Como fazer uma terapia para casais que namoram e enfrentam problemas religiosos?

26 respostas
Como fazer uma terapia para casais que namoram e enfrentam problemas religiosos?
Boa noite. Em princípio não haverá modificações substanciais na abordagem em vista da questão que é trazida pelo casal. Os objetivos básicos permanecerão sendo, entre outros, a melhoria da comunicação do par, o desenvolvimento de habilidades para solucionar os problemas conjuntos, a mudança de determinados padrões nocivos de comportamento, etc. Mas somente com uma avaliação presencial será possível que o psicólogo entenda as motivações do casal para a terapia e proponha estratégias adequadas para o caso. Procurem um profissional de sua confiança e levem maiores detalhes sobre a situação de vocês. Abraços e boa sorte!

Muito bacana sua pergunta! É necessário compreender os padrões de funcionamento do casal, suas motivações e intenções, com isso é possível desenvolver estratégias para melhorar a relação, mas esse desejo de mudança deve ser unanime. Então converse com seu cônjuge a possibilidade de uma terapia de casal, vai ser um caminho de descobertas incríveis!
Um abraço!
Basta iniciar o trabalho, nesse o psicologo com base no seu código de ética e sua formação técnica, considerará os valores morais e religiosos no processo psicoterápico. O objetivo principal é buscar benefício para os contratantes.
Em linhas gerais a religião não deveria interferir na relação do casal a não ser que se baseie em princípios fundamentalistas. A terapia de casal trata problemas de relação e visa a sintonia entre parceiros seja sexual como relacional. Quando os problemas religiosos interferem na relação precisa averiguar a que nível está condicionando; o casal precisa respeitar o credo de cada um e prezar mais na relação e se respeitar se o credo do outro é diferente do seu, a não ser, como já disse fundamentalista. Procurem ajuda de um profissional para a terapia de casal, irá ajudar um bocado
É possível sim, o psicólogo deve enfatizar que o respeito a religião é primordial, que é possivel ser ecumênico e que é possivel viver mesmo com opiniões diferentes. É uma questão de aprendizado e de tolerância que será exercido na terapia
Nao tem como falar como....se nenhum dos dois já vivenciou uma terapia individual, Assim proponho que pelo menos um dos dois procure iniciar uma terapia, pois só assim vai compreender que o processo se inicia pela boa vontade da pro-cura, ou procura, demonstrada pela pessoa mais interessada nas questões que incomodam o casal.
Olá!
A terapia de casal pode ser feita tanto por
pessoas que são casadas, quanto por casal de namorados.
Na terapia de casal podem ser trabalhados todos os conflitos emocionais? sociais ou mesmo os de cunho religiosos.
Espero ter lhe ajudado!
Dra. Cirene Valadão Psicóloga/Neuropsicóloga/ terapeuta de casal e família
Olá, a terapia em dupla vai tratar do relacionamento entre as duas pessoas, das dificuldades encontradas na relação, e buscar o melhor entendimento e respeito mútuo.
Boa tarde! De acordo com meu entendimento, sua pergunta está diretamente relacionada a maneira de (como) conduzir uma terapia de casal quando há questões de impasse ligadas à religião.
De acordo com o item "E" do Artigo 2º do Código de Ética, que dispõe sobre Responsabilidades Gerais do psicólogo, prevê que a ele é vedado "induzir a convicções políticas, filosóficas, morais ou religiosas, quando do exercício de suas funções profissionais". Já o item "c" do Artigo 1º determina que o profissional preste "serviços psicológicos em condições de trabalho eficientes, de acordo com os princípios e técnicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional".
Desta forma, a análise de casal, prosseguirá regularmente o seu propósito, auxiliando a dupla na compreensão da relação e no descobrimento de recursos para possíveis melhora na qualidade da relação.
No seguimento da análise, o casal poderá (cada dupla é uma dupla, não existem receitas e garantias) vir a adquirir recursos para lidar com as diferenças, sejam elas de cunho religioso ou não. Importante ressaltar que é interessante que se busque auxílio de um profissional especializado em análise de casal.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Na terapia de casal sera avaliado se outros problemas também poderiam ter dificuldades de resolução assim como a questão religiosa. O casal poderia ser treinado para uma comunicação mais efetiva. Se for necessário, o terapeuta de casal
poderá encaminhar para uma terapia individual, se for constatado uma dificuldade em um ou ambos os parceiros, que estaria impossibilitando o bom funcionamento do relacionamento. Em muitas situações , casais melhoram e mudam seu funcionamento, melhoram sua comunicação e resolução de problemas, através da ajuda de terapia de casal, sem precisar da terapia individual.
Pela pergunta proposta deve haver divergências entre os componentes do casal quanto às crenças religiosas. Entendo que seria mais fácil ambos terem as mesmas crenças, a mesma religião e a mesma prática. Porém, se existe divergências neste campo, a TERAPIA DE CASAL irá focar mais na relação de respeito que deve existir entre ambos. Quando um quer impor suas convicções ao outro, não está havendo respeito sobre a liberdade de pensar e sentir de forma diversa. E talvez esse desrespeito se estenda para outras situações do relacionamento. Se ambos concordarem em analisar o seu próprio comportamento diante do outro, a TERAPIA DE CASAL é o lugar certo para se chegar a uma harmonia.
Olá. Existem aconselhamentos em Igrejas para problemas de ordem espiritual. Mas para problemas de relacionamento, o aconselhável mesmo é a terapia de casal, mesmo que vocês não sejam casados.
De acordo com o que entendi da pergunta você gostaria de saber como é possível a terapia de casal quando há uma divergência entre os cônjuges devido às suas respectivas religiões. A terapia funcionará da mesma forma, já que desentendimentos são comuns independente da temática causadora. Sendo assim, o objetivo principal da terapia será estabelecer formas de comunicação assertiva entre o casal, contribuindo para que os dois possam chegar a um acordo. O casamento em certos momentos exige o ceder de ambas as partes, por isso, a terapia constituirá um ambiente seguro, no qual, por intermédio do psicólogo, conseguirão individualmente expor suas necessidades e valores, e, em conjunto, descobrir qual o melhor caminho de adequar as adversidades à realidade do casal, respeitando as particularidades de cada um, mas em prol da harmonia do relacionamento.
Na própria psicoterapia tudo isso será discutido.
Boa noite. A terapia de casal aborda todas as questão trazida pelo casal sem qualquer distinção e ela pode ser feita para casados, namorados, parceiros, uma vez que os principais objetivos da terapia de casal é, entre outros, a melhoria da comunicação entre o casal, o desenvolvimento de habilidades para solucionar os problemas conjuntos, a mudança de determinados padrões nocivos de comportamento, etc. Procurem um profissional e levem suas questões sem preocupação com julgamentos ou preconceitos, o espaço terapêutico não é local para rótulos, é um espaço de escuta e acolhimento para todas as pessoas que precisam. Abraços e boa sorte!
Olá! Na verdade a terapia de casal tem como objetivo tratar de todos os conflitos e inseguranças do casal tanto em relação a união em si, como em função das questões individuais do mesmo. Diante disso, questões religiosas também podem ser abordadas dentro do mesmo espaço de acolhimento terapêutico. Espero ter ajudado. Boa sorte!
Se a preocupação vem de um lado somente, acredito que seria interessante fazer no início individual, para se encontrar ou se perceber primeiramente como sujeito neste mundo, a partir deste pressuposto, aí se necessário, convidar o namorado, para determinados momentos que se considerasse relevante. Sendo assim, o bom seria um profissional que atendesse tanto terapia de casal como individual também.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Os objetivos psicoterápicos são focados nas situações de dificuldades de ajustamento entre o casal. Se é a religião o problema enfrentado entre o casal, deverá ser conduzida na psicoterapia respeitando a opinião de cada um. A psicoterapia não propõe que a pessoa abstenha-se de suas opiniões pessoais para o benefício do casal. A psicoterapia propõe o entendimento entre o casal, o respeito e a escuta do outro.
Uma terapia de casal pode contribuir para que estes problemas na esfera religiosa possam ser vistos de novos prismas e quem sabe ser dissolvido. Assim como questões de qualquer natureza que seja motivo de conflito entre o casal. Mas o essencial é que cada uma das partes esteja interessada em seguir com o relacionamento para chegarem a buscar ajuda.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá. A terapia de casal é um espaço em que as questões e diferenças entre os cônjuges se apresentam, seja elas quais forem. O psicólogo, especializado em casais, vai permitir que a comunicação se torne mais fluida. Consequentemente irá facilitar a construção de novos mecanismos de funcionamento e de entendimento entre o casal.
Olá
É perfeitamente possível um casal com religiões diferentes se dar bem e ter uma convivência harmoniosa. Porém se um dos dois ou os dois, acharem que a sua religião é melhor, ou quiserem impor práticas da sua religião ao outro etc e tal, aí complica bastante.
Na terapia de casal esses e outro pontos serão abordados incluindo o respeito à escolha do outro.
Boa sorte
Olá,
acredito ser valida a terapia em casal, desde que ambos desejam fazer. A terapia pode ajudar o casal a ter um dialogo mais assertivo sobre as diferenças, sobre pontos de vistas, ajudando ambos a viver em harmonia mesmo com as diferenças.
A Psicologia é uma ciência e não trabalha baseada em crenças nem valores religiosos. A Psicologia respeita as crenças religiosas e as entende como parte da formação da psique do indivíduo. O psicólogo sempre levará em conta as crenças do casal e de cada um deles individualmente, entendendo como parte da personalidade. Todos nós somos livres e temos o direito de pensar e acreditar no que faz sentido para nós. A questão da religião nunca é trazida como instrumento argumentativo, ou seja, ela não é um problema durante a terapia de casal. Não se discute a religião em terapia, mas sim como as crenças religiosas podem estar indo de encontro com outras de um dos membros do casal.
Olá! Veja, o conteúdo (seja religioso ou não) não trará alterações importantes quanto as técnicas aplicadas em terapia de casal. O ideal é a procura de um profissional com escuta clínica apurada, competente e que saiba trabalhar com essa clientela.
Fazer tentando chegar em acordos, sem atacar e admitindo os erros.
A terapia de casal trabalha qualquer questão que o casal tenha dificuldade, sem restrição de temas, é um espaço para se abrir e ouvir o outro, buscando um acordo. Abraço.