Psicanálise não tem competência para curar o Transtorno Afetivo Bipolar?

32 respostas
Psicanálise tem competência para curar o Transtorno Afetivo Bipolar?
Quando falamos em Transtorno Afetivo Bipolar pensamos em cuidado, é importante (caso este realmente seja o diagnostico) pensarmos em cuidado, realizando um acompanhamento médico, onde pode-se minimizar os sintomas com medicamentos e psicológico onde cuida-se das situações que causam os sintomas, aprender a lidar com as próprias faltas é muito importante, o comprometimento com o tratamento também é imprescindível, pois acontece em muitas situações de o sujeito buscar ajuda em determinado ciclo, exemplo: no período de melancolia existe pré disposição a abandonar o tratamento.

A psicanálise tem competência para o tratamento do Transtorno Afetivo Bipolar, que não tem cura, mas que pode ser aliviado em seus sintomas com um trabalho em conjunto entre psiquiatra e psicanalista. Dessa forma é importante que o psicanalista ajude o paciente a identificar em que estado ele está dentro do transtorno e para que o paciente não interrompa o tratamento medicamentoso.
Olá! O transtorno afetivo bipolar, não tem cura em nenhuma abordagem, mas com um acompanhamento psiquiátrico e um tratamento analítico concomitantemente ajudará muito na melhora da qualidade de vida da pessoa. Assim, a psicanálise tem essa competência com certeza.
A psicanálise ajuda sim porque vai trabalhar com a parte inconsciente que leva a bipolaridade. No entanto, será muito importante o trabalho da psicoterapia cognitiva que ajuda a pessoa a observar os pensamentos que produzem os sentimentos e cada emoção, o cérebro traduz num elemento químico e desencadeia nessa oscilação de sentimentos e causa a bipolaridade.
Quanto mais a pessoa desenvolver a capacidade em usar a mente como uma ferramenta para viver bem, menos crises ou eventos bipolares irá apresentar!
Um abraço,
Lea
Em primeiro lugar, é importante dizer que um paciente com Transtorno Afetivo Bipolar deve passar pelo Médico Psiquiatra. O Psicanalista dará algum alívio e ajudará o indivíduo a lidar melhor com o transtorno, que não tem cura.
O que você entende por transtorno afetivo bipolar? Estou cansada de ver pessoas consultando o Dr. Google e chegando no consultório com sintomas aparentemente de uma doença mas na verdade estão com outra, geralmente bem mais simples. Quem te deu este diagnóstico? Psicanálise não tem o poder de curar mas tem o poder de te fazer viver com mais alegria e satisfação, com mais prazer as suas relações afetivas. Se isto te interessar obviamente.
Veja, dentro da psicanálise temos recursos para lidar com todas as psicopatologias, inclusive transtorno bipolar. No entanto, não visamos "cura", na verdade, partimos de pressupostos de entendimento das psicopatologias como sendo causadas por falhas no desenvolvimento, principalmente no que diz respeito a ao desenvolvimento de recursos psíquicos eficientes para lidar com seus próprios aspectos internos, sendo assim, para maioria dos quadros clínicos, consideramos como finalidade da terapia o fomento do desenvolvimento de recursos para lidar com aspectos internos, tais como o entendimento acerca do funcionamento desses aspectos internos e posterior aceitação ou esforço de modificação, por exemplo.
Espero ter sanado sua dúvida e caso reste mais alguma, fico à disposição. Forte abraço!
É preciso fazer algumas distinções e esclarecimentos na sua pergunta. Em primeiro lugar, quando falamos do método psicanalítico e da vida emocional ou psicológica em geral, é difícil conceber uma "cura" para o sofrimento e para aquilo que nos acomete. O que é uma cura? É difícil eliminar por completo nossa história e a memória das vivências dolorosas; o sofrimento que carregamos passa a constituir algo do nosso modo de ser, nos dá novas perspectivas para olhar a vida, mesmo que venhamos a tratá-la. Ao invés de "cura", talvez seja preferível justamente utilizarmos o termo "tratamento": podemos tratar, modular nossas angústias mais contundentes, podemos encontrar um sentido para o sofrimento e tornar nossa vida menos determinada por ele.
Em segundo lugar, a psicanálise ou qualquer outro método de tratamento visa tratar ou cuidar de pessoas e não de sintomas ou de diagnósticos pré-estabelecidos. Neste sentido, os métodos de tratamento psicológico têm sim competência para ajudar uma pessoa em seu sofrimento, o que não quer dizer que elas consigam fazê-las sozinhas. É preciso levar em consideração o contexto da vida de uma pessoa e outros determinantes biológicos, sociais e culturais. Uma terapia não dispensa auxílios psiquiátricos/pedagógicos/institucionais.
A psicanálise não trabalha sobre a perspectiva de competências. No entanto, não recua diante de quadros psicóticos. Há uma interface no campo das psicopatologias que aproxima a semiologia com a práxis analítica. Um abraço.
Boa tarde. O conceito de cura em Psicanálise difere da medicina. O transtorno bipolar é caracterizado pelos casos inclassificáveis, sendo o tratamento pelo real, em Lacan, que a análise percorre.
Esse diagnóstico pertence ao foro psiquiátrico e com a recente medicação e informação os pacientes podem ter uma boa qualidade de vida. Na maioria dos casos é importante ter um trabalho psicoterapêutico simultâneo, o que na maioria dos casos permite o uso de dosagens de medicamentos mais baixas. Mas claro, cada situação é especifica.
Prezado(a), a psicanálise está encarregada de lidar com a psicopatologia, isto significa que ela está a cargo de todo e qualquer sofrimento relacionado à saúde mental. Nesse sentido, entendemos que especialmente as doenças psíquicas podem atravessar o sujeito e culminar em intenso sofrimento. Podendo este reverberar ou não em âmbito orgânico. Nós trabalhamos nessa perspectiva de tentar auxiliar o sujeito a atravessar as questões que lhe causa dor e sofrimento. No tocante ao transtorno bipolar existe uma tendencia ao sujeito polarizar o humor em um dos polos (mania/hipomania). Isso pode lhe acarretar prejuízo nas diversas instâncias da vida. Para maiores esclarecimento coloco-me a disposição.
Não trabalhamos com diagnóstico. A psicanálise escuta o sujeito em sua singularidade.
Olá!
O transtorno bipolar não tem cura, porém, o paciente pode ter sim qualidade de vida com a ajuda da análise concomitantemente ao psiquiatra. Pois existe a possibilidade do paciente nos períodos de melancolia querer desistir do tratamento. A psicanálise ajuda a sustentar e ressignificar muitas angústias.
Tudo muito bem explicado pelos colegas. A Psicanálise é apta para atender qualquer demanda. Vemos o paciente como um todo e não apenas através do diagnóstico. Propiciamos um lugar de Fala, escuta e acolhimento a esse sofrimento psíquico que tem um nome ou não. Através da ética, do sigilo, profissionalismo, ouvimos a angustia de cada um. O tratamento medicamentoso auxilia nos sintomas orgânicos e deve ser ministrado, ajustado ou modificado pelo Psiquiatra. Cada caso é um caso, pois cada um tem a sua história. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 130
A Psicanálise não rotula o paciente sobre um suposto diagnóstico. Até porque o ser humano é bem mais que um diagnóstico.

Ela ouve seu paciente na sua singularidade, até porque todos somos únicos e com histórias de constituição do sujeito bem diferentes. Quanto a palavra cura, até em medicina ela é questionável. Diante de situações de sintomas se fala em tratamento e possibilidade de viver os desafios da vida de forma mais interessante e menos sofrível.

A psicanálise, nos tempos atuais, está mais presente que nunca como forma de elaborar os sofrimentos psíquicos.
Olá, boa noite!.Porque, esse transtorno não é doença. É uma forma singular de expressão dos nossos afetos.Cura é para às doença fisicas! Procure ajuda, fazendo uma boa análise.Abraço
Boa noite. A psicanálise trata o sujeito e não o sintoma. Transtornos de humor são estabilizados com ajuda medicamentosas e não é algo exclusivamente controlado com terapia, independente de qual abordagem terapêutica seja.
A psicanálise vai ajudar a lidar com suas próprias questões, amenizando suas angústias e consequentemente ajudando no tratamento da bipolaridade.
Abraço. ;)
Bom dia,
A psicanálise é uma das áreas psicológicas que detém mais estudos acerca de transtornos emocionais, contribuído constantemente com técnicas terapêuticas adequadas. Acredito que ela pode te ajudar muito na melhoria de qualidade de vida.
Se o pai da Psicanalise é Sigmund Freud e através dele vieram todos os outros tipos de analises psicanalisticas, porque não seria?
Psicanálise vai lhe ajudar conhecer a si mesmo. Nenhuma técnica vai lhe ensinar a 'se dar bem' ou ser mais sociável. Sua condição é determinística e conhecendo a si, aprenderá sobre o mundo condicionado que lhe exige e está a disposição.
Sem dúvida. Além de um acompanhamento psiquiátrico adequado, o suporte cotidiano da psicanálise pessoal pode ajudar muito ao paciente em lidar com seus transtornos. Em sendo um diagnóstico muito abrangente hoje em dia, a psicanálise também colabora ao apontar o que há de único em cada paciente diagnosticado com transtorno afetivo bipolar, ajudando-o a viver melhor
Olá! Sim, todas as abordagens tem competência para tratar e acompanhar questões psicológicas como essas. Procure um profissional com o qual você se sinta a vontade e inicie terapia.
O transtorno bipolar é uma condição que não tem cura completa, mas as pessoas com esta condição podem ter uma vida funcional com a ajuda da psicanálise e também com o acompanhamento do psiquiatra. Isso porque, às vezes, as pessoas com transtorno bipolar podem querer desistir do tratamento durante períodos de melancolia. A psicanálise pode ajudar a lidar e dar um novo significado para muitas das angústias que as pessoas com transtorno bipolar sentem. Mas lembre-se é importante ter o acompanhamento de profissionais qualificados e que você sinta segurança para tal.
A psicanálise pode ser útil para ajudar a compreender e lidar com os sintomas emocionais e psicológicos relacionados ao Transtorno Afetivo Bipolar, mas ela não é considerada uma terapia de primeira linha para o tratamento desta condição. O Transtorno Afetivo Bipolar é uma condição médica que requer tratamento clínico e farmacológico, além de terapia psicológica.

A psicanálise pode ser uma ferramenta complementar para ajudar a lidar com as questões emocionais subjacentes, como a ansiedade, a depressão e a falta de autoestima, que podem estar presentes na vida de uma pessoa com Transtorno Afetivo Bipolar. No entanto, a combinação de medicações apropriadas, terapia psicológica e apoio social é geralmente considerada a melhor abordagem para o tratamento desta condição.

Se você tem Transtorno Afetivo Bipolar, é importante trabalhar com seu médico e terapeuta para encontrar o tratamento mais efetivo para suas necessidades individuais.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
Olá, espero que esteja bem! A psicanálise não é uma forma de tratamento com foco em cura de transtornos mentais, incluindo o Transtorno Afetivo Bipolar. A psicanálise é uma abordagem terapêutica que se concentra em explorar os conflitos inconscientes e as motivações emocionais subjacentes de um indivíduo, e pode ajudar a pessoa a ganhar insights sobre seus pensamentos e comportamentos.
No entanto, o Transtorno Afetivo Bipolar é uma condição médica que requer tratamento psiquiátrico e acompanhamento médico, com o uso de medicamentos e terapias específicas para a estabilização do humor. O tratamento deve ser conduzido por profissionais capacitados e experientes no tratamento desse transtorno.
É importante lembrar que a psicanálise pode ser um complemento útil ao tratamento médico convencional para o Transtorno Afetivo Bipolar, mas não pode ser usada como uma alternativa ao tratamento médico adequado.
Olá!!! Obrigado pela sua pergunta!!! Não há cura para o Transtorno Afetivo Bipolar, mas há saídas para condicioná-lo e diminuir muito a sua angústia. Um médico com acompanhamento terapêutico é interessante para conquistar essa segurança, ok? Um abraço e se cuide!!!
Lembre-se que somos multiplos e que temos varios mundos que nos constituem, o fiisico,o afetivo,o social,o quimico o sensorial etc...A psicanálise é uma abordagem terapêutica que se concentra na exploração profunda e na compreensão dos processos mentais inconscientes e das influências da infância na formação da personalidade e dos padrões de comportamento. No entanto, a psicanálise não é considerada uma abordagem de tratamento primário para transtornos mentais graves, como o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB).

O Transtorno Afetivo Bipolar é uma condição complexa que envolve oscilações extremas de humor, incluindo episódios de depressão e mania. O tratamento padrão para o TAB geralmente envolve uma abordagem multimodal que pode incluir:

Medicamentos: Psiquiatras frequentemente prescrevem medicamentos estabilizadores de humor, como lítio, antipsicóticos atípicos e estabilizadores do humor anticonvulsivantes, para ajudar a gerenciar os sintomas do TAB.
Psicoterapia: Terapias específicas, como terapia cognitivo-comportamental (TCC) e terapia interpessoal, podem ser altamente eficazes no tratamento do TAB. Essas terapias ajudam os pacientes a aprender a gerenciar seus sintomas, reconhecer sinais de recaída e desenvolver estratégias de enfrentamento saudáveis.
Suporte Psicossocial: Ter uma rede de apoio forte, incluindo amigos, familiares e grupos de apoio, pode ser fundamental para lidar com o TAB.
Estilo de Vida Saudável: Manter um estilo de vida saudável, incluindo exercícios regulares, sono adequado e uma dieta balanceada, pode contribuir para o manejo dos sintomas do TAB.
Acompanhamento Médico: O TAB geralmente requer monitoramento médico contínuo para ajustar os medicamentos conforme necessário e avaliar o progresso do tratamento.
Embora a psicanálise possa oferecer insights valiosos sobre a mente humana e contribuir para o autoconhecimento, mas é importante buscar tratamentos com açoes praticas e cientificas com medidas robustas para condições de saúde mental mais graves, como o TAB. Se você ou alguém que você conhece está lidando com o TAB, é altamente recomendável procurar ajuda de profissionais de saúde mental, como psiquiatras e psicoterapeutas, que tenham experiência no tratamento dessa condição específica. O tratamento individualizado e baseado em evidências é fundamental para alcançar o melhor resultado possível.

A psicanálise não é uma abordagem terapêutica que busca "curar" transtornos psiquiátricos, como o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), no sentido médico da palavra. Em vez disso, a psicanálise se concentra em explorar a mente inconsciente, entender dinâmicas psicológicas e promover o autoconhecimento. O Transtorno Afetivo Bipolar é uma condição de saúde mental que envolve alterações extremas de humor, incluindo episódios de mania e depressão. O tratamento mais eficaz para o TAB geralmente envolve uma combinação de abordagens médicas, como medicação prescrita por um psiquiatra, e terapias psicológicas, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) ou a terapia interpessoal. A psicanálise pode ser útil para pessoas com TAB como parte de uma abordagem mais ampla de suporte psicológico. Ela pode ajudar a explorar questões emocionais e relacionadas ao TAB, como a forma como os sintomas afetam a vida cotidiana, relacionamentos e identidade pessoal. No entanto, a psicanálise não é considerada o tratamento principal para o TAB. É importante que qualquer pessoa com TAB ou qualquer outra condição de saúde mental seja avaliada por um profissional de saúde mental, como um psiquiatra, que pode fornecer um diagnóstico preciso e recomendar o tratamento apropriado. O tratamento mais eficaz para o TAB geralmente envolve a colaboração entre médicos e terapeutas para abordar tanto os aspectos psicológicos quanto os biológicos da condição.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 230
olá! Primeiramente para o psicanalista, não é importante um diagnóstico,um rótulo. Isso faz parte da psiquiatria, que necessita dessa indormação para receitar algum tipo de medicamento. Independente do seu diagnóstico a psicanálise é sempre muitoútil para a qualidade de vida emocional de qualquer ser humano que sofre O psiquiatra trata os sintomas e o psicanalista investiga as causas, a raiz deles e assis atuar ali em prol de minimizar a dor e os sofrimentos causados por eles.
Caso decida por iniciar esse tratamento, conte comigo!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400
Olá, saudações. Normalmente, sim. Atualmente, o diagnóstico de bipolaridade não requer a presença de transtornos psicóticos em nenhum dos dois estados de mania e de depressão. A consequência é um diagnóstico supérfluo da enfermidade para situações que seriam melhor compreendidas desde que se tomasse em consideração as vicissitudes da vida da pessoa. Uma pessoa que já se encontrou em estado de entusiasmo e de tristeza em diversas ocasiões pode receber o diagnóstico sem que sejam sopesadas as razões para ter se sentido assim. Retomando, pessoas que receberam o diagnóstico de bipolaridade normalmente podem ter os problemas fundamentais de sua condição tratados em psicoterapia. Exceções são pessoas cujos estados depressivos e (hipo)maníacos vêm acompanhados de alucinações, especialmente auditivas e catatonia (para depressão), quer dizer, os verdadeiros bipolares.
A psicanálise pode oferecer suporte no tratamento do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) ao ajudar o paciente a explorar questões emocionais profundas, padrões de pensamento e comportamento, além de promover uma compreensão mais profunda de si mesmo. Por meio da análise dos conflitos inconscientes, traumas e dinâmicas emocionais, o paciente pode desenvolver estratégias para lidar com os sintomas do TAB e reduzir o impacto negativo na sua vida diária. No entanto, é importante ressaltar que a psicanálise não é a única terapia direcionada para o tratamento específico do TAB, mas pode ser uma parte importante do suporte psicológico integral oferecido ao paciente. A colaboração com um psicanalista pode ajudar o paciente a desenvolver uma relação terapêutica significativa, promovendo a reflexão e o autoconhecimento necessários para enfrentar os desafios associados ao TAB.
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 140