Como faço para me livrar da Sindrome do pânico com fobia ?Notadamente a lugares fechados como aviões

33 respostas
Como faço para me livrar da Sindrome do pânico com fobia ?Notadamente a lugares fechados como aviões, elevadores, banheiros trancados, salas fechadas ,etc. Existe cura ? Sinto falta de ar e um desespero de morte só de pensar em ficar trancada em lugares assim, sem poder abrir e sair. Tomo Exodus 10mg,uma vez ao dia .
Olá! É horrível se sentir inseguro diante de contextos a frequentar ou de situações aversivas.
Nosso corpo é muito inteligente! Ele tem um sistema que chamamos de "luta e fuga", que é acionado, como um sinal de perigo diante de situações que nosso cérebro interpreta como perigoso, mesmo que não haja sinais de perigo comprovados. Ele libera neurotransmissores do estresse para que fisiologicamente o corpo se prepara para lutar, fugir ou congelar-se diante de situação que é interpretado como danoso a vida, produzindo um alto nível de ansiedade.
A TCC é padrão ouro para tratamento de fobias. Na psicoterapia, técnicas, treinos e psicoeducação serão as bases para o tratamento das fobias e a diminuição do ciclo de panico.
Quando estiver em alguma situação de crise, * respire devagar e profundamente até perceber que seu corpo está mais calmo. *Tente não ficar monitorando as sensações do corpo, antes observe algum objeto externo e o descreva detalhado e calmamente, assim seu foco de atenção será canalizado para esse objeto diminuindo suas sensações no corpo.
Estarei à disposição, caso precise! Tem como se libertar disso! Fique bem!

Olá!
Tem cura sim.
Para isso, é fundamental você fazer Psicoterapia.
Abraços
Boa noite
Não há cura para Transtorno de Pânico e sim, você aprende a ter auto-controle. Não há cura para ansiedade, pois ela é quem nos motiva no dia a dia. Quando exacerbada, se torna um transtorno. A Terapia indicada é a cognitivo-comportamental. Importante procurar um psicólogo especialista em transtornos de ansiedade experiente.
Oi Boa noite! Tem cura sim... a Terapia irá te ajudar e o acompanhamento de um psiquiatra. A terapia é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins. O paciente vai se conhecer, num processo semanal.
Olá! O transtorno de pânico tem tratamento e pode ser curado sim, mas não é um tratamento curto e não deve ser apenas baseado em medicação, precisa estar associado também outras formas de tratamento como psicoterapia.A claustrofobia pode ser tratada de maneira semelhante a outros transtornos de ansiedade. Sugiro que procure um Psicólogo e inicie a terapia.
Olá. Sim, há tratamento para o transtorno de pânico. Mas, como o colega falou acima, é um tratamento de médio a longo prazo. A necessidade ou não do uso de medicação deve ser avaliado e, caso seja indicado, servirá apenas de apoio ao tratamento por psicoterapia. O medicamento não cura transtorno de pânico. O tratamento por Psicanálise apresenta excelentes resultados, já que se concentra não apenas no sintoma, mas nas causas do problema que, geralmente vem acompanhado de outros sintomas. Um psicanalista certamente irá contribuir para sua melhora. Busque um profissional bem referenciado e inicie seu processo.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 180
Olá ! A Síndrome de Pânico tem tratamento e pode ser curada. O tratamento é medicamentoso associado a terapia. Te indico para esse caso a abordagem da terapia cognitivo comportamental. Abraços,
Olá!
É extremamente desconfortável ter Síndrome do pânico, mas, existe sim tratamento para tal síndrome. Por essa razão, é muito importante iniciar a terapia, pois ela lhe ajudará na identificação das causas, assim como, auxiliará a encontrar formas para lidar com as questões do dia a dia.
Com isso, recomendo que procure por um psicólogo e inicie o processo terapêutico.
Olá, como vai? A psicoterapia, aliada ao tratamento psiquiátrico, irá reduzir ou eliminar estes sintomas. No entanto, você precisa se dedicar e trabalhar também a sua mente, independente do médico ou psicólogo. Busque a meditação e exercícios respiratórios, estas práticas lhe auxiliarão muito a superar esta disfuncionalidade. Qualquer coisa estou à disposição. Abs
A melhora dos sintomas causados pela fobia, pode ser tratada por meio da Terapia Cognitivo-Comportamental utilizando a técnica de dessensibilização sistemática. Nela, o paciente é levado à exposição de forma gradativa ao "objeto" fóbico, precedida pelo relaxamento. Fico à disposição. Abraço!
Oie,
Depende do que você está considerando que é cura, no entanto, tudo que você relatou tem a ver com sintomas e é possível que esses sintomas sejam amenizados e cuidados.
É importante que além do acompanhamento psiquiátrico, você possa ter também um acompanhamento psicológico para entender o contexto e gatilhos do que te faz sentir assim, poder cuidar, bem como aprender a "controlar" isso que te sufoca.
A fobia tem a ver com um medo excessivo de algo, não é saudável vivermos uma vida sem medo, por vezes podemos acabar nos colocando em situações de perigo sem ele, no seu caso , podemos pensar que existe um medo "excessivo" , que é justamente como se você estivesse vivendo sempre em perigo e extrema vulnerabilidade, por exemplo.
Então é importante que isso tudo possa ser cuidado , avaliado e acompanhado por um psiquiatra e um psicólogo.
Olá! Sim... é possível! O tratamento envolve tanto a medicação com o psiquiatra e a psicoterapia com o psicólogo. Na terapia cognitiva comportamental há técnicas que são ensinadas para melhor resultado. Procure um psicologo.
Antidepressivos e ansiolíticos podem ser prescritos pelo médico psiquiatra e sessões de psicoterapia podem ser de grande ajuda, para reequilibrar as emoções, compreender as possíveis causas e gatilhos que desencadeiam as crises.
Aprender a lidar melhor com as crises de pânico não garante que elas desapareçam por completo, mas pode ajudar a diminuir a recorrência e o desconforto. Durante a crise, a consciência sobre o que de fato está acontecendo empresta uma sensação de confiança diante de um momento que pode ser muito desagradável, mas que é passageiro, e precisa ser respeitado e tratado.
Além das questões psicológicas, os ataques de pânico são marcados também fortes sintomas físicos: aceleração dos batimentos cardíacos, palpitações, falta de ar, suor frio, tontura, náusea, vômito, boca seca, calafrios ou ondas de calor, tremor, tensão muscular, formigamento, desmaio, fraqueza nas pernas, dores na cabeça, no estômago, no peito, entre outras.
Os episódios de pânico são mais frequentes em pessoas com transtornos fóbicos, de ansiedade generalizada, transtorno de estresse pós-traumático e com depressão - quadros que requerem tratamento especializado, muitas vezes com acompanhamento multidisciplinar.
Conte comigo neste processo!
A medicação junto com a psicoterapia, são aliados no seu processo. Talvez seja interessante avaliar se a medicação que você está tomando e a dosagem estão adequadas para o seu momento, isto somente um psiquiatra poderá avaliar. Sobre a psicoterapia, sugiro que você possa expor todos os sentimentos que vc tem, pois é importante que o profissional que lhe acompanha entenda bem tudo o que ocorre, por mais simplório que vc considere. Além disso, experimentar exposições a atividades que envolvam sair de casa, conhecer pessoas, sao uma das alternativas a serem trabalhadas
Olá, boa noite!
Como você já faz uso de medicação, sugiro que você procure o seu psiquiatra para conversar sobre a necessidade de ajuste de dose ou troca da medicação. Além disso, como psicóloga, o que posso te orientar a fazer é procurar um(a) psicólogo(a) e iniciar o tratamento psicoterapêutico para a Síndrome do Pânico (sim, tem tratamento e é bastante eficaz).
Na abordagem junguiana trabalhamos o ser humano de forma mais global e integrativa, então além das sessões de psicoterapia, recomendo aos meus pacientes a prática de atividade física frequente para melhora da saúde física e mental, cuidados com a alimentação, higiene do sono, meditação, técnicas de respiração e muitas outras técnicas visando a redução dos sintomas, melhorias no bem estar e na qualidade de vida como um todo.
Espero ter ajudado :D
Olá, sim essas crises de pânico tem tratamento, procure o psicólogo especialista, como você já faz uso de medicamento, é bom avaliar com seu psiquiatra, a necessidade de aumenta a dose ou mudar o medicamento. Se cuida!
Olá querida, tudo bem? Com certeza seu medo tem tratamento, já é muito bom você acompanhar um psiquiatra, mas seria muito importante a psicoterapia que está mais presente com sessões semanais e pode agir de uma forma que a medicação não age. Procure um psicólogo para tratar, você não precisa continuar passando por isso.
Olá, espero que você esteja bem quando ler minha mensagem. Síndrome do Pânico e Fobias específicas possuem um tratamento em partes simultâneas. A primeira parte você já está fazendo que é o acompanhamento psiquiátrico e também existe a necessidade de procurar auxílio psicológico para desenvolver ferramentas que te ajudam a manejar as crises e fobias. Alguns exemplos são as técnicas de respiração, manejo de gatilhos com pensamento corretivos e muito mais. Entretanto é importante notar que essas ferramentas são para lidar com a crise em curso, mas não são o suficiente para lidar de forma definitiva com esse problema. Desta forma, a segunda parte do tratamento consiste em investigar as raízes desses sintomas. Imagina uma casa pegando fogo, a primeira parte do tratamento consiste em apagar esse fogo e a segunda é entender o que ocasiona o incêndio, e assim, evitar que ele continue acontecendo. Então a segunda parte do tratamento, que também acontece simultaneamente ao primeiro, é uma investigação da sua história, dos seus traumas, sintomas e como eles se ramificam e se manifestam na sua vida. A boa notícia é que síndrome do pânico, assim como a maioria das fobias são completamente curáveis, entretanto ninguém pode lhe prometer uma cura pois o tratamento, a história pessoal e outros fatores da vida influenciam diretamente no prognóstico.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá! Os transtornos fóbicos precisam ser acompanhados por um profissional especializado da Psicologia. Assim, há tratamentos recomendados que auxiliarão nesse processo (como terapias de exposição, terapia de aceitação e compromisso, mindfulness, etc.). Para um olhar mais atento e cuidado, busque um auxílio psicológico. Espero tê-lo ajudado! =)
Olá. A síndrome do pânico é um transtorno cujo tratamento baseado na Terapia Cognitivo Comportamental e nos casos em que se faz necessário, associado a medicação tem resultados promissores.
Lidar com esse sofrimento, aprender estratégias de enfrentamento, identificar os sinais e sintomas fazem parte do tratamento psicológico.
Terapeutas Cognitivo Comportamentais possuem um protocolo de tratamento específico para Pânico. Procure um e agende uma consulta.
São sintomas que pela frequência que ocorrem merecem uma atenção. Nesse caso a terapia pode ser uma ótima opção. Avaliar junto com um profissional os prejuízos que anda tendo no seu dia a dia, em que momentos esses sintomas aparecem, a frequência, e suas estratégias para amenizar esses sentimentos ruins, e com o psicólogo, tatear a experiência no momento da sessão quando for eliciada, a partir daí, acredito que a psicoterapia ajudará a desenvolver uma atenção mais flexível sobre os momentos que causam sofrimento e a identificar padrões de comportamento e suas funções. Espero ter ajudado, caso queira alguma informação estarei a disposição.
Sim, a fobia pode ser uma experiência muito negativa que nos impede de fazer muitas coisas. Tem tratamento, sim. O melhor é que você procure ajuda de um profissional de psicologia ou psicanálise que seja especialista em fobias. Podemos conversar mais, se assim quiser.
Reconhecer que você precisa de ajuda é um grande passo para a cura. Criar a sensação de presença e fortalecer a atenção é importante no tratamento. A pessoa com pânico geralmente conhece a sensação de “estar ausente”, desconectada, se sentindo distante mesmo de quem está ao seu lado. Desenvolver vínculos, rede de relacionamentos de apoio diminui a vulnerabilidade e o desamparo. Através da psicoterapia é possível compreender e resolver os fatores estressantes que contribuíram para o aparecimento das crises (mudanças de vida, perdas, separações, problemas profissionais, conflitos familiares, dívidas).
É importante conhecer o tipo de personalidade e origem, a história de vida e a educação e entender como isso contribui para manter a ansiedade.
Olá, como está?

Sinto muito pela situação difícil que está passando. Não é nada fácil estar preso a medos como esses, pois eles podem, notadamente, paralisar a sua vida. Pelos sintomas que você relatou, existe uma grande probabilidade de estar sofrendo de um fobia específica a lugares fechados, a que chamamos de claustrofobia. Esse é um tipo de ansiedade que desencadeia crises de pânico em lugares trancados, como elevadores, quartos, prédios, banheiros, etc. Pelo seu relato, provavelmente já foi diagnosticada, pois está sendo medicada. Nesse caso, além do tratamento medicamentoso, é de extrema importância procurar por uma ajuda psicológica, pois através das psicoterapias, os profissionais psicólogos irão trabalhar com você, as suas emoções, comportamentos, história de vida, pensamentos e crenças que antecedem a aparição dos sintomas, te ajudando a compreendê-los e a adotar comportamentos mais funcionais em relação a essas situações, que melhorarão consideravelmente os seus sintomas e qualidade de vida. Além disso, é importante conversar com seu médico, para que ele reveja se o medicamento/dose estão adequados a você. Espero ter ajudado.

Estou à disposição,

Abraço!
Olá!
Entendo como deve ser desconfortável para você.
Sugiro você buscar a psicoterapia na abordagem Cognitivo Comportamental para te ajudar a lidar com seus medos, e minimizar a disfuncionalidade que tem causado na sua vida.
Além de tudo trabalhar seu autoconhecimento e emoções.
Olá, em psicoterapia você consegue ressignificar o que tem por trás desse medo que te paralisa. Busque ajuda para que sua vida possa seguir com mais leveza.

A Síndrome do Pânico com Fobia pode ser compreendida a partir de uma abordagem sócio-histórica, que considera as influências culturais e sociais na forma como a doença é vivenciada e tratada.

A fobia de lugares fechados é um fenômeno que tem sido documentado em diferentes épocas e culturas. Na história da humanidade, é possível identificar exemplos de medo de lugares confinados, como o medo de ser enterrado vivo que era comum na Europa durante o século XIX. No entanto, o que varia é a forma como esses medos são expressos e interpretados.

Na atualidade, a fobia de lugares fechados é amplamente reconhecida como uma condição médica, mas nem sempre foi assim. Em muitas sociedades, a ansiedade e o medo foram historicamente associados à fraqueza ou falta de coragem, o que contribuiu para a estigmatização e marginalização de pessoas que sofriam de transtornos mentais.

Hoje em dia, o tratamento da Síndrome do Pânico com Fobia envolve uma abordagem multidisciplinar que combina intervenções médicas e psicológicas. Essa abordagem considera os fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais que influenciam o desenvolvimento e a manutenção da doença.

Além disso, é importante ressaltar que a fobia de lugares fechados pode ser influenciada por fatores culturais e sociais, como a experiência de eventos traumáticos, a exposição a situações estressantes, a pressão social para ser corajoso e a falta de suporte emocional. Por isso, é fundamental que o tratamento inclua uma abordagem que leve em consideração esses fatores e busque promover a compreensão, a empatia e o apoio às pessoas que sofrem com a Síndrome do Pânico com Fobia.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Olá! Como você está hoje? Como disse os colegas, pode ser fobia, angústia com algo, ansiedade, medos, gatilho por algo profundo seu...enfim , muita coisa Mas Só o fato de ter se aberto aqui ja significa muito. Significa que vc tem um olhar de cuidado com vc e quer melhorar de seu mal estar. Aconselho que busque um processo psicoterapeutico para te auxiliar nesse processo de desconforto que vc tem vivenciado A psicoterapia pode de auxiliar com tudo isso, e aos poucos você vai se sentir confortável para conseguir falar sobre seus sentimentos não só com a psicóloga(o) mas também com outras pessoas, vc vai ver que isso vai te ajudar muito a liberar essa angústia e aos poucos conseguir enfrentar teus medos, assim cmo entender as raízes dele. Sei que dá um pouco de medo, mas você não esta sozinho(a). Abraço
Olá, como tem passado?
Para sua pergunta, existe tratamento e existe cura, para ajudar nesse processo, além do medicamento, uma terapia seria interessante, procure alguém que se sinta bem e acolhido(a), para falar sobre as questões que estão por trás desse pânico de lugares fechados, como começou, quando, em quais situações, com quais pessoas, por que não poderiam abrir esses lugares e como sair deles.
Enfim, existe um leque de pensamentos e sentimentos a serem falados e elaborados por você.
Espero ter ajudado.
oi...boa tarde eu atendo muita gente no meu consultório com essa demanda...infelizmente não tem cura, mas tem tratamento. Eu trabalho com a abordagem de terapia cognitiva comportamental que é muito eficaz para essa demanda. Estou a disposição para conversar!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 60
É preciso fazer psicoterapia para trabalhar as questões psíquicas e emocionais relacionadas a sua fobia. Minha orientação é iniciar acompanhamento com psicólogo.
Ola, boa tarde. Imagino como deve ser difícil e desafiador lidar com estes sentimentos advindos do medo e pânico/ fobias. A boa noticia é que sim, existe possibilidade de remissão dos sintomas e tratamento eficaz para síndrome do pânico e ansiedade, através da psicoterapia. Pelo que entendi, voce faz apenas tratamento psiquiatrico/medicamentoso, sugiro que em conjunto realize a terapia, irá potencializar o efeito e melhora mais rapido. Me coloco a disposição para conhecer meu trabalho @psiluanamarys