Sofri muitos abusos quando era criança, e hoje ao 39 anos sinto que isso me prejudicou de alguma for

21 respostas
Sofri muitos abusos quando era criança, e hoje ao 39 anos sinto que isso me prejudicou de alguma forma, minha família não sabe só agora conseguir contar pra algumas pessoas , me acho uma pessoa horrível,com um péssimo humor , não consigo confiar em ninguém, me sinto desanimada pra tudo sem alto estima sempre sinto que sou inferior as outras pessoas e nunca consigo concluir nada na minha vida , me sinto um lixo sempre.o que pode ser isso.?
Abusos são situações traumáticas que podem deixar marcas profundas, principalmente quando ocorrem na infância. Perceber que esta é a origem do sofrimento e poder falar sobre isso é um passo importante para a cura. A psicoterapia pode ajudar você a organizar e dar novos sentidos às experiências e assim poder ter uma vida melhor daqui pra frente. Qualquer dúvida ou para agendar uma sessão fale comigo! Abraço

Olá!
Abusos sexuais são experiências adversas que deixam marcas significativas na vida de uma pessoa. Nesses casos o passado pode alterar a forma de viver e agir no presente.
A terapia EMDR é uma abordagem excelente nos casos de traumas. O evento vivenciado é reprocessado e enfim, você poderá deixar o passado no passado.
Te convido a agendar um horário com um especialista.
O abuso sexual é uma experiência traumática na vida da vítima, e podem causar impactos profundos. Cada pessoa reage de maneira diferente ao abuso, e os efeitos podem variar em intensidade e duração, e que o processo de recuperação pode ser longo e desafiador. Buscar ajuda profissional, como terapia com um psicoterapeuta especializado em trauma, é fundamental para lidar com os efeitos do abuso sexual e trabalhar na superação dos traumas. O apoio de amigos e familiares também desempenha um papel importante na jornada de recuperação. Lembre-se de que a recuperação é possível, e você não está sozinho nessa jornada.
Estamos falando de traumas. Um abuso pode ser devastador. Existem os traumas de desenvolvimento, os eventos traumáticos e até traumas médicos.
De qualquer forma é uma situação que o sistema nervoso não estava pronto e sofre um desequilíbrio em sua própria regulação. Ele vai fazer o que dá para ser feito.
Todos nós passamos por traumas de variada intensidade e isso fica mais evidente quando vamos amadurecendo pois é um tempo em que estamos mais suscetíveis aos gatilhos.
Costumo dizer que sua infância é o seu chão.
Muito bom que está conseguindo falar a respeito. Sugiro buscar um tratamento que envolva a fala mas também as sensações e emoções para que possa ressignificar. Não podemos mudar os fatos do passado mas podemos recriar recursos psíquicos para supera-los. Fico a disposição e é uma honra conhecer a sua história.
Então, estes eventos nos quais você foi vítima, provocaram o que a gente chama de ferida emocional, que uma vez internalizada, geram medo e sentimentos negativos, que bloqueiam o indivíduo a se desenvolver de forma plena nas diversas áreas da vida: financeira, emocional, afetiva, etc.
Isto tudo leva à um sentimento de incapacidade e aumento ainda mais o problema.
Como tratar: Compreensão da origem, ressignificação da dor, nova identidade e abertura para novos caminhos.
Procure um psicólogo, ele vai poder te ajudar muito.

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá! Lamento muito que tenha passado por experiências tão difíceis e que te machucam tanto. As experiências de abuso podem ser extremamente marcantes, especialmente quando acontecem durante a infância. No final das contas, elas podem influenciar a maneira como vemos a nós mesmos, nosso humor e nossos comportamentos, bem como vemos as outras pessoas ao nosso redor e o mundo. É impossível te afirmar o que poderia ser o seu caso especificamente, isso demandaria uma avaliação mais criteriosa sobre como você tem se sentido e sobre sua história de vida. O importante é que a psicoterapia serve justamente para compreender melhor como determinadas experiências moldam nossos pensamentos, emoções e comportamentos, e, assim, nos ajuda a desenvolver estratégias para diminuir nosso sofrimento e aumentar nosso bem-estar. Talvez esse sofrimento pelo qual está passando seja algo que possa ser melhor trabalhado durante sua própria psicoterapia. Espero que encontre a ajuda que busca! Fico à disposição!
Você passou por abusos na infância, o que está afetando sua autoestima, humor e confiança. Isso é normal após traumas. Buscar ajuda profissional, como terapia, pode ajudar você a lidar com essas emoções e se recuperar. Lembre-se de que você não está sozinha nessa jornada e merece apoio para uma vida mais saudável e feliz.
Olá, situações de abuso são experiências traumáticas que podem levar a prejuízos na vida adulta. É importante a ajuda profissional para ter um espaço de acolhimento, escuta e que irá trabalhar mais profundamente nos pontos que você trouxe.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 125
Olá, bom dia! Tudo bem? Espero que esteja melhor na medida do possível. Sinto muito que você tenha passado por esse evento traumático. Abusos sexuais são violências que nos marcam de forma quase indescritível, ainda mais se ocorrem no período da infância. Tente compreender primeiramente que o tempo "mental" não é o mesmo tempo do calendário, de forma que nossas memórias, traumas, eventos e questões emocionais voltam a aparecer e repercutir em nossa vida presente se não forem trabalhadas e enfrentadas de forma adequada. Baseado no seu relato acredito que possamos estar lidando com duas coisas: a emoção da culpa e provavelmente um Transtorno de Estresse Pós Traumático Complexo. Recomendo que você busque uma ajuda psicológica para dar início a um processo terapêutico visando trabalhar ambas as questões. Sei que não será fácil falar sobre o que ocorreu, mas é através desse processo que a melhora poderá ocorrer. Tá bem? Espero ter te ajudado, grande abraço e fica bem.
Sinto muito ouvir que você passou por experiências difíceis na infância e que está se sentindo assim hoje. Pode ser que esses traumas do passado estejam afetando sua saúde mental. É importante buscar ajuda de um psicólogo para trabalhar essas questões e encontrar maneiras de lidar com os sentimentos de baixa autoestima, desconfiança e desânimo. Eles podem ajudá-lo a desenvolver estratégias para superar esses sentimentos e melhorar sua qualidade de vida. Não se sinta culpado por procurar ajuda; cuidar da sua saúde mental é fundamental para o seu bem-estar.
Conte comigo para ajudar nestas questões,
Cuide-se !
Christine

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
Olá, sou psicanalista.
Sinto muito por saber desses abusos. As pessoas geralmente sofrem grandes impactos por abusos na infância. Experiências traumáticas podem ter efeitos duradouros na mente e personalidade da pessoa.
Desta forma, acredito ser fundamental procurar ajuda de um profissional da saúde mental.
Fico á disposição.
Boa tarde! Sinto muito que tenha passado por essas situações, viver situações de violência deixa marcas profundas, né?
Quando você vive uma situação de violência, isso impacta e muito na sua saúde emocional. Nem sempre a gente tem dimensão do dano causado em nós por uma violência, mas eu garanto pra você que é um dano enorme. As nossas emoções não funcionam no tempo do relógio, as vezes uma coisa que nos machucou há anos ainda dói da mesma forma. Eu garanto pra você que existem formas de lidar com esses sentimentos e deles não doerem tanto, mas isso exige, antes de mais nada, coragem. Coragem de iniciar um processo terapêutico, de contar a sua história novamente, coragem de olhar para você de perto. Você não precisa passar por isso sozinha, caso precise, me coloca a disposição (:
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Bom dia! Sinto muito pelo ocorrido! As consequências ocasionadas pelo abuso são múltiplas, e podem apresentar impactos negativos no processo de desenvolvimento. Na maioria das vezes, os impactos de ordem psicológicas são traduzidos em distorções cognitivas que são caracterizadas pela forma com que o indivíduo percebe a si e os outros, produzindo assim alterações comportamentais, cognitivas e emocionais. A Teoria Cognitivo Comportamentasl atua centrada em problemas específicos com intuito de gerar soluções funcionais, inclusive em casos de abuso sexual. Sei que não é fácil, mas seria importante você procurar ajuda especializada. Espero ter ajudado e espero que fique bem!
Olá! Os traumas, principalmente traumas referentes a abusos, são muito marcantes e podem trazer sofrimento psíquico e físico ao longo de toda vida. Assim, se deseja entrar em contato com suas marcas psíquicas, é importante que busque um profissional que tenha uma boa escuta sobre sua história e assim auxilia-la nos cuidados de sua saúde mental. Caso tenha mais dúvidas ou sinta a necessidade de avaliação do seu caso, coloco-me a disposição. @psibrunamachado
Olá, como você mesmo apontou, são efeitos emocionais do que você viveu em sua história. Não necessariamente uma questão emocional constitiu um transtorno ou uma doença, sendo que nós, enquanto seres humanos, sempre temos algo a desenvolver em nosso emocional. Penso que olhar para essas questões, falar sobre seus sentimentos vai proporcionar maior clareza de como isso te afetou e abrir caminho para encontrar recursos para lidar com essas questões. Abraço.
Com base nas informações que você compartilhou, é possível que você esteja lidando com os efeitos de traumas passados e suas consequências emocionais. É importante que você considere buscar ajuda de um psicólogo ou psicanalista. Eles podem oferecer suporte e orientação adequados para ajudá-lo a lidar com essas questões, desenvolver estratégias de autocuidado, reconstruir sua autoestima e trabalhar na superação desses sentimentos negativos. Lembre-se de que você não está sozinho e existe ajuda disponível para você.
Olá! Os sentimentos intensos que você descreve, incluindo baixa autoestima, desconfiança e dificuldade em concluir tarefas, podem estar relacionados aos abusos sofridos na infância. Traumas podem ter impactos profundos na saúde mental. Recomendo considerar buscar apoio profissional para explorar essas questões, desenvolver estratégias de enfrentamento e trabalhar na construção de uma autoimagem mais saudável. É um processo gradual, mas o suporte adequado pode contribuir significativamente para a sua jornada. Vamos juntos?

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Olá, sinto muitíssimo que você tenha passado por isso! Experiências de abuso, principalmente quando vivenciadas na infância, podem deixar marcas e traumas muito profundos que se manifestam de diferentes formas em cada um(a), e podem afetar nossos relacionamentos, vida profissional, os aspectos familiares, auto estima, estado emociona, nosso humor, etc. Seria importante você buscar uma ajuda profissional. A psicologia pode te ajudar a lidar com essas questões para que você tenha mais saúde e qualidade de vida. Desejo melhoras !
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 190
Os impactos de uma violação sexual são inúmeros e nem sempre são aparentes. Pela sua mensagem, parece que já te ocorreu uma possível relação entre a forma como você se sente hoje em dia e os eventos passados. Pode ser muito interessante pra você poder falar mais sobre tudo isso. Se escutar, naquilo que há tanto tempo você vinha guardando só pra si, se apropriar um pouco mais daquilo que te faz se sentir tão mal e te causa sofrimento e, quem sabe, poder olhar pra si mesma de outras formas.
Confiança nas pessoas e na vida, é fundamental para um viver mais saudável. Por isso é tão difícil para você, mas ao menos há um mínimo de esperança, quando você procura ajuda, se agarre a isso.
Olá! Como vai?
Obrigado pelo o que decidiu compartilhar por aqui, em meio as dificuldades e desafios que pode estar passando. Antes de mais nada, considere buscar uma ajuda profissional de algum psi para poder - junto com você - estabelecer uma relação em que seja possível elaborar e construir uma significação para o que possa ser isso para você.

Reitero essa importância e acredito que possa te beneficiar!

Me coloco à disposição.