a ansiedade faz a gente sentir os sintomas no dia a dia? como sei diagnósticar se é ansiedade mesmo?

28 respostas
a ansiedade faz a gente sentir os sintomas no dia a dia? como sei diagnósticar se é ansiedade mesmo? todos os médicos falam que é, mais eu fico insegura, e com medo de tomar o remédio para ansiedade e não ser ansiedade, ser outra coisa, o que fazer? me ajudem.
Sinto muita tontura no dia a dia, umas dores no peito, garganta meio que da um sensação de está fechando, me ajudem
Boa tarde! Os sintomas de transtorno de ansiedade vão além do campo psicológico, pode causar diversas reações no corpo. Alguns deles são: náusea, taquecardia, boca seca, entre outros. A ansiedade tem muito a ver com o futuro, porque normalmente é uma tentativa de controle do amanhã. Viver com estes transtornos acarreta diversos incômodos a pessoa. A Teoria Cognitivo Comportamental tem algumas estratégias de manejo da que visam ajudar em casos de ansiedade e que auxiliam na diminuição dos sintomas. Sugiro que busque um profissional especializado. Espero ter ajudado! Fique bem!

Olá, como você está?
Primeiro, você identificar os sintomas de ansiedade em você servem para te auxiliar a pensar em formas de lidar com o que você sente, um diagnóstico confiável é fechado por um profissional. Se você se sente insegura para iniciar o uso da medicação, sugiro buscar um profissional da psicologia, que te auxiliará a compreender a sua situação e te dará orientações um pouco mais assertivas, considerando todo o seu contexto de vida. Me coloco à disposição (:
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
É importante lembrar que a ansiedade pode, de fato, manifestar uma variedade de sintomas físicos e emocionais que podem afetar significativamente o seu dia a dia. Alguns dos sintomas que você mencionou, como tontura, dores no peito e sensação de aperto na garganta, podem estar associados à ansiedade, mas também podem ser sintomas de outras condições médicas.

Para determinar se esses sintomas são de fato causados pela ansiedade, é fundamental buscar uma avaliação médica completa. Você já mencionou que vários médicos sugeriram que poderia ser ansiedade, o que indica uma consideração profissional. Porém, se você ainda se sente insegura ou desconfortável com a ideia de iniciar o tratamento para a ansiedade, é importante ter uma discussão aberta e honesta com um profissional de saúde mental. O psicólogo pode confirmar o diagnóstico e discutir as opções de tratamento disponíveis, que podem incluir terapia, mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, te encaminhar para um médico para ver se é necessário fazer o uso do medicamento.

É compreensível ter preocupações sobre a medicação, mas lembre-se de que o tratamento medicamentoso é apenas uma das opções disponíveis, e não é apropriado para todos. O objetivo principal é melhorar seu bem-estar e qualidade de vida, independentemente de ser ansiedade ou outra condição. Não hesite em buscar essa ajuda, pois cuidar da sua saúde mental é uma decisão importante e valiosa.
É possível que estados mentais, psicológicos e psíquicos reverberem no corpo como os sintomas que você disse sentir, isto é, tontura, dores no peito, "nó" na garganta, e outros, como sudorese e falta de ar. Denominamos tais sintomas como psicossomáticos, que é quando a relação dos sintomas físicos/fisiológicos/biológicos estão atrelados a estados mentais, como a ansiedade, que pode ser o seu caso.
Levando em consideração o seu medo em iniciar um tratamento medicamentoso, pode ser sugerido que comece com a psicoterapia primeiro, pois poderá assim elaborar sobre os sintomas que sente, e verificar junto ao profissional psicólogo se estes são decorrentes ou não, de um possível quadro de ansiedade.
Olá! Lamento que esteja sentindo esse desconforto! A ansiedade pode se apresentar de diversas formas, incluindo sintomas físicos similares aos que você se referiu: tonturas, dificuldades de respiração, dores musculares e mudanças cardíacas. Se você se sente insegura com relação à medicação e esses sintomas, seria interessante buscar uma avaliação com um psicólogo ou psiquiatra. São profissionais que podem avaliar o seu caso com mais cuidado e profundidade, bem como sanar dúvidas mais específicas ligadas às suas emoções e desconfortos. A partir disso, você pode ter um encaminhamento mais claro sobre o tratamento adequado. Fico à disposição e torço para que encontre a ajuda que busca!
Olá!
Esses sintomas que você descreveu parecem relacionados à ansiedade e podem ser tratados por vias que não somente com uso de remédios, através de análise ou de psicoterapia. Compreender quais são as causas dessa ansiedade pode possibilitar que você encontre outros caminhos para lidar com ela!
Olá. A ansiedade causa não só sintomas emocionais, mas também físicos e os sintomas descritos podem ter relação com ansiedade. Importante você pensar: por quê não se sente segura para começar a medicação, se relata que todos os médicos que foi até agora mantêm o mesmo diagnóstico? Indico que busque um psicólogo/analista para que possa fazer o acompanhamento do seu caso e a partir daí, se necessário te encaminhar para um psiquiatra a fim de que realizem um trabalho conjunto.
Olá, omo você está hoje?
Sim, sintomas físicos como dores no peito, garganta, tensão etc, podem ser experimentados em casos de ansiedade e podem persistir por vários dias. No entanto, é importante lembrar que esses sintomas também podem ter outras origens, e é fundamental descartar questões físicas antes de atribuí-los somente à ansiedade. Além disso, considerando que você mencionou desconforto físico associado à ansiedade, a busca por um psicólogo é altamente indicada. Um profissional de saúde mental pode auxiliá-lo a compreender as causas subjacentes da ansiedade, oferecer suporte emocional e desenvolver estratégias para lidar com os sintomas.
Se isso esta te incomodando,e eu acho que esta, pois voce esta aqui, eu recomendo voce a buscar um profissional da psicologia que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
@leticiafernandespsi

Olá, boa tarde !
Entendo suas preocupações em relação à ansiedade e à hesitação em tomar medicamentos. A ansiedade pode, de fato, causar sintomas físicos que afetam o dia a dia, como tontura, dores no peito e sensação de garganta fechando. No entanto, é importante obter um diagnóstico preciso.

A melhor abordagem é consultar um profissional de saúde, como um psicólogo ou psiquiatra, para uma avaliação completa. Eles podem ajudar a determinar se seus sintomas são de fato causados pela ansiedade ou por outra condição médica. Não hesite em discutir suas preocupações sobre o tratamento, e um profissional de saúde pode explicar os riscos e benefícios dos medicamentos e considerar outras opções de tratamento, como terapia.

Lembrando que cada pessoa é única, e o tratamento deve ser personalizado para atender às suas necessidades específicas. Busque apoio profissional para obter orientação adequada e aliviar suas preocupações.

Conte comigo para ajudar neste processo,
Christine
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
A ansiedade pode se desdobrar para além do que é visto como a "crise de ansiedade", fazendo com que os sintomas sejam sentidos por períodos mais longos. É bastante importante, e faz parte do acompanhamento psicológico, retomar a história dessa ansiedade. Em alguns casos a medicação é uma importante ferramenta para o tratamento e para compreender melhor o quadro, nem sempre sendo necessário o seu uso por períodos muito longos.
A ansiedade aparece de diferentes formas em cada um, costumo dizer que é um anúncio do corpo de que algo não está bem. Podendo ser pensada como um transtorno de ansiedade ou apenas um estado ansioso, é importante compreender em que dimensão você está sendo atravessado por ela, o quanto está paralisando a sua vida, causando um adoecimento. Nesse momento, antes mesmo de recorrer a medicação pode ser interessante buscar um acompanhamento psicológico para ter um acolhimento em relação a essas sensações.
Olá! Sim, os sintomas do Transtorno de ansiedade podem se manifestar no dia a dia, principalmente se você vai "acostumando" senti-los e não adere ao tratamento. Oriento que busque um profissional que possa escutar sua história, como a vida te atravessa e então iniciar o processo de diagnóstico. O transtorno de ansiedade não deve ser diagnosticado somente através dos sintomas mas também pela história de vida do paciente. Caso tenha mais dúvidas ou sinta a necessidade de avaliação do seu caso, coloco-me a disposição. @psibrunamachado
Olá.Sim, os sintomas de ansiedade podem aparecer no dia a dia, ou seja, não somente em situações de crise ou mesmo que identificamos que estamos ansiosos. O diagnóstico é feito por profissionais, caso ainda não tenha consultado um psicólogo, minha orientação é que o faça. Abraço.
Sabe quando todos os exames fisiológicos não demonstram nenhuma alteração mas seu corpo continua reagindo. Todos os exames cardiológicos apontam um coração forte mas a dor no peito não passa e aquela palpitação que parece que o coração vai sair pela boca, esses podem ser sim sintomas de ansiedade, quando a boca se cala, quando um sentimento e ignorado, quando um choro é engolido o corpo padece.
É legal aprender sobre sintomas e tratamentos. Mas eu quero te convidar, vc não quer aprender sobre a origem dos seus sintomas? Vem comigo fazer terapia!
Boa tarde minha querida! Os sintomas que você cita tem relação com ansiedade sim. Você foi em mais de um médico e eles tem a mesma fala? Se sim, que tal tentar um tratamento. O remédio pode te auxiliar a passar por esses dias mais tranquilamente. Recomendo se for começar tratamento medicamentoso a começar juntamente o tratamento com Psicólogo. Processo de Autoconhecimento pode te auxiliar a resolver essas questões que estão te deixando ansiosa. Abraço!
Olá boa tarde! Quando vc menciona "todos" os médicos, entendo que passou por mais de um o que é válido, visto que não sentiu-se segura. Porém mais importante que a certeza de seu diagnóstico está ou não fechado em ansiedade é investigar a causa desse imenso desconforto que você está experimentando. Acredito que a psicoterapia irá ajudá-la a entender o que está acontecendo e possivelmente a ajudará se necessário for decidir por um dos tantos profissionais médicos entre os que você recorreu. Para além do diagnóstico o conhecimento de si mesma irá amenizar ou mesmo dissolver seu desconforto. Um abraço.
Olá, espero que esteja bem! Sim, a ansiedade pode se manifestar através de sintomas físicos, como por exemplo, dores no peito, estômago, suor frio, crises de pânico, etc....
Se a ansiedade está atingindo um ponto onde começa a ficar desconfortável para você, seria interessante procurar um psicoterapeuta! Ele terá condições de saber, pela escuta e sintomas, o grau de ansiedade no seu dia a dia. Se for necessário, pode ter um acompanhamento de um psiquiatra para medicação!
Espero ter ajudado!
Olá. Baseado no seu relato você provavelmente tem problemas relacionado a ansiedade. Porém é importante que você busque ajuda profissional de um psicólogo para que ele possa fazer uma análise completa da sua história de vida, somado aos sintomas que você está descrevendo. Desta forma o profissional pode analisar se você de fato vai precisar fazer o uso de medição, sendo assim necessário também procurar um psiquiatra. Espero ter ajudado, e qualquer coisa estou a disposição!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Para fazer o diagnóstico é importante a avaliação de um profissional qualificado. Os sintomas são claros, mas é necessário conhecer melhor seu contexto e momento de vida. As medicações não são a única alternativa para a ansiedade. A psicoterapia também é uma excelente ferramenta para trabalhar estas questões. Fico à sua disposição, se quiseres conversar. Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 250
A ansiedade pode desencadear sintomas físicos, portanto essas sensações que vc relata (como dor no peito, garganta fechada e tontura) podem ser consequências de um quadro de ansiedade, sim. Inclusive são sintomas muito comuns dentro de um quadro como esse, ao lado de falta de ar, taquicardia, ânsia, etc. Se vc foi aos médicos especialistas nas respectivas competências relacionadas aos seus sintomas e não encontrou nenhum tipo de raiz fisiológica envolvida, eis aí mais um indicativo para o quadro ansiedade. Na prática, observe quais são os momentos em que esses sintomas aparecem, perceba se há um tipo de padrão, "gatilhos" (emocionais, ambientais, mentais). Se vc começar a perceber algum tipo de ligação, pode crer, ansiedade. O acompanhamento psicológico pode lhe ser muito útil antes de vc iniciar um tratamento com remédios ansiolíticos receitados por médicos fora da área de saúde mental. O psicólogo pode te ajudar a lidar com esses sintomas e situações antecedentes com mais atenção, possibilitando sua atuação diante do sentimento de ansiedade, ao invés do bloqueio que está nascendo. Busque um profissional da psicologia que vc se identifique e se sinta bem. Também me coloco a disposição. Paz!
Seria importante você ter um acompanhamento com psicólogo para te ajudar a entender o que sente e lidar melhor com esses sintomas.
Oi, sinto muito que esteja passando por isso.

Para diagnosticar a ansiedade é importante passar por uma avaliação com profissional da área da saúde mental (psicólogo ou psiquiatra).
É importante não se fechar aos sintomas que encontramos na internet. Cada caso é é único e requer uma boa avaliação clínica para ser tratado da melhor maneira para sua realidade.

Sobre a medicação, entendo seu receio.
Para começar, você pode passar com um psicólogo e começar a terapia, já seria um passo muito importante para começar a cuidar de você!

Fico à disposição caso queira conversar! Abraços
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 150
Compreendo a angústia que você está enfrentando em relação aos sintomas que vem experimentando. E a dúvida sobre o tratamento indicado. A ansiedade pode, de fato, manifestar-se de várias formas no dia a dia, e os sintomas que você descreve, como tontura, dores no peito e sensação de garganta fechando, são comuns em quadros ansiosos.
Para ajudá-la da melhor forma possível, seria útil realizar uma avaliação mais detalhada.
Se você estiver aberta a isso, considere marcar uma sessão para conversarmos melhor. Estou aqui para oferecer suporte e auxiliar no seu caminho em direção ao bem-estar emocional. Aguardo seu contato para que possamos explorar essas questões e encontrar o melhor caminho de tratamento para sua situação. Aguardo por você!
Olá! Espero que esteja bem.

A psicoterapia poderá ajudar nesse processo, e lembrando que cada pessoa tem seu tempo para dissolver os medos e traumas que a marcaram.
Aviso que esta informação não é um diagnóstico.
Para você que fez a pergunta ou está lendo, fico a disposição para conversarmos mais sobre isso.
Ansiedade é um sintoma comum em diversos transtornos, que desencadeia muitos sinais fisiológicos. Entretaanto, para podermos considerar um diagnóstico psiquiátrico, deve-se descartar todas as possibilidades biológicas. Procure um especialista da sua confiança, esclareça suas dúvidas e siga as recomendações do seu médico e da sua psicóloga.
Olá! A ansiedade pode gerar não apenas sintomas emocionais, mas também manifestações físicas, e os sintomas que você descreveu podem estar relacionados a esse quadro. É crucial refletir sobre o motivo pelo qual não se sente confortável em iniciar a medicação, especialmente quando vários médicos concordaram com o mesmo diagnóstico. Recomendo que considere procurar a orientação de um psicólogo para um acompanhamento mais aprofundado do seu caso. A partir desse suporte, caso necessário, poderá ser encaminhada para um psiquiatra, possibilitando assim uma abordagem integrada e mais abrangente. Estou aqui para apoiar no que precisar.
Não é recomendado o autodiagnóstico nesses casos. Mas fique atento(a) aos sinais e sintomas de seu corpo. Procure um profissional da área de saúde mental, se achar necessário.