Edema - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - edema

Hermes Fernandes

Hermes Fernandes

Cardiologista

João Pessoa

Paula do Valle Ungierowicz

Paula do Valle Ungierowicz

Nefrologista

Rio de Janeiro

Juliana Chaves

Juliana Chaves

Nefrologista

São Bernardo do Campo

Rafaela Coelho

Rafaela Coelho

Nefrologista

São José dos Campos

Marisa Doher

Marisa Doher

Nefrologista

São Paulo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas sobre Edema

Nossos especialistas responderam a 48 perguntas sobre Edema

Dra. Karla Nunes
Fisioterapeuta
Rio de Janeiro
Olá. Sim, ajuda muito a drenagem linfática manual a diminuir o edema. Mas te aconselho marcar uma consulta médica com um vascular para investigar a causa.

Dr. Jackson Ribeiro Fernandes
Médico clínico geral, Generalista, Médico de emergência
Barueri
Não, não é normal. Inchaço, vermelhidão, calor e coceira 13 dias após a aplicação de Benzetacil podem indicar reação local tardia ou infecção (abscesso ou celulite). Procure atendimento médico…

Dra. Lorena Soares
Nefrologista, Especialista em clínica médica
Teresina
pode ser uma artrite. deve passar em avaliação com reumatologista ou ortopedista para diagnostico

Especialistas falam sobre Edema

Edema ou popularmente "inchaço" é definido com o aumento anormal de líquidos nas cavidades corporais ou nos espaço fora dos vasos sanguíneos. Quando se acumula no corpo inteiro, chamamos de edema generalizado. Existem diversas causas para o edema, dentre elas: medicamentos, distúrbios hormonais, insuficiência cardíaca, insuficiência hepática, insuficiência de vasos sanguíneos e linfáticos além da insuficiência renal e problemas relacionados ao rim. Os "inchaços" devem ser valorizados já que podem ser o indício de alguma doença. O diagnóstico é feito através do exame médico e exames complementares. O tratamento é baseado na causa do edema e não simplesmente no uso de diuréticos.

Luis Gustavo Trindade

Nefrologista, Médico clínico geral

Belo Horizonte

Agendar uma visita

Linfedema é uma doença crônica que se manifesta pelo acúmulo de líquido intersticial e alterações teciduais ocasionados por uma insuficiência da circulação linfática. O edema (inchaço) resultante apresenta características próprias que o diferencia daqueles decorrentes de outras manifestações clínicas. Pode estar associado com doenças venosas. Ocorre um aumento progressivo do volume do membro acometido por acúmulo de líquido e proteínas no tecido subcutâneo (abaixo da pele), e uma alteração gradativa funcional e estética que altera a qualidade de vida dos portadores de linfedema.

Guilherme Jonas Da Silva Ribeiro

Angiologista, Cirurgião vascular

Contagem


Edema ou inchaço é o resultado do extravasamento de líquidos para o espaço entre as células , também chamado de interstício. Deve-se ao desequilíbrio das pressões que regulam a pressão dentro dos vasos ( sobretudo pressão hidrostática) As causas podem ser diversas : insuficiência renal, insuficiência cardíaca, insuficiência hepática, alergias, traumas locais, doenças infecciosas, efeitos adversos de medicações e idiopáticas ( sem causa conhecida) O local mais comum de ocorrer edema é as pernas e o tratamento irá depender da causa para o problema mas pode envolver o uso de diuréticos e meia elástica.

Edmar Batista Dos Santos

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo


Edema é o termo médico para inchaço. Resulta da retenção de água e sódio pelo corpo. É um sintoma comum em pacientes com insuficiência cardíaca. A causa dessa retenção é a ativação de alguns hormônios que são liberados quando o coração é agredido. O tratamento, além do bloqueio desses hormônios, é feito com diuréticos.

Humberto Villacorta

Cardiologista

Rio de Janeiro


Edema é o acúmulo de líquido, geralmente nos pés e pernas, possui diversas causas cardiológicas e não cardiológicas.

Vinícius Gago

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo


O edema é o termo técnico que nós utilisamos para o inchaço. O edema nas pernas possui várias causas, desde problemas no coração problemas nos rins e problemas de circulação. Para tratar os problemas de circulação o especialista é o cirurgião vascular ou a angiologista e o mais importante é saber a causa exata para iniciar o tratamento, que pode ser feito com medicamentos em alguns casos com cirurgia.

Bárbara Ruivo

Angiologista

São Paulo


- Inchaço da perna e/ou braço. - Pode ser em decorrência de problemas circulatórios: varizes ou trombose.

Almondi Fagundes

Angiologista, Cirurgião vascular

Passo Fundo

Agendar uma visita

O edema ou inchaço periférico pode estar relacionado com doenças cardiovasculares, principalmente com a insuficiência cardíaca. O diagnóstico geralmente é realizado através de uma história clínica e exame físico direcionados, sendo , em alguns casos, necessário complementação diagnóstica com exames complementares.

Márcio Campos Sampaio

Cardiologista

São Paulo


Edema (ou inchaço) não necessariamente significa doença do rim. Ele pode ser causado também por problemas no fígado, coração, varizes, bem como por medicamentos ou sobrecarga alimentar. A avaliação criteriosa de todos os fatores envolvidos indicará a melhor conduta no caso.

Céres Felski

Nefrologista, Internista

Balneário Camboriú

Quais profissionais tratam Edema?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.