Bom dia, gostaria de saber qual tipo de terapia procurar para tratar fortes sentimentos de culpa e r

58 respostas
Bom dia, gostaria de saber qual tipo de terapia procurar para tratar fortes sentimentos de culpa e remorso? Obrigado.
Olá,
Importante você estar disposto a lidar com esses sentimentos, pois seu comprometimento irá auxiliar no processo terapêutico.
A Terapia Cognitivo Comportamental tem grande eficácia neste sentido, pois atua na interação entre os pensamentos, sentimentos e comportamentos, trabalhando na mudança desses padrões de pensamento.
Espero ter lhe auxiliado.
Fique bem! Talita da Silva

Eu indico brainspotting e emdr.
O trabalho psicanalítico pode contribuir na investigação das origens do sentimento de culpa e permitir a elaboração das idéias e comportamentos que continuem gerando, insistentemente, as sensações de remorso.
Recomendo que procure um psicólogo com a abordagem psicoterapia cognitivo comportamental!
Olá! Sugiro que busque um profissional da área da psicologia, com o qual você poderá trabalhar às questões citadas. Quanto a qual abordagem escolher, sugiro que pesquise as principais abordagens e escolha a que você se identifique mais, pois todas elas são aptas a trabalhar esse tipo de questão, porém, cada uma irá realizar o trabalho terapêutico de forma diferente. Espero ter ajudado! Att. Carolina
Olá!
A Psicoterapia pode te ajudar a trabalhar estes sentimentos.. procure um psicólogo, todas as abordagens serão capaz de tratar suas questões, o importante é que você se identifique e isso você só irá descobrir depois de começar, portanto, não se apegue a isso neste momento.

Se puder escolher um que também trabalhe com a Hipnose, durante seu processo de autoconhecimento, poderá ser uma ferramenta importante para a ressignificação destas questões na sua vida!

Lembre-se, o mais importante é começar!

;)
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Olá! Existem muitas abordagens que tratam desse tema. A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem que pode propor novas formas de pensar em relação ao seu problema, com o objetivo de ressignificar os fatos que têm levado você a ter esses sentimentos. Não obstante, o mais importante no meu entender, é que você busque um profissional que faça você se sentir à vontade, para que possam, juntos, construir uma boa aliança terapêutica, algo de fundamental para o êxito do tratamento. Abraço
Olá, qualquer abordagem da Psicologia poderá trabalhar essas questões com você. O mais importante é que você encontre um psicólogo com quem você se identifique, confie e se sinta à vontade para se abrir. Tem pessoas que preferem uma abordagem específica, mas geralmente depende mais do psicólogo do que da sua abordagem, pois mesmo psicólogos da mesma abordagem são diferentes. Então sugiro buscar um, se não gostar dele, tente outro até encontrar quem se "encaixe" com você. Boa sorte! Qualquer coisa, estou à disposição.
Olá! Lindar com sentindo muitas vezes gera incômodos, mas o importante é você de fato querer trabalhar para suas questões com a culpa. Na terapia cognitiva comportamental é uma das indicadas para trabalhar pensamento, comportamento e emoção.
Olá,
A culpa é o sentimento mais intenso que move a a pessoa a procura de ajuda profissional.
Trabalhar e entender a culpa e o remotos pode ser feito em qualquer linha, o mais importante e sua indentificação com o processo e o profissional, a empatia .....
Abs
Boa noite! Quando nos sentimos culpados ou arrependidos, é essencial poder conversar com alguém disposto a ouvir sem julgamentos. A psicoterapia de abordagem analítica junguiana auxilia nesta confissão inicial e na elucidação de todo o contexto que envolve a situação que gerou esta culpa. É uma oportunidade para você se conhecer mais profundamente, se aproximar da sua essência, rever posturas e pontos de vista, reconhecer suas necessidades e as dos outros. Ao longo deste processo você poderá alcançar um estado de espírito apaziguado.
Olá! Terapia EMDR.
Boa noite, como algumas colegas já disseram todas as terapias são eficazes. É importante ressaltar que é necessário ter empatia com o terapeuta. Sugiro além das pesquisas sobre as linhas terapêuticas, vc fazer a primeira entrevista onde o psicólogo poderá te explicar melhor a abordagem com a qual trabalha e vc já irá ter uma ideia se gostou ou não. É importante a meu ver vc se sentir bem, confiar e se entregar ao processo. E isso só é possível quando gosta do ambiente e do profissional, ficando a vontade para falar do que sente. Espero ter te ajudado.
Eu concordo plenamente com a colocação do colega Paulo Renato. Sentimentos de culpa e remorso fazem parte do amplo leque de possibilidades de emoções humanas. É o tipo de coisa que demanda do terapeuta muito mais bons ouvidos e sensibilidade com o outro, que uma linha teórica específica ou alguma especialização.
Um grande abraço!
Boa noite, já meus colegas deram bastantes sugestões para escolher uma terapia que se adapte ao teu caso, o que desejo reforçar é a escolha do EMDR ou o Brainspotting, são duas abordagem que podem ser muitos eficazes para teu caso, procure alguem perto de voçe que trabalhe com uma essas terapias com certeza poderá alcançar otimos resultados.
Bom dia. Como terapeuta de orientação analítica, posso dizer que a psicanálise é uma abordagem capaz de dar conta desse tipo de demanda. Crítica da cultura judaico-cristã ocidental, a psicanálise, desde Freud, estuda a influência da moral cristã na sociedade, sendo o livro O futuro de uma ilusão um marco nesse sentido. Na terapia mais especificamente, suas demandas seriam ouvidas e trabalhadas de modo a não incorrer em culpas ou vitimizações, mas numa responsabilidade que devolve ao sujeito a autonomia sobre sua vida. Espero ter auxiliado. Abraço!
Olá, apesar de ser Psicanalista, acredito na eficiência de todas as abordagens da Psicologia. Sugiro que você encontre uma abordagem e um profissional no qual você se identifique. A psicoterapia irá te ajudar a trabalhar esses sentimentos que está vivenciando, fazendo com que você olhe para dentro de si e elabores suas angústias.
Abraços!!!
Sugiro a terapia cognitivo comportamental
Olá,
Se o profissional tiver compromisso, independente de abordagem, ele poderá te ajudar com esses sentimentos que você não está sabendo lidar. O importante e você estar aberta para o acompanhamento psicológico, e caso não sinta empatia pelo profissional, tenho certeza que encontrarás um que possa te conduzir nesse momento de confusão. Só não desista de você.

Mauricio Cardoso.
Olá, sentimentos de culpa e remorso podem ser reprocessados por abordagens que atuam diretamente nas redes de memória do cérebro, como o EMDR e o Brainspotting. Se a culpa não for sua, mas apenas se sente assim, seu cérebro irá lhe mostrar os fatos e resolver tudo provavelmente em uma única sessão. No entanto, se você esteve de fato envolvido como imagina, vai se sentir melhor e fortalecido para fazer a devida reparação, se ela ainda for possível. Boa sorte!
Olá. De um modo geral, este tema é tratado por diferentes psicólogos clínicos; independentemente da abordagem teórica com a qual trabalhem. Dentro da psicologia, cada um utilizará das ferramentas que possui e elas variam bastante, diga-se de passagem. Se deseja conhecer o campo, não terá dificuldade em encontrar alguma corrente que possa vir a trazer algum efeito para você. Mas, se deseja explorar um campo para além da perspectiva da consciência, a psicanálise, sem dúvida alguma será o mais indicado.
Bom dia! Qualquer abordagem pode te ajudar a compreender o que sente. O importante é saber se você está preparado para uma terapia, leia sobre o terapeuta antes de escolher. As abordagens da Psicologa são muitas e podem alterar sua forma de ver a vida!
Desejo que esta angústia termine o mais breve possível.
Se você sente culpa por algo que fez ou deixou de fazer, pense pelo lado positivo: você está no grupo da maior parte dos seres humanos! Saiba que quem sente culpa tem maior capacidade de empatia e conexão com o outro.
Considerando-se seres humanos com um desenvolvimento psicológico saudável, é natural que tenhamos esses sentimentos, muitas vezes seguidos por remorso, raiva e vergonha, pois eles nos direcionam para a nossa própria evolução pessoal.
Por outro lado, a culpa torna-se preocupante quando pensamentos e comportamentos são direcionados de uma maneira que parece não se chegar a lugar nenhum, a não ser à autodestruição.
Acredito que a TCC (Terapia Cognitiva Comportamental), irá contribuir muito para sua superação . Dependendo muito de sua crença na psicoterapia. Busque um profissional de sua confiança, que com certeza você terá bons resultados.
Olá. Não creio que haja uma abordagem mais indicada do que outra. A escolha de um profissional deve estar pautada em sua competência e, principalmente, na experiência da primeira entrevista. Quero dizer que às vezes é preciso "experimentar" alguns atendimentos para você saber com quem você se sente mais à vontade e acolhido. Algumas linhas vão se centrar mais na resolução dos sintomas, outras, como a psicanálise, vão se debruçar à estrutura do problema. Ou seja, pode até ser um trabalho mais prolongado, mas com certeza implicará transformações profundas.
Acredito que quando a pessoa está disposta a mudar, qualquer tipo de terapia irá ajudar, o importante é dar o primeiro passo e ir em busca de ajuda profissional se algo está te limitando a ter uma vida mais tranquila, essa abertura fará o indivíduo e o profissional chegar em um bom resultado...fico a disposição sou do Abc sp.boa sorte:)
Olá! A Psicoterapia pode te ajudar a trabalhar estes sentimentos de culpa e remorso. Procure um psicólogo, todas as abordagens serão capaz de tratar suas questões, o importante é que você se identifique e isso você só irá descobrir depois de começar, portanto, não se apegue a isso neste momento. Se ainda estiver com dúvida, pergunte a algum amigo que já tenha feito ou ainda faça psicoterapia sobre como que funciona com ele. Isso muda de psicólogo para psicólogo, o importante é você se sentir confortável na terapia :)
Olá, bom dia. Procure um psicólogo para tratar dessas questões. Cada abordagem tratará de uma forma diferente essas questões, o importante é que você se identifique com o profissional e com a abordagem.
Todas as abordagens psicoterapêuticas se propõem a tratar sentimentos desconfortáveis, culpa, remorso e etc.
Olá.
Estes sentimentos fazem parte da nossa existência, tentar entende-los ou administra-los pode ser difícil. A psicoterapia pode te ajudará muito a elaborar estas questões.
Se precisar, estou a disposição.
Qual abordagem ou se é uma terapia breve ou longa, talvez seja o menos relevante em sua demanda. Isso porque o que mais importante em qualquer processo terapêutico é o paciente se sentir acolhido e compreendido, conseguindo assim estabelecer um vinculo com o terapeuta , ai é que se incia o processo. Isso já começa mesmo no contato telefônico.
O processo de cura se dá na relação humana, portanto, se você se sentir a vontade com o terapeuta, e se como via de regra este profissional estiver atendo e disponível como ajuda, o processo de cura terá toda chance de exito.
Olá, a culpa, e o seu irmão remorso, podem ser motivados por comportamentos reais, que causaram danos a pessoas importantes na sua vida, ou a fantasias inconscientes de que você tenha realmente feito. Um mergulho no seu mundo interior, a partir da psicanálise, podem ajudá-lo a compreender, acolher, reparar e perdoar a si mesmo. Experimente.
Olá
Acredito que a Terapia Cognitivo Comportamental tem grande eficácia neste sentido, pois atua na interação entre os pensamentos, sentimentos e comportamentos, trabalhando na mudança desses padrões de pensamento.
Olá
Todas as terapias podem apresentar um resultado eficaz! O que é muito importante de se conquistar em conjunto é a relação terapêutica que é o relacionamento de confiança entre o paciente e o profissional.
Todas as linhas da psicologia trabalham muito bem esse assunto. O que aconselho é garantir um profissional ético e registrado no CRP.
Garantindo esses dois pontos não haverá erro no tratamento.
Bom dia! O sentimento de culpa por ser muito pesado gera muito sofrimento. O importante é vc buscar uma terapia, todas as abordagens são boas e oferece ferramentas adequadas para o bom tratamento.
Olá! A Psicoterapia pode lhe auxiliar em relação aos sentimentos citados por você... Um psicólogo, pode lhe ajudar e se você puder escolher um profissional que também trabalhe com a Hipnose, seria muito interessante é um processo de autoconhecimento e poderá com está ferramenta ocorrer a ressignificação destes momentos vividos por você. É importante começar. Tenha um Belo dia!!!
Bom dia. Se você buscar um psicólogo, independente da abordagem que ele usa, já será um passo bem importante para lidar com esses sentimentos, no entanto a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) poderá ter um resultado mais eficaz. Abçs!
Existem diferentes abordagens na psicologia. Porém, todas elas tem o objetivo de ajudar o paciente, independente do método utilizado. Portanto, o mais importante é que você encontre um profissional com quem se sinta a vontade para se abrir e expressar seus sentimentos. Alguns pacientes se adaptam muito bem com alguns profissionais e com outros não. Portanto, considero importante você conversar com o profissional antes de começar o tratamento e entender sua metodologia de trabalho, como você se sente conversando com ele e, caso não o considere ideal, procure um novo profissional até encontrar aquele que poderá ajudá-lo(a). Estou à disposição!
Olá! O importante é você buscar um profissional qualificado e com quem se sinta à vontade. Para a sua demanda, diversas abordagens podem ser eficientes, pois todas trabalharão, de formas diferentes, os motivos dos seus sintomas, bem como estratégias para melhoria. É uma questão de identificação, e não necessariamente de eficácia. Caso você tenha interesse, cabe pesquisar um pouco sobre algumas abordagens: psicanálise, psicoterapia sistêmica, gestalt terapia, psicoterapia cognitivo comportamental são alguns exemplos.

Bom dia! Não há uma abordagem exclusiva para tratar esses sentimentos. O que pode ser buscado é o tipo de técnica que mais se adequa a sua espectativa de atendimento, àquilo que lhe faça se sentir confortável. Toda e qualquer abordagem psicológica tem sua maneira efetiva de tratar sentimentos de culpa e remorso. Busque a técnica que lhe faça sentido e que se sinta confortável para trabalhar suas questões.
Olá, como vai? A culpa é o sentimento de estar em débito relativamente a uma pessoa ou a um ideal e a consequente disposição a agir para dirimir ou resgatar esse débito. Isso não é possível sempre que se trata de um ideal inatingível ou quando a ação que gera culpa não pode ser desfeita. Como você disse, a culpa e o remorso podem se tornar ubíquos e muito intensos. Se o sentimento está ligado à persecução de um ideal muito elevado, é preciso desconstrui-lo. Porém, se a culpa decorre da percepção de se ter feito algo de errado para com uma pessoa querida, o trabalho será mais complexo e envolverá colocar em questão a totalidade da relação a essa pessoa com vistas a integrar na própria estória o que é hoje visto como impasse e pura perda. Não se trata tanto de resignificar quanto de transformar remorso em uma modalidade mais genuína de responsabilização. Qualquer que seja a modalidade de culpa, certos elementos da personalidade são responsáveis por sua intensidade—ideais muito elevados num caso, uma relação muito rígida consigo mesmo noutro. Por isso, sugiro buscar por um psicanalista de orientação lacaniana, cuja técnica enfoca a desconstrução da personalidade entendida como o conjunto de imagens e ideais que nos servem de referência e que governam todas as nossas relações com nós mesmos—o remorso inclusive.
Olá tudo bem?
Olha, basicamente todas as abordagens da psicologia procuram chegar ao mesmo resultado, mas por caminhos diferentes. O intuito sempre será auxiliar o paciente a lidar com suas questões e melhorar a sua qualidade de vida. O sucesso da terapia está mais relacionado ao vínculo que se estabelece com o profissional do que a abordagem em si. Procure um psicólogo que você confie e se sinta à vontade com ele.
Um grande abraço
Indico psicoterapia e constelação sistêmica familiar.
Olá! Em primeiro lugar é importante considerar que todas as psicoterapias objetivam, em ultima instância, proporcionar maior bem-estar para a pessoa atendida... logo é fundamental estabelecer vínculo com a profissional, independente da abordagem. Por outro lado, as diferentes abordagens psicológicas utilizam técnicas diversificadas, todas eficazes! Psicanálise, humanista, existencial, TCC... Espero ter ajudado. Estou à disposição!
Olá, tudo bem? Se for procurar um psicoterapeuta e iniciar com uma psicoterapia, acredito que irá conseguir visualizar melhor essa questão particular de culpa e remorso, entender melhor quais são suas reais dificuldades, para isso não teria uma linha teórica específica, geralmente o sofrimento psicológico independente do tema pode ser abordado por diversas linhas teóricas. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá, boa tarde. Qualquer psicóloga competente e responsável pode lhe auxiliar a entender esses sentimentos. O importante é você procurar ajuda. Qualquer coisa estou à disposição, @psimariajube.
Boa tarde. Um psicólogo.
Para tratar fortes sentimentos de culpa e remorso, uma abordagem terapêutica eficaz pode ser a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). A TCC é uma abordagem amplamente usada para tratar uma variedade de questões emocionais e psicológicas, incluindo sentimentos de culpa.

Na TCC, você trabalhará com um terapeuta para identificar e examinar os pensamentos negativos e padrões de pensamento que contribuem para os sentimentos de culpa e remorso. Você aprenderá a desafiar esses pensamentos distorcidos e a desenvolver formas mais saudáveis de pensar e lidar com as situações passadas.

Além da TCC, a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e a Terapia Focada na Compaixão também podem ser úteis para lidar com sentimentos de culpa. Importante ressaltar que a escolha da terapia pode depender de sua preferência pessoal e das recomendações de um profissional de saúde mental, que poderá avaliar suas necessidades individuais e oferecer orientações adequadas.
Psicoterapia.
Bom Dia! Para tratar fortes sentimentos de culpa e remorso, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser uma abordagem eficaz. A TCC ajuda a identificar e reestruturar pensamentos negativos e irracionais associados à culpa, promovendo uma visão mais saudável de si mesmo e do passado. Além disso, terapeutas especializados em terapia de facilidade e compromisso (ACT) podem ajudar a desenvolver habilidades para aceitar esses sentimentos e avançar na direção ao bem-estar emocional. A escolha do terapeuta e abordagem terapêutica deve ser personalizada de acordo com suas necessidades específicas.
Olá! Sendo bem direta, a maioria das abordagens de terapia podem tratar esses sintomas abordados. No entanto, depende do comprometimento do paciente, bem como d o profissional escolhido para que o tratamento surta efeito e o paciente possa perceber qual a causa desses sintomas e quais gatilhos podem estar alimentando- os. Logo, busque ajuda profissional especializada e de confiança, para que possa começar o tratamento, dar continuidade a um tratamento psicológico já iniciado.
Bom dia! Todos os tipos de terapia tratam de sintomas de forte culpa e remorso. O que muda é o tipo de abordagem que darão para o tratamento e como cada viés teórico entende o fenômeno que você descreve. A melhor terapia seria aquela com a qual você sente que há mudanças genuínas e que você confie no profissional e no processo que constroem juntos.
Se você está lidando com fortes sentimentos de culpa e remorso, procurar a ajuda de um profissional psicologia é uma escolha positiva. Diferentes tipos de terapia podem ser eficazes, dependendo das suas necessidades e preferências. Pode ser interessante pesquisar sobre as linhas de atendimentos e tirar dúvidas sobre elas com psicólogos especialistas.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Ola, indico terapia cognitivo comportamental
Se você está lidando com fortes sentimentos de culpa e remorso, é altamente recomendável procurar a ajuda de um profissional de saúde mental. Existem diferentes tipos de terapia que podem ser eficazes para lidar com esses sentimentos, e a escolha dependerá das suas preferências pessoais. O mais indicado seria você iniciar um acompanhamento, independentemente da abordagem da psicologia.
Olá, acredito que qualquer abordagem da psicologia pode ajudar a lidar com os sentimentos de culpa e remorso. O importante é você buscar a ajuda de um profissional e iniciar o acompanhamento o quanto antes. Dias difíceis acontecem na vida de todos, alguns momentos temos dificuldades de lidar com as situações/problemas. Com a terapia é possível desenvolver comportamentos mais adequados para determinadas situações. Estou disponível caso queira saber mais @suelensouza.psi Espero que fique bem.
A psicanálise pode ser uma ferramenta poderosa nesse processo, guiando você em uma jornada de autodescoberta e cura.
É importante falar e deixar-se conhecer sobre as raízes da culpa, muitas vezes inconscientes, que alimentam seus sentimentos. Questionar e desafiar crenças distorcidas e autodepreciativas que contribuem para isso. Ampliar a compreensão de si mesmo, seus valores e desejos, promovendo uma vida mais autêntica e significativa.
Enfim, é preciso disponibilidade interna para que esses sentimentos façam mais sentido a partir de uma relação terapêutica que dê espaço para conhecer-se.