxiliem ( junto de seus pais/responsáveis) a buscar ajuda/consulta com profissional de psicologia aí da sua cidade.
Ou , o serviço público de saúde daí ( ubs , cras , posto de saúde ). Ou até mesmo o SAMU , para que te orientem melhor.

Acredite ... se permita fazer a terapia ...e "vai dar tudo certo"!
Olá! É importante procurar por ajuda psicológica para te ajudar a compreender melhor essas dificuldades que está passando e como elas estão afetando seu dia a dia. Existem serviços psicológicos gratuitos de Serviços Escola de faculdades e outra alternativa são os CAPS. Tanto o psicólogo quanto um psiquiatra podem te auxiliar em um encaminhamento e te ajudar a melhorar sua saúde mental. Só não deixe de procurar ajuda, ok?
Que bom que você perguntou e, por isso, está podendo ser orientada. Realmente, machucar-se não é uma saída saudável para lidar com sua irritação. Você irá aprender outras alternativas para usar nesses momentos, alternativas que não te prejudiquem. Explique aos seus pais ou um adulto de confiança de sua convivência o que está havendo e peça que te levem ao psicólogo. Este profissional vai te ouvir com muita atenção e cuidado para te avaliar e te guiar num caminho saudável para lidar com suas emoções. Até que isso aconteça, tente alguma dessas opções ao se ver irritada: falar com alguém que você goste, escrever como num diário sobre o que está sentindo, ouvir música, desenhar, ver filme/série, rasgar ou rabiscar papel, arranhar ou bater em uma almofada. Dessa forma, você poderá ter alívio do que está sentindo sem se ferir. Boa sorte!
Olá, primeiramente que parabenizá-la pela iniciativa. Vejo que é muito jovem, apenas onze anos. Normalmente os adolescentes na sua faixa etária não são muito de falar sobre seus sentimentos. Portanto, vejo que você está passando por um grau de sofrimento bem acentuado. Pois além de se machucar, deve ser estar muito confusa por não se lembrar de nada. Minha sugestão vai na linha dos colegas: procure conversar com seus pais ou outras pessoas próximas de sua confiança. Muito provavelmente terá que procurar ajuda de um profissional de psicologia e neste caso é interessante ser assessorada por um adulto.
Fico torcendo para que tudo se resolva e você volte a sorrir e aproveitar sua juventude!
Benjamim Amorim, Psicólogo clínico e Psicopedagogo.
Olá, que bom que você conseguiu identificar que algo possa estar errado e chegar até aqui para pedir informações. O que posso te falo, por cima, é que esses comportamentos pode ser uma forma que você encontrou para expressar a sua raiva e frustação. Mas não é a maneira adequada e saudável. É muito importante que procure seus pais, familiares, ou alguém que sinta confiança para contar o que está acontecendo, e então um responsável buscar um psicólogo para lhe ajudar a entender melhor esses comportamentos e como aprender a expressar a raiva de uma forma mais saudável.
Qdo o nível de reação é muito alto ou intenso, pode passar despercebido na memória detalhes da conduta por estar em crise e alterando seus químicos pela explosão. É importante analisar melhor com especialista Psicoterapeuta e numa avaliação mais clara traçar linhas e áreas para o tratamento. Cuide-se para entender melhor e ficar bem.
Olá, você está passando por um momento de transição muito difícil, varias mudanças hormonais, corporais, onde tudo parece confuso, mas oriento que se abra com seus pais, ou alguém que tenha intimidade e fale de seus comportamentos e sentimentos, é de extrema importância você falar com alguém, não sofra calada ou sozinha, busque ajuda para que alguém leve você a um acompanhamento especializado. Bjos!
Bom dia, é natural os adolescentes se machucarem e não perceberem no momento que isso ocorre, devido a uma certa distração e desconexão própria da idade. Além disso, as modificações corporais, relativas as novas dimensões adquiridas pelo corpo, em curto espaço de tempo, como aumento da altura e do peso, levam tempo para ser absorvidas pelo nosso cérebro, isso colabora para que o indivíduo que está passando por essa fase esbarre facilmente em objetos e se machuque. Por isso o adolescente e o pré adolescente é conhecido como desajeitado. Agora, se você suspeita que quando está irritado consigo mesmo, inconscientemente ou não, promove danos ao seu corpo é importante que busque ajuda terapêutica para avaliar em que situações isso ocorre e quais os motivos ligados a esses “acidentes”. Espero ter ajudado.
Olá, não é normal, já que você causa dano a si mesma e não lembra. Pode ser relacionado a traumas, crises de ansiedade ou estresse elevado, isso teria que ser avaliado por um profissional. Mas a adolescência é uma fase cheia de mudanças (hormonais, físicas e psicológicas), época de consolidação da personalidade. Olhe para dentro e se pergunte quando geralmente ocorrem essas situações e possíveis motivos para este comportamento, seja verdadeira com você e busque ajuda se necessário.
Olá! Lidar com sentimentos negativos de maneira adequada, especialmente nessa idade, não é tarefa fácil. Mas é algo que pode ser aprendido. Se você tem tido dificuldade para controlar seus impulsos, converse sobre isso com alguém de sua confiança para que possa receber o auxílio necessário. Você não precisa passar por isso sozinha. Pelo o que relata, a raiva que tem sentido tem interferido de maneira bastante significativa em sua rotina. Imagino o seu sofrimento... Esse é um dado importante e que não deve ser ignorado. Afinal, você merece viver bem. Para responder melhor a sua pergunta (se é normal ter crises de raiva, se machucar e não se lembrar depois...), é preciso obter uma avaliação mais detalhada de um profissional de saúde mental. Só assim será possível investigar e entender o que tem lhe acontecido. O acompanhamento psicológico, nesse caso, irá trabalhar também a inteligência emocional e desenvolver estratégias para que você possa se relacionar consigo de uma maneira mais saudável. Não deixe de buscar ajuda. Cuide-se bem!
Possível você não se lembra porque a tensão que vem da sua irritação é tanta, que sua mente usa mecanismo de defesa.
O mecanismo de defesa é algo inerente ao ser humano, mas você pode encontrar defesas e formas de lidar com suas tensiones de formas menos danosas.
Peça a um adulto de confiança ajuda para encontrar um profissional de qualidade.
Segundo Melanie Klein, a agressividade quando integrada e elaborada, vira força que se movimenta em direção a vida.
Qualquer coisa estou a disposição.
Se cuide e fique bem.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Oi, me parece que você é uma menina. E imagino o quanto isso tem deixado você preocupada. E você tem razão em se preocupar pois você não está entendendo o que está acontecendo com você. Esse tipo de coisa, se machucar... e não lembrar..., pode ser consequência de sentimentos que você tem vivenciado e também não está entendendo e isso lhe deixa ansiosa. Você já ouviu essa palavra antes? "Ansiedade"? É muito importante que você converse com alguém de sua confiança, seus pais, avós, uma professora, alguém que possa te ajudar a encontrar um profissional que cuida dessas questões, ok? Sim, é o Psicólogo. Espero que você busque logo por essa ajuda, tá?
Oi. Tudo bem? Apagões de raiva são raros, mas eles podem acontecer sim. É possível que uma pessoa esqueça o que aconteceu durante um "surto" de alguma emoção muito intensa. É difícil para você passar por esses episódios? Você tem alguém com quem possa compartilhar esse tipo de coisa? Fico preocupada lendo o seu comentário porque se machucar é uma forma dolorosa e perigosa de lidar com sentimentos que já são muito difíceis de suportar. Muitas pessoas que passam por isso que você descreveu dizem que preferem sentir a dor física do que a dor emocional e por isso acabam se machucando nessas horas. Mas é importante você saber que tem maneiras melhores de lidar com essas emoções. Quando os sentimentos negativos intensos aparecerem, você pode tentar entrar em contato com alguém que te ame e em quem você confie para conversar, por exemplo. Você pode também tentar fazer alguma atividade que você gosta e que te faz se sentir bem, que te acalma, como ouvir uma playlist especial, dançar, escrever, desenhar etc. Fazer alguma atividade física intensa, tipo pular polichinelo ou lavar o rosto e a nuca com água fria também ajuda. Mas, é importante dizer, que essa situação é séria e que você precisa do acompanhamento de um profissional de saúde que vai te dar outros caminhos, específicos para a sua situação, para resolver os problemas que te incomodam. Converse com algum adulto que você acredite que pode te ajudar e busque ajuda, ok? Fique bem.
Olá, primeiro é importante você procurar ajuda, conversar com alguém nesses momentos é algo essencial.
Sim, você pode ter feito isso com você mesma e as vezes nem notou a força que estava usando, isso ocorre em casos de angustia e ansiedade, procure ajuda psicológica, isso vai fazer com que você consiga elaborar melhor o que você está sentindo e entender as suas angustias e conflitos internos.
Olá, que bom ter você aqui conosco, é sinal que se sentiu a vontade para falar de algo que provavelmente tem te assustado e te deixado preocupada quanto a gravidade ou não da situação. Bom, acredito que a normalidade, ou não, do seu comportamento vai depender de uma análise muito pessoal do seu caso, inclusive sobre os possíveis danos que esses comportamentos vêm te causando. O primeiro passo é sempre pedir ajuda, e você já começou quando nos procurou. Agora é preciso que comunique aos seus responsáveis essa decisão e solicite que te acompanhem a um atendimento com profissional da área para que sua situação possa ser avaliada de uma forma mais específica está bem. Não desista de encontrar as respostas que procura. Abraços, fico a disposição.
Olá, sinto muito que se sinta assim, me colocando no seu lugar imagino o quanto deve ser angustiante lidar com esses hematomas e não saber de onde vem a causa. Respondendo a sua pergunta inicial: não é normal se sentir dessa forma... e existe uma saída para o seu sofrimento, assim como a saúde física a saúde mental também é muito importante para o nosso bem estar, a pré-adolescência é uma fase muito importante dentro do nosso desenvolvimento como pessoa, nessa fase nós começamos a observar o mundo social com uma certa importância e os nossos sentimentos e emoções estão mais "aflorados", dentro da psicoterapia (um espaço seguro e acolhedor) você consegue desenvolver, se escutar, se autoconhecer e achar muitas respostas pra algumas dúvidas pessoais, espero que você encontre um melhor caminho dentro da suas possibilidades!
A sua fala mostra que tem algum sofrimento acontecendo com o qual não consegue lidar e isso sim é normal, nós seres humanos sentimos coisas que dóem. Ajuda muito se conseguir conversar com seus pais ou pessoas que confie. Há muitas formas de lidar com as dores e conflitos que sentimos e se machucar não é a melhor delas, ameniza a dor momentaneamente, mas não resolve. Há caminhos que são mais eficazes e podem te conduzir a um futuro de muita saúde em que sua história de vida possa inspirar esperança.
Olá! Se arranhar e se machucar não são as melhores soluções para seus problemas. Converse com sua família e pessoas próximas, nas quais você confia. Procure ajuda psicológica para ajudar a lidar com essas e outras questões. O importante é você ficar bem! Admitir que tem um problema já é o início. Um abraço!
Olá. É importante que você converse sobre isso que vem acontecendo contigo com teus pais ou pessoas responsáveis da tua família. Pelo que você expôs, há momentos que você fica mais nervoso e ansioso, chegando a se machucar. Quando a pessoa fica muito nervosa, num momento de crise, ela pode acabar tomando atitudes impulsivas, sendo que posteriormente, quando ela estiver mais tranquila, pode perceber o que aconteceu consigo. Nos casos de crises emocionais recorrentes e autolesão, é indicado que a pessoa procure ajuda profissional, atendimento psicológico e psiquiátrico. Portanto, converse com os teus familiares, para que eles te encaminhem para um atendimento de saúde.
oI! Como vc está?
São sintomas que pela frequência que ocorrem merecem uma atenção. Nesse caso a terapia pode ser uma ótima opção. Avaliar junto com um profissional os prejuízos que anda tendo no seu dia a dia, em que momentos esses sintomas aparecem, a frequência, e suas estratégias para amenizar esses sentimentos ruins, e com o psicólogo, tatear a experiência no momento da sessão quando for eliciada, a partir daí, acredito que a psicoterapia ajudará a desenvolver uma atenção mais flexível sobre os momentos que causam sofrimento e a identificar padrões de comportamento e suas funções. Espero ter ajudado, caso queira alguma informação estarei a disposição.
entendo que esses sintomas são preocupantes e requerem atenção. O comportamento de se arranhar e encontrar machucados no corpo sem lembrar de ter se cortado não é considerado normal. Pode indicar um problema mais complexo que precisa ser avaliado adequadamente. Recomendo que você busque ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, que possa realizar uma avaliação completa e oferecer o suporte adequado. Eles poderão ajudá-la a compreender a origem desses sintomas, fornecer estratégias de manejo da irritação e ansiedade, e desenvolver um plano de tratamento individualizado para promover seu bem-estar emocional. Lembre-se de que você não precisa enfrentar isso sozinha, e o apoio profissional pode fazer toda a diferença no seu processo de recuperação. Espero ter ajudado.
O que você está descrevendo pode ser um comportamento preocupante. A autoagressão, como se arranhar, não é considerada normal e é importante buscar apoio e orientação. É compreensível que você possa estar passando por momentos difíceis ou sentimentos intensos, mas é fundamental conversar com um adulto de confiança sobre o que está sentindo.

Converse com seus pais, um professor, um orientador escolar ou outro adulto responsável sobre o que você está enfrentando. Eles podem ajudá-la a entender seus sentimentos e buscar ajuda adequada, como falar com um psicólogo infantil ou um profissional de saúde mental. É importante receber apoio para lidar com esses sentimentos e encontrar maneiras saudáveis ​​de expressá-los.

Lembre-se de que você não está sozinha e que há pessoas dispostas a ajudar a garantir que você esteja bem emocionalmente e fisicamente.
Oi, se machucar não é considerado um comportamento saudável, pode indicar alguma dificuldade de lidar com suas emoções, como você já percebeu que acontece quando está muito irritada. Penso que é importante você conversar com um adulto que você se sinta a vontade e fale sobre isso, peça orientação. Abraço
Olá,
não, não é "normal" ter esse tipo de comportamento. Busque ajuda profissional para entender seus sentimentos e melhorar a sua qualidade de vida. Um profissional irá ajudá-la a buscar ferramentas para trabalhar as questões que te angustia e que levam a tal atitudes. Fico a disposição, abraçõs
Entendo que você está passando por momentos difíceis e se sentindo sobrecarregada em certas situações. Se machucar quando está irritada pode ser uma forma de lidar com emoções intensas, mas é importante procurar ajuda para entender o que está causando esses surtos e encontrar maneiras mais saudáveis de lidar com suas emoções. Às vezes, nossas emoções podem ser influenciadas por coisas que acontecem em nossas famílias ou em outras áreas de nossas vidas. O diálogo com seus Pais ou responsáveis é muito importante para auxiliar na busca de um Psicólogo.