Tenho uma filha ja com 11anos de idade ,e ela não consegui ler nem soletra sem que eu a ajude e le

23 respostas
Tenho uma filha ja com 11anos de idade ,e ela não consegui ler nem soletra sem que eu a ajude e le diga as letras e as sílabas ainda assim ela não consegui assimilar a palavra .
Será que ela tem dislexia?
Então, ela está com uma dificuldade no processo de aprendizagem, se formos falar de dislexia é necessário a intervenção fonoaudiologia por seis meses e para fechar um diagnóstico é importante que a criança passe por uma avaliação neuropsicológica para descartar a deficiência intelectual.

Espero ter ajudado.
Um abraço.

Busque uma fono para te ajudar.
Olá!
O processo formal de alfabetização, quando proveniente de um ambiente estimulante, ou seja, que faça uso e que incentive a leitura, sugere que cronologicamente a criança aos 11 anos já esteja alfabetizada e lendo com segurança.
Embora você nos traga informações importantes, considero que para que haja um diagnóstico sólido faz se necessário uma avaliação multidisciplinar. A avaliação multidisciplinar tem como objetivo compreender o funcionamento cognitivo, emocional e também fonológico da sua filha. Nesta avaliação, serão solicitados exames clínicos e testagens em consultório. Os profissionais envolvidos neste processo possivelmente serão o especialista em neuropsicologia, psicopedagogo, psicólogo (caso o neuropsicólogo não seja psicólogo). Estes profissionais realizarão um relatório com a possível hipótese diagnóstica, porém o diagnóstico só poderá ser fechado por um médico. Após diagnóstico, a próxima etapa será ir em busca de processos de intervenção. Espero ter lhe ajudado!
É importante entender todos os fatores associados a aprendizagem, desde dificuldades visuais, auditivas e cognitivas. Uma avaliação neuropsicológica poderá te ajudar a entender o funcionamento cerebral (cognição) e associá-lo ao comportamento, na fonoaudiológica serão identificadas as dificuldades de discriminação fonêmicas e fonológicas, sintáticas, etc e na psicopedagógica as defasagens de conteúdo. Esses três profissionais poderão indicar então os profissionais necessários para realizar intervenção com a equipe multidisciplinar. O quanto antes você fizer essa avaliação, antes identifica exatamente qual a dificuldade e o que precisa fazer para ajudá-la.
Olá. Pela idade e os "sintomas " que são descritos, a princípio pode ser sim dislexia. Mas existem os subtipos da dislexia , a saber temos: dislexia auditiva ou disfonética,a visual ou diseidética, e a mista que é uma junção dessas duas anteriores. O ideal é uma avaliação multidisciplinar : com psicopedagoga (terapeuta da aprendizagem e especialista em transtornos especifico de aprendizagem como é o caso da dislexia), fonoaudiólogo, neuropediatra. Espero ter ajudado. Me coloco a disposição para maiores esclarecimentos. Abraço.
Qualquer coisa que se fale aqui será especulação, leve a um especialista para que possam ser feitos testes e exames se necessário.
att
Eduardo
Concordo com os colegas que sugerem uma avaliação neuropsicologia e com fonoaudióloga, é importante compreender qual é o real problema para planejar uma possível intervenção. Na escola os professores não perceberam nada para sugerir algo a ser feito? Antes de qualquer hipóteses precisa consultar profissionais especializados para ter um diagnostico adequado.
Então, não pode-se afirmar que sua filha tem dislexia... Claro que ela apresenta dificuldades de aprendizagem. Necessário uma avaliação clinica sobre a dificuldade, a orientação é que você procure um Fonoaudiólogo para avaliá-la.
Não há como afirmar que sua filha tenha dislexia. O Neurologista é o profissional que faz os exames e dá o diagnóstico. Uma avaliação psicopedagógica pode detectar as dificuldades de aprendizagem, encaminhar para os profissionais necessários, como um fonoaudiólogo ou psicólogo, e trabalhar atividades especificas que sejam focadas nas dificuldades de sua filha.
Qualquer dificuldade no processo de aquisição e desempenho das habilidades de leitura e escrita deve ser avaliada por profissionais qualificados. Algumas visitas ao neurologista, fonoaudiólogo e neuropsicólogo podem ser necessárias se chegar a uma compreensão diagnóstica sobre o quadro. O mais importante é compreender as características individuais da paciente, suas habilidades e dificuldades, para encontrar as estratégias e intervenções adequadas. Boa sorte. Abraços.
Olá! Concordo com os colegas que sugerem que você deva procurar ajuda de alguns profissionais. Aos 11 anos é esperado que a criança, em um ambiente que estimule a leitura, dialogo, seja capaz de ter adquirido a habilidade de leitura e escrita, porém para se ter certeza é necessário uma avaliação com vários profissionais, como o neurologista pediatra, neuropsicólogo, fonoaudiólogo, pois será através da avaliação de cada profissional que será possível concluir as avaliações e elaborar um plano de ação, um modelo de trabalho que venha auxiliar sua filha e entender quais as reais necessidades dela, além de orientar os pais a conduta que devem ter com ela.
Para um diagnóstico preciso o ideal é que ela passe por uma avaliação neuropsicológica com um neuropsicólogo e faça um acompanhamento com um fonoaudiólogo.
O primeiro passo é passar pela avaliação de um Neuropsicólogo, para uma avaliação minuciosa para ver o que sua filha realmente tem.
O diagnóstico sempre é feito mediante uma ou mais consultas de avaliação, e mesmo assim, nem sempre é feito com certeza absoluta ou sem dissenso entre os profissionais. Qualquer que seja a linha de trabalho, precisa gerar compreensão ou resultados, o que demanda reavaliações periódicas. A dislexia é uma das hipóteses diagnósticas, a ser confrontadas com outras mediante o entendimento mais profundo do caso. Aja o quanto antes, pois as janelas de aprendizado durante a infância são muito importantes para um desenvolvimento pleno.
Boa tarde
Não podemos dizer nada diante da situação, oriento avalição com uma equipe multidisciplinar.
Acredito que a melhor forma de encontrar ajuda nessa situação seja conversando com o pediatra que a acompanha que poderá indicar melhor o caminho mais fácil a ser seguido. Isso porque a Dislexia é um diagnóstico complexo que requer, muitas vezes e não raramente, uma bateria de testes e um trabalho conjunto de profissionais médicos(neurologista, oftalmologistas, otorrinos, etc) e paramédicos(fonoaudiólogos, neuropsicólogos, etc). Na verdade isso ocorre porque a Dislexia pode se apresentar por diversas e complexas causas que requerem uma abordagem multidisciplinar para não simplesmente estigmatizar a pessoa acometida desse mal. Portanto, o melhor é conversar com o médico que a acompanha. Boa sorte.
Busque os profissionais indicados acima - Neuropsicólogo e Fonoaudiólogo.
Olá. Procure ajuda especializada, ao invés de tentar descobrir o diagnóstico sozinha. Um fonoaudiólogo e um neuropsicólogo podem te ajudar. Atenciosamente.
Olá! Concordo com a opinião dos colegas acima. Ressalto a importância de realizar um trabalho multidisciplinar envolvendo professores, pedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo e demais profissionais que estejam ajudando no tratamento de sua filha. Cada um em sua área podem ajudar/colaborar para o melhor desenvolvimento de sua filha.
É importante que compreendamos, cada individuo possui um processo único de aprender. Mesmo não estando no que é "esperado" para sua idade, não cabe firmar diagnósticos ou limitar suas potencias frente suas dificuldades. Uma boa avaliação psicológica a da fono podem auxiliar a intervir de maneira humana e respeitosa nos processos de aprender da criança.
Não se pode afirmar nada sem antes uma série de avaliações. Sugiro que procure fazer uma avaliação neuropsicológica e também uma avaliação com uma fonoaudióloga.
É possível que sim. A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a capacidade de ler, escrever e interpretar palavras. Se a sua filha tem dificuldade em ler e soletrar mesmo com ajuda, ela pode ter dislexia. É importante que ela seja avaliada por um profissional da área da saúde para que seja feito um diagnóstico correto.
As dificuldades de aprendizagem podem envolver diversos fenômenos, o mais indicado é que sua filha seja avaliada por um profissional da saúde, que irá realizar uma avaliação detalhada para investigar as dificuldades de aprendizagem o quanto antes.
o mais indicado para sua filha seria ela ser submetida a um psicodiagnóstico, onde ela será submetida a uma avaliação completa.