Oi, como saber se é abuso? Tenho uma padrasto, ele me observa muito pelo os cantos das portas, entra

26 respostas
Oi, como saber se é abuso? Tenho uma padrasto, ele me observa muito pelo os cantos das portas, entra no meu quarto, fica mexendo nas minhas coisas, certa vez ele me viu pela a janela do quarto e quando eu entrei no quarto da minha mãe , ele estava se tocando, logo após ter me visto, eu tenho muito medo dele, outra vez me mandou um figurinha horrível, com teor sexual, eu não sei oque faço? Alguém me ajuda, eu tenho medo de isso ser coisa da minha cabeça, ou eu está maluca, ou de realmente está certo que não é uma boa pessoa
Olá! Consigo sentir seu sentimento de desespero nesse seu comentário. Não é abuso, mas com certeza é assédio (que pode se tornar um abuso). Não sei com quem você tem abertura para falar sobre isso e também não sei sua idade, mas se houver abertura para relatar isso a sua mãe ou familiares responsáveis de confiança, tente relatar sobre essa situação com eles. Se você ver que essas questões não estão sendo resolvidas por eles, busque as autoridades, disque 100 ou busque o aplicativo Direitos Humanos no seu celular para estabelecer a denúncia.

No entanto, se você optar por estabelecer uma denúncia sozinha, vale ressaltar que seus familiares podem lidar com isso como se fosse um problema. Por esses motivos que é importante você conversar com eles primeiramente e ver o que eles podem fazer; em último caso, estabeleça a denúncia sozinha. É necessário bastante coragem para tomar essa decisão, busque pessoas de sua confiança para relatar sobre isso, não guarde isso com você, é importante ter alguém do seu lado para que coisas piores não aconteçam e para que você passe por essa situação mais amparada e com mais segurança. Fique bem, se cuide! Abraços!

Faço as palavras do colega as minhas. Procure ajuda e não fique sozinho em casa!
Olá, lamento por estar passando por isso.
Você precisa procurar uma pessoa adulta de sua confiança (uma pessoa sensata e discreta) que possa lhe acompanhar e dar mais orientações. Alguém que você sinta segurança em compartilhar sobre esses ocorridos. As atitudes por você relatadas (a respeito do homem) se configuram postura de alguém que está cometendo 'assédio sexual' e se você for menor de 18 anos, é bem sério isso. Talvez nesse momento, também possa significar que esse homem esteja iniciando condutas que possivelmente se torne mais abusivas, ou de forma mais severa e concreta, no futuro, se não reagir a esses sinais dados no presente. Que Deus livre você! E se precavendo, saiba que existem algumas estratégias e algumas possibilidades que posso sugerir a você:
1. Baixe algum desses aplicativos que podem ajudar você 'SOS Brasil Criança' e 'SOS Mulher PB';
2. Faça registro (grave através de sua câmera de celular de forma cautelosa) o comportamento de "espiar"; faça printe da conversa com o vídeo de sexo enviado a você pelo celular ou qualquer conversa que ele tente induzir sexo a você. Esses materiais podem ser provas para quando for necessário reforçar que você fala a verdade.
3. Disque 100 para pedir informações ou mais algumas orientações nesse número. No contato telefônico 100, você também consegue fazer registro de denúncia (quando houver necessidade).
4. Procure o Conselho Tutelar mais próximo de sua casa (na companhia de um adulto de sua confiança). Lá, você também terá orientações e profissionais para dar suporte emocional a você.
5. Se houver algum familiar (de confiança), ou família de amigos em que confie e que possa abrigar você (por algum tempo), tente passar uma temporada fora da mesma residência desse homem (mas saia com o consentimento de sua familia). Fique um tempo fora dessa casa, para que consiga se sentir em paz, mais tranquila, aliviada e estar mais orientada dos seus direitos.
6. Delegacia da mulher, acredito que conversando na delegacia da mulher você consegue uma assistente social que faça uma visita em sua casa (quando você não estiver lá) para ter uma conversa amigável com ele. Dessa forma, ele possivelmente terá mais respeito por sua presença, mas se a equipe de profissionais que atender você na delegacia, avaliar que existe essa possibilidade.
O Google ajuda você a localizar os endereços dos locais e dos aplicativos que falei para você acima. Tudo bem!? Mas não ignore esses sinais. Pedir orientações e fazer registros (foto e vídeo), ajudará muito a esclarecer e tirar sua dúvida sobre o que esteja acontecendo de fato. Muitas pessoas passam por coisas parecida e se sentem confusar assim como você, mas jamais ignore esses sinais!

Me coloco à sua disposição se ainda precisar de orientação (reservadamente), e-mail: suamentesaudavel@gmail.com
Lamento, tudo isso! Espero ter ajudado! Abraço acolhedor!
Olá!
Lendo seu relato e percebendo o seu desconforto e drama, você já vive um abuso emocional. É muito comum ficar confusa a respeito disso, achando que possa ser algo da sua cabeça. Como psicoterapeuta sabemos o quanto o ambiente familiar é fecundo para a gênese e ou manutenção dos segredos de toda especies possíveis e imagináveis. Procure ajuda sim o quanto antes. É preciso falar e expressar, é preciso trazer a luz a sombra.
Sucesso!

Sinto muito pelo o que está passando, isso é primeiramente um abuso psicológico, assim como engloba outras esferas de abuso.
Como não sei sua idade fica difícil te instruir a algo, talvez se encontre em uma situação de vulnerabilidade social ou de difícil manejo . A denúncia é sempre o caminho a se seguir !
Caso queira tirar um pouco a angústia do seu peito, me coloco a disposição para uma conversa via vídeo e assim podemos pensar em alguma solução . Desejo que seu sofrimento passe logo e que seu abusador seja punido o mais rápido possível !
Lendo sua postagem, pude experienciar um pouco da sua angústia e sofrimento. Fico imaginando como deve estar sendo lidar com tudo isso sozinha. Busque ajuda com alguém de sua confiança, caso não tenha, um profissional de psicologia poderá ser um grande suporte para você neste momento. Você não precisa lidar com isso sozinha. O assédio e abuso psicológico é crime e um atentado contra a vida humana, piorando se você for criança ou adolescente. Não tenha medo de buscar ajuda. Você não esta sozinha. Acredite, sua coragem de vim buscar ajuda mostra o quanto você é forte. Mas tudo bem, as vezes quando estamo com poucas forças, podemos pedir ajuda.
Toda pessoa em situação de abuso necessita e deve procurar sua rede de apoio: psicologo, amigos, familiares, assistência social e se for o caso policia. Enfim, todo abusador tenta isolar e confundir a vitima. Por isso, necessário o grupo de apoio. Muito importante ter um canal pra ser ouvida e obter proteção. Boa sorte!
É imprescindível que você tenha uma rede de apoio, converse com pessoas da sua confiança sobre isso, pode ser um parente, uma amiga, sua mãe, ou um profissional de saúde como assistente social, psicólogo, é uma questão de segurança. Pode não ter se configurado uma situação de abuso, mas sem dúvidas isso é assédio e por si só já é muito perigoso. Fique atenta e tente não estar só no mesmo local que ele. Procure ajuda sempre, não tente passar por isso sozinha. Boa sorte!
Olá! É importante procurar um psicólogo e conversar com pessoas que possam te escutar de fato e o quanto antes para não deixar que essa situação se agrave ainda mais.
Olá! Primeiramente gostaria de dizer que sinto muito pelo que está passando com seu padrasto. Creio que essas evidências sejam sim um indicío de um abuso. Seria interessante saber se sua mãe te acolheria caso soubesse sobre isso. Caso não, investigue a possibilidade de você viver em segurança com um outro familiar. Se essas alternativas não forem possíveis, procure por uma das instituições de acolhimento mencionadas acima. Não permita que algo pior possa acontecer. Sua segurança e integridade física e emocional devem estar acima de tudo.
Olá, que situação constrangedora e de sofrimento para você, sinto muito. Não sei sua idade. Seria importante falar com sua mãe, ou com alguém de sua família que seja de sua confiança, busque ajuda. Sua segurança emocional e física devem ser prioridade. Cuide-se.
Eu imagino que possa ser muito difícil encarar o fato de que o seu padrasto, a pessoa que divide um lar com você e, também, alguém que a sua mãe escolheu como parceiro de vida, possa fazer algo tão baixo. Eu te oriento a buscar ajuda profissional, uma dica, é procurar no Google o CREAS mais próximo de sua cidade. O atendimento é gratuito. Se tiver condições, procure por um Psicólogo qualificado para lidar com essa questão também.
Olá! Lendo o seu relato é possível imaginar o desespero que está sendo passar por essa situação. Esses comportamentos do seu padrasto configuram assédio, mas pode se tornar abuso, por isso é necessário tomar algumas medidas. Seria importante falar com sua mãe, algum familiar, ou alguém que em que você sinta confiança (professor, pais de amigos, vizinhos, psicólogo, médico). Você também pode buscar informações ou fazer denuncia, pelo disque 100. Nesse momento é bom tem alguém de confiança ao seu lado para pode lhe ajudar e dar apoio. Não se cale! É importante fazer algo a respeito.
Sinto muito pelo que está passando! Isso me parece uma situação de assédio. Procure pessoas de sua confiança, se você está percebendo, dificilmente será coisa da sua cabeça.
Olá, pelo seu relato parece que você esta passando por uma situação de assédio. Se você percebe esses comportamento do seu padrasto é porque não é coisa da sua cabeça e é muito importante que você possa conversar e alertar algum familiar seu para que você seja protegia de futuros episódios como esses e até de possíveis abusos. Procure ajuda!
Olá, com seu relato pude sentir a angústia que esta passando. É importante agir, se protegendo dessas ações, falar com pessoas que tem confiança e procurar ajuda profissional.
A OAB ( Ordem dos Advogados do Brasil) tem Comissões, como a Comissão da Mulher, aberta para qualquer pessoa, com objetivo de orientar a sociedade de seus direitos, sendo confidencial, reservado e sem custo.
Abraço!
Olá. Primeiramente, sinto muito pela situação que você está enfrentando. É comum que fiquemos confusas sobre a existência ou não de uma situação de violência sexual em casos em que a ameaça não se mostra explícita. No entanto, está claro que essa condição lhe causa desconforto, insegurança e que é necessária uma intervenção. Nesse sentido, gostaria de reforçar o serviços oferecidos pelas unidades CREAS, que são especializadas em atendimentos a pessoas que sofrem ou sofreram violências em suas mais variadas modalidades. Lá você poderá contar sua história com mais detalhes, receber as orientações necessárias e iniciar o acompanhamento adequado.
A denúncia é sempre importante, porém a pessoa que denuncia precisa de uma rede de apoio porque, infelizmente, o conceito de violência sexual para a população em geral ainda está muito atrelado ao emprego de força, o que nem sempre é verdade, especialmente quando se trata de crianças e adolescentes.
Caso você seja maior de 18 anos, você pode ir sozinha ao CREAS e solicitar atendimento. Caso seja menor de idade, talvez isso não seja possível e você precise contar com o apoio de alguém da sua família em quem você confie, que possa te proteger nessas circunstâncias e te acompanhar aos atendimentos na unidade CREAS mais próxima da sua residência.
Desejo que você encontre o apoio necessário para ficar em segurança, superar as dúvidas e medos que fazem parte desse processo e retomar sua vida de forma saudável.
Conforme o seu relato, você está vivenciando uma situação de abuso emocional, visto que, apesar de não ter ocorrido um abuso sexual físico, está ocorrendo uma situação de constrangimento e abuso psicológico.

Recomendo não desconsiderar os seus extintos de alerta. você está vivenciando uma situação de violência, por enquanto apenas psicológica, e, por isso, esses sentimentos de confusão e angústia.

É necessário que você faça denúncia para a sua mãe e outros familiares. Além disso, caso não seja acolhida pela sua família, procure o CREAS mais próximo de sua casa, ou, caso não tenha, o conselho tutelar. Caso seja menor de idade, você também pode ligar para o disque 100 para fazer a denúncia para o ministério público.

Por fim, caso queira diminuir toda essa angústia, pode entrar em contato comigo e marcamos uma consulta via online.
Sim, é abuso, é algo gravíssimo, por favor peça ajuda para quem confia, boa sorte.
Infelizmente, o que você descreveu parece ser abuso. É importante que você procure ajuda imediatamente. Você pode falar com um conselheiro ou terapeuta para obter ajuda e apoio. Eles podem ajudá-lo a entender o que está acontecendo e ajudá-lo a lidar com o abuso. A psicanálise pode ajudar a entender melhor o que está acontecendo e ajudar a lidar com o trauma e o estresse que você está experimentando. É importante que você saiba que você não está sozinho e que há pessoas que podem ajudar.
Sinto muito pelo que tem passado. Não deve estar sendo fácil. Pode se tornar um abuso sim. Certamente já é um assédio sexual. Converse com uma pessoa da sua confiança: sua mãe, avó, tia. Algo precisa ser feito. Caso não surta efeito, ligue e peça ajuda para o disque 100 ou 180 e explique o caso.
Fico à disposição se houver necessidade de uma consulta.
Olá!

Antes de tudo, quero agradecer pela abertura (e reconhecer sua coragem!) em ter compartilhado conosco um pouco sobre a realidade tão perturbadora que vive dentro de sua própria casa. Numa condição como essas, posso imaginar como e quanto deve se sentir constantemente vulnerável a riscos, inclusive aqueles que envolvam diretamente sua saúde e integridade física, não apenas a sexual.
Percebo, nitidamente, através de seu relato que você está convivendo com uma pessoa abusiva. Não é apenas a ocorrência do ato sexual (estupro) que configura uma situação de abuso. O fato de ele estar, sem qualquer consentimento, invadindo sua privacidade e, inclusive, incitando conteúdos de teor sexual para você já representa, por si só, sinais claros de que você está sendo violada com relação a seus direitos e sua integridade.

Por mais delicado que seja, considero necessário sinalizar o que tem acontecido para sua mãe. Ainda que isso possa colocar em jogo a relação deles, tenho certeza que, se ela tem real consideração por você, estará aberta a te ajudar e evitará que isso torne a acontecer novamente, custe o que custar. Busque também desenvolver ou mobilizar sua Rede de Apoio (amigos próximos, parentes), para que se encontrem cientes do fato e estejam à postos para apoiá-la, inclusive e principalmente em casos de extrema urgência.
Caso não se sinta ouvida e acredite que pode se encontrar dentro de um ambiente e vivendo uma relação que te proponha ameaças cada vez maiores do que essas, você pode recorrer a ajuda especializada através dos vários dispositivos públicos que viabilizam o suporte necessário a casos de abuso e importunação sexual, como o seu. Busque ajuda na Delegacia de Defesa da Mulher mais próxima, disque 100 (Disque Denúncia), procure o CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social)... Lembre-se, também, de possuir o maior número de registros possíveis desses comportamentos por parte do seu padrasto (atente-se a fazer isso sempre de forma cautelosa!), para que possa utilizá-los como prova, caso a situação envolva a Justiça e/ou o Ministério Público.

Estou disponível para te ajudar a se fortalecer com relação a este assunto.
Obrigado por contar com a gente!
Sinta-se abraçada (e se cuide).
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 90
Realmente sua situação não é fácil e passar por isso sozinha sem pedir ajuda a alguém de confiança não é indicado! tenha coragem de buscar ajuda o quanto antes para que isso não evolua para algo mais grave. Boa sorte
Olá. Você está passando sim por uma situação muito complicada. O desconforto sempre é um sinal de alerta assim como o fato de você questionar suas percepções. Se fosse apenas uma implicância sua, você não estaria em dúvida. O abuso não precisa acontecer fisicamente para ser caracterizado como abuso. A invasão da sua privacidade, ficar te olhando pela janela e te mandar figurinha de conteúdo sexual já caracterizam um abuso desse espaço de convivência. Nem se ele fosse seu pai isso seria normal. Você acha que pode conversar com sua mãe sobre o ocorrido? Por mais difícil que seja, ela precisa saber o que está acontecendo. Se não for possível, tem alguma outra pessoa próxima, avó(ô), tia(o) com quem você possa se abrir? Seria muito importante você buscar um apoio e se necessário partir para uma denúncia discando 100 no disque denúncia. Acredito também que a psicoterapia pode ajudá-la a se fortalecer, a validar suas percepções e criar estratégias para lidar melhor com o problema. Torço para que tudo se resolva da melhor maneira possível.
Sim, peça ajuda de pessoas de confiança, não fique sozinha, é bem importante. Abraço
Sinto muito que você esteja passando por essa situação desconfortável. É importante lembrar que o abuso é um comportamento inaceitável e ninguém deve passar por isso. Se você se sente desconfortável ou ameaçada com as atitudes do seu padrasto, é importante buscar ajuda.

Uma opção é conversar com alguém de confiança, como um familiar, amigo ou professor, e relatar o que está acontecendo. Eles podem te apoiar e ajudar a encontrar uma solução para essa situação.

Além disso, existem organizações especializadas em ajudar vítimas de abuso, como centros de atendimento à mulher ou órgãos de proteção à infância e adolescência. Esses locais oferecem apoio emocional, orientação jurídica e encaminhamento para os serviços adequados.

Não hesite em buscar auxílio para garantir sua segurança e bem-estar.