A psicoterapia é um processo terapêutico conduzido por um psicólogo ou psiquiatra, que visa promover a saúde mental e o bem-estar emocional. Por meio de técnicas e abordagens científicas, a psicoterapia auxilia na compreensão e resolução de conflitos internos, traumas, ansiedade, depressão e outros transtornos psicológicos. A importância da psicoterapia reside na sua capacidade de proporcionar autoconhecimento, melhorar a qualidade de vida e desenvolver habilidades para lidar com desafios emocionais e comportamentais, contribuindo para uma vida mais equilibrada e saudável.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Boa noite!

Não é recomendável que os pais usem a logoterapia para ajudar os próprios filhos, é aconselhável que busquem a contribuição de um logoterapeuta.

Estou à…

Dra. Kelli Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
Curitiba
Sim, é possível.
O tratamento vai ficar no sentido de encontrar respostas e dar novos significados a essas questoes

Boa noite!

A logoterapia é uma abordagem terapêutica que auxilia a pessoa a se conhecer e os pilares são, o sentido de vida, vontade de sentido e liberdade da vontade, esses elementos…

Eles surgem quando a pessoa sente ameaçados pertencimento, valor e liberdade. Na prática, podem aparecer como:

Hipervigilância e evitação (fugir de lugares/pessoas, “andar em ovos”);

O bullying mina a autenticidade porque ensina a pessoa a se camuflar para evitar novas agressões: ela passa a duvidar do próprio valor, censura gostos/opiniões e adota papéis que “agradam” aos…

Da experiência de ser constantemente humilhada ou agredida podem emergir angústias e medos relacionados a retornar a esse lugar de impotência, sentir-se vulnerável, insegura ou incapaz de se…

O bullying costuma encolher a liberdade: a pessoa passa a evitar lugares, silencia opiniões e molda escolhas pelo medo (hipervigilância, autocensura). Também distorce a responsabilidade: surge…

Dr. Pedro Dalla Zanello
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Se pensarmos a partir da psicanálise, o agressor no bullying costuma agir movido por conflitos internos não elaborados: muitas vezes projeta no outro aquilo que não tolera em si, descarrega agressividade…

Sim. A análise existencial entende que, mesmo diante do sofrimento, é possível buscar um sentido que ultrapasse a dor imediata. Ela oferece recursos para que a pessoa reflita sobre seus valores,…

Por que o bullying é uma “crise existencial”?
Porque atinge pilares de sentido e identidade.

Para a vítima: fere pertencimento e valor pessoal, gerando vergonha, medo e dúvidas…