Meu Namorado, foi diagnosticado com transtorno de personalidade esquizoide. Ele nao demonstra quase

33 respostas
Meu Namorado foi diagnosticado com transtorno de personalidade esquizoide. Ele nao demonstra quase nada de amor por mim. Pessoas com esse transtorno são capazes de amar ?
Saudações.

Pessoas com personalidade esquizoide detêm diversas características que podem afetar relacionamentos, como isolamento, dificuldade em expressar sentimentos, bem como o distanciamento de grupos sociais.

Dessa forma, imagino como deve ser algo novo e não muito fácil de entender a respeito da pessoa com quem convive. A psicoterapia seria importante não só para ele, como para você também. Mesmo falando sobre personalidade (nosso jeito de ser na maior parte do tempo), acredito piamente que somos capazes de mudar. Basta o primeiro estímulo acontecer.

Espero ter ajudado, e o que precisar estou por aqui.

Depende do tipo de amor do qual você esteja falando. Veja, nossa primeira forma de amor é objetal, ou seja, amamos a pessoa de nos confere cuidados e satisfação, note que essa é uma forma na qual apenas recebemos algo do outro, mas não nos preocupamos com a retribuição; já numa segunda forma, nós nos preocupamos e oferecermos algo ao outro, tanto por gratidão pelo amor que recebemos, quanto para não perdê-lo. O esquizoide se encontra naquela primeira forma de amor.
Olá, as formas e linguagens do amor são peculiares, disso, muito de nós, sabemos. Mas talvez você esteja querendo entender se a forma que você se sente amada poderá ser atendida pelo parceiro em questão. Veja! Se algumas das características do esquizoide é dificuldade de demonstrar qualquer tipo e afeto, sentimento ou coisa do tipo é bem delicado esse aspecto afetivo quando o movimento é esperar demonstração de amor de um ezquizoide. E sendo complexo entre casais que não têm personalidade esquizoide, penso que já seja complexo só pelo fato de os casais serem diferentes, na sua linguagem afetiva, então seria 2 vezes mais complexo ter expectativa na relação com um esquizoide. Sobre criar expectativas que podem não ser alcançadas, é importante que você busque um trabalho preventivo para fortalecer o seu emocional e desenvolver ampliação da consciência de si e do outro, fortalecer autoestima e adquirir maior percepção e autoconhecimento. Ajustar ou adaptar suas expectativas seria algo muito bom a se fazer, protegendo o seu emocional e para isso é indicado que faça psicoterapia com um profissional especialista em saúde mental. Outras questões, nesse contexto, também podem ser indicadores da necessidade de prevenção em psicoterapia. E mesmo que exista dicas para auxiliar na relação o outro, o autocuidado aprimorado na psicoterapia irá te fortalecer. Conhecer bem o outro (para além de seu diagnóstico esquizoide), também favorece no lidar com esse outro. Acompanhe-o nas consultas com especialistas (psiquiatra e psicóloga) e pesquise mais sobre o assunto. Me coloco à sua disposição! Espero ter ajudado. Abraço!
Bom dia! Como alguns colegas já ressaltaram acima, se trata de um transtorno com graves consequências na forma de se relacionar. Existem inúmeras formas de amar e expressar o amor, talvez devido ao transtorno de personalidade esquizoide, seu namorado não vai expressar os sentimentos dele da forma que você espera. Não significa que ele não a ame da forma dele. Sei que se preocupa com ele, no entanto, é essencial levar o foco pra sí e refletir se suas necessidades serão atendidas neste relacionamento, talvez você queira algo que ele não possa te dar. Tudo é muito relativo, o que comentamos aqui é com base nos dados sucintos fornecidos e para uma opinião mais acurada, se faz necessária uma consulta. Assim, a questão da expressão do amor e de um diálogo que possibilite ele compreender suas necessidades e tentar atendê-las, vai depender do grau da apresentação dos sintomas, da adesão e continuidade ao tratamento multidisciplinar, e da disponibilidade dele em se dedicar dentro dos limites de sua condição. Desta forma, vale ressaltar a necessidade de incentivá-lo a adesão aos tratamentos propostos pela equipe de saúde dele, e sobretudo, que você busque também ajuda para lidar com esse momento da melhor forma possível, se preservando. Me coloco a disposição, grande abraço!
Sim. Mas a dificuldade maior é essa. Expressar os sentimentos
Olá! Pacientes com transtorno de personalidade esquizoide tem dificuldades de expressar sentimentos, e isso acaba comprometendo muito seus relacionamentos. Mas buscando tratamento psicológico irá ajudá-lo muito.
Cada um possui uma linguagem própria e no amor também tem essa linguagem, pessoas gostam de demostrar que gostam através de comportamentos específicos.
A personalidade esquizotípica traz prejuizo para estabelecer relacionamentos sociais e intimos justamente devido a dificuldade de expressão emocional (dando um aspecto de distanciamento, indiferença, frieza); assim como um prejuizo na percepção quanto ao outro (dificuldade de empatia, interpretar o comportamento do outro) o que desencadeia uma frequente desconfiança e ansiedade. - Os níveis variam de moderado a grave. - Tendo em vista essas características do diagnóstico, é compreensivo você ter dúvidas quanto a capacidade do seu namorado ama-la. Sua questão me leva a inferir que ele não venha a apresentar demonstrações claras e substanciais em relação a ti. Já vieste a conversar com ele sobre isso? - Justamente pela dificuldade de interpretar o outro, se faz necessário uma relação bem comunicativa (verbalizada), sobre como se sente. A CNV traz "ferramentas" que auxiliam numa melhor comunicação entre as partes, que acredito podem lhe ser útil. :)
o transtorno pode interferir sim na qualidade dos relacionamento, porém precisamos lembrar que por trás dos transtornos existem pessoas, e os relacionamentos por si só já trazem dificuldades esperadas. Quando existe um transtorno dessa natureza é importante que, primeiramente ele possa receber orientacao e tratamento de profissional de saúde mental. No seu caso, que convive com ele, saber sobre o transtorno, dos tratamentos e funcionamento, vai ajuda-lo a compreender melhor, e consequentemente melhorar o relacionamento.
Quem tem personalidade esquizoide, tem como a principal característica a ausência ou indiferença nos relacionamentos interpessoais. São pessoas retraídas e que tem acentuada restrição na manifestação do afeto. Eles se sentem melhor sozinhos. Frieza emocional, distanciamento ou afeto aplainado. Você precisa procurar um Psicólogo para ver se você deseja realmente se relacionar com uma pessoa que tem dificuldade nos relacionamento interpessoais. Você precisa entender o que você espera deste relacionamento e lembrar que o comportamento do seu namorado é o resultado da incapacidade do mesmo de reconhecer e lidar com as emoções.
É difícil responder somente com base no diagnóstico. Mas acredito que um processo de psicoterapia ou análise seria interessante no seu caso, para que você tenha espaço para falar sobre essas questões a partir do seu ponto de vista. Sobre o como é para você estar nesse relacionamento e o como a falta dessa demonstração te afeta.
Olá
vamos considerar o seguinte: por trás de um transtorno temos um ser humano; o amor tem suas formas/ linguagens de se expressar.
Acredito que em processo de terapia você também consiga entender e superar junto de seu namorado essa problemática,
Abraço.
Olá.
No geral, um dos sintomas da personalidade esquizóide é o afeto diminuído. Importante analisar se este relacionamento te oferece o que você busca. Um processo de terapia pode te permitir olhar melhor para as suas necessidades.
Boa tarde. Como dito por meus colegas a Personalidade Esquizóide tem a capacidade de afeto diminuído, mas com acompanhamento psicoterápico pode vir a ter bons resultados em seu comportamento especialmente em relação à pessoa que está ao seu lado! O amor tem diversas nuances e a maneira que ele irá te amar pode ser demonstrado pela gratidão por vc esta ao lado dele.
Eu compreendo o seu desejo de saber e entender o outro, mas considero ineficaz analisar a capacidade dele de amar ou emitir comportamentos de quem ama por conta do diagnóstico.
Se assim fizermos, estaremos desconsiderando outros fatos extremamente relevantes, como por exemplo: "Ele sempre se comportou assim ou no começo era diferente?", "Ele se comporta assim com todo mundo ou só com você?". É pouco provável que tenham começado a namorar sem demonstrações de afeto por parte dele, certo?
Dizer que alguém não demonstra amor por conta de um transtorno é incompleto.
Olá!!!!! Pessoas com essa condição tem dificuldade de construir e manter relacionamentos mais estreitos, seja com a família, com amigos e com parceiros amorosos. Por isso, essas pessoas podem ser vistas como solitárias, emocionalmente frias e distantes. Mas essa condição não é uma incapacidade de amar. Eles tem uma maneira diferente de se relacionar. A Terapia Cognitivo Comportamental poderá ajudá-lo a lidar melhor na habilidade de socialização, dentre outras habilidades.
Algumas características são o desinteresse em relações sociais, tendência a um estilo de vida solitário, distanciamento emocional e apatia. Indivíduos afetados podem simultaneamente demonstrar uma elaborada e exclusivamente interna atividade imaginária ou demonstrarem uma criatividade significativa. A terapia comportamental pode ajudar muito a desenvolver algumas habilidades em ‘deficit’.
Olá! O diagnóstico é sempre um momento muito singular, embora seja importante, ele também pode ser muito duro para todos os envolvidos. è importante que você saiba as características e o funcionando desse transtorno, mas saiba que todos, independente do diagnóstico, tem sentimentos e emoções, são capazes de senti-lo e expressa. O que ocorre é que a forma de expressar bem como compreender os sentimentos e emoções são eventos singulares, dessa forma é importante trabalhar a expectativa, forma de expressão e capacidade de interação entre vocês para que não ocorra sofrimento ou que ele seja o mínimo possível. Desejo que possam passar por esse momento de forma intensa e aberta. Abraços.
Olá,

A maior característica deste transtorno de personalidade é o afastamento emocional e afetivo com suas relações pessoais. Isso causa um clima muito negativo para os que estão ao redor, pois não se sentem amados.

É importante, porém, entender que isso não fala de você, mas sim de uma característica dele, a qual pode ser trabalhada em Psicoterapia.

Se ele ainda não faz, comente com ele sobre a possibilidade.

Durante o processo de psicoterapia os aspectos referente a este afastamento emocional serão trabalhados, permitindo que ele possa aprender aos poucos a demonstrar pequenos momentos com mais segurança.

Qualquer dúvida , é só falar.
Olá, posso compreender a sua dúvida ou até desconforto frente a essa situação. Um ponto fundamental é que a pessoa que tenha o transtorno possa ser acompanhada por profissionais como psiquiatra e psicólogo, o trabalho conjunto ajudará a pessoa a ter mais qualidade de vida, melhorar as relações, fortalecer vínculos, se relacionar melhor consigo mesmo. A ajuda profissional é importantíssima, não deixe de buscar.
O transtorno da personalidade esquizoide é caracterizado por um padrão generalizado de distanciamento e desinteresse geral pelos relacionamentos sociais e uma dificuldade de demonstrar emoções nas relações interpessoais.
Ele pode te amar sim, sentir afeto, mas terá dificuldades em expressar os sentimentos. Que bom que ele está sendo acompanhado por algum profissional.
A pessoa com transtorno de personalidade esquizoide pode sim amar, mas ao mesmo tempo são muito voltadas para si, seus interesses e seu mundo. É um relacionamento geralmente difícil e por vezes frustrante por parte do parceiro, mas não impossível. Para ter um relacionamento com uma pessoa com personalidade esquizoide é importante ter paciência, bom humor e se manter aberto para ouvir as necessidades da pessoa, pois para ela relacionamentos são difíceis de entender. Como Lidar: O Transtorno de Personalidade Esquizoide pode ser tratado a partir da psicoterapia e, no caso de comorbidades como depressão e ansiedade, o tratamento farmacológico também pode ser requisitado. Assim sendo, o paciente terá um acompanhamento profissional para ressignificar a sua vida e a sua história.
O transtorno de personalidade esquizoide é marcado por dificuldades em demonstrar sentimentos, mas isso não significa que não os sinta. Sendo assim, é preciso paciência, entendimento e diálogo para a longevidade da relação.
Olá, esse tipo de transtorno tem características de não demonstrar muitos os seus sentimentos, mas isso não quer dizer que não pode amar. Isso vai depender do seu tratamento tanto com psicólogo, quanto com psiquiatra. Cada pessoa possuiu uma forma de amar de demonstrá-lo, dessa forma, cabe a você decidir se essa relação está sendo benéfica para você.
Sim, são. Mas a doença atrapalha a relação, boa sorte.
Pessoas com transtorno de personalidade esquizoide podem ter dificuldade em expressar emoções, incluindo o amor romântico. Isso pode ser devido à sua tendência a evitar interações sociais e à sua falta de interesse em relacionamentos íntimos.

No entanto, isso não significa que as pessoas com transtorno de personalidade esquizoide não possam sentir amor. É possível que eles possam experimentar sentimentos profundos de conexão emocional, mas podem ter dificuldade em expressar esses sentimentos de uma forma que outras pessoas possam entender ou reconhecer como amor.

É importante ter em mente que cada pessoa é única e que a intensidade e a natureza do amor podem variar de pessoa para pessoa. Se você está em um relacionamento com alguém com transtorno de personalidade esquizoide e se sente preocupado com a falta de demonstração de amor, pode ser útil conversar com seu parceiro sobre como você se sente e buscar a ajuda de um profissional de saúde mental para entender melhor o transtorno e como lidar com as questões relacionadas ao relacionamento.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Sim, são capazes de amar sim, mas provavelmente não da forma como estamos acostumados a entender o amor, existem particularidades. Abraço.
Entendo que você esteja enfrentando dificuldades em seu relacionamento devido ao diagnóstico de transtorno de personalidade esquizoide do seu namorado. É importante lembrar que cada pessoa é única e as manifestações de amor podem variar. Pessoas com transtorno de personalidade esquizoide podem ter dificuldades em expressar emoções de forma convencional, incluindo o amor romântico. No entanto, isso não significa que sejam incapazes de amar. O tratamento adequado, como terapia individual, pode ajudar seu namorado a compreender melhor suas emoções, desenvolver habilidades de relacionamento e encontrar maneiras alternativas de demonstrar afeto.
Olá! O transtorno de personalidade esquizoide é caracterizado por um padrão de distanciamento social e dificuldade em expressar emoções e estabelecer relações íntimas. Pessoas com esse transtorno tendem a mostrar pouco interesse ou capacidade de demonstrar afeto e intimidade emocional.
Embora seja possível que uma pessoa com transtorno de personalidade esquizoide experimente sentimentos de afeição ou apego, é provável que esses sentimentos sejam vivenciados de forma mais reservada e dificilmente expressos de maneira tradicional. Essas pessoas podem ter dificuldade em entender e responder aos sentimentos românticos e às necessidades emocionais dos outros.
No entanto, é importante lembrar que cada indivíduo é único, e os sintomas e características do transtorno de personalidade esquizoide podem variar. Algumas pessoas podem apresentar maior capacidade de expressar afeto e envolvimento emocional em relacionamentos, embora isso seja menos comum.
Se você está em um relacionamento com alguém diagnosticado com transtorno de personalidade esquizoide e sente que suas necessidades emocionais não estão sendo atendidas, é importante ter comunicação aberta e honesta com seu parceiro. Explique suas próprias necessidades e sentimentos, e tente entender as limitações e desafios que o transtorno de personalidade pode impor no relacionamento.
É fundamental também que você cuide de si mesma, buscando apoio emocional e considerando a possibilidade de consultar um terapeuta para obter orientação específica sobre como lidar com essa situação. Um profissional de saúde mental poderá ajudá-la a desenvolver estratégias adequadas para cuidar de si mesma e tomar decisões que sejam saudáveis para você.
Bom dia, pessoas com diagnóstico de transtorno de personalidade esquizoide apresentam dificuldades em expressar seus sentimentos e em muitos momentos sentem que não tem suas necessidades emocionais atendidas. Sugiro que você realize uma psicoeducação, entendendo melhor sobre o transtorno. E, muito importante também avaliar suas expectativas, e saber expressar a ele sobre elas. Além de entender quais as formas que seu parceiro expressa seu amor por você, pois talvez ele expresse de uma forma diferente a qual você espera. Incentive que ele realize o tratamento psiquiátrico e psicológico. E se possível você tambem realizar terapia para aprender lidar com ele e a se posicionar para terem uma relação saudável. Um abraço @psiluanamarys
Olá!
As pessoas com o diagnóstico de transtorno de personalidade esquizoide, tem dificuldades em demonstrar sentimentos, em se expressar, esse é um ponto. O outro é como você que é a namorada, compreende as formas e linguagens de amor dele para você, se atende as suas expectativas ou não, como você se sente diante desse cenário.
Por isso é importante que os dois façam terapia, para ajudar a alinharem essas expectativas e para se relacionarem de forma saudável!
Se precisar de ajuda, conte comigo!!
A pessoa com transtorno de personalidade esquizoide pode sim amar, mas ao mesmo tempo são muito voltadas para si, seus interesses e seu mundo. É um relacionamento geralmente difícil e por vezes frustrante por parte do parceiro, mas não impossível.