Tenho ansiedade social e transtorno do pânico, faço tratamento com psicóloga e tomo medicação. Dev

34 respostas
Tenho ansiedade social e transtorno do pânico, faço tratamento com psicóloga e tomo medicação.
Devo contar isso a meu namorado, logo no início do relacionamento?
Acredito que quanto mais sincera você for será melhor para você e a relação de vocês. Afinal é um sinal que você está se cuidando, que se ama, preza pela sua saúde mental e está tudo certo.

Será que se você estivesse no lugar dele gostaria de saber?
Pela pergunta parece que você está insegura em abordar este assunto com ele.
Sugiro que converse com sua psicóloga para que logo consiga resolver essa questão. Cuide-se ????
Se você não se sente segura para falar, pode ser porque ainda não se sente totalmente à vontade ainda com a pessoa. Com o passar do tempo a relação vai aprofundar e essa confiança tende a chegar. Sentindo-se mais segura você estará mais à vontade e certamente falará. E é importante que converse à esse respeito.
Falar o que sentimos e pensamos em alguns momentos pode nos parecer apavorante e ameaçador. Se sentir segura para contar isso a alguém também é um grande desafio, e quando estamos iniciando uma relação, conhecemos pouco a pessoa, assim como sua opinião sobre questões de ordem psicológica. De repente considere conversar de uma maneira geral sobre o assunto, para que você se sinta mais segura para falar de si.
Sim. Eu acho que vc deve ser sincera. Deve sim contar a verdade, até porque se ele já está gostando de vc, vai querer o seu bem, ele poderá te ajudar. Converse com sua terapeuta e tome uma decisão.
Não há uma resposta certa para sua dúvida. O melhor a fazer é entender o quanto isso a incomoda e qual seu nível de confiança no seu companheiro para dividir algo tão importante da sua vida. A decisão é sua e, independentemente de qual caminho venha a escolher, faça aquilo que vai lhe deixar feliz e em paz com vc mesma.
Seria importante você falar, pois para um relacionamento ser duradouro, não deve haver segredos. Se ele realmente está interessado em ter relacionamento sério, ele não se importará e poderá te ajudar. Espero ter te ajudado. Grande Abraço.
Sim, por que não? Não tem nenhum problema em apresentar um transtorno psicológico todos nós estamos sujeitos a isso e se ele não souber compreender e te dar apoio nesse momento que vc está passando então com certeza não está pronto para um relacionamento.
Acredito que essa escolha é unicamente sua, quando o relacionamento está no início é comum se sentir mais insegura, portanto saberá a hora certa de falar quando estiver mais confortável no relacionamento, portanto relaxa quanto a sua dúvida o momento certo chegará e você saberá .
Não existem regras para essas situações, o importante é que você se sinta segura o suficiente para falar sobre isso com essa nova pessoa, talvez o importante seja trabalhar, na sua terapia, essa questão para lidar adequadamente com esse novo desafio.
Sim. É parte de sua recuperação.Do contrário, não é enamoramento, mas sim Investimento narcísico.
Trabalhe isso em sua análise!
Eu tenho ouvido muito disso em minha POL - Psicanálise Online Lacaniana via Whatsapp e Skype.
Um bom relacionamento e moldado em confiança.
Converse naturalmente com ele sobre o assunto. Isto vai transmitir que vc lida com esta questão com firmeza.
O amor é a base de tudo.
Quando encontramos alguém e começamos a nos relacionar, é natural falarmos sobre nós e ouvirmos o outro para evoluir essa relação. Nesse sentido naturalmente será conversado sobre vocês - e quando você diz se já deve falar no início do namoro, creio que diante de um diálogo natural entre vocês espontâneamente surgirá o assunto. Não tem porque omitir do outro e avalie porque pode incomodar você falar sobre o assunto.
Uma relação vai se construindo gradualmente. É importante que você seja sincera , mas você precisa está se sentindo confortavel para falar sobre o assunto. Fale de si mesma naturalmente , e a medida que a relação for se estreitando mais, a confiança no outro vai fluindo mais ,e naturalmente vc vai falar mais de vc.
Olá.
Se você se sentir segura para falar tudo bem, caso contrário trabalhe isso com sua (seu) psicólogo. A terapia cognitivo comportamental trabalha transtornos de ansiedade muito bem e de forma mais rápida. Converse com seu terapeuta sobre isso. E fique tranquila (o). Você saberá o que fazer.
Olá! É uma escolha bem individual. O mais importante nessa situação é que você se sinta segura para compartilhar a questão. O mais indicado, nesse momento, seria você trabalhar esse receio na sua terapia para que você se sinta preparada e confiante para tratar do assunto com seu novo namorado. Desejo que tudo corra bem. Fico à disposição. Abraço! Esther Araújo
acredito que seja interessante ver sua necessidade com relação a contar ou não: avaliar se precisa de algum apoio dele e se ele poderia dar; perceber a intensidade dos vínculos que tem e o quanto importa p você dizer ou não. o ideal é que não cause mais danos que o sofrimento mental em si - avalie ônus e bônus
Não conte nada, provavelmente ele já percebeu e gosta de você mesmo assim.

Olá!
Á terapia é um momento para trabalhar e tratar questões que muitas vezes é difícil só.
Tente falar dessa questão com seu psicólogo. Certo que te ajudará.
Um bom relacionamento começa na confiança, então imagino que sinceridade no relacionamento é fundamental para o crescimento do mesmo.
Uma boa conversa sobre o assunto é interessante, assim ele nao vai sentir enganado, e nem voce que está enganando...
sucesso.....
Procure conversar com sua terapeuta sobre qual o seu olhar e como você se enxerga com o diagnóstico de ansiedade social e transtorno do pânico e quais motivações e sua importância em trazer essa informação para seu namorado. Acredito que quando você perceber a importância ou não dessa informação para seu relacionamento, você vai saber se e quando deva contar para seu namorado. O importante é se sentir segura para lidar com suas questões, emoções, sintomas e não necessariamente trazer ou não situações para seu parceiro sem saber se quer dividir com ele. Saiba primeiro porque seria importante dividir esse assunto com seu namorado.
Olá. Deve sim, falar ao seu namorado.E por quê?Porque você está em processo terapêutico.Atitudes corajosas só engrandecem, e também contribuem para a sua recuperação.Um abraço.
Se você estivesse com qualquer outro problema de saúde, você contaria a ele? Verifique se o seu preconceito com relação a doença psíquica não pode interferir até na maneira com que vai contar a ele, pois se para você for uma coisa natural, de alguém que está apenas tentando retomar seu equilíbrio para ele também será uma coisa normal mas se você mesma já apresenta a questão como algo pesado, é assim que ele vai encarar. A doença psíquica acomete as pessoas mais sensíveis, então não se sinta constrangida por isso e converse sim com ele pois não se constrói relacionamentos firmes sobre omissões. Conte comigo e boa sorte!
Sim, o quanto antes. Se você deseja ter uma relação madura, construída na verdade e na liberdade de poder ser você mesma. Você deve sim dizer e inclusive falar como você esta, até onde pode ir com você, o qual são os seus limites em questões diversas, pois assim ele também saberá como pode te ajudar e como respeitar a sua personalidade.
A decisão é sua! Trabalhe essa questão com o terapeuta intensamente. As situações são singulares e cabe a análise da melhor hora de você fazer isso. Aliás, qual seria o problema de alguém se relacionar com alguém que faz psicoterapia ou tem isso ou aquilo? Quem não algo? A "normalidade" é uma suposta ficção. Um abraço
Olá, bom dia. Você está perguntando algo muito pessoal, que é importante que você mesma analise na sua terapia e perceba como gostaria de levar esse relacionamento. Como é o vínculo da confiança no seu namoro? Segredos costumam afetar negativamente o casal. Pense sobre isso e trabalhe essa questão na terapia, para que você descubra a melhor forma de se atender nessa relação. Bjs
Acredito ser muito perigoso para um profissional realizar psicodiagnósticos a partir de um sintoma. O ideal, assim como aprendemos, é avaliar com profundidade as causas para expandir a consciência e dar novos significados para as questões da vida. Procure um profissional que vai ajudar você a chegar nessa compreensão e não apenas responder às dúvidas... afinal, você é um ser único e a psicoterapia deve ser levada a sério quando observamos sua história de vida!
Depende de como vc sentirá ? Se sentirá melhor ?
Olá!

Como você já está sendo acompanhada por uma psicóloga, como menciona na sua pergunta, acredito que o ideal seja você discutir juntamente á ela essa possibilidade.

A sua terapeuta terá condições de te auxiliar nessa decisão, discutindo os prós e os contras dessa atitude.

Espero ter ajudado!
Olá! Coloque-se no lugar do outro e pergunte-se qual a melhor maneira de encarar essa situação, você se sentiria bem em contar a ele sobre seu tratamento e uso de medicação? Entendo que a comunicação, transparência e respeito mútuo são a base de um relacionamento. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá, essa é uma decisão sua e que cabe a você contar quando se sentir a vontade e segura para isso, sugiro compartilhar essa questão com a sua psicóloga, a psicoterapia poderá te auxiliar a elaborar esse discurso e te auxiliar neste processo. Espero ter ajudado!
Olá! Leve esta questão para ser trabalhada na psicoterapia. Um abraço
Vai contando com calma, mas sempre dizendo que se cuida e vai melhorar. Se ele se separar de você é porque ele não te merece.
Não tem o dever de contar no iníciou ou qualquer outro momento do relacionamento, entretanto, é preciso avaliar o impacto de não compartilhar uma informação no relacionamento.