Falo sozinha desde a minha infância. Isso é normal?

23 respostas
Falo sozinha desde a minha infância.
Isso é normal?
Falar sozinha é normal sim, caso você não tenha problemas de socialização ou escuta vozes internas que não seja a sua própria. Conversar consigo em voz alta ou em conversas internas propiciam mecanismos de resolução de problemas e organização mental. Externalizar o que sente ajuda no processo de autoconhecimento e expressar afetos. Caso tenha problemas de socialização, como apontado acima, é necessário acompanhamento psicológico para ajudá-la a ter uma vida social saudável. Já no caso de vozes internas que não sejam a sua, é necessário acompanhamento primeiramente psiquiátrico. Espero ter ajudado com sua questão. Abraço

Falar sozinha é normal, é como pensar em voz alta, isto as vezes favorece o focar mais no pensamento sem distrações.
Quando a gente pensa nosso pensamento pode ir longe e fugir da concentração, falar ajuda a direcionar a atenção sem fugir do assunto. Mas, se tem dificuldade de falar com as pessoas, comunicar suas opiniões, expressar seus sentimentos e se perde nas falas solitárias é aconselhável falar com algum profissional psicologo ou psiquiatra para te ajudar a entender qual problema está por traz dessa atitude, não se poupe de procurar ajuda para se conhecer melhor ou conhecer melhor o problema.
Olá! Não vejo problema nisso por si só. Você falar sozinha, com você mesma, pode te ajudar a entender algumas coisas que te incomodam, o próprio processo de pensar já é você falando com você mesma. E às vezes é em voz alta que a gente consegue organizar melhor os pensamentos.
Mas acredito que te ajudaria pensar no que faz você se preocupar com isso, parece que é uma preocupação por não ser normal e aí eu me pergunto se você não tem medo de ter algum transtorno mental. Abraço
A principio não vejo problemas, porem para melhor esclarecer é bom procurar um psicólogo.
Para tentar complementar as respostas anteriores, eu citaria dois pontos:
Primeiro, talvez um observador externo ache estranho você falar sozinha, por você funcionar de uma forma diferente da dele e o julgamento desse observador sobre você, pode te deixar essa marca da opinião dele te levando a acreditar que haja algo de errado contigo. Aceitar o discurso do outro para nos definir é muito comum, fazemos isso o tempo todo, aliás, somos constituídos por influências de outras pessoas;
Segundo, a nível interno, se você reconhece que está falando sozinha, isso diz respeito a uma forma de funcionamento de fórum íntimo seu e que não é, necessariamente, patológico. Como não conheço sua história e seus motivos, não tenho como saber porque você fala sozinha, mas se você o faz, talvez o ato tenha alguma função na sua vida.
Espero que minha contribuição possa ajudar a sanar sua dúvida.
Grande abraço!

Grande maioria das pessoas emitem, ou já emitiram esse tipo de comportamento.
É necessário saber um pouco mais sobre sua história, para entendermos os motivos e as situações onde costuma falar sozinha. Isso para uma avaliação e devolutiva mais assertiva a respeito de ser algo "normal" ou não, mas de antemão, não vejo grandes problemas em relação a isso, se de fato, for somente isso. Na duvida, procure um (a) psicólogo(a).

Concordo com Bruno, mas , tambem aconselho a procurar uma avaliação psicológica , pois é preciso compreender porque isso possa estar te preocupando. No atendimento, voce será avaliada , e será necessário saber muitos outro detalhes, que o profissional da área precisará perguntar sobre voce. Boa sorte
falar sozinho é um hábito muito comum, e percebido como estranho por muitos. entretanto eu compreendo como um movimento natural de organizar os pensamentos. ao falar criamos um ordenamento e organização nos pensamentos e ações. Por isso a psicoterapia se mostra um método eficaz. um abraço
Não necessariamente é um problema falar sozinha. E também não é preciso buscar algum profissional, pois ao contrário de meus colegas, acredito que nem tudo aquilo que você percebe de você mesma é um problema que deva ser avaliado por um profissional de saúde.
Não há nenhum problema nisso, muitas pessoas falam sozinha como uma maneira de organizar os pensamentos. Costumo dizer que muitas vezes precisamos negociar com nós mesmos, como por exemplo: em alguns momentos alimentamos coisas dentro de nós que não é bom(como as fantasis), digo que precisamos repetir para nós mesmos que esse pensamento não nos ajudará em nada e que não devemos alimenta-lo.
Qualquer outro esclarecimento sobre o que escrevi pode entrar em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar. Abraços
Falar sozinha é normal , desde que perceba se esse falar sozinho seja algo do tipo: planos, coisas corriqueiras etc...
deixa de ser normal e natural se existir supostas "pessoas ou vozes "
Se falar sozinha causam prejuízos : sociais, pessoais e de relacionamento significativos em sua vida diária, aconselho a procurar um tratamento psicológico cognitivo-comportamental com um bom especialista para avaliá-la melhor
Dentro da Psicologia do Esporte recomendamos que nossos atletas falem mais consigo mesmo, essa técnica é conhecida como autofala e beneficia a organização dos pensamentos e, de forma positiva, aumenta a autoconfiança. Veja como isso é, alem de normal, importantíssimo. Use essa sua virtude - facilidade de falar contigo - para potencializar seus resultados.
Olá,
Falar sozinha por si só é algo aparentemente normal, se este falar sozinha não está isolando você das pessoas, ou vindo acompanhado com vozes, sussurros ou em resposta a pensamentos indevidos que te trazem sofrimento, então está tudo bem.
Mas se mesmo após você ler as respostas que lhe foram enviadas e mesmo assim continuar preocupada, busque atendimento psicológico para sanar suas dúvidas.
Abraços.
Bom dia, eu não gosto muito desta palavra é normal; olha eu falo muito sozinha principalmente quando estou concentrada em algo, o importante é você se perceber que movimento é esse. Você tem uma vida ativa com pessoas do trabalho, família...
Nem tudo devemos problematizar, pense como é para você e se tiver incomodando procure um psicologo
Espero ter ajudado
Abraços!
Na terapia sistêmica se diz que o "Eu" ou "Self" é polifônico, ou seja, é formado por múltiplos pensamentos, ideias, valores e princípios (que chamamos de vozes) que nem sempre são harmônicos, podendo ser até conflitantes. imagino que quando fala dá expressão a essas ideias internas para resolver problemas ou tomar decisões, ou simplesmente dando vazão a sentimentos, negativos ou até positivos. Parece-me que vive tudo com bastante intensidade. Abraços!
Boa noite.
O ideal seria você buscar ajuda psicológica para que possa se autoconhecer.
Acredito que isso não seja um problema mas com uma análise mais aprofundada, com mais detalhes é possível ver até onde isso é incomodo e pode te atrapalhar.
Falar sozinha é normal, é como pensar em voz alta. Pensar em voz alta ajuda a direcionar a atenção e os pensamentos sem fugir do assunto. Importante perceber se tem dificuldade de comunicação, expressar seus sentimentos e se perde nas falas solitárias. Se isso gera incomodo seria ideal procurar um psicologo.
Olá. Não vejo problema nenhum nisso, mas se for algo que está te incomodando procure um psicólogo. Atenciosamente
Sim, com certeza é normal. Fique tranquila
Olá!
Acredito que para além da normalidade, falar sozinha tem importância pra ti. Talvez se revele mais se falar também com alguém sobre tuas conversas contigo, como num atendimento psicanalítico!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá, sim, é bastante normal. Dentre os 2 e 7 anos vivemos uma fase do desenvolvimento chamada de pré-operatória, que nos leva a desenvolver o lado da fantasia. Ao longo do tempo esse lado vai perdendo força, porém nunca desaparece. Em momentos de maiores destrações e/ou tensão, pode ser que o hábito de falar sozinho retorne. Porém, o falar sozinho também funciona como uma estratégia de preparação para viver novos desafios, o que também é mportante. De qualquer forma, prestar atenção no que se conversa é interessante para aprender mais sobre si. Um profissional de psicologia pode auxiliar nesse processo.
Sim, é normal.