Olá. Tenho TOC diagnosticado e fiz Terapia Cognitivo Comportamental até o momento da alta, hoje tomo

22 respostas
Olá. Tenho TOC diagnosticado e fiz Terapia Cognitivo Comportamental até o momento da alta, hoje tomo apenas os medicamentos prescritos pelo psiquiatra. Imagino que por essas razões tive o TOC controlado até agora. Porém estou identificando outros sintomas e pesquisando acredito que seja um conceito de Limerência. Qual é o tipo de profissional que trata casos de associados a este conceito? Obrigado.
Olá! Pelo seu relato, me parece que vc teve uma experiência positiva com os profissionais que te acompanharam desde entao (psicóloga e psiquiatra). Tendo isto em vista e também pensando que eles possuem seu histórico completo, recomendo fortemente que vc retome o contato com eles para exclarecer esses questionamentos!

A noção de limerência é de baixa corrência na psicologia e, sobretudo, na psiquiatria. A obra de referência é o livro de Dorothy Tennov, cuja primeira edição é de 1979, e onde se trata de uma tentativa de apreensão global do fenômeno do amor, apreensão essa que se pretende científica na medida em que suas principais teses são formuladas de maneira sistemática e, consequentemente, reprodutível. A faceta do amor que é apresentada lá pode gerar estranheza para a sensibilidade contemporânea. Fala-se do amor em seu aspecto arrebatador e fervoroso, por oposição à afeição que vigora entre familiares e amigos e que pode igualmente ser chamada, em nossa cultura, de amor. A distinção entre esses dois tipos de amor é essencial para o tratamento de uma pessoa que, por assim dizer, sofre de limerência. Do contrário, o preço será a incompreensão e o moralismo. Ademais, o estado passional é exemplar por não se sujeitar a terapias comportamentais. Se você realmente se identifica com esse estado, entendo que você deva procurar por um cuidado que leve em consideração a profundidade e extensão do seu sentimento, e sugiro que busque por um bom psicanalista de orientação lacaniana, os quais são, a meu ver, os que mais facilmente escapam à moralidade contemporânea e à confusão que mencionei.
Olá! Procure psicólogo ou psiquiatra para que possam ajudar a compreender o que está acontecendo e validar a sua suspeita de diagnóstico.
Boa tarde amigo, tudo bem contigo? Essa temática é de uma grande amplitude, mas gostaria de contribuir primeiramente com algumas observações. A Terapia Cognitivo Comportamental vai compreender o TOC como um tipo de transtorno crônico, de modo que mesmo com a medicação e tratamento psicoterápicos realizados de forma eficiente é possível que a manifestação de sintomas (obsessões e/compulsões) ocorra de tempos em tempos, mesmo que em episódios mais espaçados. Também faz parte do prognóstico de tratamento do TOC a mudança do conteúdos das obsessões e/ou compulsões, em decorrência da forma pela qual o pensamentos automáticos e a manifestação somática da ansiedade se dá no organismo humano. Quero dizer que existe a possibilidade da limerência que tu comentas ser uma outra forma de manifestação do TOC, porém seria necessário investigar mas afundo para se ter certeza, além de compreender melhor seu histórico de vida. Existe também é claro a possibilidade da limerência se tratar de alguma outra questão não relacionada diretamente ao TOC, porém, como pontuado anteriormente é necessário uma investigação maior. Recomendo que busque algum profissional da área da psicologia pela vertente cognitivo comportamental para compreender melhor o que está passando. Espero ter te ajudado, fica bem. Abraço!
Boa tarde. Eu penso que se você obteve bons resultados com os profissionais que cuidaram de você, tanto o psiquiatra e o psicólogo, seria interessante você retornar com os mesmos. O vínculo quando criado, sempre permanece. Não é incomum os pacientes, depois da alta, retornar com alguma nova questão ou com questões antigas que, por algum motivo, despertou algum gatilho.
Como você já teve uma experiência positiva com os profissionais que te atenderam anteriormente sugiro que você tente retornar a terapia com eles.
Olá, tanto o TOC quanto a limerência são fenômenos que podem estar associados a uma dificuldade de lidar com a realidade da maneira como é por medo de perder o controle. São fugas de idealizações que proporcionam um conforto psíquico imaginário, mas que também trazem angústia por não se realizarem plenamente na realidade.
A psicoterapia embasada na fenomenologia existencial vai buscar entender o sentido desses fenômenos na sua vida pra destecer as restrições compreensivas que se instalaram como filtro na sua visão de mundo.
Espero ter ajudado. Procure um profissional que lhe inspire confiança e não se acomode com o incômodo.
Olá! Todo sintoma que se exacerba causa uma tensão, um incômodo. O conceito de 'limerência' não estaria associado ao fenômeno de 'desamparo'? Somos todos 'pedintes', lembre que o homem é um vazio em busca de preenchimento, e isso passou a ser uma questão fundamental pra você, não é mesmo? Sugiro que você procure uma visão mais 'compreensiva' do ser humano (nas abordagens fenomenológicas, por exemplo), pois pode lhe proporcionar melhores resultados neste momento de 'conflito existencial' (por apresentarem uma metodologia menos 'técnica' das circunstâncias da vida).
Olá,
O ideal é sempre associar o acompanhamento psiquiátrico com o psicológico. A função da medicação é diminuição de sintomas, então se você tem dificuldade para dormir, comer, compulsões, pensamentos invasivos, por exemplo, a medicação vai conter esses sintomas para você poder ter uma qualidade de vida um pouco melhor, no entanto, é só através da psicoterapia que você aprende a lidar com os gatilhos que desencadeiam esses sintomas e tantos outros que vão aparecendo.
O que acontece muito, é o deslocamento dos sintomas, então o que inicialmente eram pensamentos intrusivos, pode facilmente se deslocar para esse estado de limerência que você está descrevendo, uma vez que são sintomas associados ao transtorno obsessivo compulsivo, de fato.
Procure um profissional do qual você se sinta seguro (a), e possa cuidar dessas questões.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 100
Olá. esse termo, limerência, na linguagem popular tem outros termos como estar perdidamente apaixonado, cego de amor, etc, são manifestações inconscientes, nos parece até bonito no amor romântico, mas de uma forma figurada, é claro. Tudo o que está associado com obsessão, como obsessões doentias pela pessoa desejada, loucuras de amor. são distorção da realidade e toda uma série de sentimentos confusos provocados por uma química produzida no cérebro durante a fase de paixão. No ponto de vista cerebral, são alterações de neurotransmissores (dopamina, serotonina, norepinefrina) que promovem os tremores, os suores e o nervosismo do apaixonado. Essa instabilidade emocional descrita é considerada uma versão do Transtorno Obsessivo Compulsivo. E o tratamento indicado é com especialista para uso medicamentoso e também com terapia para entender que o autoconhecimento e o auto controle podem sim, de maneira efetiva diminuir os sintomas.
Olá! Psicólogo Adriano Galocha, aqui.
Há uma possibilidade da limerência ser uma outra manifestação do TOC, mas também posso pensar em outra questão não relacionada e que apareceu após o tratamento do TOC. Alguns sintomas podem aparecerem quando outros são cuidados, por isso, novas investigações se faz necessário e penso ser ideal a investigação por meio da psicoterapia.

Fico a sua disposição para marcamos uma sessão.
Olá, a Limerência é um estado cognitivo e emocional involuntário que resulta de um desejo romântico por outra pessoa (objeto da limerência) combinado por uma intensa, avassaladora e obsessiva necessidade de se ter o sentimento correspondido. Por ser justamente involuntário, podemos pensar no que há por trás disso que é de conteúdo inconsciente. A Terapia comportamental aborda comportamentos e não aborda o ser humano completamente, como fazemos na psicanálise, na qual utilizamos além dos comportamentos conscientes, o que está de inacessível para o sujeito, que é da ordem do inconsciente. Para tanto, o tratamento pode ser mais longo e a alta quem se dá é o paciente. Eu, enquanto profissional, não dou alta para os pacientes, pois sabemos que muitas coisas já tratadas podem voltar de outras maneiras nos comportamentos das pessoas, pois é necessário compreender o que há de inconsciente por trás de cada sintoma. Então, se quiser marcar uma conversa comigo para ver se quer fazer sessões de psicanálise, estou à disposição!
Olá. Respondendo a sua pergunta, o psicólogo e psiquiatra são os profissionais que poderiam te ajudar. Já foi acompanhado anteriormente por profissionais dessa área, então por que não recorre a eles novamente? Caso algo esteja te impedindo disso, busque retornar a uma psicoterapia para trabalhar melhor o que acontece e encontrar meios saudáveis de amenizar ou resolver esse problema. Existem ótimos profissionais dessas áreas que poderiam te ajudar. Não hesite em fazer isso ok? Fica bem. Estou à disposição.
Olá. Não existe um profissional especializado neste conceito. Entretanto, dado o seu histórico obsessivo e a característica obsessiva deste conceito, eu aconselho você a procurar um psicólogo.
Olá, O TOC é uma caracterização diagnóstica para uma conjunto de sintomas que perpassa, de modo geral, obsessões e compulsões que trazem prejuízo para o sujeito. Estas, pos sua vez, tratam-se de formas que o sujeito encontrou de se relacionar com o mundo e com os outros (lidar com suas angústias e sofrimentos). Sendo assim, tais sintomas podem "melhroar" ou "piorar" de acordo com os acontecimentos da vida do sujeito com o tal transtorno. Um acompanhamento terapêutico psicanalítico poderia auxiliar nesse jornada, ajudar você a se aproximar mais de seu desejo e entender onde e como suas relações com o mundo estão te trazendo angústia a qual se manifesta, no seu caso, na forma de obsessões e compulsões. Estou à disposição!
Olá, Pelo seu relato, interpretei que você teve bons resultados com os profissionais que fez o tratamento, nesse caso indico que retorne aos mesmos para dar andamento ou procure um psicólogo para que vc possa iniciar o tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento em transtorno obsessivo compulsivo (toc) - R$ 180
Olá!

Limerência e TOC são coisas diferentes. No entanto, é importante notar que algumas pessoas com limerência podem experimentar sintomas semelhantes aos do TOC, como preocupações obsessivas com a pessoa objeto de limerência, comportamentos compulsivos em torno dela ou tentativas de suprimir ou controlar seus pensamentos e sentimentos em relação a ela. Por ter passado por sintomas de TOC mais intensos pode acabar sendo difícil diferenciar as duas coisas. Para entender melhor o quadro é preciso avaliar a trajetória da vida romântico-sexual, além de fatores de personalidade, para ter uma visão mais clara do problema.
Olá! Sugiro que retorne a sua terapia Cognitiva-comportamental, visto que tanto o tratamento psicoterapêutico quanto medicamentoso alcançou bons resultados. É preciso uma avaliação. Procure um profissional para te ajudar com sua questão. Fico à disposição. Abraço!
Olá, lamento saber que esteja passando por dificuldades em sua saúde mental. Parabenizo você por ter se comprometido com o tratamento e ter alcançado a alta. No entanto, é importante lembrar que o tratamento em saúde mental pode ter recaídas, e é fundamental que você esteja preparado para lidar com elas. Uma maneira de se preparar é buscar um processo psicoterapêutico novamente, que pode ajudá-lo a enfrentar esses novos desafios. Portanto, recomendo que você considere a possibilidade de procurar um Psicólogo novamente para dar continuidade ao seu tratamento.
Se você está enfrentando sintomas relacionados à limerência e deseja buscar ajuda profissional, considere consultar um psicólogo da TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), que trabalhe com questões de relacionamentos e apego emocional. Eles podem ajudá-lo a explorar seus sentimentos, compreender o impacto na sua vida e fornecer estratégias para lidar com essas questões emocionais, além da TCC ser padrão ouro (a que mais possui evidência científica de tratamento eficaz) para tratamento de TOC. Não hesite em pesquisar e entrar em contato com profissionais da saúde mental para obter o suporte adequado. Fico a disposição!
Olá. Psicólogo.
Baseado no seu bom desempenho com a TCC e o com o profissional que lhe acompanhou até então, uma boa estratégia seria retomar o acompanhamento atualizando as demandas para seu terapeuta, compreendendo melhor esse fenômeno que vc descreve e adaptando suas respostas à ele.