Fui abusada quando criança por um primo, só eu ele e a irmã dele sabiamos disso e atualmente meu mar

26 respostas
Fui abusada quando criança por um primo, só eu ele e a irmã dele sabiamos disso e atualmente meu marido tambem... Não contei para ninguém da familia para não haver brigas depois de 15 anos minha prima contou o que aconteceu para todos ps familiares.... Estão todos contra minha pessoa, acreditando nele e esquecendo toda a minha dor escondida por todos esses anos, o abusador diz que é mentira e quer abrir um processo contra mim não sei o que fazer estou com muita tristeza e dor por reviver tudo isso novamente.
Boa tarde, comprendo que para voce é um momento bem dificil seja para estar esposta bem como ser julgada culpada. Em primeiro lugar procure um psicologo/a que trabalhe com trauma para ter a ajuda adequada ao seu caso, essas terapias são o EMDR, o Brainspotting e o AIM (Abordagem Integrada na Mente), veja quem perto de voçe trabalha com algumas dessas. A terapia vai te dar um suporte psiquico - emocional para ser capaz de enfrentar as criticas dos familiares e ter uma ajuda profissional. Se o abuso aconteceu ele vai fazer de tudo para esconder mas se voce procura ajuda de alguem que trabalhe em defesa da mulher ele com todas suas mentiras não vai ganhar, é importante saber encontrar as pessoas certa para seu caso, procure ajuda não fique sozinha. Se precisar pode entrar em contato estou a disposição.

Olá, tudo bem? Imagino como deve estar sendo difícil para você essa situação. Aconselho que busque um profissional de saúde mental para que você possa elaborar melhor esse trauma e as repercussões que ele teve em sua vida, apostando em saídas menos dolorosas que possam te dar uma maior sustenção e te permitam conviver melhor com essa dor. Dessa forma, com um maior amparo você pode ter mais forças para se defender da melhor forma! Espero ter contribuído! Abraços
Olá, deve ser muito sofrido para você lidar com isso. Também reforço a importância de procurar uma psicoterapia, pois ela vai te ajudar a elaborar melhor o que aconteceu, vai melhorar a sua dor e fazer com que você tenha mais lucidez para decidir o que é melhor para você fazer. Te desejo boa sorte! Qualquer coisa, estou à disposição.
Olá! Sua história é bem difícil e sem dúvida a psicoterapia pode te ajudar neste momento. Buscar forças dentro de si por vezes pode parecer difícil, mas é possível. Pelo que você descreveu, seu esposo está ao seu lado e neste momento ele é um apoio importante. Converse com ele sobre seus pensamentos e sentimentos e busque um acompanhamento psicológico. Fique firme!
Olá! Infelizmente histórias como a sua não são tão raras de acontecer. O primeiro passo é você tratar das feridas causadas por um abuso. A Terapia EMDR é reconhecida e recomendada como uma das melhores opções para o tratamento de traumas. O mais importante é você não se culpar. Além da violência do abuso, mais uma vez, infelizmente, é comum a falta de acolhimento e de validação das pessoas em relação a isso. Há nisso uma confusão na visão histórica da mulher. Mas tudo pode mudar. E sempre que queremos e precisamos mudar algo começamos por nós mesmas. Primeiro acolha-se, em seguida, sim, busque ajuda. Há tratamento. Lembre-se, há dores na vida, mas você não é a dor. Você está muito além dela e isso pode ser experienciado. Cuide-se!
É uma situação extremamente delicada e espero que o pouco que tenho a oferecer possa te ajudar. Por um lado, sua família se volta contra você, ao mesmo tempo que é atormentada pelas memórias do abuso, nessa conjuntura, é possível que vc fique muito fragilizada. Não sei das suas tendências internas para lidar com a situação, mas julgo muito prudente a recomendação de iniciar uma psicoterapia, tal como meus colegas comentaram acima, para que, pelo menos, você tenha um ponto de suporte e não deixe a situação te engolir. Por outro lado, esse seu primo ameaça abrir um processo. Como eu não sou jurista, não sei de quais recursos você pode lançar mão, então, seria interessante procurar, também um advogado de confiança para que ele possa te orientar no caso de um conflito judicial.
Se eu puder ajudar em algo mais, fico à disposição!
Compreendo, deve estar sendo difícil. Procuro dizer a todos... denuncie, denuncie, denuncie mas nem sempre é fácil! Vc precisa seguir sua vida e com esse passado de abuso deve estar sendo difícil fora toda a situação que está vivendo. Procure uma psicoterapia, indico sessões de EMDR para abusos, são ótimas para ressignificar o passado. Uma psicoterapia irá fortalecê-la para enfrentar tudo isso.
Aos longo dos 38 anos de psicóloga, atendendo pessoas com sofrimento mental, chegando a tirar algumas conclusões: 1 Por trás de uma pessoa com sofrimento mental, existe sempre a história de abuso sexual. principalmente por abusador familiar.
2 História de medos de denunciar, acabam vivendo com um monstro ameaçador pelo resta da vida.
3 Sempre a vítima sendo ameaçada pra não denunciar.
4 ocasionando baixo auto estima, bloqueios psicológicos e adoecimento mental.
Sugiro enfrentar a situação, haja vista, que sua prima foi a denunciante , tendo ela como testemunha do abuso. Se possível lute para arrancar este monstro que você carregou ao longo de sua vida. Me disponho a ser tua psicoterapeuta gratuitamente. A luta é sua libertação.
Eu sinto muito pelo que esteja passando, ninguém deveria ser forçado a reviver isso. Não consigo nem imaginar o quão difícil esteja sendo pra você. Ainda vai doer um bocado, mas tem algumas coisas que você pode fazer para que um dia essa dor melhore, você será a melhor pessoa para dizer o como e quem sabe até acrescentar algumas coisas novas a essa lista, mas vão aí alguns pontos de apoio: 1.Seu marido que pelo que você contou está do seu lado 2. Você possui amigos com quem pode contar? 3. Psicoterapia é fundamental 4. Se estiver muito difícil pra você nesse momento, não tenha vergonha de buscar um psiquiatra que possa te auxiliar 4. Você tem alguma espiritualidade? Se sim, pode ser uma aliada 5. Se necessário, busque um bom advogado ou advogada que atenda suas necessidades 6. Cuide de você, eu imagino que seja difícil nesse momento, mas será muito importante, o mínimo que você conseguir já conta ;) Se precisar e quiser, também me coloco disponível. Muita força pra você, eu acredito que essa dor vai melhorar e esses dias terríveis vão passar por mais que agora pareça que não.
Olá! como você mesmo disse, este é um momento que pŕovoca muita dor, pois te faz lembrar de toda essa situação vivenciada no passado e não falada pra ninguém.
Aconselho você a procurar o amparo de um psicólogo ou psicanalista para que você fale dessa tristeza e desse trauma pelo qual você passou. Ao falar, é possível elaborar essa situação. Além disso, como você diz que pode ter um desdobramento judicial, é importante você procurar uma orientação com um advogado para que ele te auxilie sobre a melhor forma de conduzir essa situação.
Olá! Uma situação de abuso é traumática. Independentemente, do que está vivenciando agora no contexto familiar, sugiro que procure um/a profissional de psicologia para que possa "lidar" com as questões pessoais que envolvem esse tema, escondido sob o manto do segredo, até que sua prima resolveu expô-lo. Para decidir a melhor maneira de agir e/ou enfrentar a situação é importante que se sinta fortalecida e amparada; isso normalmente, acontece após poder enfrentar de frente os fatos ocorridos na sua infância. Boa sorte!
Olá, minha sugestão é que você procure um psicanalista. Alguém que você se sinta acolhida, e possa falar livremente desse sofrimento sem julgamento.
Espero ter ajudado.
Concordo com o colega Paulo Renato Oliveira. Abuso sexual é um evento gravíssimo que deixa sequelas para uma vida toda. Sua dor ficou guardada durante muito tempo e veio à tona. Talvez isso tenha lhe assustado por conta dessa reação dos que te cercam. E os questionamentos internos devem ser muito grandes: pq não acreditam em mim? Pq ele não assumiu? Pq minha prima revelou esse segredo depois de tanto tempo? Essas são algumas, outras com certeza devem estar pulsando dentro da sua cabeça. Esse é o momento de buscar ajuda, não só por causa do que aconteceu mas para um apoio para enfrentamento do que está por vir.
Procure um psicólogo com quem vc se sinta bem e a vontade para conversar sobre o que aconteceu e o que está acontecendo.
Espero ter ajudado.
Olá...
Imagino o quanto vivenciar essa história foi difícil, e o quanto que reviver é dolorido.
Você precisa de um espaço de escuta, um acolhimento profissional te fará muito bem neste momento.
Não deixe de buscar um psicólogo.
Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
Olá boa noite. O importante seria fazer psicoterapia para trabalhar essa questão e amenizar o seu sofrimento.Isso acaba gerando TEPT (transtorno de estresse pós-traumático) e o ideal seria fazer terapia com um psicólogo que trabalhe com Experiência Somática, EMDR ou hipnose. Espero ter te ajudado. Grande Abraço.
Entendo que você vem carregando esse trauma ao longo da sua vida, pela gravidade da dor que provocou, mas é importante encarar que a situação atual também é uma oportunidade para resolvê-lo. Neste momento você está muito fragilizada e, portanto, com dificuldade para enxergar uma saída, porém a psicoterapia pode te ajudar a elaborar essa questão e te fortalecer para ENFRENTAR essa situação que afeta muitas pessoas, principalmente mulheres, na nossa sociedade.
Compreendo que o sofrimento de não ser acolhida pela família e não ter reconhecido o seu esforço de abdicar da denúncia esteja sendo duro para você suportar sozinha nesse momento. Talvez, buscar ajuda psicológica seja uma opção para ajudá-la nesse momento difícil. Acredito que ter sido exposta e julgada pelos familiares tenha causado ainda mais dor. O mais importante para você agora, seria procurar um psicologo, que trabalhe com trauma para ter a ajudar a superar esse trauma e se fortalecer emocionalmente para enfrentar essa situação. A abordagem adequada ao seu caso, seria a Psicoterapia Integrativa e ou a Psicologia Sistêmica que a ajudaria a enfrentar essa situação conflituosa na família, além do trauma. A terapia vai ajudar-lhe dando suporte psíquico - emocional para ser capaz de enfrentar o trauma e lidar com o conflito de familiar. Busque ajuda profissional. Não fique sozinha. Se precisar pode entrar em contato estou a disposição, para atendê-la Online ou presesencial Dra. Vanise Zimmer
Disque 100
O canal de denúncia da Mulher, Família e dos Direitos Humanos é um serviço de proteção a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Ela é encaminhada para o órgão responsável e depois há um monitoramento do Disque 100, que entra em contato você para dizer os próximos passos. A chamada é gratuita.
Olá! Certamente é um momento de revisitação aos sentimentos desconfortáveis passados, de tristeza com o fato de como seus familiares não estão dando o suporte e o amparo necessário e, ainda, a questão do processo que o abusador ameaça fazer. Imagino a sua dor, sua insegurança e seus medos nesse momento. Indico a psicoterapia para ajudá-la neste momento difícil, pois assim você terá o amparo psicológico e um lugar de escuta para trazer suas dores e com isso ter um processo mais adequado sobre o que está passando. Não é saudável sofrer neste momento sem um cuidado profissional, sem uma ajuda especializada para lidar com este trauma instaurado. Espero ter lhe ajudado.
Olá. Eu sinto muito pela sua situação, vejo e reconheço o seu sofrimento. Este tipo de descrença revitimiza a vítima e é muito dolorosa. Busque ajuda psicológica ou um grupo neste tema em que possa ser acolhida. Fico à disposição.
Olá! É uma situação delicada e, infelizmente, recorrente nas situações envolvendo violência sexual dentro da família. Na minha experiência no acompanhamento de pessoas que passaram por esse tipo de violência é importante buscar orientação jurídica (pode ser a defensoria pública responsável pela sua região ou um advogado com experiência) para entender quais medidas tomar e dos seus direitos.

Além disso, o acompanhamento psicológico é importante para enfrentar com a revitimização e as angústias que vem à tona.

Caso tenha interesse, tenho experiência no atendimento a vítimas de violência e estou à disposição.
Olá. Primeiro, quero dizer que sinto muito por você.
Trabalho há quase 10 anos com vítimas de violência, em sua maioria crianças e adolescentes que sofreram violência sexual.

A família é um sistema de afetos, porém muito complexo, cheio de contradições e segredos. É comum que a criança que sofreu abuso só se dê conta da natureza daquela experiência anos depois, quando possui mais maturidade para correlacionar um fato ocorrido no passado com uma prática criminosa.

Pelo seu relato, esse assunto foi trazido à luz por sua prima. Nesse caso, é preciso avaliar o que a motivou (uma desavença com você ou com o irmão dela, ou talvez um ressentimento contra os pais, por exemplo).
Em situações de violências contra crianças e adolescentes, muitas vezes se busca esquecer o ocorrido e seguir em frente: o medo de ser rejeitada, de causar briga na família, desacreditada e até culpada permeiam os pensamentos da vítima. É por isso também que encorajamos que os pais falem abertamente com os filhos sobre os toques inofensivos e aqueles que são potencialmente danosos. Calar sobre algo tão grave, ao contrário de proteger, deixa a criança ou o adolescente vulnerável e sem saber se é seguro ou não conversar com a família sobre o assunto.

Não foi sua culpa sofrer a violência, não foi uma mentira inventada só porque você não denuciou a tempo (naquele momento, com aquela mentalidade, você deve ter sentido que era a única forma de lidar com o abuso). Neste caso, fique tranquila em relação a um possível processo: você não pode ser responsável pela decisão de sua prima em revelar os esqueletos do armário do irmão.

É comum que os agressores usem a ameaça como principal meio de intimidação das vítimas. Isso não quer dizer que ele vá levar tal denúncia adiante, pois sabe foi um crime e abrir um processo poderia iniciar uma investigação sobre o abuso, o que seria o oposto do resultado desejado por ele. Manter a vítima em indefinido estado de alerta e com medo do que o agressor pode fazer é uma forma de, mais uma vez, exercer seu seu poder seu domínio sobre ela e se manter impune.

Por fim, o que lhe aconteceu não define sua existência. Busque ajuda para lidar com o sofrimento causado pela violência, por essa exposição, pelo rompimento dos laços afetivos que ocorreram na sua família e os impactos disso na sua vida pessoal. Recomendo que procure um psicólogo que tenha experiência com essa demanda para te ajudar a percorrer o caminho da superação e ressignificação da sua vivência. Um abraço fraterno.
Bom dia, sugiro buscar ajuda profissional. Sentir-se triste parece proporcional ao que está passando. Sentimentos como culpa, solidão, autocomiseração e ou perda de interesse pela vida diária podem significar um agravamento. Procure ajuda profissional. Nunca é fácil, mas é sempre necessário. Fique bem!
Procure um advogado, boa sorte.
Oi, boa noite. Sinto muito pelo abuso que passou e por estar passando por toda essa situação agora. Infelizmente nem sempre conseguimos amparo de nossos familiares em casos de abusos que ocorrem dentro da própria família. Seria muito importante você buscar acolhimento daqueles que te escutam e te apoiam, como seu marido que já sabia da história, talvez outros familiares e amigos que são da sua confiança e também ajuda de um(a) psicólogo(a). Na psicoterapia você encontrará um local de escuta e acolhimento, sem julgamento, que poderá te fortalecer nesse momento.
Outra questão é sobre o abusador que quer te processar: se você percebe que ele está falando sério sobre isso, uma boa opção é procurar um advogado para entender melhor como você pode agir.
Espero ter ajudado. Beijos.
Olá. Busque apoio das pessoas que você confia, amigos, seu marido e se puder faça psicoterapia para lidar com os sentimentos que estão surgindo com toda essa situação. Caso necessário também se informe e busque advogado. Abraço