Fui fazer a prova do Detran. Fiquei tão nervosa que esqueci até como liga o carro . O que fazer para

32 respostas
Fui fazer a prova do Detran. Fiquei tão nervosa que esqueci até como liga o carro . O que fazer para me acalmar?
Olá querida
A calma é um ingrediente que precisamos investir para conquistar. E nos momentos de tensão, como de uma prova do detran, é onde ela é testada.
Conseguir esperar em paz, sem se des-esperar, requer uma companhia boa dentro de si, que te ajuda a se acalmar.
Essa companhia boa dentro de si, é influenciada pelas companhias que você teve durante sua vida.
Em uma terapia você vai poder analisar se as companhias que você teve durante a vida te ajudaram a esperar e se acalmar, ou elas também se desesperavam.
De qualquer forma, hoje você tem a sua própria companhia e poderá junto a um profissional psicólogo, elaborar e aprender sobre calma e sobre ser boa companhia para si.
Fique bem, precisando estou a disposição.

Situações de avaliação geram ansiedade e entre elas está a prova de direção. A ansiedade gerada muitas vezes se torna um empecilho para a execução de uma boa prova, levando a falhas de memória, ou dificuldades de atenção e concentração causando a reprovação. Um dos recursos que utilizo no consultório é trabalhar os significados e a interpretação que este candidato tem da prova. Se a ansiedade começa com o pensamento é justamente ele que tem que ser modificado. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento para medo de dirigir - R$ 140
Olá, tudo bem. A ansiedade gerada estando frente a uma situação de avaliação, é completamente normal, porém se sente que isso pode ser um empecilho para sua aprovação, e que isso não acontece exclusivamente durante a prova de detran, mas que a ansiedade vem sendo um problema mais geral na sua vida, sugiro que busque ajuda da psicoterapia, para que possa elaborar estratégias eficazes para sua ansiedade, fico a disposição, abraço!!!
Olá, situações como essa costumam gerar muita ansiedade mesmo. A expectativa somada ao que a CNH representa para você certamente contribuíram para esse nervosismo extra. Se foi a primeira vez que sentiu isso, natural. Se percebe que é recorrente (ou vem aumentando) e que pode te prejudicar em outras situações, seria interessante descobrir os motivos que estão desencadeando esse sentimento. Nesse caso, encontre um Psicólogo para, juntos, fazer essa investigação. Fique bem.
Faça um acompanhamento psicológico, para baixar a ansiedade
Olá! É muito normal que a ansiedade surja em uma situação como essa, onde estamos sendo observados e avaliados. O que pode te ajudar a sentir mais segurança nesse momento é fazer, por exemplo, o máximo de aulas possíveis (além das que já são necessárias), para aumentar a sua autoconfiança e diminuir o nervosismo no momento da prova. Praticar a respiração diafragmática também pode ser útil, pois ela te ajuda a focar no presente e alivia a tensão e boa parte dos outros sintomas que podem aparecer e atrapalhar o seu desempenho. Você encontra o passo a passo na internet facilmente. Quando possível, não deixe de dá uma olhada. E caso a ansiedade esteja aparecendo com frequência, inclusive em outros contextos, seria interessante procurar um psicólogo para fazer uma avaliação e iniciar o tratamento. Cuide-se bem!
Ansiedade e nervosismo num momento de prova é normal acontecer. Importante se questionar: o que pode acontecer? de que forma eu posso me preparar? Buscar recursos internos de como vc lidou com situações anteriores similares e que lhe ajudaram a se acalmar também pode ser uma dica. Fazer yoga, que trabalha muito a respiração pode lhe ajudar a centrar-se. Se mesmo assim continuar com dificuldades a ponto de não conseguir realizar a prova, seria importante buscar ajuda psicológica. Na primeira fez que eu fiz a prova para moto, acabei batendo no cone e reprovei, na segunda prova eu consegui. Importante perceber como esta se sentindo e se necessário se preparar melhor, para sentir mais segurança. Espero ter ajudado!
Olá, geralmente quando uma pessoa é colocada em situação que é observada,testada, a ansiedade aumenta e nosso cérebro pode causar "apagão". Controlar a ansiedade é algo difícil, ainda mais quando estamos em território desconhecido. Ter calma é algo que precisa ser treinado todos os dias, faça terapia, busque autoconhecimeto para saber identificar as situações que precisará ter muita calma.
Olá! A psicoterapia cognitiva comportamental poderá te ajudar a identificar os pensamentos e medos desencadeados diante da situação da prova. Há várias técnicas que são ensinadas na psicoterapia que ajudam a controlar os pensamentos e a ansiedade nesses momentos. Procure um psicólogo.
Revise o processo com auxílio do psicoterapeuta. Cuide-se para explorar com mais qualidade seus potenciais!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Aprender a fazer exercícios de regulação emocional lhe ajudará bastante. Procure um profissional ou alguns recursos de relaxamento que poderá encontrar na internet. Porém deve ser algo que você se identifique e sinta-se bem.
Boa noite. A prova de direção gera bastante ansiedade para os candidatos, e é um dos maiores obstáculos para se conseguir a aprovação. Seria interessante um processo terapêutico caso você tenha ansiedade elevada em outras situações e não só nessa, mas caso seja só na prova, avalie se é o medo de falhar, medo de ser julgada (avaliada) pelo instrutor, medo de dirigir para que você tenha um panorama mais completo do problema. Sabendo um pouco mais, procure técnicas de relaxamento e as pratique antes mesmo do dia da prova. Técnicas de respiração, ou feche os olhos e visualize como é a prova e como você vai agir passo a passo, para que você se sinta mais preparada no dia. Abraço!
Olá, é muito comum que situações de avaliação gerem ansiedade, porém é necessário avaliar se isso ocorre com muita frequência, paralisando suas ações. Neste caso, a psicoterapia poderá auxiliá-la a entender os motivos reais desse nervosismo a fim de diminuir a ansiedade, além de proporcionar algumas técnicas para lidar melhor com situações desse tipo. Um abraço e fique bem!
Olá! A ansiedade é uma condição muito natural quando estamos diante de situações que não são habituais. Existem técnicas de respiração que ajudam amenizar os efeitos do nervosismo. Você pode realizá-los antes e durante o momento de avaliação. Mas se essa condição atrapalha você de forma significativa e constantemente é importante procurar fazer uma avaliação dessa condição. Espero ter ajudado. Abraço!
Olá, boa noite!
Nossa, que chato. Infelizmente é bastante comum a ansiedade subir em situações onde somos ou nos sentimos avaliados como prova do Detran, Enem, vestibular, entrevista de emprego, primeiro encontro com alguém interessante, falar em público, enfim...
Sugiro que você faça exercícios de respiração (existem vários tutoriais na internet, eu indico bastante a técnica de respiração diafragmática), meditação também ajuda bastante (indico como prática para o dia a dia para não deixar a ansiedade com a prova subir muito e não para ser realizado momentos antes da prova quando você já está muito ansiosa).
Essas duas técnicas vão te ajudar bastante se o único problema for essa prova especificamente, porém, se você se sente ansiosa com frequência, ou se tem histórico de ansiedade, recomendo que procure um psicólogo(a) e inicie um bom processo psicoterapêutico para que você possa compreender quais padrões estão causando esses sintomas e fazer as mudanças necessárias para se reequilibrar e ter mas qualidade de vida.
Na abordagem junguiana trabalhamos o ser humano de forma mais global e integrativa, então além das sessões de psicoterapia, recomendo aos meus pacientes a prática de atividade física frequente para melhora da saúde física e mental, cuidados com a alimentação, higiene do sono, meditação, técnicas de respiração e muitas outras técnicas visando melhorias no bem estar e na qualidade de vida como um todo.
Espero ter ajudado :D
Olá, tudo bem?! Por muitas vezes as sensações de ansiedade nas avaliações com muitas pessoas e com uma conquista muito desejada, nos impedem de exercer o que é pedido. Uma questão muito comum nesse tipo de avaliação é o contato com pessoas que não estão conseguindo o sucesso de passar na prova. Como sugestão, fique o mais longe possível das pessoas que estão sendo avaliadas, coloque uma música, filme/ série que você goste muito e que não lhe faça ter acesso ao que está acontecendo em volta. Assim, você dominará o agente ansioso, que neste caso está no meio. Fique bem!! Até mais! Fico à disposição

Olá boa noite!

Seria interessante que pudesse fazer um acompanhamento psicológico, para compreender melhor as sensações que você teve antes e durante a prova, se isso ja aconteceu em outras circunstâncias e buscar em conjunto com a psicoterapeuta as formas mais saudáveis de lidar com isso.
Podem existir muitos motivos: ansiedade, receio de ser avaliado, pressão da prova em não passar e até por passar, entre outros motivos que podem interferir na estratégia que se usa pra se acalmar.

Algumas pessoas usam:
Exercicios de respiração ao longo do tempo, não somente no dia da prova;
Meditação, também ao longo do tempo;
Ouvir musicas ou outra atividade que gere algum tipo de relaxamento.

Mas a indicação da psicoterapia vem para que você possa construir novas formas individuais e sentir o que funciona pra você e para momentos e sensações diferentes ao longo dos dias, semanas, meses e anos.

Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Verifique o local da prova com antecedência. ...
Pratique exercícios físicos. ...
Aprenda exercícios de respiração. ...
Durma cedo no dia anterior à prova. ...
Evite estudar na véspera do exame. ...
Mantenha uma atitude positiva. ...
Alimente-se corretamente. ...
Programe-se para chegar cedo ao local do exame.
Olá. Tudo bem? Gostaria de entender se você fica somente nervosa na prova do DETRAN ou se em outras avaliações e situações você também fica nervosa com pensamentos inseguros ou até mesmo negativos. É importante investigar quando e como essas emoções e pensamentos surgem. Se perceber que está prejudicando seus dias marque uma consulta, para assim ter um espaço seu onde poderá falar e trabalhar suas questões. Abraços
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130
O processo de avaliação já causa tensão, associada a recompensa imediata ( estar habilitada ou não) potencializa as sensações. Perceba que na jornada de sua vida essa não será uma situação pontual, virão outras e o melhor caminho a fazer é se autoconhecer, compreender suas emoções e sentimentos, as intensidades para saber como lidar como cada uma delas.
A psicoterapia te proporcionará essas possibilidades. Quando enfrentamos o medo de nos conhecermos sabemos como prevenir e administrar nossos sentimentos, emoções e pensamentos.
Te convido para essa jornada que será de amadurecimento emocional.
Até logo!
Olá, tudo bem?
Esse tipo de situação pode acontecer, pois sua ansiedade no momento provavelmente estava bem elevada.
Era uma situação não familiar, desafiante...
Para esses casos recomendo a técnica da respiração diafragmática no dia do exame e minutos antes de realizar, tem vídeos no You tube de como fazer.
Essa técnica te traz para o presente, oxigena melhor e isso automaticamente diminui sua ansiedade e te deixará mais tranquila.
Espero ter ajudado!
Olá! Seja bem-vinda! A ansiedade neste caso é esperada, é uma ocasião estressante. O nervosismo virá, respire, se concentre no seu momento, no que você esta fazendo e converse com você mentalmente, eu sei , eu treinei eu estou apta a realizar o teste. Mentalize as etapas na sua cabeça antes e durante o teste. Será como num dia de treinamento, a questão de estar sendo avaliada precisa sair do seu foco. Espero ter auxiliado na sua questão. Araços
Sinto muito que você tenha se sentido assim. Em sua próxima avaliação, utilize algum recurso que te traga calma, leve algum objeto que te lembre de respirar calmamente. Antes de começar a avaliação, segure o objeto com uma das mãos e se sente com as costas eretas no banco do motorista. Coloque as mãos sobre a barriga e respire devagar, aumentando a barriga, contando até cinco. Dê uma pausa de dois segundos e exale lentamente, contando até seis. Esse exercício pode ser feito diariamente até o dia da sua próxima prova, o que vai permitir que você perceba melhor situações que te gerem ansiedade. Em um acompanhamento psicoterápico, é possível aprender outros recursos que podem te ajudar a lidar com a ansiedade. Situações de avaliação geram ansiedade, então, é preciso escutar o que seu corpo está te contando naquele momento. Desejo que tudo esteja bem para você em sua próxima aprovação.
Olá, lamento que isso tenha te acontecido. Situações como essa aumentam consideravelmente níveis de tensões. Para se preparar para esse momento é importante vir desenvolvendo recursos internos para lidar com tamanha pressão. No processo terapêutico podemos explorar como essas situações te afetam e ir construindo estratégias para melhor lidar.
Olá ! A ansiedade nos momentos de provas acontecem com muita frequência. Se prepare o máximo que puder antes de situações de avaliação. No momento da prova foque na sua autoconfiança ( pense que você se preparou para isso e tem condições de desempenhar bem). Lembre dos passos que deve seguir para executar a prova, foque no processo de execução. Nos instantes antes da prova uma breve pausa para um exercício de respiração também auxilia.
Abs.,
Olá. Acredito que os colegas já tenham sugerido ótimas explicações e técnicas para o manejo da ansiedade.
Eu gostaria de ampliar a questão com você. Além da situação de avaliação, o que mais significa essa prova para você? Dirigir um carro representa o que na sua vida neste momento?
Muitas vezes a ansiedade da prova é apenas a ponta do iceberg, e no processo de psicoterapia descobrimos muitos significados que estão impedindo você de assumir a direção da sua vida.
Olá, para realizar uma prova do Detran, de outra forma, que seja melhor, é recomendado nesse caso pensar mais sobre as questões que te fizeram ficar tão nervosa a ponto de esquecer tudo, refletir sobre essas questões e problemas, observar de onde vieram, falar sobre as origens dessas questões e se te afetam em outros momentos também.
Parece que seria legal pensar sobre esses pontos, se seria interessante buscar uma terapia, com quem, para evitar que novos esquecimentos em momentos de muito nervosismo aconteçam de outras formas e em outros lugares.
Espero ter ajudado em algo.
Olá! como vai você?
Nossa, sinto muito pelo que vc passou. Mas que bom que vc veio pedir ajuda isso já demonstra o quanto vc quer e precisa melhorar.
Como os colegas de cima disseram , há algumas técnicas respiratórias e que ajudam a se acalmar antes. Isso ajuda e muito. Mas recomendo que vc busque ajuda profissional com um psicólogo, pois no processo terapêutico vc vai conseguir aprofundar seus medos, suas inseguranças e conseguir - mais profundamente- entender e compreender eles- e assim criar estrategias proprias e de proteção para esses momentos de muita crise de ansiedade e angustia, que te impedem de ter realizações, como a carteira de motorista. Recomendo que busque um profissional que sinta confiança. Sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição. @psi.leticiaaa
Passar por processos de avaliação costuma gerar um nível maior de desatenção e ansiedade mesmo, contudo há algumas técnicas de respiração diafragmática que podem ajudar a se acalmar. Caso siga tendo prejuízos, indico que busque o auxílio da psicoterapia para te ajudar a compreender mais profundamente seus medos e inseguranças. Fico a disposição!
É completamente compreensível sentir nervosismo durante a prova do Detran, afinal, é uma situação que envolve responsabilidade e expectativas. Para ajudar a acalmar seus nervos, existem algumas estratégias que você pode experimentar.

Primeiro, lembre-se de respirar profundamente e lentamente. Isso ajuda a diminuir a ansiedade e traz uma sensação de calma. Tente focar sua atenção no momento presente e evitar pensamentos negativos.

Praticar técnicas de relaxamento, como meditação ou exercícios de alongamento, pode ajudar a aliviar a tensão física e mental. Também é importante cuidar do seu bem-estar geral, dormindo bem, se alimentando adequadamente e fazendo atividades que você goste para reduzir o estresse.

Lembrar-se de que é normal sentir nervosismo em situações desafiadoras e que você tem habilidades para lidar com isso pode aumentar sua confiança. Além disso, treinar e se preparar adequadamente para a prova pode diminuir a ansiedade.

Lembre-se de que cada pessoa é única e o que funciona para uma pode não funcionar para outra. Se sentir que o nervosismo persiste e interfere negativamente em sua vida, pode ser útil buscar apoio profissional de um psicólogo, que pode ajudar com estratégias personalizadas para lidar com a ansiedade em situações específicas.
Olá, existem práticas auxiliares que ajudam a acalmar nos momentos de crise, porém o tratamento consiste de acompanhamento psicológico. Minha orientação é fazer consulta com psicólogo para obter orientações mais voltadas para você.
Olá! Compreendo como a experiência no exame do Detran pode ser bastante estressante e desafiadora. É normal sentir nervosismo e ansiedade nessas situações. É uma exposição que envolve avaliações importantes, não é mesmo?
Lhe conto que antes de ser psicóloga, quando passei pela mesma situação que você, também me deparei com o medo, ansiedade e preocupação. Aprendi técnicas para o meu desenvolvimento pessoal, me formei e aprendi ferramentas para a superação do medo para ajudar outras pessoas e é o que venho fazendo há 25 anos. Tenho alguns livros publicados no Brasil e Itália, sendo 2 deles sobre superação do medo e um específico sobre dirigir. Conto isso tudo para lhe incentivar que vencer a ansiedade, preocupação, medo ou receio! A vitória é mais que possível! Lembre-se que seu momento é um desafio que pode ser superado!
Além disso, reforço que nesse momento de prova, é fundamental um preparo para cuidar da sua saúde emocional e física. Se você está se sentindo muito ansiosa a ponto de esquecer até mesmo de ligar o carro, aqui estão algumas sugestões que podem ajudar:
Treine a respire profunda: pratique antes para saber fazer se necessário. Quando sentir a ansiedade aumentar, concentre-se na sua respiração. Inspire profundamente pelo nariz, segure por alguns segundos e expire lentamente pela boca. Repita esse processo algumas vezes para acalmar. Pode ser necessário uns 2/3 mins (ou mais!) dependendo da situação.
Técnicas de relaxamento corporal: experimente técnicas de relaxamento, como a contração e soltura muscular: tensionar e relaxar, isso ajuda e muito para o alivio da tensão e contribuir para acalmar a mente.
Sessões de psicoterapia: Se a ansiedade e/ou preocupação persistirem, recomendo a possibilidade de você considerar a busca de apoio profissional através da psicoterapia pode ser uma excelente opção. Como lhe comentei, sou especialista, tenho bastante experiência em ajudar pessoas sobre o tema da sua pergunta e posso lhe ajudar neste sentido.
Como psicóloga, estou aqui para apoiá-la nesse processo, havendo interesse, fale comigo. Durante as sessões de terapia, podemos explorar estratégias específicas para controlar a ansiedade e aumentar sua confiança. Através do diálogo e de técnicas terapêuticas, você pode desenvolver habilidades valiosas para lidar com situações estressantes de forma mais eficaz.
Lembre-se de que o autocuidado emocional é fundamental para o seu bem-estar geral. Aguardo seu contato! Sucesso naquilo que busca e até breve!