Tenho pavor a mudança de tempo, assim que vejo o céu branco corro para previsão do tempo, se vejo qu

33 respostas
Tenho pavor a mudança de tempo, assim que vejo o céu branco corro para previsão do tempo, se vejo que vai haver chuva, relâmpagos e trovões já entro em pânico e começo uma crise de enxaqueca. Como posso me livrar desse medo? E se Isso está relacionado a alguma fobia?
Bom dia, por vezes desenvolvemos alguns ritos e comportamentos que não sabemos de onde vem e como surgiu, por vezes pode esta relacionado ha algo incompreensível aparentemente, mas com uma boa análise ou psicoterapia, pode vir a lhe ajudar o porque deste medo e assim pode lhe ajudar melhor a lidar com esta situação. Procure um psicologo e converse um pouco, vai lhe ajudar.
abraço. a disposição para outras dúvidas.

Olá, bom dia. A resposta à sua última pergunta é sim. De todo modo, é necessário que você procure um psicólogo ou psiquiatra para detalhar melhor o seu quadro, sobretudo, a intensidade dos sintomas de fundo ansioso. Nesse casos, se houver necessidade de tratamento psiquiátrico, o foco será o alivio dos sintomas de ansiedade, caso sejam muito intensos. "Para se livrar desse medo" a maneira mais efetiva é procurar por uma das várias abordagens de psicoterapia. Nesse sentido, a Terapia Cognitiva Comportamental deve lhe trazer resultados concretos mais rápidos.
Bom dia,
Nossos medos estão ligados à processos individuais (logo subjetivos) de internalização e significação. Desta forma, entender o seu medo, requer uma análise individual; que possibilite nomear "para você" os conteúdos inconscientes que estas situações de mudança de tempo despertam (mesmas situações possuem significados diferentes para cada indivíduo).
Proponho que reflita sobre a possibilidade de iniciar um processo de análise individual com uma Psicóloga (o) de sua escolha.
Espero ter auxiliado na resposta à sua pergunta.
À disposição.
Olá, pode estar relacionado a alguma fobia, mas acredito que mais importante do que classificar se é uma fobia ou não é entender melhor o que acontece quando você percebe que o tempo vai mudar, em resumo, o que você teme? Dessa forma, acredito que a Psicoterapia pode te ajudar primeiro a clarificar o que está acontecendo e depois que essa situação estiver mais clara para você, você pode encontrar outras formas de lidar com isso.
Olá. Em relação a como você pode se livrar desse medo, é essencial para isso que você compreenda de onde vem esse medo e qual a função que ele exerce na sua vida. Muitas vezes o medo tem uma função de proteção. Quando temos medo de algo, geralmente nos protegemos daquilo. Porém, o seu medo parece estar causando prejuízos na sua vida, como as crises de enxaqueca. Esse fato pode sim estar relacionado a alguma fobia. De qualquer forma, a psicoterapia poderá te ajudar a compreender esse medo, para então se livrar dele ou desenvolver recursos para lidar com o mesmo.
Talvez o medo da mudança do tempo não eateja relacionada diretamente a isso mas a alguma outra mudança, uma análise talvez possa lhe ajudar a compreender o que ocorre.
Att.
Eduardo
Sim sim, respondendo sua última pergunta está relacionado sim à alguma fobia, neurose, enfim algo emocional está atrapalhando sua vida nesse sentido. Algum trauma, alguma experiência que simbolicamente possa estar representada nesses eventos. O psicólogo e a psicoterapia irão avaliar e ajudar nisso. Procure ajuda quanto antes!
Ola! Mais importante que nomear se está ou não relacionado a uma fobia é entender qual o sentido desse medo para você. O que a mudança de tempo marca para você? O que traz de conteúdo inconsciente. Isso você só pode ter acesso em uma análise pessoal. Procure um Psicólogo para iniciar um trabalho psicoterapeutico.
Olá! Muitos quadros similares ao que você escreveu são desenvolvidos a partir de traumas que, muitas vezes, não são mais conscientes. Traumas geram respostas automáticas e o que é preciso fazer para descontinuar este ciclo é a dessensibilização de informações que são contraproducentes. Isso é possível através da Terapia EMDR.
Qualquer comportamento que nos causa angústia, desconforto e sofrimento é indicativo da necessidade de tratamento adequado. Existem várias estratégias terapêuticas que são eficazes para seu caso. Recomendo que busque ajuda psicológica!
Olá. Com certeza o que você sente está ligado a algo que você viveu, mas que talvez nem se lembre. Com o passar dos anos e com as vivências negativas associadas, seu cérebro começa a responder automaticamente sentindo medo e, por você não dar atenção a isso, passou a gerar sintomas físicos também. Está na hora de olhar pra isso, entender os porquês, aceitar, digerir essa vivência e soltar, para poder avançar sem os medos. Encontre uma maneira de se conectar com você mesma, seja através de uma psicoterapia ou de cursos e workshops de desenvolvimento pessoal. Abraços!
Olá, é possível que você tenha uma fobia específica chamada: brontofobia, neste caso você poderá tratar sua ansiedade com psicólogo para entender o gatilho desse medo e com o tempo ter controle sobre essa situação.
Melhoras!
Olá, como já foi dito, seria bom você procurar um psicólogo. Só analisando o seu caso especificamente poderíamos saber do que se trata esse seu medo. Acredito que esse profissional poderá te ajudar a entender o que te levou a isso e como lidar com esse medo. Melhoras e boa sorte! Qualquer coisa, estou à disposição.
Olá. A fobia é um processo psicológico no qual o sujeito desenvolve medo excessivo e pavor em relação à algum objeto (ou situação). Para ser diagnosticado é necessário saber acerca da frequência, intensidade e do impacto na vida social do indivíduo. Entender o contexto no qual os sintomas aparecem também é de suma importância. Sugiro que procure um profissional competente, pois a enxaqueca é um sinal de somatização, o que pode ser um agravamento dos sintomas relativos à fobia.
Olá!
Oriento que busque ajuda de um psicólogo para que possa encontrar a raiz deste medo, sempre que houver sofrimento psíquico buscar a ajuda de um profissional de Saúde Mental será muito contributivo para sua qualidade de vida e bem estar e todo o funcionamento do seu organismo.
Espero ter contribuído!
Um abraço!
Karla
Olá! Provavelmente está relacionado sim à uma fobia com sintomas psicossomáticos. A taquicardia, a crise de enxaqueca e o medo que aconteça o pior são sintomas que não podem ser ignorados. Procure um psicólogo e faça uma avaliação. Boa sorte!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 220
Ola. A fobia nada mais é que um medo exagerado de algo. Sugiro que busque ajuda profissional de um psicanalista/psicologo, para compreender o que se passa com você, que pode não ser medo da mudança de tempo, mas, sim um deslocamento de um outro medo para a mudança de tempo. Com certeza terá sucesso se levares a sério seu tratamento psicológico.
Se isso causa sofrimento, com toda certeza precisa buscar um psicólogo e fazer uma anamnese completa junto com uma análise minuciosa.A psicoterapia é relevante para Fobias e tem cura.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! É importante entender que existem medos inatos e medos condicionados. Os inatos são aqueles que já nascemos com eles, por exemplo, medo de animais selvagens, predadores, medo de ruídos muito altos, etc. Já os condicionados são os medos que adquirimos ao longo da vida, através da aprendizagem, por exemplo, medo de baratas. No seu caso, parece ser o medo de uma tempestade. Teríamos que avaliar a origem desse medo, o quanto o estímulo "céu nublado" está pareado com o sentimento de apreensão ou de que algo ruim irá acontecer. Descobrindo quais são seus pensamentos por trás desse medo e ansiedade, ou seja, definindo quais são, de fato, seus temores, temos a chance de verificar se são irracionais ou não. Assim, podemos buscar através de evidências confrontar o pensamento distorcido e fazer uma exposição imaginária de forma gradual e contínua. Entenda que até mesmo medos inatos podem ser modificados. O cérebro possui uma plasticidade neuronal que permite uma infinidade de aprendizados.
Olá. Procure um psicólogo para fazer uma avaliação. A fobia e os sintomas podem estar mascarando alguma outra coisa. Atenciosamente
Olá.
Inicialmente indico um bom Psicólogo Clínico para seja realizada uma boa avaliação de seu caso.
Possivelmente o processo terapêutico desenvolvido pelo Psicólogo Clínico lhe trará condições de superar os sintomas e sinais que relata e, trabalhar com as causas que provocam esta(s) fobia(s).

Espero ter ajudado.
Fico à sua disposição.
Grato.
Entendi, é necessário cuidar, procurar ajuda pois, tal medo, pode evoluir para outras áreas, profissional indicado Psicólogo
Olá, toda pessoa tem uma história de vida particular, e na psicanálise podemos construir uma ponte de acesso aos sentimentos, emoções e pensamentos que podem estar influenciando no que você descreve atualmente.
Olá, não dá para concluir pelo o seu relato se é um quadro de fobia específica, sugiro procurar um psicólogo para entender melhor o seu caso. Um abraço, fico à disposição! Letícia de Paulo
Pode sim estar relacionado a alguma fobia, porém mais importante do entender essa relação, é tentar aliviar os sintomas, a Psicoterapia Cognitivo Comportamental, tem se mostrado muito eficaz no tratamento de fobias e o tratamento precoce traçando recursos de enfrentamento deste medo junto com seu psicoterapeuta sempre é a melhor alternativa. Se cuida, respeite o seu medo e conte comigo no que for necessário.
Olá! Veja, conversar com um profissional de saúde mental pode ajudá-la a controlar sua fobia específica ou mesmo seu medo irracional da chuva/tempesdade. A terapia se concentrará em mudar sua resposta ao objeto ou situação que você teme, assim como a construir recursos internos próprios do paciente para lidar melhor com esses sintomas e suas causas.
Olá! Se trata de uma brontofobia. É um medo de raios, trovões e tempestades. Trata-se de um medo exagerado, irracional e incontrolável que costuma resultar em sintomas físicos, cognitivos e comportamentais. E normalmente a pessoa tenta evitar ou fugir dessas situações. A abordagem cognitivo comportamental pode ter ajudar com resultados satisfatórios no tratamento dessa fobia. Na terapia você vai aprender uma série de técnicas para aliviar os sintomas e superar o medo. Um abraço e fico à disposição.
Oiê!
Se é um medo intenso, que você percebe até que te traz prejuízo, provavelmente está sim ligado a alguma fobia.
Para entender melhor o que acontece, e pensar na melhor estratégia para você, o ideal é ter consulta com psicólogo!
Abordagens cognitivo-comportamentais têm boas evidências de eficácia para essa questão!
Fico à disposição para tirar dúvidas
Boa tarde
Sim, pode ser uma fobia, (astrafobia) , que é o medo irracional de trovões e tempestades. Para superar esse medo, é importante enfrentá-lo gradualmente com ajuda de um psicólogo especialista que poderá ajudar a entender o medo e a desenvolver estratégias para enfrentá-lo. Caso não seja possível pode tentar algumas sugetões de exposisção gradual ou disssenssibilização sistemática que deve ser feito sempre respeitando seus limites. Comece com situações menos estressantes, como ouvir gravações de trovões ou simulações em vídeo, e progrida para eventos climáticos reais e estude sobre clima e seus eventos.
Lembre-se de que superar um medo pode ser um processo gradual, e tudo bem se levar tempo para se sentir confortável em situações climáticas desafiadoras.
Espero ter ajudado
Boa tarde , como vc está?
Que bom q vc está buscando ajuda.
O tempo influencia sim em nosso estado emocional e humor. Mas recomendo vc buscar ajuda profissional com um psicologo q sinta confiança.
Se o tempo influencia d tal maneira q vc se paralisa, incomoda, a ponto de vc criar sintomas ou não conseguir fazer atividades suas. Então recomendo ajuda. Com o profissional vc vai conseguir expressaR tuas emoções, e poder investigar profundamente da onde vem esses teus medos, além de criar estratégias para melhor lidar com eles.
recomendo a busca por um psicólogo. Espero ter te ajudado. Caso faça sentido, sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição, e te convido a vir conhecer meu trabalho. @leticiafernandespsi
Entendendo o seu medo, lidando com ele. Psicoterapia é o serviço indicado. Abraço.
Bom dia. Sim, pode estar relacionado a uma fobia, mas o mais importante é entender como é este medo, de onde vem, o que ele representa para você, qual experiência que já viveu de forma negativa, se este medo vem por exemplo de algo aprendido por pessoas próximas/família. Levar em conta que dias nublados podem interferir de forma negativa no humor. Sugiro que você procure um profissional da psicologia para entender melhor sobre este medo e cuidar de você, desenvolvendo habilidades para lidar com ele. Me coloco a disposição @psiluanamarys. Um abraço
Olá, como vai? Um pavor que tenha por objeto ideias de forte carga simbólica como as que você relata (céu, relâmpagos e trovões) é sugestivo de um sintoma fóbico clássico. Além disso, a enxaqueca de origem “psicológica” é indicativa de um problema que será igualmente passível de tratamento “psicológico”. Asseguro-lhe que ele se apaziguaria com a ajuda de uma boa terapia, e indico-lhe a psicanálise de orientação lacaniana.