As vezes estranho o mundo, as coisas nele até minha casa uma sensação de estranheza, vejo as coisas

23 respostas
As vezes estranho o mundo, as coisas nele até minha casa uma sensação de estranheza, vejo as coisas mais não me sinto conectado com elas.. pode ser desrealização?
Boa tarde!! Pode ser desrealização sim, mas a pergunta é: de onde vem esse sintoma? o que está causando a desrealização?
As causas podem ser inúmeras, desde estresse até traumas mais regredidos. Importante você procurar ajuda com a psicoterapia para encontrar estas causas e elabora-las. Fico a disposição,

É compreensível que você esteja vivenciando essa sensação de estranheza em relação ao mundo e às coisas ao seu redor. O que você descreve parece sim se enquadrar como "desrealização", que está associado com a ansiedade.

A desrealização pode fazer com que as coisas existam distantes, irreais ou desconectadas, sem sentido mesmo que você saiba racionalmente que elas são reais. A psicoterapia visa entender esses tipos de experiências e como possíveis causas subjacentes, muitas vezes relacionadas ao estresse, ansiedade ou outros estados emocionais.

É importante avaliar não apenas os sintomas, mas também os pensamentos e as crenças associadas a essas sensações.
Além disso, lembrar que buscar apoio profissional é um passo importante para lidar com essas experiências. Se você estiver disposto, estou aqui para auxiliar nesse processo de compreensão e gestão das suas emoções e sensações.
Olá, como vai? Não sei se foi isso o que quis dizer mas, pode sim ser um princípio de depressão. Ou, apenas um momento de crise existencial, que aparece de tempos em tempos, e nos dá a oportunidade de rever valores, desejos e direcionamentos em geral. De qualquer forma, é recomendável procurar uma psicóloga/o e iniciar um processo terapêutico que irá lhe dar o suporte necessário para atravessar esse momento em segurança.

Espero ter ajudado!
Um abraço, Mariana.
Olá! Para entender melhor o que você está sentindo, seria importante te ouvir com mais cuidado e detalhes. Contudo, a princípio parece sim um quadro de desrealização, o qual pode ser proveniente de mais de um fator (levando em conta questões orgânicas, de experiência de vida e culturais).
Para avaliar a situação de forma cuidadosa e iniciar o tratamento adequado é indicada a busca por um profissional da Psicologia e da Psiquiatria.
Boa noite
Não dá para avaliar o que você apresenta com esses poucos dados. Seria necessário que você procurasse um profissional (psiquiatra, psicólogo) para falar mais sobre isso, contar sua história para descobrir o que pode estar afetando seu pensamento e seus sentimentos.
Abraços
Olá!,
De fato, até pode ser. Pode não ser... depende da complexidade dessa descrição. Mas é só uma descrição. Igual a descrever a sensação de estarmos cansados/as. Nem sensações, nem emoções, nem estados físicos ou mentais já configuram um diagnóstico clínico. Por sua vez, os diagnósticos, também não resolvem muito, a não ser que justifiquem um tratamento ou uma ajuda institucional, ou da parte do Estado, por exemplo. Os diagnósticos não resolvem nada, pois cada circunstância psicológica individual se resolve de formas diferentes, pois depende do que a gera, o que a faz ficar, mais grave, do que a poderia melhorar... É necessário falar sobre o que você está experienciando, até para tentar entender o teu caso e as possibilidades de melhora, segundo o teu contexto.
Convido você a falar sobre isso com alguém que ofereça um espaço de sigilo, e que não julgue. Alguém que entenda o sofrimento psíquico à luz de alguma vertente teórica e profissional.
Eu estou disponível, se você quiser. Pode propor um valor que se ajuste também à tua realidade, e numa primeira conversa combinamos também como que seria feito o trabalho.
Grande abraço!
;)
Olá, sugiro que procure um profissional de psicologia para falar mais sobre teu sintoma. O estranhamento pode ser um mecanismo de defesa a situações que te tomam emocionalmente e causam estresse. Importante falar, simbolizar, compartilhar, chegar a novos olhares sobre a situação. Caso seja necessário o profissional conduzirá a outro às investigações.
Pode ser sim, seria interessante compreender melhor sua história, por que pode ser um mecanismo de defesa diante da realidade que pode estar muito difícil para você. Fico a disposição.
Oi. Espero que esteja tudo bem! Essa questão de desrealização não é tão simples assim, pode ser uma dissociação e o diagnóstico é um pouco complicado, principalmente se não for feita com profissionais competentes. Eu prefiro conhecer melhor meu paciente, suas demandas e o que está causando sofrimento atualmente. Com isso, busco os melhores e mais efetivos formatos de terapia para ajudá-lo. Nem sempre o diagnóstico ajuda. Funciona bem cuidar dos sintomas e da pessoa e não apenas da doença e dos transtornos.
Vc não está sozinho. Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível desrealização que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 175
Você pergunta se é tal doença. A classificação da doença não tem tanto valor. Não existe coerência nos nomes que são dados pelos profissionais às doenças emocionais. O IMPORTANTE É O TRATAMENTO E A CURA. Existe. Busque. Os sintomas que você cita mostram que você precisa de psicoterapia. Procure urgente um profissional competente. Paz.
Olá, pode ser, mas somente com uma investigação mais detalhada para poder entender melhor o que está acontecendo. De qualquer forma, mesmo sendo desrealização, ela é apenas sintoma, sendo necessário identificar a causa. Psicoterapia vai te ajudar nesse processo. Abraço
Olá! Sugiro buscar um atendimento neurológico.
Olá, boa tarde! Pode ser desrealização sim, mas não é possível fazer um diagnóstico nem estabelecer um proposta de tratamento com tão poucas informações.
Sugiro que você procure um(a) bom psicólogo(a) para fazer uma avaliação do quadro que você vem apresentando para iniciar o tratamento psicológico e, se for o caso, esse profissional te encaminhará para outros profissionais como psiquiatra ou neuro caso seja necessário realizar exames médicos ou entrar com medicação.
Espero ter ajudado :D
Olá! Antes de tudo, o estranhamento do mundo é um convite para compreender o que está acontecendo. O que você estranha? Como estranha? Perguntas como essas podem abrir muitas possibilidades de compreensão de como você se sente ou como tem vivido. Vá com calma, sugiro a procura de um psicólogo existencial para acompanha-lo.
Respondendo objetivamente, pode sim ser o caso da desrealização. Mas, antes de colocarmos um rótulo em sua vivência dessa situação, talvez fosse interessante compreendê-la de um modo mais integrado entre sentimentos diametralmente opostos (Polaridades), para que sua "estranheza" entre em contato com a "familiaridade" e, assim talvez formar um novo sentimento com o qual seja mais fácil lidar. Para tanto, recomendo um processo terapêutico, em especial na vertente humanista, da qual a abordagem da Gestalt-terapia faz parte, para uma melhor e mais íntegra percepção de si, do seu mundo, e do que lhe falta para construir a ponte entre uma coisa e outra. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Antes de você ter sintomas que conferem algum distúrbio ou doença, você tem um nome que lhe confere existir. Uma das causas de adoecimentos é não saber por que ou para que você existe... Vamos fazer terapia e descobrir seus porquês? Porque a terapia pode ajudar você a identificar seus sonhos e a transformar bloqueios e traumas que estão te adoecendo! Entre em contato! te espero
Olá, pelo que você descreveu, pode ser que esteja vivenciando um estado de desrealização. A desrealização é um sintoma que pode ocorrer em diversos transtornos psicológicos, como a ansiedade e o transtorno de estresse pós-traumático. É caracterizada por uma sensação de estranheza ou distanciamento em relação ao mundo ao redor, como se as coisas não parecessem reais ou não fossem familiares.

A desrealização pode ser bastante desconfortável e pode afetar negativamente o seu bem-estar emocional e a sua capacidade de se relacionar com outras pessoas. Por isso, é importante que você busque ajuda profissional para compreender melhor o que está acontecendo e encontrar formas de lidar com essa sensação.

Como psicanalista, eu recomendaria que você procurasse um profissional especializado para conversar sobre o que está sentindo. A psicanálise pode ajudá-lo a compreender melhor as causas subjacentes do seu desconforto e a desenvolver estratégias para lidar com ele. Além disso, a terapia psicanalítica pode ajudá-lo a explorar questões mais profundas relacionadas à sua identidade e ao seu lugar no mundo.
Olá! Essa sensação de estranheza que tu falas possivelmente tem camadas que, apenas associando, em um processo de análise, tu conseguirá investigar.
Olá, como os colegas disseram esses sintomas que vc descreve podem sim ser sintomas de dissociação/ desrealização e ou despersonalização que podem te dar a sensação de estranheza, irrealidade, sensação de estar fora do corpo, etc. ao mesmo tempo sem perder o contato com a realidade. É importante saber o que causa essas sensações em você e após o diagnóstico (descobrir a causa) propor um tratamento psicoterapico com estratégias de enfrentamento (TCC, DBT ou outro).
O transtorno de despersonalização/desrealização é um tipo de transtorno dissociativo que consiste em sentimentos recorrentes ou persistentes de distanciamento do próprio corpo ou processos mentais, geralmente com uma sensação de ser um observador externo da própria vida (despersonalização) ou de estar desconectado de um ambiente (desrealização). Este transtorno é quase sempre desencadeado por estresse grave. O diagnóstico se baseia nos sintomas depois que outras causas possíveis forem descartadas. O tratamento consiste em psicoterapia mais terapia medicamentosa para qualquer comorbidade com depressão e/ou ansiedade.
Susgestão e que procure um Psicologo Clinico ou mesmo um psiquiatra para um dignostico mais acertivo e principalmente desenvolver um plano teraputico pra voce.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140
Olá, tudo bem?
É necessário entender melhor o que circunda esse sintoma. Aprofundar na sua história e no seu momento atual pra entender as contingências relacionadas a essa estranheza. Estou aqui pra te ajudar. Entendo a angústia que isso traz.
Vivemos em um mundo onde estamos conectados com outras pessoas o tempo todo, os relacionamentos estão presentes. Pode ser difícil viver em conexão com os acontecimentos, tendências, novidades, acompanhando a globalização e sempre buscando novas tecnologias e soluções para descomplicar as relações, aprimorar a aprendizagem, trabalhar, viver...... A psicoterapia pode-se encontrar alguns caminhos para facilitar nesse processo.
Olá! Com base no seu relato, acredito que o que você está experienciando pode não ser desrealização. No entanto, é importante ressaltar que essa questão precisa ser avaliada de forma mais minuciosa.
A desrealização é caracterizada pela percepção de que o ambiente ao seu redor é estranho e irreal. As coisas e pessoas podem parecer distantes, semelhante a um estado de sonho. Você pode se sentir desconectado de si mesmo ou de sua própria identidade, geralmente acompanhado por ansiedade e desconforto significativos.
Se não for desrealização, é possível que esteja relacionado a alguma necessidade emocional não compreendida, ou talvez você esteja enfrentando uma tensão emocional leve, porém persistente, que pode causar essa sensação de estranheza.
Por fim, o melhor curso de ação seria realizar uma avaliação mais detalhada para confirmar ou descartar algumas das hipóteses mencionadas acima. Identificar o que você está sentindo é crucial para propor um tratamento adequado e específico.