Olá, tenho 23 anos e já passei por diversos casos de abuso desde a infância, isso desencadeou em mim

27 respostas
Olá, tenho 23 anos e já passei por diversos casos de abuso desde a infância, isso desencadeou em mim um excesso de preocupação sobre algm tentar encostar no meu corpo e de uns tempos pra cá isso tem se transferido pra qd meu marido me toca, fico muito irritada e repudio o ato. O que posso fazer?
Sugiro que você procure por tratamento através de psicólogo especialista em saúde mental e terapia cognitivo-comportamental. Para trabalhar no entendimento destes padrões de comportamento disfuncionais que se apresenta e conduzi-la para padrões de comportamento funcionais (bons). Estimo melhoras!

Acredito que apesar de passado algum tempo em relação aos abusos, vc ainda não conseguiu se desvincular dos acontecimentos, o que é extremamente normal devido a gravidade do caso. Porém, existem formas de terapia adequadas para ajuda - lá a lidar com o trauma. É importante que encontre um profissional em que confie e se sinta a vontade para falar sobre o ocorrido, é assim, juntos encontrarem formas de não deixar que tais acontecimentos não interfiram tanto na sua vida hoje. Sei que deve ser extremamente difícil, mas não desista, pense que o mais importante é vc não deixar que isso a impeça de ser feliz.
Olá! Bem, para se livrar deste trauma vc precisa procurar uma psicoterapia que a ajude a resignificar tais pensamentos e consequentemente terá qualidade de vida. Grande Abraço!
Olá! É bastante compreensível que você procure se proteger de possíveis comportamentos de invasão à sua privacidade. Proteger-se é um modo de preservar o seu bem-estar sexual, mas também na vida de forma geral. Todavia, caso esses comportamentos de autoproteção estejam ocorrendo com frequência e intensidade muito elevadas, pode ser que eles estejam impedindo que você aprofunde seu nível de intimidade com seu marido. É possível também que você esteja evitando o contato com seu marido, em função do modo como ele toca você. É possível também que o problema esteja na comunicação do casal, o que pode incluir uma dificuldade em se expressar de maneira mais assertiva. Várias são as possibilidades e seria importante fazer primeiro uma avaliação inicial com um profissional da área, para identificar com maior precisão o que está, de fato, acontecendo. Após essa avaliação inicial, um plano de tratamento poderá ser elaborado, com o objetivo de resolver o problema. Espero ter ajudado. Boa sorte!
Ola.. Me chamou atenção a parte "de uns tempos para cá". Seria interessante pensar o que foi feito de diferente neste momento para que este gatilho disparasse.

É imperativo também, que você trabalhe essa questão do abuso em psicoterapia, com um profissional no qual você se sinta a vontade para trazer a tona esta situação que ainda se encontra mobilizando sua energia e suas defesas (e faz você reagir a seu marido como se ele fosse uma ameaça).

De qualquer forma, a comunicação é uma arma muito importante, pois através dela vocês podem acordar a melhor forma de fazer contato um com o outro, de modo que seja prazeroso para ambos.

Não deixe de procurar ajuda de um (a) psicólogo (a). Você merece este cuidado. Seu casamento, também.

Espero ter ajudado.
Até logo.
As experiencias traumáticas vividas por você levaram a ter um comportamento de evitação para contatos mais íntimos, penso que um acompanhamento psicológico e uma terapia de casal poderiam ajudar muito tanto a você, numa resinificação de tudo que viveu, como também ao seu marido a possibilidade de uma compreensão mais profunda das dificuldades no relacionamento.
Olá! É uma dor muito grande ter nosso corpo violado, principalmente na infância quando somos mais vulneráveis e não temos insumos cognitivos para entender e resignificar o acontecimento. Eu sugiro que você procure uma psicoterapia, de preferência algum psicólogo treinado em trabalhar com traumas e possa te ajudar a liberar esse trauma do seu corpo e resignificar cognitivamente e afetivamente esse fato. Só assim você vai liberar seu corpo, seu coração e sua alma desse acontecimento que deixou feridas, você vai curar seus traumas e sua criança ferida. Espero ter ajudado. Um grande abraço!!!
Olá! No seu caso, além de trabalhar os traumas e conflitos causados pelos abusos, é necessário também uma reeducacão sexual. Procure um psicólogo que seja especialista em sexualidade humana.
Abs
Olá. Acho muito compreensível o que você está sentindo, mas sugiro que procure a ajuda de um Psicólogo para que você possa entender melhor e saber lidar de forma mais tranquila com seus sentimentos. Abraços
Olá,
Como já foi dito, procure ajuda de um psicólogo para ajudá-la a elaborar este trauma e ajudá-la a ter uma relação saudável com o seu marido. Seria interessante pensar o que aconteceu para que este incomodo tomasse esta proporção neste momento.
Abraços!
Eu imagino seu sofrimento em relação a tudo isso, o ideal seria vc procurar ajuda psicológica para lidar com tudo isso e assim trabalhar para uma reestruturação de crenças que devem estar precisando reestruturar. a melhor coisa você já conseguiu que é falar sobre o assunto.Parabéns pela iniciativa ! qualquer coisa me deixo a disposição.
As experiências da Infância deixam marcas indeléveis na alma. Quando um acontecimento na nossa vida é tão profundo que não superamos, pois a carga emocional envolvida foi muito intensa, estamos diante de um trauma. As consequências de um trauma são diretamente proporcionais à intensidade da violência física ou psíquica a que a vítima foi exposta, a quantidade de tempo a que ela foi submetida à situação, além do Ciclo de Vida Humana em que ela se encontrava (Infância, Adolescência, Adultez ou Velhice). Devido a todas essas variáveis, seria aconselhável, inicialmente, uma avaliação psicológica, para que se chegue a um diagnóstico da situação. Após isso, a psicoterapia é o tratamento indicado, pois fará com que você entre em contato com suas emoções e afetos que estão represados e algumas crenças limitadoras e disfuncionais, proporcionando novas percepções da realidade. Espero ter ajudado. Um abraço.
Faça psicoterapia com um bom terapeuta, que te deixe confortável durante as sessões e te permita desabafar, falar sobre estes abusos. Seria bom falara para seu marido sobre estes abusos, mas só fale com ele sobre isto quando estiver pronta.
Olá! como sexóloga, sugiro que busque por uma psicoterapia cognitivo comportamental e hipnoterapia, para uma dessensibilização. Paz e Bem!
É importante que procure um psicólogo para que você possa compreender melhor e elaborar o que aconteceu no seu passado e as questões que envolvem o presente. Pelo que você disse na pergunta, a relação sexual com seu marido está sendo prejudicada, atrapalhando a relação como um todo. A psicoterapia pode ser um caminho que levará a ter uma relação sexual prazerosa e um relacionamento harmoniozo com você mesma e com o parceiro.
Abraços!
Procure um Psicólogo de preferência especialista em terapia de casal. Este profissional iniciará um processo de Psicoterapia que inicialmente poderá ser individual para verificação dos seus traumas, anseios, fobias, autoconfiança e fatores emocionais, principalmente no período infantil que pode estar contribuindo com tais dificuldades de relacionamentos. Posteriormente sendo aceito por você e por seu marido, poderá ou não, o casal continuar o acompanhamento de forma a verificar questões de sexualidade, intimidade, princípios familiares e padrões de relacionamentos.
Não demore a procurar ajuda, assim como seu casamento, outras opções de relacionamentos podem estar em risco, e apesar de se ouvir pouco a respeito, este é um caso comum que tem efeito muito positivo em processo psicoterápico.

Abraço.
Boa sorte.
Olá, acredito que seria importante você passar por um acompanhamento psicológico e quem sabe por uma terapia de casal. Abraços
Precisamos organizar, em nossa mente, nossas experiencias, sejam elas quais forem. Para organizá-las é preciso ter uma boa compreensão de cada uma delas. Aquelas que não são devidamente compreendidas e portanto, assimiladas, ficam desorganizadas em nossa mente e nos incomodam, como tem acontecido com você.
Um(a) psicólogo(a) poderá te ajudar nesse entendimento e nessa organização, para que você tenha uma vida sexual feliz.
Um abraço!
Sem dúvida alguma buscar ajuda de um psicólogo! Essa é uma estratégia que você usará a seu favor, possibilitando auto conhecimento e a superação de seus traumas! Forte Abraço!
Olá! Acredito que você possa se beneficiar com psicoterapia. Procure um profissional em sua cidade. Abraços!
Devido aos traumas voce criou associacoes negativas com relacao a carinho e toques no seu corpo. A Psicoterapia tem ajuda.
Olá querida leitora!
Tudo que você colocou é realmente muito difícil e delicado. Eu imagino sua dor e preocupação!
Minha sugestão é que você procure fazer uma terapia individual e de casal.
Espero que você não se abandone, lute por sua felicidade.
Com carinho!
Dra. Cirene Valadao Psicóloga/Neuropsicóloga e Psicoterapeuta de Casal e Família
Aqui não é mencionado se seu marido sabe dos abusos sofridos, se não for do conhecimento dele, o primeiro passo será você ter uma conversa franca com ele, e a partir daí, buscar ajuda de um terapeuta, para um acompanhamento direcionado .
Boa sorte
Bom dia,
Acredito que você esteja passando por um momento realmente difícil para você e para seu relacionamento. Acho muito importante sua disposição para "melhorar" quando você pergunta o que poderia fazer à respeito.
Na minha experiência profissional, observo que isso é algo comum entre as pessoas que sofrem algum tipo de violência, seja física, psicológica, moral ou sexual.
A minha recomendação sobre o que você pode fazer para te ajudar é: 1) procure um psicólogo especialista em terapia cognitivo-comportamental ou analitico-comportamental para que você possa identificar o que tem pensado, sentido e como tem agido em relação à essa dificuldade, assim vc pode estabelecer novos padrões em relação a isso e diminuir o sofrimento; 2) procure um psiquiatra - que seu psicólogo indicar, assim eles podem trabalhar em conjunto, se necessário. Existe uma gama de possibilidades em seu relato. É fundamental você procurar ajuda logo, para isso não tornar-se maior. Ok? Boa sorte.
Quando você sofreu esses abusos na infância, pode ser que tenha sofrido de Estresse Pós Traumático (TEPT) e prejuízos cognitivos, emocionais e comportamentais. No qual nao foram trabalhados e continuam no seu subconsciente.
Esse medo, e esquiva pode ter retornado agora. Devido a manifestação de flashbacks pois você acredita ou tem a sensação de estar revivendo agora.
Procure a psicoterapia, para poder estar superando esses, traumas. E assim vislumbrar novos horizontes na sua vida conjugal.
Olá!
As dificuldades com o seu marido podem ocorrer por conta de uma generalização do histórico de abuso que afeta de maneira global toda a sua percepção de tocar e ser tocada.
É uma situação difícil, mas esse "nó" entre o passado e o presente pode ser desfeito por meio de um processo terapêutico eficiente.
Caso seja necessário um tratamento medicamentoso complementar para ajudar com alguns sintomas que podem decorrer da dificuldade (depressão, ansiedade, frustração, entre outras possibilidades), um psicólogo qualificado saberá quando fazer o encaminhamento médico para que seja feito um tratamento multidisciplinar - é um recurso a mais, que tende a trazer resultados bons.
Acredito ser muito perigoso para um profissional realizar psicodiagnósticos a partir de um sintoma. O ideal, assim como aprendemos, é avaliar com profundidade as causas para expandir a consciência e dar novos significados para as questões da vida. Procure um profissional que vai ajudar você a chegar nessa compreensão e não apenas responder às dúvidas... afinal, você é um ser único e a psicoterapia deve ser levada a sério quando observamos sua história de vida!