Doenças dos rins e aparelho urinário - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - doenças dos rins e aparelho urinário

Angela Cristina Nunes Vasconcellos Sutter

Angela Cristina Nunes Vasconcellos Sutter

Nefrologista

Lucas Do Rio Verde

Amanda Mara Callejas de Souza

Amanda Mara Callejas de Souza

Nefrologista

Cuiabá

Marcelo Duarte Bicca

Marcelo Duarte Bicca

Urologista

Porto Alegre

Auri Ferreira dos Santos

Auri Ferreira dos Santos

Nefrologista, Médico clínico geral

Porto Alegre

Lucila Maria Valente

Lucila Maria Valente

Nefrologista

Recife

Paulo Tadeu Turki de Lima

Paulo Tadeu Turki de Lima

Urologista

Santa Rosa

Perguntas sobre Doenças dos rins e aparelho urinário

Nossos especialistas responderam a 58 perguntas sobre Doenças dos rins e aparelho urinário

A descrição dos achados ultrassonográficos e aumento nos valores de ureia e creatinina sugerem alguma lesão renal. Não é possível, com base apenas nesses dados, relacionar à cirurgia recente.…
1 respostas

A descrição é de uma solicitação de exame para avaliar uma lesão visualizada no rim esquerdo. Faça o exame para que seu médico possa esclarecer a lesão. Apenas com as informações disponiveis…
1 respostas

Olá.
É considerada uma condição chamada doença renal crôncia.
1 respostas

Especialistas falam sobre Doenças dos rins e aparelho urinário

Os rins são dois órgãos em forma de feijão, localizados em nossa região lombar. Eles são os "filtros inteligentes" do organismo. Eles são responsáveis pela manutenção do equilíbrio orgânico, pela filtração do sangue, ao retirar deste as impurezas que devem ser eliminadas pela urina. Eles controlam a quantidade de líquidos, de sais e vários elementos químicos sanguíneos, tem papel na produção dos glóbulos vermelhos (feito na medula óssea) e também na regulação da pressão arterial. Portanto, vemos que os rins são importantíssimos para o funcionamento harmonioso de todo nosso organismo. Muitas são as doenças que podem acometer o sistema urinário causando graves problemas de saúde.

Os rins são os órgãos duplos que fazem a filtragem do sangue e removem suas impurezas. Para preservar o funcionamento dos rins algumas medidas e hábitos devem ser tomados. Beber água com frequência, controlar a pressão arterial, o diabetes mellitus, o peso e a ingestão de sal. Medidas como essas protegem o funcionamento dos rins.

Tiago Soares Bisogno

Urologista

Fortaleza


A retenção de sódio e água não provoca só edemas, mas também leva à hipertensão arterial. ... Outra causa de hipertensão de origem renal é uma doença chamada estenose da artéria renal, que nada mais é do que uma obstrução parcial da artéria renal, responsável por levar sangue ao rins.

Gino Pigatto Filho

Urologista

Curitiba


A doença renal pode ser descoberta por acaso em uma consulta de rotina ou por evidências de problema renal,tais como pressão alta,inchaço e sangue na urina.Em todos esses casos,devemos estimar a duração da doença, exame de urina ,cálculos de como os rins estão filtrando o sangue e o mais importante :uma boa conversa com o paciente,avaliando toda sua história atual,passada,familiar,além do exame físico completo,que nenhum exame de imagem ou sangue substituem. Lesões renais agudas representam piora da função renal em horas até dias,com aumento no sangue de uréia e creatinina.Já a doença crônica representa esta perda em meses até anos,havendo anemia,exames de sangue alterados.

Valéria V. Silva

Nefrologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Doenças dos rins e aparelho urinário?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.