Edema - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em edema

Encontre um especialista em Edema na sua cidade:
Éverton Arantes Melo

Éverton Arantes Melo

Cardiologista

Piumhi

Rafael Murizine Inhan

Rafael Murizine Inhan

Cardiologista, Médico clínico geral

Juiz de Fora

Rodrigo Quintino Linhares

Rodrigo Quintino Linhares

Cardiologista

Sinop

David Gabbay

David Gabbay

Cardiologista

Belém

Marcelo Coelho Patricio

Marcelo Coelho Patricio

Cardiologista

Florianópolis

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Médico clínico geral

Rio Branco

Perguntas sobre Edema

Nossos especialistas responderam a 21 perguntas sobre Edema

Dra. Idelzuita Leandro Liporace
Dra. Idelzuita Leandro Liporace
Cardiologista, Médico clínico geral
São Paulo
Não há contraindicação para massagem nas pernas com o uso do Clexane. Entretanto os movimentos devem ser mais leves. Pancadas podem provocar mais hematomas, já que, o Clexane é um anticoagulante,…
4 respostas

Ola, tudo bem?
Edema em região de axilas podem ter varios diagnósticos. Ideal é ser avaliado por um médico. Alguns edemas axilares podem ser uma primeira reação de irritação de algum…
3 respostas

Olá.
O edema descrito por você não é comum na elefantíase. Esse tipo de edema é característico de doenças que provocam retenção de líquidos no corpo. Doenças graves como a insuficiência…
2 respostas

Especialistas falam sobre Edema

Edema ou popularmente "inchaço" é definido com o aumento anormal de líquidos nas cavidades corporais ou nos espaço fora dos vasos sanguíneos. Quando se acumula no corpo inteiro, chamamos de edema generalizado. Existem diversas causas para o edema, dentre elas: medicamentos, distúrbios hormonais, insuficiência cardíaca, insuficiência hepática, insuficiência de vasos sanguíneos e linfáticos além da insuficiência renal e problemas relacionados ao rim. Os "inchaços" devem ser valorizados já que podem ser o indício de alguma doença. O diagnóstico é feito através do exame médico e exames complementares. O tratamento é baseado na causa do edema e não simplesmente no uso de diuréticos.

Luis Gustavo Trindade

Médico clínico geral, Nefrologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita

Linfedema é uma doença crônica que se manifesta pelo acúmulo de líquido intersticial e alterações teciduais ocasionados por uma insuficiência da circulação linfática. O edema (inchaço) resultante apresenta características próprias que o diferencia daqueles decorrentes de outras manifestações clínicas. Pode estar associado com doenças venosas. Ocorre um aumento progressivo do volume do membro acometido por acúmulo de líquido e proteínas no tecido subcutâneo (abaixo da pele), e uma alteração gradativa funcional e estética que altera a qualidade de vida dos portadores de linfedema.

Guilherme Jonas Da Silva Ribeiro

Angiologista, Cirurgião vascular

Belo Horizonte

Agendar uma visita

Edema ou inchaço é o resultado do extravasamento de líquidos para o espaço entre as células , também chamado de interstício. Deve-se ao desequilíbrio das pressões que regulam a pressão dentro dos vasos ( sobretudo pressão hidrostática) As causas podem ser diversas : insuficiência renal, insuficiência cardíaca, insuficiência hepática, alergias, traumas locais, doenças infecciosas, efeitos adversos de medicações e idiopáticas ( sem causa conhecida) O local mais comum de ocorrer edema é as pernas e o tratamento irá depender da causa para o problema mas pode envolver o uso de diuréticos e meia elástica.

Edmar Batista Dos Santos

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo


Edema é o termo médico para inchaço. Resulta da retenção de água e sódio pelo corpo. É um sintoma comum em pacientes com insuficiência cardíaca. A causa dessa retenção é a ativação de alguns hormônios que são liberados quando o coração é agredido. O tratamento, além do bloqueio desses hormônios, é feito com diuréticos.

Humberto Villacorta

Cardiologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Edema é o acúmulo de líquido, geralmente nos pés e pernas, possui diversas causas cardiológicas e não cardiológicas.

Vinícius Gago

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Agendar uma visita

O edema é o termo técnico que nós utilisamos para o inchaço. O edema nas pernas possui várias causas, desde problemas no coração problemas nos rins e problemas de circulação. Para tratar os problemas de circulação o especialista é o cirurgião vascular ou a angiologista e o mais importante é saber a causa exata para iniciar o tratamento, que pode ser feito com medicamentos em alguns casos com cirurgia.

Bárbara Ruivo

Angiologista, Cirurgião vascular

São Paulo


- Inchaço da perna e/ou braço. - Pode ser em decorrência de problemas circulatórios: varizes ou trombose.

Almondi Fagundes

Angiologista, Cirurgião vascular

Passo Fundo

Agendar uma visita

O edema ou inchaço periférico pode estar relacionado com doenças cardiovasculares, principalmente com a insuficiência cardíaca. O diagnóstico geralmente é realizado através de uma história clínica e exame físico direcionados, sendo , em alguns casos, necessário complementação diagnóstica com exames complementares.

Márcio Campos Sampaio

Cardiologista

São Paulo


Edema (ou inchaço) não necessariamente significa doença do rim. Ele pode ser causado também por problemas no fígado, coração, varizes, bem como por medicamentos ou sobrecarga alimentar. A avaliação criteriosa de todos os fatores envolvidos indicará a melhor conduta no caso.

Céres Felski

Nefrologista, Internista

Balneário Camboriú

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Edema?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.