A psicoterapia é um processo terapêutico conduzido por um psicólogo ou psiquiatra, que visa promover a saúde mental e o bem-estar emocional. Por meio de técnicas e abordagens científicas, a psicoterapia auxilia na compreensão e resolução de conflitos internos, traumas, ansiedade, depressão e outros transtornos psicológicos. A importância da psicoterapia reside na sua capacidade de proporcionar autoconhecimento, melhorar a qualidade de vida e desenvolver habilidades para lidar com desafios emocionais e comportamentais, contribuindo para uma vida mais equilibrada e saudável.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá!
Não é necessário esperar por uma crise existencial para iniciar a terapia. Muitas pessoas acreditam que só devem buscar ajuda quando já estão no limite, mas a verdade é que o processo…

Olá!
A frustração existencial surge quando a vida parece perder o rumo, quando os desejos não se realizam ou quando sentimos que não estamos ocupando o lugar que gostaríamos no mundo. Ela…

Olá!
A logoterapia pode, sim, ser combinada com outras formas de psicoterapia, desde que o foco esteja no sujeito e na sua singularidade — e não apenas em técnicas prontas.

Na…

Sim, a terapia existencial não é indicada apenas para quem está sofrendo. Ela pode ser buscada por quem deseja se conhecer melhor, refletir sobre suas escolhas, aprofundar a compreensão de si…

Na abordagem fenomenológico-existencial para a ansiedade, o foco não está apenas no alívio dos sintomas, mas em compreender o sujeito como um todo, suas experiências, escolhas e formas de se…

A terapia começa validando a ansiedade como uma resposta normal e universal à existência. O terapeuta ajuda o cliente a reconhecê-la sem julgamento.




Na abordagem fenomenológico-existencial, o sofrimento não é visto como algo que necessarimante impede a possibilidade de sentido, mas como parte da própria experiência de existir. É no contato…

A liberdade não é pensada apenas como “fazer o que se quer”, mas como a abertura que temos diante do mundo e das situações, a possibilidade de escolhermos caminhos (ainda que dentro de limites…

Bom dia!

Sentir-se oprimido tanto pelas responsabilidades quanto pela liberdade de escolha é algo mais comum do que parece. Muitas vezes, a sensação de ter “muitas possibilidades”…

Quando o medo parece avassalador, é importante lidar em dois níveis: primeiros socorros emocionais para o momento de crise e em um segundo momento, onde a TCC pode ser valiosa como abordagem,…