Quais são os melhores alimentos pra quem tem anemia?

8 respostas
Quais são os melhores alimentos pra quem tem anemia?
Olá, tudo bem? O primeiro passo é saber qual tipo de anemia: Carencial (por falta de nutrientes), Por sangramento crônico, Hereditária (genética) , Anemia por doença crônica. Depois de descobrir o tipo correto de anemia se indica o tratamento específico, pois o raciocínio não é linear, se você repuser ferro em uma anemia de doença crônica (por exemplo) pode levar a outras complicações, como acúmulo de ferritina, sem ter nenhuma melhora da anemia.
Espero ter ajudado

Olá bom dia! Se for anemia ferropriva as melhores fontes de ferro de origem animal são fígado, coração bovino, vísceras e carne vermelha em geral. De origem vegetal temos os alimentos verde escuros como brócolis, couve, bertalha, agrião, rúcula, espinafre, feijões (preto, vermelho, mulatinho, branco), mas para ter uma absorção mais potencializada você deve associar as fontes de ferro vegetais com alimentos que contenham vitamina C (laranja, goiaba, acerola, limão, Cranberry, caju, etc) então se você comer uma fruta após o almoço já ajuda a absorver melhor esse nutriente!
Para a criação de um cardápio que te ajude a melhorar sua saúde procure um nutricionista, ele vai adequar as suas necessidades nutricionais e te ajudar com essas e outras dúvidas!
Olá! Um especialista precisa, primeiramente, descobrir a origem da sua anemia. Pode ser falta de ferro, de vitaminas, sangramentos excessivos etc.. Seu corpo está sinalizando o que ele precisa, mas essa leitura precisa ser feita por um nutricionista para que sua alimentação possa suprir eventuais carências.
Olá.Depende do tio de anemia.
Os principais tipos de anemia são as anemias ferropriva, hemolítica, falciforme, microcítica, sideroblástica, de Fanconi, perniciosa, aplástica, aplásica e megaloblástica. Os sintomas podem incluir fraqueza, dor de cabeça, irritabilidade, cansaço, dificuldade para realizar atividades físicas, entre outros.
O ideal é que você procure um profissional para que ele te oriente de forma personalizada e adequada.
Converse com o seu nutricionista. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta de reavaliação.
Olá, ótima pergunta! Em primeiro lugar, é importante que os profissionais determinem a origem desta anemia (ferropriva, hemolítica, megaloblástica, entre outras). Para a anemia, os alimentos que contém fontes de ferro de origem animal são carnes vermelhas, peixes e aves. De origem vegetal são alimentos verde escuros (espinafre por exemplo), feijão, nozes e grãos inteiros. Alimentos ricos em vitamina C como laranja, kiwi e abacaxi, têm o efeito de aumentar a absorção de ferro disponível.
Olá,

Importante consumir proteína de alto valor biológico (carne, peixe e frango) associado a proteínas vegetais e verduras de cor verde escura e sempre após as refeições consumir uma fruta ou suco fonte de vitamina C (laranja, goiaba, morango...). Evitar tomar chás e café após as refeições.

Espero ter ajudado.

Abraços
Te convidamos para uma consulta: Consulta de nutrição - R$ 400
Pessoas com anemia podem se beneficiar de alimentos ricos em ferro, vitamina B12, ácido fólico e vitamina C. Aqui estão alguns exemplos:

Carnes vermelhas magras: São uma excelente fonte de ferro facilmente absorvível pelo corpo. Carne bovina, cordeiro e carne de porco são boas opções.

Fígado: Uma das melhores fontes de ferro, especialmente fígado bovino.

Frutos do mar: Mariscos, como ostras, mexilhões e camarões, são ricos em ferro.

Feijões e leguminosas: Feijão, lentilhas, grão-de-bico e ervilhas são ótimas fontes de ferro, além de serem boas alternativas para vegetarianos e veganos.

Vegetais de folhas verdes escuras: Espinafre, couve, agrião e rúcula são ricos em ferro e também contêm ácido fólico.

Cereais fortificados: Alguns cereais são fortificados com ferro e outras vitaminas essenciais para quem tem anemia. Verifique os rótulos para garantir a presença desses nutrientes.

Frutas ricas em vitamina C: Laranjas, morangos, kiwi, acerola e outras frutas ricas em vitamina C ajudam na absorção de ferro não-heme (encontrado em fontes vegetais).

Ovos: São uma fonte rica em proteínas, ferro e vitamina B12.

Sementes e frutos secos: Sementes de abóbora, gergelim, castanhas, nozes e amêndoas podem fornecer quantidades significativas de ferro.

Lembrando que é importante buscar orientação nutricional para além da alimentação, suplementar o ferro e seus cofatores, caso seja necessário.
Olá!
A anemia é uma condição multifatorial e, ainda, existem tipos diferentes.
Se for a mais conhecida, a ferropriva (carência de ferro ou alteração no metabolismo), o controle deve ser feito através de uma série de intervenções dietéticas e medicamentosas. Sua causa pode estar relacionada com diversos fatores, desde vitamina b12 e ferro até carências hormonais específicas. Assim, não se pode indicar alimentos "bons pra anemia" de maneira isolada, sem conhecer mais de perto quais os fatores que estão desencadeando este quadro clínico. Indico um acompanhamento nutricional para o tratamento desta anemia de maneira íntegra.