Olá. Gostaria de saber oq estou fazendo de errado. Tenho 40 anos, 1.74 de altura e peso 61kg. Res

6 respostas
Olá.

Gostaria de saber oq estou fazendo de errado. Tenho 40 anos, 1.74 de altura e peso 61kg. Resolvi fazer dieta e exercícios para ganhar peso. Estou ingerindo 4000 calorias por dia e levantando peso como forma de exercício físico. Estou começando minha segunda semana nessa rotina e notei que perdi 1kg... Como isso é possível? Oq estou fazendo de errado? Obrigado
oi, tudo bem ? A vários pontos que precisa avaliar,. Precisamos entender se esse peso foi massa muscular ou gordura (avaliamos somente em consulta presencial). Entender a sua carga e evolução no treino e calcular o seu gasto energético. Independente das calorias precisa avaliar outros fatores. Não conseguimos avaliar seu ganho de peso somente com 4000kcal e treino pesado- Oriento buscar um profissional nutricionista. Espero ter ajudada, abraços !

Olá! Pontos a serem avaliados para obter êxito no tratamento:
- Exames de sangue: verificar junto ao nutricionista e médico endocrinologista se seus exames bioquímicos estão adequados;
- Verificar junto ao nutricionista se o calculo do valor ingerido estar correto e adequado a sua taxa metabólica e gasto energético diário;
- Planejamento de treino adequado, feito por profissional de educação física;
- Adequar os nutrientes da dieta, teor de carboidratos, proteínas e gorduras, além de vitaminas e minerais.
Por isso, sugiro que procure acompanhamento profissional e tenha uma conduta mais adequada e assertiva para seus objetivos pessoais.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 210
Mesmo consumindo 4000 calorias por dia e praticando exercícios de levantamento de peso para ganhar peso, a perda de 1 kg em sua segunda semana pode ser resultado de cálculos de calorias imprecisas, metabolismo individual acelerado, tipo inadequado de exercícios, falta de descanso e recuperação, ou variações naturais temporárias de peso. Certifique-se de estar fazendo treinamento de resistência apropriado, descansando o suficiente para permitir a recuperação muscular e manter-se hidratado. Fatores como estresse ou retenção de água também podem afetar temporariamente o peso. Se a perda de peso persistir, considere um acompanhamento nutricional para realizar os ajustes necessários.
Vários fatores devem ser considerados na sua dieta de ganho de peso:
Doenças de base, tipo e duração do exercício que está sendo feito, nutrientes e a distribuição deles ao longo do dia, a rotina e o seu tipo de profissão (uma profissão aonde as atividades são mais paradas e com muito tempo sentado (ex: nutricionista) x uma profissão com atividades intensas (ex: prof. de ed. física), composição corporal, idade, a precisão do cálculo dessas "4000kcal"(aplicativos de contagem de calorias costumam ter diversos erros) e se essa quantidade está considerando todo o seu gasto energético + o adicional calórico para ganho de peso, qualidade do sono, entre muitos outros.
Outro ponto importante é como está sendo feita a sua pesagem, se foi feita em diferentes momentos do dia, e com vestimenta inadequada, pode estar acarretando erro e causando um "falso" resultado.
Sugiro que procure um especialista que busque a melhor estratégia para o seu sucesso.
Entendo a sua evacuação, mas é importante lembrar que as mudanças no peso corporal podem ser influenciadas por diversos fatores e que os resultados podem levar um tempo para serem percebidos. Aqui algumas estão possíveis para a situação que você descreveu:

Flutuações naturais: O peso corporal pode variar diariamente devido a fatores como retenção de líquidos, digestão, nível de atividade física e de hormônios. Perder ou ganhar um quilo em um curto período de tempo pode ser uma variação natural.

Metabolismo individual: Cada pessoa tem um metabolismo diferente. Mesmo com uma ingestão calórica mais alta, seu metabolismo pode ser mais rápido, o que significa que seu corpo queima calorias mais rapidamente.

Mudanças na composição corporal: O exercício de levantamento de peso pode promover ganho de massa muscular, que é mais denso do que a gordura. Enquanto você não pode ter ganho peso na balança, pode estar ganhando massa muscular e perdendo gordura, o que é uma mudança positiva na composição corporal.

Erros de calculado: Certifique-se de que você está calculando corretamente a ingestão calórica e monitorando o consumo de alimentos de maneira precisa. Pequenos erros na contagem de calorias podem influenciar os resultados.

Resposta do corpo: Quando você faz mudanças drásticas na dieta e no exercício, o corpo pode inicialmente responder de maneira inesperada. Isso pode incluir retenção de água ou ajustes metabólicos temporários.

Tempo necessário para resultados: Mudanças significativas na composição corporal e no peso muitas vezes levam tempo. Duas semanas podem não ser suficientes para ver resultados visíveis. A consistência ao longo do tempo é fundamental.

Consulte um profissional: Se você continuar preocupado com a perda de peso mesmo com um aumento na ingestão calórica, considere consultar um médico ou nutricionista. Eles podem avaliar sua situação individual, verificar sua dieta, exercícios e saúde geral, e oferecer orientações mais específicas.
Olá, como vai? Primeiro, parabéns pela iniciativa de se cuidar. Em relação ao seu questionamento, muito já foi falado pelos colegas sobre alterações do metabolismo e flutuações hormonais que podem "enganar" o seu peso. De qualquer maneira, para quem tem a estrutura longilínea - o que parece ser seu caso -é um desafio mesmo ganhar peso. Acredito que, pelo pouco tempo de treino e alto consumo calórico, este peso não deve ser uma verdade. Lembrando que as balanças caseiras e de farmácia acabam não tendo uma precisão adequada. Outra questão relevante é como você distribuiu essas 4mil kcal, em relação a macro e micronutrientes. Este tema, em especial, faz toda diferença no ganho de peso. Atendo alguns pacientes com o seu perfil, e a distribuição de fontes de carboidrato, proteína e gordura saudáveis está sendo fundamental para a evolução deles. Além disso, o treino deve ser bem planejado para que haja resultado efetivo. Sei que todas as respostas estão sendo evasivas, mas trata-se de um tema de individualidade, e neste contexto, não existe uma resposta precisa sem que o nutri possa avaliar todas as questões que permeiam a sua vida, metabolismo e treino. Espero ter te ajudado, bjs da @dehgaribanutri