Infecção da ferida operatória - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - infecção da ferida operatória

Vanessa dos Santos Moreira

Vanessa dos Santos Moreira

Especialista em administração em saúde, Enfermeiro

Daniel Pires

Daniel Pires

Enfermeiro

Niterói

Andréia Costa

Andréia Costa

Enfermeiro

Porto Alegre

Luciana Moreira Gonçalves

Luciana Moreira Gonçalves

Enfermeiro

Volta Redonda

Especialistas falam sobre Infecção Da Ferida Operatória

A infecção da ferida cirúrgica ou infecção cirúrgica ocorrem após procedimentos operatórios e que necessitam de tratamento com antibióticos. Por se tratar de procedimentos normalmente realizados em hospitais o risco de uma infecção hospitalar é muito grande. O infectologista é o profissional capacitado para diagnosticar e tratar essas infecções, sempre acompanhado do cirurgião que realizou a operação.

Luiz Jorge Moreira Neto

Infectologista

Maringá


Cirurgias possuem grande risco para infecção. Fatores que aumentam este risco: - Cirurgias de urgência - Grandes cirurgias - Grandes perdas de sangue - Pacientes obesos, desnutridos, idosos, diabéticos, imunodeprimidos, com insuficiência venosa, outras comorbidades associadas como HIV, mesmo bem controlados, doenças renais crônicas, etc. Cirurgias com prótese são especialmente fáceis de infectar pois já se infectam com uma quantidade muito pequena de bactéria. O tratamento de desse tipo de infecção tem que ser realizado em conjunto entre o medico infectologista e o cirurgião que operou pois a limpeza cirúrgica é tão importante quanto o antibiótico adequado.

Keilla Mara Freitas

Infectologista

São Paulo


A infecção da ferida operatória é uma importante complicação,a qual deve-se tomar muito cuidado para não haver deiscência da ferida, há cuidados importantes ao manipular uma ferida cirúrgica como a higienização das mãos, nossas mãos contem vários tipos de bactérias que tornam ela um foco de contaminação, logo para prevenir infecção se faz necessário a lavagem da mãos e o uso de produtos antissépticos como álcool gel 70%, atualmente no mercado temos ótimo produtos que previnem a infecção da ferida cirúrgica e bem como a proteção da ferida . Ao ocorrer qualquer alteração procure um profissional ( enfermeiro) que possa prestar a orientação devida e ajudar em relação ao manejo da ferida.

Maria Tereza Dos Santos Silva

Enfermeiro

Niterói

Quais profissionais tratam Infecção da ferida operatória?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.