Qual abordagem psicólogica é indicada para quem tem transtorno obssessivo compulsivo e hipocondria ?

31 respostas
Qual abordagem psicólogica é indicada para quem tem transtorno obssessivo compulsivo e hipocondria ?
A abordagem mais comprovada para o transtorno obsessivo compulsivo é a terapia cognitivo-comportamental. Faz-se um mapeamento dos pensamentos obsessivos e dos rituais compulsivos e, em seguida, progressivamente, faz-se uma exposição aos estímulos que provocam os pensamentos obsessivos e rituais compulsivos, ajudando o paciente a conseguir não realizar os rituais. Quanto à hipocondria, não há um tratamento psicológico específico, mas também há vários estudos com abordagem cognitivo-comportamental.

Acredito que todas as abordagens estão aptas para atender a esta demanda. O que varia são as técnicas utilizadas, que impactam, dentre outras situações, no tempo de acompanhamento.
Terapia Cognitivo-Comportamental.
Ela é focal. Trata apenas de 1 questão por vc, sendo um facilitador para uma recuperação melhor e mais rápida.
Olá. Todas as abordagens pode atender as demandas do transtorno.
A terapia cognitiva comportamental é interessante neste processo, pois é uma terapia focada no problema e trabalha com pensamentos.
A mudança do pensamento para mudança do comportamento.
Quando você muda o pensamento, sua vida muda.
Gratidão!
O tratamento mais comprovado e efetivo para o transtorno obsessivo compulsivo é a terapia cognitivo comportamental. Abraços!!
A abordagem terapêutica mais indicada para o tratamento do TOC é a Terapia Cognitivo Comportamental. Para o tratamento, além de pareamento de relaxamento com os estímulos que geram a compulsão, objetivando zerar a ansiedade produzida, trabalhamos com a reestruturação das crenças disfuncionais desencadeadas pelos pensamentos obsessivos.
A hipocondria é tratada na Terapia Cognitivo Comportamental com a reestruturação cognitiva para enfraquecer as crenças disfuncionais relacionadas com pensamentos hipocondríacos e com exercícios comportamentais para diminuir as respostas ansiogênicas.
Espero ter colaborado de alguma forma. Abraços.
Boa noite, na base da minha experiência profissional o tratamento mais eficaz que encontrei é o EMDR que alcança áreas cerebrais que precisam se reorganizar
Se você permite, parece que sua pergunta é objetiva demais para algo que, no fundo, é subjetivo. Eu entendo a busca pela eficácia e por se livrar de algo que faz sofrer, mas o que faz uma pessoa sofrer não está apenas fora dela como se esperaria de um diagnóstico vindo de fora seguido da indicação da terapia certa prescrita por outrem. A eficácia da terapia dependerá da relação (única) com o terapeuta. Não procure do lado de fora o que é melhor para si, olhe para si dentro de uma conversa com um terapeuta e avalie se a partir daquela relação frutificará o que você espera.
As abordagens teóricas nada mais são do que diferentes ferramentas para lidar com o conflito do paciente. O importante é identificar a sua necessidade. Você só quer eliminar um determinado sintoma? Ou você quer alguma coisa mais profunda, que demande um tratamento mais longo e mais abrangente? É essa a pergunta que você tem que se fazer. A outra questão e mais importante é que, independente da abordagem teórica, você se sinta acolhido e à vontade com o profissional que vai atendê-lo (a).
Olá, 50% da melhora no quadro deriva da motivação do paciente e os outros 50% deriva da sua relação com o profissional. Independente da abordagem.
Todas as abordagens são eficazes para a remissão desses transtornos, quando voce se identifica com o profissional, caso contrario nenhuma abordagem surtirá o efeito que voce necessita, pois a vontade de superar as dificuldades está somente em voce.
as abordagens utilizadas são somente do profissional, que se sente mais a vontade para atender o paciente e o acolher.
Olá, qualquer profissional bem capacitado é capaz de te ajudar, entretanto a TCC tende a apresentar resultados mais rápidos e eficazes em comparação com outras abordagens, fora isso seria bom auxílio psiquiátrico
Boa noite, qualquer abordagem pode ser eficaz, entretanto, atualmente a Coginitvo Comportamental tem sido considerada de maior suporte empírico. Eu indico o tratamento pela TCC juntamente com o tratamento medicamentoso com um psiquiatra.
Um profissional que trabalhe com a linha de abordagem chamada de Terapia Cognitivo Comportamental lidaria muito bem. Procure um profissional TCC. Até logo.
Os dados de literaturas nacional e internacional lá mostram que o mais indicado para Transtorno Obsessivo Compulsivo é sim a Terapia Cognitivo Comportamental, combinada ou não com medicação. A Hipocondria seria trabalhada com reestruração cognitiva e outras técnicas. Existe ainda, dentro da TCC, a Teoria do Esquema que aborda pacientes que já passaram por outros trabalhos e recaíram, ou seja, pacientes refratários. Essa teoria enfatiza muito o vínculo terapêutico e integra técnicas advindas de outras abordagens, sendo considerada uma forma de tratamento bem completa. Apesar de todas as informações e indicações, você precisa se sentir seguro e acolhido em seu ambiente terapêutico. Boa Sorte!
A abordagem com um maior índice de sucesso é a Cognitiva Comportamental , mas todas possuem seu valor ! O importante é sentir-se seguro , confiante , o que faz com que o processo terapêutico já inicie com um bom prognostivo ! Um abraço!
Concordo com o colega Paulo Renato, não existe comprovação que uma linha teórica é melhor que outra. Dependerá da qualidade do profissional e do vínculo terapeutico.
Escolha um profissional que passe confiança e o deixe seguro.
Boa escolha e sucesso.
Sugiro a abordagem cognitiva comportamental. Embora considere de extrema importância o vínculo terapêutico para uma maior eficácia no tratamento.
O colega PAULO RENATO colocou muito bem a questao. Cada linha precisa superar a tentacao de se auto promover. Voce precisa encontrar um competente psicologo especialista em PSICOTERAPIA. Cada linha terapeutica verdadeira tem contribuicoes para a cura de doencas emocionais que alguns chamam de NEUROSES OU PSICOSES. Karl Rogers, famoso cientista nesta area ensinou que mais importante do que descobrir o nome da doenca e a cura. Ela existe.
Todas as abordagens dentro da psicologia clínica podem ser usadas, sempre que profissionais experientes e eficientes no seu método!
O mais eficaz tratamento é uma boa aliança terapêutica entre paciente e terapeuta, onde o sujeito se sentira confiante e poderá fazer s sua parte, depende da determinação do sujeito em se aplicar na terapia, pois nenhuma abordagem trabalha isoladamente. Ha pesquisas sobre a comprovação de eficácia para tratar transtornos , como a ansiedade por ex, com mais rapidez como é o caso da TCC.Onde a pessoa aprende melhorar seu autocontrole.
Boa noite!
Juntamente com a medicação caso se faça necessário, a Terapia Cognitiva Comportamental é a mais indicada para ajudar a identificar os sintomas a serem tratados. Encontrar um terapeuta com quem você consiga fazer uma transferência ou seja que lhe transmita segurança e confiabilidade vai garantir o sucesso do seu tratamento.Boa sorte e conte comigo.
Como já foi amplamente salientado pelos colegas, a terapia cognitivo-comportamental seria a a abordagem teórica mais funcional para remissão dos sintomas nesses quadros. Importante ressaltar também a importância do acompanhamento médico, visto nesses casos muitas vezes sendo necessário conjugar o tratamento medicamentoso com psicoterapia.
Olá.

O tratamento dos Transtornos de Controle do Impulso, (TOC, Hipocondria, entre outros), através da abordagem TCC apresenta ótimos resultados.

Recomendo a busca por um Psicólogo Clínico titulado nesta área.

Grato.
Espero poder ter ajudado.
Olá! Com a Terapia Cognitivo-Comportamental, pois ela é focal, sendo um facilitador para uma recuperação melhor e mais rápida dos sintomas, porém a eficácia da terapia dependerá da relação (única) com o terapeuta. Não procure do lado de fora o que é melhor para si, olhe para si dentro de uma conversa com um terapeuta e avalie se a partir daquela relação frutificará o que você espera. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! A Terapia Cognitivo- comportamental. Ela é um tratamento eficaz para adultos e crianças com TOC. Pesquisas mostram que certos tipos de psicoterapia, incluindo a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) podem ser tão eficazes quanto a medicação para muitos indivíduos. A terapia é eficaz na redução de comportamentos compulsivos no TOC, mesmo em pessoas que não respondem bem à medicação. Procure um psicólogo, esse profissional poderá ajudá-lo a controlar as obsessões e compulsões. É importante trabalhar as crenças e o medo presente neste quadro. Fico à disposição! Abraço!
Terapia Cognitivo Comportamental evidencia através de trabalhos científicos bons resultados porém, sugiro que não se prenda a abordagens, sempre digo aos meus pacientes que melhor abordagem é aquela que você se adapta.
Olá! Difícil dizer qual a melhor abordagem, pois todas as abordagens psicológicas são adequadas. Minha recomendação é você experimentar a psicoterapia e sentir se o profissional lhe transmite confiança e segurança para te acompanhar no seu processo de autoconhecimento. Um abraço.
A terapia comportamental cognitiva é efetiva para ambos os transtornos, claro que pode acontecer de você pegar uma psicologa que não tenha experiencia em tratar toc, ou hipocondria, isso acontece. Seria interessante pesquisar se o profissional antes, para verificar se ele se sente a vontade, e se trabalha com tais transtornos. No Toc o tratamento é longo e uma avaliação se faz necessária, para poder inclusive estar associando o uso de medicação para melhores resultados, até pq quando a pessoa esta em muita ansiedade, os sintomas do Toc se agravam. Você precisa estar em dia com seu medico para avaliar questões orgânicas..De qualquer forma, ha necessidade de um psicologo para te ajudar pois tais condições que podem gerar muita duvida, angustia, medos, dificuldades e preocupação desproporcional com sua saude. Estou a disposição para te ajudar!
Olá, boa noite. Todas as abordagens têm eficácia para tratar a sua demanda. É importante que você se identifique com a abordagem que escolher. Além de ser necessária a identificação com o psicólogo também, como ele trabalha, o quanto se sente a vontade e confiante naquela espaço terapêutico. Isto sim que irá nortear se o tratamento terá resultados.
Olá. Todas as abordagens são capazes de lidar com essa demanda, sendo que não existe uma melhor do que a outra, apenas a adaptação e resposta da pessoa, não só a abordagem, mas principalmente a conexão com o profissional. Minha orientação é buscar um psicólogo que você se sinta confortável e confie no trabalho dele. Abraço.