Meu filho de 10 anos Me falou q gostava de uma menina Ah 1 mês atrás Agora soube que ele disse na

33 respostas
Meu filho de 10 anos
Me falou q gostava de uma menina
Ah 1 mês atrás
Agora soube que ele disse na escola q gostava de um menino
Como temos bom diálogo questionei se era verdade
Ele disse que sim
Mas que não gostava mais
Com essa idade eles já sabem sobre sua orientação sexual
Ele disse que é bissexual
Como agir e abordar esse assunto?
Olá! Somente pelo seu relato não é possível te dar uma resposta.
É importante que você procure ajuda de um psicólogo para seu filho, para que ele possa ter acompanhamento adequado neste momento de construção de sua identidade, o qual pode gerar muitas dúvidas e conflitos. Acolhimento e empatia da sua parte ajuda muito. Sugiro que você faça terapia também, vai te fortalecer e consequentemente conseguirá ajudar seu filho.

Mãe, imagino sua dificuldade mas primeiramente vc tem o principal, o dialogo aberto com seu filho. Estamos num momento onde as escolhas estão mto aleatorias, não é o momento de exigir uma posição em definitivo mas sim o momento dele se entender melhor e vc ser a pessoa q ele pode confidenciar, somente um profissional pode ajudá-lo a entender o q acontece.
Olá boa tarde! Percebo que vc está aberta a diálogos, com seu filho. Essa é uma postura muito positiva.
A criança, pode acontecer de ter curiosidades, para depois definir e adotar a sua orientação sexual.
A opção sexual, não traz necessidade de tratamento, muito menos, gera problema, a não ser que gere dúvidas e/ou algum tipo de sofrimento nele, caso futuramente ele tenha algum tipo de conflito com essa condição, você pode buscar um profissional psicoterapeuta, para que ele possa, melhor elaborar as vivencias que lhe incomodam. Já a família, é importante aceitar, acolher e ser o suporte afetivo, e caso você mãe, tenha dificuldade, em lidar com qualquer que seja a opção do seu filho, penso que a busca de um profissional psicólogo (a) possa ser lhe ajudar.
Mãe, você não precisa saber de tudo sobre o assunto, na verdade, você pode até considerar admitir o que não sabe, fazendo com que as conversas se tornem, ótimas oportunidades de mostrá-lo que ter dúvidas e não ter informação sobre tudo é uma coisa natural, porém que você irá se informar mais para poderem conversarem.
Muitas das vezes, a criança, o adolescente, o adulto, pode mencionar um assunto para testar o nível de tolerância e aceitação. E vendo sua abertura para a conversa, ele sentirá um maior nível de segurança e proteção.
A questão está em focar nos conceitos simples. Muitos pais ou tutores, se sentem intimidados pela ideia de conversar com seus filhos sobre sexualidade. As crianças realmente tendem a fazer muitas perguntas difíceis de serem respondidas, e muitas vezes isso significa responder (ou evitar) perguntas sobre sexo.
O que é extremamente importante para o bem-estar da criança, é que os pais, demonstrem que elas são amadas e terão sempre o amor, cuidado e carinho, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero, mesmo que não concordar com sua sexualidade e/ou identidade. Mostrando que o importa “ser você mesmo, independe das suas escolhas”. Isso é importante para todos que muitas das vezes não sentem se encaixar dentro dos padrões estabelecidos pela sociedade, como um menino que não gosta de futebol ou uma menina que gosta de brincar com carrinho, por exemplo.
Nesta situação, recomendo que se mostre confortável diante da criança. Então, se você está conversando sobre o que significa ser bissexual, por exemplo, você pode começar com o velho ditado de que um livro não pode ser julgado pela capa. Assim, é possível desenvolver uma conversa mais ampla sobre como algumas pessoas aparentam ser algo, mas se sentem de maneira diferente por dentro
Procure um psicólogo para uma avaliação.
Olá!
Percebo que atualmente há maior abertura social sobre as possibilidades de relacionamento sexual/amoroso e portanto teu filho consegue expressar livremente estas possibilidades até nomeando como uma bissexualidade. Tudo isto levando a uma experimentação mais ampla. Como vocês tem um canal aberto, parece que ele pode contar contigo. Não sabemos se acontece o mesmo em todo ambiente que ele frequente e nem se os “candidatos” ao amor que ele te revela serão receptivos. Caso ele demonstre sofrimento com estas questões, seria indicado uma busca de apoio psicológico. Mas fica a pergunta, como tu te sentes em relação a isto? Talvez você também precise de suporte.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá! Continue com esse bom diálogo entre vocês, sempre ouvindo e acolhendo o que ele sente e pensa. Seria interessante que ele fizesse psicoterapia, se ele concordar, claro, no intuito de ajudá-lo nesse momento em que pode haver dúvidas em relação a várias questões, já que a identidade dele está sendo construída. Sugiro que você faça também o tratamento para trabalhar suas questões em relação às escolhas dele e ajudá-lo da melhor maneira possível. Um abraço!
Olá, tem sido muito comum as crianças nessa idade com essas questões, pois eles gostam de pessoas, ainda não entendem o que é um gênero de escolha de forma sexualizada. Os desenhos atuais principalmente os Animes, tem tido temas LGBTQIA+, que dão as crianças liberdade de se expressar melhor dizendo de quem gostam, mas não necessariamente que esse gostar seja sexual.
Com toda certeza tendo essa relação de proximidade do seu filho e confiança, saberá se isso mais na frente será o real desejo dele ou não, mas independente de qual seja a escolha, importante é sempre acolher e dar suporte para ele.
Abraço.
Olá mãe!
Primeiramente, é importante permanecer o diálogo aberto com seu filho, para que ele receba todo o suporte e apoio. A pré-adolescência e a adolescência são momentos de descobertas, então ele está nesta caminhada. Seu apoio é fundamental. Mantenha-se sempre disponível para conversas e dando suporte e acolhimento necessário.
Independente da escolha, a família é sempre o primeiro lugar que seu filho buscará apoio e segurança. Onde se sente aceito e amado.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130
Que bom que existe esse tipo de diálogo entre vocês, incentive isso cada vez mais, seja essa referência de confiança. Nesta idade é comum interesse em ambos os gêneros, a criança sente afeto, não o direciona ao sexo. Estimule cada vez mais o diálogo, colocando-se do lado dele, fortalecendo o amor e a confiança entre vocês, mais para frente essa questão ficará mais clara. Se você tiver dificuldade de lidar com essa temática, busque acompanhamento psicológico para te ajudar. Para a criança, de antemão, não há a necessidade.
Olá, seu filho está entrando na adolescência uma fase de muitas descobertas, tudo é muito intenso e ambivalente, bom que você consegue dialogar com ele, isso faz toda a diferença, ele só tem 10 anos, ainda tem muitas coisas para acontecer, o ideal seria você como cuidadora, se inteirar mais sobre essas questões de gêneros e sexualidade, para que você possa melhor orienta-lo, se tiver dificuldades procure ajuda de um psicólogo.
Olá! Bom dia! Que bom que você tem um bom diálogo com o seu filho. E se ele lhe falou sobre algo que é íntimo dele, é porque ele confia e valoriza seus conselhos. Oriento que você entre nesse mundo da diversidade sexual com o intuito de adquirir conhecimento mesmo. A partir desse movimento, você poderá demonstrar ao seu filho clareza sobre esse assunto, oferecendo cada vez mais segurança e acolhimento.
Não tem segredo e nem receita de bolo. Cada um é único e ainda que seu filho tenha apenas 10 anos de idade... É você estar aberta para acolher o que ele trouxer para você, sem julgamentos. Espero ter lhe ajudado. Grande abraço!
Olá! Acolhimento e respeito é muito importante nesse momento. Seria interessante que ele, buscasse ajuda de um profissional para que consiga organizar seus pensamentos e compreender de uma forma mais tranquila seus conflitos, lidando os mesmos com maior leveza.
Olá! Seu filho pode estar passando pelo processo de tentar entender do que gosta, e esse momento pode ser um pouco confuso para a criança. Mas o mais importante é o fato de você estar aberta ao diálogo, então é fundamental que você o acolha e faça ele se sentir aceito independente da escolha dele, sem julgamentos e respeitando o tempo dele. Dessa forma, você será uma fonte de apoio e confiança para ele, facilitando todo o processo.
Oi!
Já podes ver nas respostas a ti que o universo é amplo e diverso mesmo entre psicólogos...assim é a vida e o espectro a qual olhamos e sentimos a vida... Hoje sabemos que muitas abordagens ruiram enquanto se busca resppeito e aceitação!
Estar aberta e atenta ao teu filho vai ser sempre o melhor caminho! Faça o que voce fez agora, areje, leia, pergunte! Seja o melhor de voce, por voce e por ele!! Em todas as etapas do crescimento temos muitas dúvidas..que maaravilhoso ele poder contar contigo! Nem sempre precisamos ser solitarios nas descobertas! Um abraço e não se faça só!
Crianças percebem questões de sexualidade de forma diferente dos adultos. Realmente não existe regra. O importante é validar a experiência dele e se deixar disponível para que ele a procure para conversar, como você já parece fazer. Indicaria a psicoterapia somente no caso dessa questão trazer sofrimento para ele ou para você. Existe a opção de solicitar orientação de pais para algum psicólogo infantil. Nesse caso, as sessões são pontuais e com direcionamentos específicos, não consistem em psicoterapia propriamente dita.
Olá! Tudo bem? Imagino que tenha sido uma grande surpresa! Espero poder te ajudar. É possível sim já ter uma orientação sexual definida nessa idade. Mas também é possível que a percepção dessa orientação mude algumas vezes ao longo da adolescência, que é uma época de muitas mudanças na qual o jovem está descobrindo e construindo sua identidade, então não há como antecipar o que o futuro trará. De todo modo, é importante abordar esse assunto com acolhimento e respeito, pois é uma questão importante e delicada, usando de paciência e ouvindo bem o que ele tem a dizer. A forma como você lida com esse assunto pode definir se o seu filho vai confiar ou não em você para contar sobre suas descobertas, ações e opiniões, assim podendo contar com seu suporte ao longo de seu caminho. Caso ao longo desse caminho se perceba que há sofrimento, de sua parte ou da dele, é um indicativo de que pode ser um bom momento para buscar psicoterapia.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
Olá! Como está? Então, eu entendo sua questão, não deve estar sendo fácil para você e sua família se familiarizar com essa novidade. Mas respire fundo, você precisa estar disposta a ajudar seu filho, como sempre fez anteriormente. Ele precisa de você ainda mais nesse momento. Respondendo sua pergunta: sim, é possível que ele já compreenda sua orientação sexual ao 10 anos. Normalmente aos 5 anos de idade que começa essa busca pela identificação de gênero. Mas não se espante, é um processo que leva tempo e que para uma criança pode trazer muitas confusões. Por isso, te aconselho a falar com um terapeuta para trabalhar sua aceitação e compreensão sobre o ocorrido para poder apoiar seu filho e solucionar suas dúvidas da melhor forma possível. Qualquer coisa estou por aqui. Fiquem bem!
Olá! É importante manter o caminho sempre aberto pro diálogo com seu filho, se fazendo presente para introduzir assuntos e esclarecer dúvidas sobre os mais diversos assuntos, incluindo sexualidade! Precisa ser trabalhado com seu filho que ainda não é o momento de namorar e sim de ter amigos, pois ele não tem idade e maturidade pra compreender isso e pode estar confundindo os sentimentos de amizade com os pares, apesar de ser inevitável que ele tenha interesses românticos, que devem ser sempre conversados e auxiliados.
Olá, espero que esteja bem. Seu filho está entrando em uma fase de muitas descobertas e isto serve para os dois: você e ele.
O principal agora é dialogar e manter um bom relacionamento - para que ambos possam juntos crescer.
Caso precise de ajuda, procure um psicólogo para te ajudar com estas questões.
Ele está se descobrindo, a sexualidade está amadurecendo, precisa esperar. Qualquer dúvida melhor uma consulta com psicólogo, boa sorte.
boa tarde, acredito que isso faça parte do processo de descobertas dele, você pode abrir dialogo e observar como são essas descobertas, como ele entende isso.
converse com ele sobre o que é gostar de meninos e meninas? o que é ser bissexual para ele? essas questões podem ti ajudar avaliar como ele pensa.
E sempre que precisando de auxilio nesse processo procure um psicólogo
Olá, seu filho está com 10 anos e logo entrará na adolescência. Nesta fase do desenvolvimento acontecem diversas transformações e a todo o momento estamos nos descobrindo, as emoções ficam mais intensas e queremos fazer de tudo um pouco. É importante você manter o diálogo com seu filho e se mostrar como uma grande rede de apoio, alguém com quem ele de fato possa contar. Sobre saber com essa idade seu gênero, não é um problema e, tão pouco, precisa ser definida neste momento. Estou à disposição, um abraço!
Olá, bom dia.
Acho importante ressaltar o quanto a sua disponibilidade para o diálogo com o seu filho, é essencial para o melhor desenvolvimento dele.
Sobre sexualidade, o assunto deve ser sempre considerado como algo a ser discutido desde a primeira infância, pois trata-se de um conteúdo que corresponde a questões de saúde e educação (diferente de erotização, que é preocupação de muitos pais e mães) - o desafio é entender quais conteúdos devem ser tratados em cada fase. Para esta faixa etária - 10 anos - entendo que devam ser reforçadas/conversadas (então, o adulto inicia as possibilidades de diálogo) questões como de nomeação de partes do corpo, higiene, início da puberdade e com isso introduzir questões como de gênero e orientação sexual, dentro da linguagem da criança e na medida que ela apresente dúvidas. Vale dizer que a sexualidade é construída ao longo da história de vida de cada pessoa, e a essa altura do desenvolvimento (10 anos de idade) o processo ainda está muito inicial, isto é, não existe uma definição, o que provavelmente acontece é que ele esteja entendendo o que significam os nomes (como bissexualidade), como ele gosta de ficar próximo e de quais pessoas gosta mais ou menos, mas tudo em um contexto mais amistoso. O que é relevante ressaltar para ele: criança não namora! No entanto, pode gostar de um jeito diferente de alguma pessoa e com isso passar mais tempo junto, brincando e/ou fazendo outras atividades de crianças.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Caso queira conversar um pouco mais eu me coloco a disposição para agendarmos um horário. Até mais :)
Olá! Como está? Que maravilha que possui essa boa comunicação com seu filho, isso é essencial. Pelo que mencionou, seu filho pode estar apenas relatando de um gostar infantil, não necessariamente amoroso. Ele está se descobrindo, aprendendo sobre as formas de se relacionar com as outras pessoas, o que esses tipos diferentes de relações significam, como se nomeiam, que há diferenças. A gente aprende no viver, na brincadeira, na repetição de falas, observando como os adultos se apresentam. É tudo muito novo. Muitas vezes o que as crianças dizem tem um significado para elas que pode ser diferente do significado que os adultos dão àquelas palavras ou ações. Pergunte para ele o que ele quis dizer com o gostar, o que ser bissexual significa pra ele. Faça com que ele diga as percepções que ele tem sobre qualquer assunto que estejam conversando, assim saberá de que forma ele está entendendo sobre o que está falando, se é igual ao que você está pensando ou não. Espero que tenha lhe ajudado!
Olá, como vai? É natural seu filho se sentir atraído por um gênero e outro, a sexualidade está sendo desenvolvida, siga acolhendo e sendo disponível para o diálogo. Caso perceba que seu filho comece a ter conflitos relacionados a esta situação, aí sim busque ajuda psicológica.
Olá, tudo bem? Sempre é importante ter uma conversa clara sobre o assunto. Perguntar o que ele entende sobre sexualidade, pois, muitas vezes, os pais acreditam a criança sabe de alguma coisa, mas só está repetindo o que escutou ou viu alguém falar ou fazer. Esteja calmo e escute o a criança tem a ouvir. E se necessário, busque uma ajuda psicológica.
É importante entender que a orientação sexual é algo natural e não deve ser motivo de vergonha ou preconceito. É natural que as crianças comecem a descobrir suas preferências e interesses sexuais desde cedo. É importante que você converse abertamente com seu filho e o apoie nesse processo de descoberta.

O mais importante é oferecer suporte e aceitação ao seu filho. Mostre que você está disposto a ouvi-lo e que o ama incondicionalmente. Tente entender suas preocupações e medos e respeite sua privacidade. Não faça perguntas intrusivas ou que possam constrangê-lo.

Além disso, é importante que você converse com seu filho sobre respeito, tolerância e empatia. Explique a ele que todas as pessoas merecem ser respeitadas, independente de sua orientação sexual, gênero ou identidade de gênero.

Caso você tenha dificuldade em abordar esse assunto com seu filho, procure ajuda de um profissional, como um psicólogo ou um terapeuta familiar, que poderá orientá-lo e ajudá-lo a lidar com essa situação.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150

Primeiro, é importante que você mostre ao seu filho que você o aceita e o apoia, independentemente de sua orientação sexual. É importante que ele saiba que você o ama e que está lá para ouvir e ajudar.

É importante que você também procure ajuda profissional para ajudar seu filho a entender melhor sua orientação sexual. Um psicanalista pode ajudar seu filho a entender melhor seus sentimentos e a lidar com as questões que possam surgir. O psicanalista também pode ajudar seu filho a lidar com as reações dos outros e a lidar com a discriminação que ele possa enfrentar. Além disso, o psicanalista pode ajudar seu filho a desenvolver habilidades para lidar com as questões emocionais que possam surgir.
Olá. Parece que vocês já tem um bom canal de comunicação, o que na minha visão é o mais importante. Aja com naturalidade, ouça, de conselhos, tente não julga-lo e acolhe-lo. Abraço
Olá, Como vai? Uma criança nessa idade já tem essa possibilidade, porém será importante um apoio psicológico para ambos, com um intuito de melhorar a relação entre pais e filho e a relação consigo mesmo. A senhora poderá também buscar apoio na escola de seu filho, caso tenha psicólogo escolar, esse profissional poderá lhe dá uma orientação. Estou a disposição!
Ola, primeiramente gostaria de que se sinta acolhida, e que saiba que é muito importante seu comportamento de conversar e acolher seu filho. Imagino que esteja desafiador para você. Dialogue mais com ele para que entenda como ele se sente, o que ele pensa sobre sexualidade, e se sentir que há dificuldades, procure um psicologo para ajudá-lo.
Fiquem bem.
Olá, como tem passado?
É recorrente que ao longo da vida o ser humano passe por novas descobertas e até mesmo redescobertas sobre si mesmo, as crianças, adolescentes e jovens de hoje possuem acesso a novas informações, novos conhecimentos e novos significados em relação a gerações passadas, então é normal que isso aconteça com seu filho, que ele seja bissexual, não é possível ou interessante dizer que é apenas uma fase ou algo do tipo, o interessante é conversar, ouvir o que ele pensa sobre a sexualidade, sobre gostar, sobre sentimentos e afetos de forma a entender a realidade dele para ele com ele mesmo e com o mundo ao redor dele.
Independentemente da idade do ser humano é importante ouvir e compreender as coisas significativas da vida dele, sentimentos, afetos, angústias, incômodos, entre outras coisas mais, é necessário dar espaço para a pessoa ser mais ela mesma.
Espero ter ajudado.
Olá, tudo bem? Sugiro abordar com a naturalidade que o assunto precisa, pois se interessar por pessoas, sejam estas meninas ou meninos, é natural, a sexualidade e suas expressões são diversas. A orientação sexual é um aspecto do nosso desenvolvimento e tende a aflorar no período da pré adolescência e adolescência. Demonstrar curiosidade a respeito é esperado. Se teu filho se identifica como bissexual é só mais uma particularidade da vivência dele, isso não o define nem o coloca em caixinhas sendo isso ou aquilo, até porque ele está em desenvolvimento e no período de descobertas sobre si próprio. Manter o diálogo sem preconceitos é o caminho para fortalecer a confiança e comunicação entre vocês.