Proteinuria - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - proteinuria

Samantha Gomes de Freitas Dickel

Samantha Gomes de Freitas Dickel

Nefrologista pediátrico

Caxias Do Sul

Mauro Sergio Marrocos

Mauro Sergio Marrocos

Nefrologista, Médico clínico geral

São Paulo

Fabio Dutra

Fabio Dutra

Nefrologista

Salvador

Flavia Silva Reis

Flavia Silva Reis

Nefrologista

Jundiaí

Rafaela Coelho

Rafaela Coelho

Nefrologista

São José dos Campos

Marcela Borges

Marcela Borges

Nefrologista

Goiânia

Perguntas sobre Proteinuria

Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Proteinuria

Olá! É necessário conhecer a real causa desta proteinuria para então direcionar o tratamento nutricional adequado.
2 respostas


Olá, a perda de proteína pela urina é algo que nos faz atentar para a progressão da lesão nos rins. Outros fatores que não só a doença renal, podem estar associados a perda de proteína na urina:…
1 respostas


A microalbuminuria representa lesão renal que pode ser decorrente do diabetes. O médico que deve procurar é o nefrologista, e os alimentos que deve reduzir são os carboidratos refinados (açúcares),…
1 respostas

Especialistas falam sobre Proteinuria

Proteinúria é a perda de proteínas na urina. Toda pessoa perde normalmente uma pequena quantidade de proteína na urina porém a perda de proteína em excesso pode significar uma doença dos rins ou alguma outra doença que também tenha manifestação renal. Uma das manifestações da proteinúria é a urina espumosa e inchaço dos pés e pernas. O tratamento da proteinúria vai depender do tipo de manifestação que a causou. As proteinúrias não tratadas podem evoluir para insuficiência renal.

Luis Gustavo Trindade

Médico clínico geral, Nefrologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita

Proteinúria é a presença de proteína na urina. Só é significativa quando for superior 150mg/24h. Ao olho humano se apresenta como Urina espumosa. A principal causa é a nefropatia secundária o Diabetes Mellitus. Ela também está presente em doenças glomerulares. Quando a perda é muito grande (maior que 3500mg/24h) temos o diagnóstico de Síndrome Nefrótica. Esta cursa com inchaço de pernas, colesterol elevado, risco aumentado de trombose, urina com espuma e algumas vezes com disfunção renal. O Significado da proteinúria é a Lesão renal. Também deve sempre ser investigada.

A perda de proteínas na urina é um dos primeiros sinais de doença renal, por isso é fundamental a avaliação do especialista para investigação e tratamento precoce. Neste caso, a orientação nutricional tem um papel especial, a fim de impedir a sobrecarga do rim.

Céres Felski

Nefrologista, Internista

Balneário Camboriú

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Proteinuria?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.