Minha filha tem 3 anos e 4meses ela diz que a amiguinha pegou nas partes íntimas dela pra brincar de

18 respostas
Minha filha tem 3 anos e 4meses ela diz que a amiguinha pegou nas partes íntimas dela pra brincar de mãe e filha e a amiguinha tem 6 anos
Estou apavorada, o que eu faço ?
Brincadeiras assim são comuns nessa idade (6), o que você deve fazer é acreditar na sua filha e protege-la. Não a deixe sem supervisão e a ensine que ninguém pode tocar ela nessas partes além da mamãe e do papai que trocam suas fraldas e lhe dão banho.
Faça isso com naturalidade e tranquilidade.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200

O importante é ouvir sua filha a respeito do ocorrido e identificar se ela está assustada, machucada, evitando contato na hora do banho, por exemplo. Elementos que podem significar que o ocorrido para ela tenha tido algum elemento violento.

Para além disso, é aconselhável que você oriente sua filha a respeito de quem pode ou não tocar no corpo dela e os momentos que isso pode ocorrer. Manter o canal aberto com ela para que situações como essa sejam sempre trazidas a você de maneira a protegê-la melhor.

A amiguinha dela também precisa de orientação. Provavelmente ela está reproduzindo momentos vividos com figuras de referência. De qualquer maneira, ela precisa saber que esses momentos são para ser vividos com essas pessoas e não para serem reproduzidos com as amiguinhas.

Caso você esteja se sentindo muito desconfortável procure um especialista para discutir formas de encaminhar a situação. Um profissional de saúde poderá orientá-la a respeito.

Até mais.
Olá! Nessa idade estas brincadeiras são comuns porque estão em uma fase de conhecimento do corpo. O importante é orientar à sua filha para não permitir que outras pessoas a toquem, ainda que sejam crianças e que somente você, o pai é podem tocá-la, em momento de banho, cuidados de higiene. Acredito que ela já foi orientada, uma vez que contou a você, e isso é muito importante, ela confiar e te contar sobre qualquer situação que não ache natural. Caso você continue se sentindo preocupada com a situação, consulte um profissional para um atendimento de orientação de aconselhamento. Sou psicóloga infantil, especialista em saúde mental e fico à disposição.
Olá, como os colegas afirmaram acima, isso é muito comum nessa idade, pois a criança está passando por uma fase do desenvolvimento onde o corpo está passando por esse momento de exploração e conhecimento. O cuidado e a atenção que é necessário ter nesse momento enquanto responsáveis é auxiliar e orientar nesse processo de maturação corporal, a criança precisa entender que o seu corpo lhe pertence e que não deve ser tocado, invadido, por ninguém que ela não tenha permitido. Por isso o papel dos pais é tão importante. Coloco-me a disposição, até mais
Se for pelo fato de que a amiguinha a tocou, a princípio não é caso para se assustar. Mas converse com sua filha a respeito, ensine sobre limites e cuidados e se necessário, discuta suas preocupações com um Psicólogo. Porque você pode, sem querer, acabar estimulando na sua filha uma reação que não ajuda.
Olá! Converse com sua e escute oque ela tem a falar e como vivenciou essa situação. Brincadeiras são comuns nessa idade, existe a descoberta do corpo. Com calma, ensine a ela que certas partes do corpos não devem ser tocadas por outras pessoas sem a permissão dela. Abra o diálogo. Você pode procurar um Psicólogo infantil para te ajudar nas orientações.
Olá, escute o relato de sua filha, como ela se sentiu dentro dessa questão e aos poucos vai mostrando para ela os limites necessário para que isso não ocorra. É normal nessa idade acontecimentos assim se fazer presente pois as crianças estão no período de desenvolvimento e descobertas novas.
Olá.

É importante a busca de respostas como:
- Como foi essa brincadeira de mãe e filha? (Para nós pode soar como algo óbvio que remeta cuidados, entretanto, é interessante saber exatamente como a situação ocorreu para ter o entendimento se foi algo inocente ou algo que possa dar sinais de abuso que a outra criança possa estar sofrendo e reproduzindo)
- O que significa brincar de mãe e filha para a outra criança e para sua filha? Em alguns casos de abuso, os/as abusadores/as podem falar para a criança: "Deixa eu brincar de mamãe e filhinha com você", e a criança acabar reproduzindo isso com outras, assim como, pode ter sido simplesmente uma brincadeira entre as crianças, envolvendo a descoberta dos corpos infantis de modo ingênuo.
- Como sua filha se sentiu?

E através destas respostas, você vai delineando um caminho de confiança no relato da sua filha e a ensinando os limites, como dizer não, como não se sentir culpada ao colocar esses limites, etc.
Além das orientações citadas pelos colegas,eu gostaria de acrescentar o seguinte: Os Pais tem que ficar alertas para as diferenças de idade de cada criança nas brincadeiras. O correto a meu ver é que nas brincadeiras sejam crianças das mesmas idades.Criança pequena brincando com crianças mais velhas e ou vice versa não dá certo. Outro fator importante.As brincadeiras não podem ser em locais como quartos fechados.Brincadeiras nas areas afastadas da familia,tem que ter vigilância de um adulto.Dessa forma todos ficam protegidos.
Olá! Apesar de ser muito comum crianças dessa faixa etária realizarem brincadeiras de exploração do corpo, se a sua filha contou esse fato para você, é possível que ela tenha se sentido incomodada. Ou seja, para ela não foi uma brincadeira, mas uma situação de abuso. Isso é o mais grave da situação. Que bom que ela lhe contou o ocorrido, para que você possa acolhê-la. É importante que ela não se sinta culpada, e que saiba que pode - e deve - dizer para a amiguinha que não quer participar desse tipo de brincadeira. E onde foi que isso ocorreu? Havia adultos por perto? Quem é essa amiguinha? Dependendo do caso, talvez algum outro adulto (responsável pela criança, escola, às vezes até conselho tutelar) precise ficar sabendo do fato. Sugiro que você converse com um psicólogo que tenha experiência em questões relacionadas a violência doméstica, para que tenha uma orientação mais específica. Estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento para relacionamento abusivo - R$ 200
Ouça sua filha com atenção e calma, sem julgá-la. Explore com ela melhor essa brincadeira, o que mais foi feito. Procure saber como ela se sentiu nessa brincadeira. Então explique para ela que áreas do corpo não devem ser tocadas e de que acaso isso ocorra ela pode confiar em você para contar.
Como os colegas mencionaram, é importante você procurar compreender como sua filha se sentiu e orienta-la em relação aos toques, e a necessidade de se colocar limites e de falar com alguém de confiança quando sentir incomodada. Você pode utilizar recursos lúdicos, tem muitos livros infantis que aboradam esse tema e você pode comprar ou baixar algum que você gostar. Em relação a coleguinha, é comum esse tipo de curiosidade na idade dela, mas também precisa de orientação, se você achar que é possível conversar com os responsáveis, sem julgamentos, apenas relatar o ocorrido para que os adultos responsáveis possam conversar com ela.
Primeiro, é importante que você mantenha a calma. É importante que você converse com sua filha para entender melhor o que aconteceu. Pergunte a ela como ela se sentiu e se ela está bem. Se ela estiver abalada, procure ajuda profissional para que ela possa lidar com o ocorrido.

Depois, é importante que você converse com os pais da amiguinha para explicar o que aconteceu. É importante que eles saibam que seu comportamento não é aceitável e que eles devem tomar medidas para garantir que isso não aconteça novamente.

Finalmente, é importante que você ensine a sua filha sobre o corpo dela e sobre o que é aceitável e o que não é. Ensine-a sobre o respeito e a importância de se proteger.
É importante que você acolha sua filha e dê espaço para que ela possa falar sobre o que aconteceu. Explique que tocar nas partes íntimas não é apropriado e que ela não deve permitir que ninguém faça isso com ela.

Em seguida, é necessário que você tenha uma conversa com os pais da amiguinha para esclarecer o que ocorreu e buscar uma solução para a situação. Se possível, tente fazer isso de forma respeitosa e empática, evitando acusações e julgamentos.

Além disso, é recomendável buscar o acompanhamento de um profissional da saúde mental, como um psicólogo infantil, para ajudar sua filha a processar e lidar com essa situação. O profissional também poderá orientá-la em como falar sobre sua intimidade e ajudar na prevenção de situações semelhantes no futuro.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Olá. Essa fase do desenvolvimento infantil é a do descobrimento, onde a criança irá descobrir seu corpo e também terá curiosidade no outro. Tente conversar com sua filha a respeito desse assunto sobre o toque em si e no outro. Mostrar para ela que há limites, e que tudo bem ela se tocar, porém não o outro a ela. Algumas pessoas não entendem muito bem sobre o que é a sexualidade humana, mas é muito importante ensina-la desde a infância (lembrando que há níveis de ensino, e para cada faixa etária é ensinado uma coisa, então não falamos sobre sexo com uma criança, como falamos para um adulto). Caso não se sinta confortável em falar com sua filha sobre, ou tenha dúvidas em como falar, sugiro buscar um profissional qualificado (como um psicólogo sexólogo) para que este possa lhe explicar e auxiliar na compreensão sobre o assunto.
Fico a disposição.
Crianças estão descobrindo o corpo nesta fase, mas, apesar disso, é sempre importante ouvir esta criança e orientá-la sobre o "Toque bom e o toque ruim". Existem vídeos e livros lúdicos que podem ajudar na condução desta orientação. A escola precisa atuar com esta mesma linha de auto cuidado e orientação à criança.
Olá, boa tarde! Nessa fase as crianças são muito curiosas e estão descobrindo o corpo, esse tipo de situação é muito frequente entre elas. O importante é você tentar manter a calma, para passar tranquilidade a sua filha e ouvir dela o que aconteceu e como ela se expressa em relação situação. Oriente-a sobre o seu corpo e suas partes íntimas, que ela pode conhecer o seu corpinho, mas outras pessoas não podem tocá-la, a não ser os seus cuidadores no momento da higiene, ou quando se fizer necessário.
Um profissional da saúde, psicólogo, orientador parental, até mesmo a escola, pode ajudá-la nesse momento. Estou a disposição caso queira conversar e tirar mais dúvidas.
Espero ter ajudado.
Oi! Nesse caso eu oriento a conversar com sua filha, explicar quais partes do corpo ninguém pode tocar, além de algumas exceções como a mãe na hora de trocar a fralda. Por exemplo, poderia usar as cores vermelho, amarelo e verde para fazer demonstrações mais lúdicas. Se por acaso precisar de alguma orientação, procure uma psicóloga da infância!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150