Olá estou fazendo terapia na linha humanista, mas não estou vendo melhoras. Já fiz 11 sessões. Já

27 respostas
Olá
estou fazendo terapia na linha humanista, mas não estou vendo melhoras. Já fiz 11 sessões.
Já fiz a cognitivo comportamental antes e acredito que pro meu caso funciona melhor. Devo trocar de psicólogo ou ainda é cedo?
Olá, acho que a abordagem terapêutica não é importante, mas sim sua conexão com o terapeuta. Toda abordagem é válida, mas nem sempre o paciente se sente bem com o terapeuta, as vezes é bom trocar. Eu por exemplo, atendo com PNL, uso como ferramenta nos meus atendimentos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Reitero o que meu colega disse acima. A abordagem psicológica pode ser um fator importante sim, mas para além disso, o que está acima dessa questão é a relação paciente/cliente - psicólogo. Dentro da perspectiva fenomenológico-existencial há diversas vertentes de atuação, o mesmo acontece com a psicanalítica e a comportamental/cognitiva-comportamental. Dessa forma, não posso responder a você qual seria a solução de seu caso, mas tente fazer uma crítica sobre isso e comunique isso ao seu psicólogo, assim a relação terapêutica pode ser estruturada da melhor forma também. Abraços!
Concordo com os colegas acima. Sou psicanalista e independente da abordagem estamos sujeitos a atender pacientes que ficam em um percurso com a gente, assim como existem outros que não suportam se colocar nesse lugar de fala. A melhora é gradativa e vem com o processo, a forma como o paciente está implicado e a troca entre paciente/profissional. Leve essa questão ao seu psicólogo (a) . Um abraço!
Sugiro levar esta questão ao seu psi, pois é importante tratar de suas expectativas no setting terapêutico. Juntos vocês poderão traçar o melhor caminho. Muitas coisas ao redor podem estar acontecendo e devem ser olhadas com atenção. Como os colegas já disseram, independe da abordagem, o terapeuta deve estar presente na escuta, acolher suas demandas e dar possibilidades para mudanças se assim for necessário. Grande abraço!
Olá, boa noite. Quando você for escolher um psicólogo, precisa encontrar alguém pelo qual se identifique, tenha confiança na relação e no trabalho dele. 11 sessões... é pouco tempo para ter um resultado, mas se tem algo te incomodando, é importante que você compartilhe isso com ele, para que juntos vocês possam entender se tem alguma trava emocional interna sua (pela qual se você não trabalhar, terá com qualquer psicólogo) , ou se aconteceu algo na relação entre vocês. Se você se identificou com o psicólogo anterior, o que te fez buscar um novo agora? Reflita sobre isso! Fico a disposição para ajudar.
Olá! A relação terapêutica é de fundamental importância no processo, se não está enxergando nenhuma mudança precisa conversar com o profissional que te atende e se achar necessário trocar de profissional faça.
Olá! Acredito muito que o tempo é relativo quando falamos sobre bem estar.
O acompanhamento psicológico está para além da abordagem utilizada, tem a ver também com afinidade. Para falarmos sobre nós mesmos a alguém precisamos nos sentir confortáveis, acolhidos, compreendidos, importantes naquele espaço.
As vezes é possível perceber isso logo no primeiro encontro, tanto com aquela sensação de "não volto nunca mais", como também com aquela de "que bom que eu vim". A minha pergunta para ti é: o que você tem sentido ao longo dessas 11 sessões?
Olá! Como os colegas disseram, a relação entre profissional e cliente é o motor do processo psicoterápico, e não depende tanto da abordagem ou escolha teórica em si. O que me veio diante do que você trouxe foi como você tem se sentido na relação com esta pessoa ao longo deste tempo... o que a faz continuar e o que a faz querer desistir? O que a fez desistir do processo psicoterápico anterior? Muitas vezes essas situações podem nos mostrar alguma dinâmica interna importante do seu processo, e que se levada para os atendimentos e bem conduzida pelo profissional, pode ser motivo de significativas ressignificações/elaborações. Espero ter ajudado de alguma forma, abraços!
A escolha de um terapeuta é muito pessoal. Realmente leva um tempo para ressignificar algumas coisas. Se gosta do profissional e abordagem de uma chance caso contrário busque um profissional que lhe passe confiança. Conheça a Teoria do Esquema talvez você se identifique.
Conxordo com os colegas e também acho que a abordagem terapêutica não é tão importante, mas sim sua conexão com o terapeuta. Toda abordagem é válida, porém nem sempre o paciente se sente bem com o terapeuta, as vezes é bom trocar e ver novas técnicas. Eu por exemplo, uso o técnica TFT (Thought Field Therapy) ou (terapia do campo do pensamento) como ferramenta nos meus atendimentos.
Olá! Para que ocorra processo terapêutico é necessário que haja a vinculação terapeuta x paciente, ou seja, uma aliança terapêutica. A terapia envolve uma tríade importante que é aceitação, proteção e continência para com o paciente. Diante disso é importante que você se expresse com o psicólogo sobre seus sentimentos a respeito do seu processo terapêutico. O mais importante é que você se sinta seguro, confiante e a vontade para expressar o seu sentir.
Olá! Assim como foi dito pelos meus colegas, a abordagem não é tão significativa na terapia quanto a relação entre paciente e psicólogo. Se esse novo terapeuta está te deixando com dúvidas quanto a sua evolução clínica, é importante levar a questão para a sessão, para que vocês conversem e ambas as partes entendam o que está acontecendo. Dessa forma, ele pode ouvir seus receios e te dar feedbacks que podem te satisfazer ou não.
Nenhum psicólogo é igual ao outro, mesmo sob orientação da mesma abordagem. Meu conselho é ter paciência, pois um tratamento psicológico é um processo demorado, que depende mais da abertura e motivação do paciente. 11 sessões é um tempo curto para se ter evoluções mais perceptíveis.
Um abraço!
O ideal seria você colocar essas questões durante a terapia, para ficar claro para você o que não está dando certo.
Não se trata, na verdade, da abordagem, pois ela independe do cliente.
O lugar do psicólogo é o lugar da escuta.
Ele está ali para ajudar o cliente a enxergar suas dores e buscar sua
transformação.
Olá!
Acredito que 11 sessões não é muito tempo para julgar. Mas acho que seria muito importante se abrir com o seu terapeuta, explicar que isso está acontecendo, e ser bem transparente em relação às suas dúvidas!
A terapia é para isso mesmo - para dizer tudo que está se passando com você, inclusive dúvidas e inseguranças quanto ao próprio processo terapêutico!
Penso que a abordagem de trabalho utilizada seja muito importante, porém precisa haver um vínculo entre o paciente e o profissional, na minha abordagem de trabalho que é a Psicodinâmica essa vinculação é também conhecida como transferência.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Esta situação vai depender da sua satisfação em relação ao profissionalismo, empatia do profissional contigo e a sua simpatia com o profissional, pois estes contextos valem mais que as abordagens, tipo TCC , Humanista e etc...
Olá! O processo de psicoterapia é uma via de mão dupla, se você não está tendo resultados, ou não está gostando o ideal é ser assertivo e conversar com a profissional, diga a ela suas expectativas e como gostaria que fosse o processo.
Olá, o mais importante em um tratamento é a relação terapêutica. Converse com o profissional, fale sobre o seu desconforto com o tratamento. Assim, vocês poderão discutir novas maneiras de ajudá-lo. Um abraço!
Olá!
A relação terapêutica é o veículo pelo qual se processa a psicoterapia. Das características pessoais do paciente e terapeuta. Portanto esse processo é super importante! Em primeiro lugar, como alguns colegas disseram, converse com seu terapeuta, se persistir a falta de vínculo se faz necessária a troca.
Abraços!
Olá! Na Psicoterapia é importante que você se sinta confortável com o Psicólogo, tenha uma relação de confiança com ele, tenha esse vínculo desenvolvido, como os colegas acima comentaram. Seria interessante conversar com o profissional sobre a questão que trouxe, o profissional poderá te explicar mais sobre o processo, sobre as técnicas utilizadas, a rever os objetivos da terapia, rever suas expectivas. Um abraço.
Compartilhe com seu terapeuta sobre suas percepções. Mais importante que a abordagem é o vínculo construído com ele. Se houver um espaço de acolhimento e confiança todo assunto vai ser possível, até mesmo os que os inclua na conversa. Cada ser humano é único e o encontro com um terapeuta também o é.
Olá, a relação terapêutica, o vinculo entre terapeuta e paciente é muito importante por isso sugiro que leve esta preocupação ao seu terapeuta. Lembrando que, claro, você tem o direito de interromper o tratamento quando desejar, porém, o resultado e avanços em uma psicoterapia depende de inúmeros fatores por isso é importante conversar com quem está te acompanhando. E depois, na área da Psicologia existem várias abordagens, pode ser que você se identifique mais com uma do que com outra, pois existem algumas diferenças entre cada uma delas. Espero ter ajudado. Abraço.


A resposta depende de suas necessidades e objetivos. A psicanálise pode ser uma boa opção. É importante discutir com seu terapeuta sobre as opções disponíveis e o que pode funcionar melhor para você. Se você não está vendo melhoras com a terapia humanista, talvez seja uma boa ideia considerar outras abordagens.
Olá!! muitas vezes não é abordagem terapêutica que irá influenciar em seu tratamento e sim a sua identificação com seu terapeuta, empatia ou seja a relação terapêutica como também é importante lembrar que não fazemos milagres, logo é necessário também que o paciente esteja disposto a mudar, melhorar e coloque em pratica as questões trabalhadas em seu dia dia conforme as orientações do seu psicólogo
Penso que é importante colocar essa sua percepção para o terapeuta que está te atendendo e que conversem sobre o método de trabalho dele e suas expectativas. Isso vai te trazer mais clareza para uma decisão. Abraço
Vou te sugerir o que sempre falo com meus pacientes:
A terapia é um trabalho guiado por protocolos técnicos mas que está constantemente se adaptando para as necessidades do paciente. Se sentir que não está atingindo o resultado esperado, converse com o terapeuta, explore outros ângulos, leve a dificuldade com a terapia para a terapia. E caso sinta que é hora de buscar um novo profissional, sinta-se muito a vontade pra explorar o mercado. Que tal?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Sugiro, inicialmente, que leve essa demanda à sua atual terapeuta. Para que possam conversar sobre o que te incomoda e, juntos, definir os próximos passos do seu processo. Para mais, o foco é sempre na relação terapêutica - paciente e analista - pois, é ela quem trará os efeitos terapêuticos para o paciente. Foque mais nisso do que na abordagem psicológica da profissional.
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Lucas Pilla Garcia

Lucas Pilla Garcia

Generalista

Londrina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 895 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.