Todas as vezes que eu começo a assistir um filme ou uma série, não consigo terminar e paro no meio.

34 respostas
Todas as vezes que eu começo a assistir um filme ou uma série, não consigo terminar e paro no meio. Eu fico muito incomodada com as emoções do filme. Ex: comecei a assistir uma série boba de comédia, mas eu não consigo permanecer muito tempo por causa das emoções de vergonha alheia. Quando eu comecei a assistir uma série mais pesada não conseguia assistir as parte de maior ação, pois quando o meu corpo começava a sentir isso, ou eu pulava ou parava de assistir. Isso é normal?
É perfeitamente normal ter reações emocionais intensas ao assistir filmes ou séries. As emoções que surgem durante a experiência podem ser influenciadas por fatores pessoais, histórico de vida e sensibilidade emocional. Na abordagem junguiana, essas respostas podem ser interpretadas como manifestações do inconsciente coletivo e dos arquétipos presentes em nossa psique. Por exemplo, sentir vergonha alheia ou desconforto pode estar relacionado a questões não resolvidas ou aspectos inconscientes da nossa mente. Se essas reações estão causando desconforto significativo, pode ser benéfico buscar apoio de um psicólogo para explorar essas emoções, promovendo autoconhecimento e bem-estar emocional.

Como a colega acima explicou, é super normal sentirmos as emoções relacionadas aos filmes e outras obras de ficção, incluindo livros, histórias que ouvimos de outras pessoas, etc.
A vergonha é uma emoção especificamente desagradável de sentir, seja em relação a vc mesmo(a), ou alheia. Essa é uma emoção muito ligada a crenças de defectividade, ou seja de que "sou defeituoso". Estas crenças são muito comuns na população em geral, uma vez que vivemos em uma sociedade onde há cada vez mais exposição e pressão para "ser feliz" ou "ter sucesso". Além disso, a história de cada um de nós está recheada de elementos. Dentre os quais, muitos de nós sentimos vergonha, e esta emoção pode não ter sido bem elaborada por nós, referente a determinadas situações ocorridas. Seja por não termos tido orientação adequada de pais e/ou professores, seja por não termos tido condições de compreender com mais maturidade (principalmente durante a nossa infância, onde não somos maduros, de fato). Enfim, existem muitos aspectos relacionados a como lidamos com a sensação da vergonha. Então dá pra responder a sua pergunta da seguinte maneira: sim, é normal. MAS, esta alta sensibilidade a uma emoção comum, está te prejudicando de alguma forma? Vc deixa de viver experiências por causa disso? Ou é algo que não muda nada na sua vida, a não ser não conseguir assistir estes seriados? Além disso: não assistir estes seriados, por si só, é algo que vc sente que não gostaria que acontecesse? Veja bem - não sentir vergonha alheia, é muito difícil, afinal esta, provavelmente, é a proposta da cena em si. A questão é vc saber lidar com esta emoção de maneira saudável.
Oie, como você está?
É perfeitamente normal ter reações emocionais a filmes e outras manifestações artísticas. Porém, se você sente que essas reações estão te trazendo incômodo e/ou prejuízos, é interessante passar por um acompanhamento com profissional de psicologia para entender o que está acontecendo, e traçar estratégias para melhorar!
Um bom trabalho de psicoeducação emocional pode te ajudar bastante!
Se cuide!
Olá
As vezes temos dificuldade de entender e lidar com alguns sentimentos que sentimos, devido nosso histórico de vida e experiências vivenciadas, podemos ter formas diferentes de expressar as emoções e as vezes até evitamos ter contato com elas. Um acompanhamento psicoterapêutico poderia te ajudar a compreender esses sentimentos e gerenciá-los para que tenha mais assertividade nas respostas a esses sentimentos.
Já pensou como seria poder ter contato com as emoções de forma mais funcional e sem que isso lhe cause incomodo ou que te faça querer fugir de certas situações?
Abração!
Olá, Assistimos a filmes, séries e novelas porque de algum modo eles nos envolvem, são entretenimento porque tocam em aspectos que somos sensíveis, isso é normal. Você diz que não tem suportado seguir assistindo uma série ou filme mesmo quando não contém emoções fortes, isso parece indicar que você está bem sensível a determinados temas, a ponto de não suportar vê-los mesmo a distância e numa obra de ficção. Então, talvez seja hora de tratar isso mais de perto e com o devido cuidado. Sugiro que inicie uma psicoterapia, pois parece ter algumas questões a tratar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá! É absolutamente normal vivenciar as emoções ao assistir um filme, série ou ler um livro. Quando bons atores interpretam seus papéis, mesmo sabendo racionalmente que é uma ficção, nós somos capazes de nos emocionar, nos angustiar, ter prazer, medo e diversos outros afetos comuns a nós humanos, pois nos identificamos de alguma maneira com as personagens.
A arte tem a capacidade de nos emocionar, porém se é uma questão para você como vivencia essas emoções creio que é possivel falar sobre isso em um ambiente profissional, seguro e acolhedor. A terapia poderá ajudar você a pensar sobre essas e outras questões.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 150
Normal se emocionar com os filmes e se sentir participando da história é normal. Não suportar assistir nenhum tipo de filme até o fim parece sinalizar um sofrimento intenso da sua parte, uma sensibilidade à flor da pele. Algo de traumático deve ter acontecido com você para estar assim tão sensível. Uma terapia iria lhe ajudar com isso.
Olá, o que é importante pensar em relação ao seu relato é: quais conteúdos internos seus têm causado tamanha identificação e incomodo com os conteúdos das séries e filmes? A que ponto isso tem te causado angústia e incômodo? Indico psicoterapia para aprofundar sobre esses questionamentos. Estimo melhoras, fico à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 100
Penso que não é normal sentir-se muito incomodada com sentir uma emoção ou não conseguir assistir a filmes ou séries por conta desse incomodo. Vale agendar uma consulta com psicólogo para entender melhor o que está acontecendo. Abraço
Olá, é completamente normal sentir-se envolvido e tocado pelas cenas dos filmes e séries e com isso sentir medo, alegria, tristeza e raiva, por exemplo. Isso também está ligado ao nível de sensibilidade que estás naquele momento, no entanto, caso persista esse seu ato de deixar de ver algo porque não está se sentindo bem e isso está te incomodando, sugiro procurar um psicólogo e conversar sobre seus sentimentos e emoções para aprofundar melhor essas questões. Um abraço.
Olá! Primeiramente, é importante reconhecer que todos têm reações emocionais diferentes diante de diferentes estímulos, incluindo filmes e séries. O fato de você sentir desconforto emocional, como vergonha alheia ou ansiedade durante cenas de ação, é uma reação humana natural. A ficção tem o poder de nos envolver emocionalmente, e essas reações podem variar amplamente de pessoa para pessoa.

No entanto, o fato de você estar parando no meio de filmes e séries e sentindo desconforto a ponto de evitar certas cenas ou gêneros pode indicar algum tipo de resposta emocional mais intensa ou uma sensibilidade emocional particular. Isso pode estar relacionado a experiências passadas, traumas, ansiedades subjacentes ou até mesmo aspectos da sua personalidade.

A psicanálise pode explorar mais profundamente essas respostas emocionais e os motivos por trás delas. Uma abordagem possível seria investigar se há alguma conexão entre as cenas que te afetam e eventos passados da sua vida. Também pode ser útil explorar o que essas emoções específicas despertadas pelos filmes e séries representam para você, e como elas podem estar relacionadas a questões emocionais mais profundas.

Além disso, a terapia psicanalítica pode ajudar a desenvolver mecanismos de enfrentamento saudáveis para lidar com essas emoções intensas. Isso pode envolver explorar formas de regular suas emoções, diminuir a ansiedade e permitir que você assista a filmes e séries de forma mais confortável e prazerosa.

Em última análise, a sensação de desconforto emocional ao assistir filmes e séries não é incomum, mas se isso está afetando significativamente sua capacidade de aproveitar essas formas de entretenimento, pode ser valioso buscar o suporte de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psicanalista, para entender melhor essas questões e desenvolver estratégias para lidar com elas.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 220
Quando estamos distraindo nosso cérebro com a televisão por exemplo, sempre nos vemos como o protagonista da cena. Assim imaginamos estar vivenciando tudo em detalhes, e nosso cérebro não distingue se é real ou não. Talvez entrar em contato com você mesmo através desse super olhar seja positivo. Se tiver interresse me chama que batemos um papo sobre.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá! Seria importante pensar o que estas emoções representam pra você e o que elas te causam. Uma análise pode ser um ótimo espaço e caminho para pensar os porquês e ver como as emoções atravessam suas próprias experiências. Abraços!
O que você está descrevendo parece ser uma reação emocional intensa às cenas e emoções apresentadas em filmes e séries. Embora possa ser desconfortável, não é incomum ter respostas emocionais fortes ao assistir mídia audiovisual. Cada pessoa tem uma tolerância diferente às emoções transmitidas por filmes e séries, e essas reações podem variar de acordo com o conteúdo e o próprio estado emocional. Se suas reações emocionais estiverem causando um desconforto significativo ou interferindo na sua capacidade de aproveitar filmes e séries, você pode considerar falar com um profissional de saúde mental. Eles podem ajudar a explorar suas reações e oferecer estratégias para lidar com o desconforto emocional de maneira saudável.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá! como vai? Vou repetir algumas frases suas. "Eu paro no meio" "muito incomodada" "não consigo" "emoções de vergonha alheia", "começar sentir"...
Precisava repetir suas falas para que você também pudesse prestar atenção nelas. Existe um modo de enfrentamento de evitação às situações não reais, porém que provocam incômodo. E talvez esquemas de vergonha, ou desconfiança, ou até inibição emocional. É preciso investigar. A cena que ocorre no filme produz em você vergonha e você se esquiva do sentir. Temos os neurônios do espelhamento, o exemplo mais clássico é o bocejo. Quando alguém boceja perto da gente mesmo que não estivermos com sonho, bocejamos também, e nos filmes esses neurônios também estão ativados. Também podemos pensar em marcas que carregadas por experiências vividas que podem remeter à lembrança do corpo e emoções vivenciadas e quem sabe informações inconscientes do sistema familiar aparecendo como forma de "proteção". O que é importante é você olhar para isso com um olhar curioso e sem julgamento para entender a origem e funções desses comportamentos, principalmente porque sentir para você parece ser algo ruim.
A Terapia do Esquema e a Constelação Sistêmica são excelentes ferramentas para te ajudar.
Estarei à disposição!
O seu relato sobre sentir desconforto emocional ao assistir filmes ou séries é bastante compreensível e pode ser considerado normal até certo ponto. As reações emocionais diante dos conteúdos audiovisuais são variáveis ​​e individuais, dependendo das experiências de vida, sensibilidades pessoais e até mesmo do estado emocional do momento. Muitas pessoas experimentam diferentes tipos de emoções ao assistir filmes ou séries, como empatia, raiva, tristeza, vergonha, entre outras. O que você descreve, como sentir vergonha, alheia ou desconforto durante cenas emocionalmente intensas, pode ser uma resposta natural à forma como você se conecta com as situações retratadas. É importante lembrar que a mídia, incluindo filmes e séries, é uma forma poderosa de arte que visa evocar emoções e pensamentos. Algumas pessoas podem ser mais sensíveis a certos tipos de conteúdo do que outras, o que pode influenciar sua capacidade de assisti-los até o final. Se o desconforto que você sente está afetando significativamente a sua experiência de assistir a filmes ou séries e está causando um impacto negativo na sua vida, é prudente procurar um profissional da saúde mental, de preferência um psicólogo para compreender como isso se dá e como você pode adquirir um qualidade de vida melhor.
Eventos externos, como se expor a filmes/séries por exemplo, podem nos afetar de alguma maneira. Você ter consciência dos sentimentos que são engatilhados a partir disso é importante, bem como aprender a responder adequadamente a eles. Se você tem se incomodado com o fato de interromper sua programação em virtude desse desconforto emocional, é sinal de que está preparado para buscar outras formas de agir. Reagimos a estímulos internos (nossas emoções e pensamentos, por exemplo) e externos de acordo com o repertório que possuímos. A psicoterapia nos ajuda a desenvolver novos recursos para lidar com eles.
Olá, é normal sentir certas emoções ao assistir séries e filmes, porém elas não podem te causar um prejuízo (desistir de assistir por não conseguir controlar) elas emoções podem acontecer pois o filme/série que você está assistindo te trazem pensamentos automáticos, é um esquema que chamamos de tríade cognitiva dentro da terapia cognitiva comportamental, aliás essa abordagem possui técnicas consideradas padrão outro para diminuir a intensidade dessas emoções, tornando-as mais controláveis fazendo com que vc não precise desistir do seu programa.
Se precisar, pode contar comigo.
Fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Oii, tudo bom?

Todo dia somos impactados por cenas do cotidiano que nos afetam e nos tocam. Nos filmes não é tão diferente, quando estamos nos relacionando, se entregando ao que vemos, também abrimos a porta do que sentimos. E abrir a nós mesmos é como entrar num mar conhecido e desconhecido ao mesmo tempo. Às vezes uma onda vem nos derrubar, buscamos rapidamente o ar da segurança; ás vezes, a onda é tão grande que nos derruba e engolimos água, o que nos machuca e assusta. A água dos afetos assusta e às vezes saímos rapidamente do mar para buscar segurança na terra. O que você sentiu é o mais humano do humano, você se abriu para a vida e depois buscou a segurança que precisava. A questão é entender e compreender que emoções são essas, de onde elas vêm e para onde querem ir. Sentir é o mais perigoso e ao mesmo tempo o mais poderoso que o ser humano tem.

Espero ter te ajudado, e se quiser conversar para entender melhor que águas são essas, estarei disponível a mergulhar junto a ti, nesse mar que nos banha. Podemos até ver juntos cenas de filmes.
A liberdade, a expressão e o estar junto é parte do meu trabalho e do cuidado psicológico que ofereço. : )

Abraços, do Bruno José Monte Rey
Olá! Você já ouviu falar na terapia do esquema? O que você descreve parece muito com o esquema de inibição emocional, mas isso só com mais informações pra constatar melhor.
Necessário observar como você reage nas situações cotidianas também, não só durante os filmes. Percebe que sente medo de perder o controle das suas emoções? Como você expressa sua raiva? Sente vergonha ou embaraço em demonstrar sentimentos positivos pelas pessoas? As pessoas te veem como emocionalmente frio?
Se fez sentido pra você, entre em contato comigo ou procure uma profissional de referência com essa abordagem.
Olá, boa tarde! Normalmente, quando escolhemos o tema de filmes para assistirmos, eles estão relacionados com alguns elementos nossos, começa na escolha do filme, então sugiro que quando for escolher o filme, busque um tema que não esteja relacionado com as suas emoções e sentimentos naquele momento. Você me relata ser muito sensível, e ter dificuldades de lidar com as suas emoções, vale a pena olhar para si e ver oque esta acontecendo com as suas emoções neste momento. Estou á disposição para maiores dúvidas.
O que você está descrevendo é relativamente comum e pode ser uma reação emocional a filmes ou séries. Muitas pessoas têm sensibilidades diferentes em relação às emoções e à intensidade das cenas. Algumas dicas que podem ajudar:

Escolha cuidadosamente o que assistir: Tente escolher filmes ou séries que se adequem melhor ao seu gosto e sensibilidade emocional. Evite gêneros ou temas que você sabe que podem desencadear emoções desconfortáveis.

Assista com companhia: Às vezes, assistir a filmes ou séries com amigos ou familiares pode ajudar a compartilhar as emoções e tornar a experiência mais suportável.

Faça pausas: Se você sentir que está ficando emocionalmente sobrecarregada durante a exibição, não hesite em fazer pausas. Isso pode permitir que você processe suas emoções antes de continuar.

Pratique a exposição gradual: Se você deseja superar sua sensibilidade emocional, pode tentar assistir a conteúdo desafiador em doses menores e gradualmente aumentar a exposição à medida que se sente mais confortável.

Considere falar com um profissional: Se suas reações emocionais estão causando um grande impacto em sua vida, considerar conversar com um psicólogo ou terapeuta pode ser uma opção para entender e lidar com essas emoções.

Lembre-se de que todos têm suas próprias reações emocionais a filmes e séries, e o mais importante é cuidar de sua saúde mental e bem-estar enquanto assiste ao conteúdo que você escolhe.
Qualquer dúvida estou a disposição,
Christine
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
Olá! Tudo bem? É comum ter reações emocionais variadas ao assistir filmes ou séries. Porém, se compreendi corretamente, me pareceu que há um desconforto maior, que lhe incomoda de tal modo, que você não se sente bem em continuar assistindo. Por isso, acho importante reforçar o que os colegas já comentaram que se você se sente desconfortável e para de assistir por causa das emoções, em primeiro lugar é importante que você se respeite e respeite o que sente. Mas se isso afetar muito sua experiência, e me pareceu que sim (avalie você, por favor, se seria isso mesmo) considere ter uma ajuda de um profissional que pode ser muito útil para evitar a sensação de associação das emoções dos outros. Algumas pessoas se associação mais fortemente com as emoções dos outros. Algumas se perdem nessas emoções. Outras se sentem “esponjinhas” do que o outro sente. Há muitas descrições sobre um tipo de empatia em excesso. Uma psicoterapia especializada pode contribuir para lhe ajudar especificamente no que sente para um maior gerenciamento das suas emoções no escolhas, autoproteção e desenvolvimento da flexibilidade na dissociação saudável no contato com as emoções dos outros, uma “blindagem emocional”. Fale comigo, estou à disposição para lhe atender e contribuir com sua melhoria emocional. Sucesso naquilo que busca e até breve!
Olá! Acredito ser importante que você tenha um espaço para procurar entender seu incômodo. Entender quais emoções geram mais incômodo em você, se isso ocorre apenas ao ver filmes ou também no dia a dia, o porquê essas emoções a afetarem dessa forma! Se é algo que tem te gerado questões, é interessante falar mais sobre isso!
Sempre se sentiu incomodada com isso? acredito que a melhor maneira de se entender é procurar a psicoterapia para trabalhar o Autoconhecimento. Assim você irá conseguir entender suas emoções e porque elas estão assim. Abraço!
Boa tarde!
A hipersensibilidade pode falar de alguns processos inconsciente que estão pulsando e geram angústia ou também de de um entupimento de emoções, onde uma nova faz transbordar todas as outras. Essas são algumas hipóteses, somente posso confirmar conhecendo melhor sua história. De qualquer forma a terapia irá te fortalecer e fazer entender esses processos de forma mais eficaz. Um forte abraço!
Ola, boa tarde! Como vai? Como já mencionado é muito comum nos envolvermos e despertar em nós emoções quando assistimos filmes, novela e até mesmo quando escutamos historias de outras pessoas. O sentir é inerente a nossa condição humana e é saudável. Mas, a partir do momento que está te incomodando e causando repulsa é importante entender o que essas emoções tem te causado, o que elas representam para você, qual identificação tem com elas e se há algo em sua historia e em questões emocionais suas que conecta com o que tem assistido. Tudo que causa certo sofrimento precisa de uma atenção. A psicoterapia te ajudara neste processo. Me coloco a disposição para conhecer meu trabalho. @psiluanamarys
Olá, como tem passado?
Parece que a questão em torno de séries e filmes tem apontado para outras que estão latentes aí em sua vida. Um questionamento que pode estar associado parece girar em torno de começar novos projetos, novas histórias e objetivos e todos os pormenores, dificuldades e desafios que surgem até a própria finalização desses processos que começa em sua vida.
Além desse ponto, tem também, aparentemente, algumas questões sobre as impressões das pessoas acerca do que você faz e de como eles encaram isso e você encara de volta.
Sentir esse tipo de emoção ao ver esses filmes pode ser normal sim, contudo dadas as questões que contou para a gente, pode ser interessante buscar um(a) psicólogo(a) para elaborar e encontrar as lacunas dessas manifestações que te deixam ansiosa ou angustiada.
Enfim, são apenas especulações a partir do que você disse, podem ou não ter sentido.
Espero ter ajudado.
Filmes e produções têm justamente essa intenção, envolver o público em uma cena que traga à tona vários sentimentos e até sensações no corpo. Mas você diz de incômodos e sensações ruins, portanto, creio ser importante você selecionar os conteúdos a que se expõe. Não é só porque um conteúdo está aberto para consumo que devemos assisti-lo. Devemos ser mais críticos com tudo que permitirmos a entrada em nosso organismo, seja comida, o que vemos, o que ouvimos, tudo isso nos afeta, e, as mensagens que recebemos ficam gravadas em nosso inconsciente. O que você sente é normal e deve te fazer refletir sobre o modo como você se deixa afetar emocionalmente pelo que acontece ao seu redor, sem culpa ou autojulgamento. O incômodo deve ser levado em consideração como uma reação sua e te levar a pensar: O que eu faço com isso?
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Sim, parece que você está mostrando sinais de hiper estimulação sensorial. Estimulos visuais e auditivos são a principal sensibilidade desse tipo de particularidade, provindos de uma amigdala mais facilmente estimulavel pelo externo.
Olá, ao refletir sobre o seu relato, é importante considerar quais aspectos internos estão levando você a se identificar e se sentir desconfortável com os temas das séries e filmes. Até que ponto isso tem afetado seu bem estar? Eu sugiro a busca por psicoterapia para explorar essas questões de maneira mais aprofundada. Fico à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá! Olha, você não é "menos normal" por sentir-se assim durante os filmes. Talvez determinadas situações gatilhem essas sensações mais intensas em você. Cada pessoa é única. A sua sensibilidade não é comparável a de outras pessoas. Agora, se isso te incomoda porque está afetando sua qualidade de vida, em uma psicoterapia com certeza poderíamos buscar essas origens, e com isso, entendendo o porquê, algum alívio virá. Estou à disposição para uma primeira consulta ou entrevista.
Olá, tudo bem? Espero que sim. É um fenômeno normal filmes/séries/ cenas envocarem sentimentos, sensações e pensamentos. O que acontece é que algo teu, do teu mundo interno, se ligou nessas cenas, externalizando sentimentos e sensações que tu já tinhas.... nesse caso, o filme e as cenas funcionam como gatilhos, te mostrando o que se passa no teu emocional, que pode estar relacionado a tua história de vida, situações que vivenciaste e/ou passaste ou com teu momento atual de vida. Na psicoterapia poderias buscar entender esses sentimentos, com o que estão relacionados , para lidar com eles. Fico à disposição para auxiliar. Abraço