Bom dia, gostaria de saber qual tipo de terapia procurar para tratar fortes sentimentos de culpa e remorso? Obrigado.
Olá,
Importante você estar disposto a lidar com esses sentimentos, pois seu comprometimento irá auxiliar no processo terapêutico.
A Terapia Cognitivo Comportamental tem grande eficácia neste sentido, pois atua na interação entre os pensamentos, sentimentos e comportamentos, trabalhando na mudança desses padrões de pensamento.
Espero ter lhe auxiliado.
Fique bem! Talita da Silva

Eu indico brainspotting e emdr.

Dr. Thiago Vaitsman Bastos
Dr. Thiago Vaitsman Bastos
Psicanalista, Psicólogo
Brasília
O trabalho psicanalítico pode contribuir na investigação das origens do sentimento de culpa e permitir a elaboração das idéias e comportamentos que continuem gerando, insistentemente, as sensações de remorso.

 Maria Goreti Romanio
Maria Goreti Romanio
Terapeuta complementar, Psicólogo
Curitiba
Recomendo que procure um psicólogo com a abordagem psicoterapia cognitivo comportamental!

Olá! Sugiro que busque um profissional da área da psicologia, com o qual você poderá trabalhar às questões citadas. Quanto a qual abordagem escolher, sugiro que pesquise as principais abordagens e escolha a que você se identifique mais, pois todas elas são aptas a trabalhar esse tipo de questão, porém, cada uma irá realizar o trabalho terapêutico de forma diferente. Espero ter ajudado! Att. Carolina

Olá!
A Psicoterapia pode te ajudar a trabalhar estes sentimentos.. procure um psicólogo, todas as abordagens serão capaz de tratar suas questões, o importante é que você se identifique e isso você só irá descobrir depois de começar, portanto, não se apegue a isso neste momento.

Se puder escolher um que também trabalhe com a Hipnose, durante seu processo de autoconhecimento, poderá ser uma ferramenta importante para a ressignificação destas questões na sua vida!

Lembre-se, o mais importante é começar!

;)
Convidamo-lo para uma consulta: - R$ 120
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.

Olá! Existem muitas abordagens que tratam desse tema. A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem que pode propor novas formas de pensar em relação ao seu problema, com o objetivo de ressignificar os fatos que têm levado você a ter esses sentimentos. Não obstante, o mais importante no meu entender, é que você busque um profissional que faça você se sentir à vontade, para que possam, juntos, construir uma boa aliança terapêutica, algo de fundamental para o êxito do tratamento. Abraço

Olá, qualquer abordagem da Psicologia poderá trabalhar essas questões com você. O mais importante é que você encontre um psicólogo com quem você se identifique, confie e se sinta à vontade para se abrir. Tem pessoas que preferem uma abordagem específica, mas geralmente depende mais do psicólogo do que da sua abordagem, pois mesmo psicólogos da mesma abordagem são diferentes. Então sugiro buscar um, se não gostar dele, tente outro até encontrar quem se "encaixe" com você. Boa sorte! Qualquer coisa, estou à disposição.

Olá! Lindar com sentindo muitas vezes gera incômodos, mas o importante é você de fato querer trabalhar para suas questões com a culpa. Na terapia cognitiva comportamental é uma das indicadas para trabalhar pensamento, comportamento e emoção.

Dra. Vera Lucia Biscuola
Dra. Vera Lucia Biscuola
Psicólogo
Bariri
Olá,
A culpa é o sentimento mais intenso que move a a pessoa a procura de ajuda profissional.
Trabalhar e entender a culpa e o remotos pode ser feito em qualquer linha, o mais importante e sua indentificação com o processo e o profissional, a empatia .....
Abs

Boa noite! Quando nos sentimos culpados ou arrependidos, é essencial poder conversar com alguém disposto a ouvir sem julgamentos. A psicoterapia de abordagem analítica junguiana auxilia nesta confissão inicial e na elucidação de todo o contexto que envolve a situação que gerou esta culpa. É uma oportunidade para você se conhecer mais profundamente, se aproximar da sua essência, rever posturas e pontos de vista, reconhecer suas necessidades e as dos outros. Ao longo deste processo você poderá alcançar um estado de espírito apaziguado.

 Paulo Renato Oliveira
Paulo Renato Oliveira
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Procure um Psicólogo Clínico. A abordagem não tem grande importância, o principal é o estabelecimento de confiança entre você e o (a) terapeuta, seu investimento pessoal no processo, sua força e otimismo de que no médio e longo prazos tudo irá melhorar significativamente. O que pode influenciar é sua adaptação a determinada abordagem e então você poderá mudar de terapeuta, mas isso você só descobrirá no decorrer do processo. Ninguém, a priori, tem qualquer fundamento científico ou de qualquer outra natureza para dizer que uma abordagem é melhor do que a outra.

Olá! Terapia EMDR.

Boa noite, como algumas colegas já disseram todas as terapias são eficazes. É importante ressaltar que é necessário ter empatia com o terapeuta. Sugiro além das pesquisas sobre as linhas terapêuticas, vc fazer a primeira entrevista onde o psicólogo poderá te explicar melhor a abordagem com a qual trabalha e vc já irá ter uma ideia se gostou ou não. É importante a meu ver vc se sentir bem, confiar e se entregar ao processo. E isso só é possível quando gosta do ambiente e do profissional, ficando a vontade para falar do que sente. Espero ter te ajudado.

 Weslley Sá Farias
Weslley Sá Farias
Psicólogo, Psicanalista
Aracaju
Eu concordo plenamente com a colocação do colega Paulo Renato. Sentimentos de culpa e remorso fazem parte do amplo leque de possibilidades de emoções humanas. É o tipo de coisa que demanda do terapeuta muito mais bons ouvidos e sensibilidade com o outro, que uma linha teórica específica ou alguma especialização.
Um grande abraço!

Boa noite, já meus colegas deram bastantes sugestões para escolher uma terapia que se adapte ao teu caso, o que desejo reforçar é a escolha do EMDR ou o Brainspotting, são duas abordagem que podem ser muitos eficazes para teu caso, procure alguem perto de voçe que trabalhe com uma essas terapias com certeza poderá alcançar otimos resultados.

Bom dia. Como terapeuta de orientação analítica, posso dizer que a psicanálise é uma abordagem capaz de dar conta desse tipo de demanda. Crítica da cultura judaico-cristã ocidental, a psicanálise, desde Freud, estuda a influência da moral cristã na sociedade, sendo o livro O futuro de uma ilusão um marco nesse sentido. Na terapia mais especificamente, suas demandas seriam ouvidas e trabalhadas de modo a não incorrer em culpas ou vitimizações, mas numa responsabilidade que devolve ao sujeito a autonomia sobre sua vida. Espero ter auxiliado. Abraço!

 Lilian R. Ceolin
Lilian R. Ceolin
Psicanalista, Psicólogo
Americana
Olá, apesar de ser Psicanalista, acredito na eficiência de todas as abordagens da Psicologia. Sugiro que você encontre uma abordagem e um profissional no qual você se identifique. A psicoterapia irá te ajudar a trabalhar esses sentimentos que está vivenciando, fazendo com que você olhe para dentro de si e elabores suas angústias.
Abraços!!!

 Dínerson Fiuza
Dínerson Fiuza
Psicólogo, Sexólogo
São Paulo
Sugiro a terapia cognitivo comportamental

Olá,
Se o profissional tiver compromisso, independente de abordagem, ele poderá te ajudar com esses sentimentos que você não está sabendo lidar. O importante e você estar aberta para o acompanhamento psicológico, e caso não sinta empatia pelo profissional, tenho certeza que encontrarás um que possa te conduzir nesse momento de confusão. Só não desista de você.

Mauricio Cardoso.

Dr. Celso Martins
Dr. Celso Martins
Psicólogo, Terapeuta complementar
Curitiba
Olá, sentimentos de culpa e remorso podem ser reprocessados por abordagens que atuam diretamente nas redes de memória do cérebro, como o EMDR e o Brainspotting. Se a culpa não for sua, mas apenas se sente assim, seu cérebro irá lhe mostrar os fatos e resolver tudo provavelmente em uma única sessão. No entanto, se você esteve de fato envolvido como imagina, vai se sentir melhor e fortalecido para fazer a devida reparação, se ela ainda for possível. Boa sorte!

Dra. Fernanda Barbosa
Dra. Fernanda Barbosa
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá. De um modo geral, este tema é tratado por diferentes psicólogos clínicos; independentemente da abordagem teórica com a qual trabalhem. Dentro da psicologia, cada um utilizará das ferramentas que possui e elas variam bastante, diga-se de passagem. Se deseja conhecer o campo, não terá dificuldade em encontrar alguma corrente que possa vir a trazer algum efeito para você. Mas, se deseja explorar um campo para além da perspectiva da consciência, a psicanálise, sem dúvida alguma será o mais indicado.

Bom dia! Qualquer abordagem pode te ajudar a compreender o que sente. O importante é saber se você está preparado para uma terapia, leia sobre o terapeuta antes de escolher. As abordagens da Psicologa são muitas e podem alterar sua forma de ver a vida!
Desejo que esta angústia termine o mais breve possível.

 Vera Da Ros
Vera Da Ros
Psicólogo
São Caetano do Sul
Se você sente culpa por algo que fez ou deixou de fazer, pense pelo lado positivo: você está no grupo da maior parte dos seres humanos! Saiba que quem sente culpa tem maior capacidade de empatia e conexão com o outro.
Considerando-se seres humanos com um desenvolvimento psicológico saudável, é natural que tenhamos esses sentimentos, muitas vezes seguidos por remorso, raiva e vergonha, pois eles nos direcionam para a nossa própria evolução pessoal.
Por outro lado, a culpa torna-se preocupante quando pensamentos e comportamentos são direcionados de uma maneira que parece não se chegar a lugar nenhum, a não ser à autodestruição.

Acredito que a TCC (Terapia Cognitiva Comportamental), irá contribuir muito para sua superação . Dependendo muito de sua crença na psicoterapia. Busque um profissional de sua confiança, que com certeza você terá bons resultados.

Olá. Não creio que haja uma abordagem mais indicada do que outra. A escolha de um profissional deve estar pautada em sua competência e, principalmente, na experiência da primeira entrevista. Quero dizer que às vezes é preciso "experimentar" alguns atendimentos para você saber com quem você se sente mais à vontade e acolhido. Algumas linhas vão se centrar mais na resolução dos sintomas, outras, como a psicanálise, vão se debruçar à estrutura do problema. Ou seja, pode até ser um trabalho mais prolongado, mas com certeza implicará transformações profundas.

 Virginia Fernandes
Virginia Fernandes
Psicólogo, Terapeuta complementar
Santo André
Acredito que quando a pessoa está disposta a mudar, qualquer tipo de terapia irá ajudar, o importante é dar o primeiro passo e ir em busca de ajuda profissional se algo está te limitando a ter uma vida mais tranquila, essa abertura fará o indivíduo e o profissional chegar em um bom resultado...fico a disposição sou do Abc sp.boa sorte:)

Olá! A Psicoterapia pode te ajudar a trabalhar estes sentimentos de culpa e remorso. Procure um psicólogo, todas as abordagens serão capaz de tratar suas questões, o importante é que você se identifique e isso você só irá descobrir depois de começar, portanto, não se apegue a isso neste momento. Se ainda estiver com dúvida, pergunte a algum amigo que já tenha feito ou ainda faça psicoterapia sobre como que funciona com ele. Isso muda de psicólogo para psicólogo, o importante é você se sentir confortável na terapia :)

Especialistas em Primeira consulta Psicologia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Primeira consulta Psicologia

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.