Não consigo passa na prova do detran fico nervosa a dirigir minha pernas treme

30 respostas
Não consigo passar na prova do detran, fico nervosa ao dirigir, minhas pernas tremem, o que fazer?
Busque atendimento psicológico. As suas pernas tremem, provavelmente, devido a ansiedade e insegurança no momento da prova. O medo relacionado a prova deve estar te impedindo de concluir a mesma. A psicoterapia irá te ajudar entender esse processo e suas sensações e a controlar melhor emoções para que consiga passar na prova do Detran.

Olá, realmente é um momento de muita tensão, e cheio de sentimentos, como medo, ansiedade, pressão das outras pessoas e de si mesmo, enfim, um momento que é difícil para a maioria.
O que pode lhe ajudar é fazer os exercícios de respiração e concentração, além de refletir sobre as aulas que já teve, o quanto vc já aprendeu, evoluí e sabe fazer os procedimentos, pois não será nada de diferente de quando fez as aulas. Quanto mais confiança em si, menos medo vai sentir.
Claro que uma ajuda de um psicólogo também fará bastante diferença, nesta e em todas as questões da sua vida.
Busque ajuda.
Estou a disposição.
O medo, a ansiedade e mesmo algum tremor muscular são, de certa maneira, normais diante de uma situação nova. Como, por exemplo, fazer o seu primeiro exame de direção.

De modo simplificado funciona assim: O eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA) regula o processo e libera o hormônio cortisol, em resposta ao aumento do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) em sua corrente sanguínea.

Até aí seria o medo e você, tanto poderia lutar (superar as dificuldades), quando poderia correr sentir a tremedeira nas pernas e desistir.
Isso depende muito de como você lida com pressões, como as do exame de direção do Detran.
Dessa maneira, o medo é um mecanismo de fuga ou de evitação de situações ameaçadoras. Se você está enfrentando dificuldades e tendo Tremedeira nas Pernas Durante o Exame de Direção, isso é um exemplo de evitação. Ou seja, algo dentro de você está querendo tirar você daquele ambiente "hostil".
A tremedeira nas pernas no exame de direção, a tensão nos ombros, os braços duros e sem forças são consequências e não as causas de seu "descontrole "na hora do Exame do Detran. Antes de tudo, você precisa dirigir a si mesmo para passar no exame.
Busque ajuda profissional para encontrar novas ferramentas para lidar melhor com situações de pressão.
É normal ter preocupações e medos diante de qualquer exame porque esta situação pode despertar sentimentos e emoções de frustração, insegurança e baixa-estima, caso não se obtenha o resultado desejado. Um trabalho psicoterapêutico seria indicado para investigar o que acontece com você neste exame. Isso acontece em outras situações de sua vida? Para o exame do Detran, eu sugiro que você treine o máximo que puder, pois a prática pode ajudá-la a ter mais segurança. Boa sorte!
Olá! Ficar nervosa diante de uma situação de julgamento é normal para todas nós. No caso do Detran isso se amplia por conta de uma série de fatores externos como tempo específico para realização de manobras, ter de se concentrar em realizar vários movimentos ao mesmo tempo para fazer determinada manobra, atender expectativas de outras pessoas, entre outros. E também fatores internos como medo de falhar, estresse gerado pela tensão do momento, insegurança. Não lute contra o nervosismo porque isso só vai alimentá-lo ainda mais. O que você precisa é aprender a lidar com ele de forma que não te impeça de fazer o que você precisa com estratégias de controle dos pensamentos, treinamentos de respiração que ajudam a acalmar a mente e o corpo, trabalhar a insegurança para que a confiança te ajude a passar por esse momento, superar esse desafio.
Olá, como vai?

Busque ajuda psicológica para entender o que está por trás desses sintomas. Às vezes a questão está mais profunda e é preciso compreender isso para fortalecer sua autoconfiança e atingir seu objetivo.
Grande abraço!
Oi, uma condição apresentada hj não te define. Ansiedade, medo, depressão, falta de energia, foco, tudo isso é possível de tratamento. venha fazer uma programação de 6-15 semanas para ativar seus comportamentos e potencializar suas dificuldades. Fico no aguardo. abs
Olá! Algumas formas de lidar com a ansiedade são: praticar técnicas de respiração e/ou mindfulness; escrever e conversar sobre seus medos e receios a respeito da prova; procurar distrações saudáveis; descansar antes da avaliação; e se possível, procurar acompanhamento psicológico. Espero que ajude!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento de ansiedade - R$ 109
Olá. Eu imagino que essa sensação seja bastante intimidadora o que acaba gerando nervosismo, ansiedade, angústia… seria bacana se conseguisse buscar por um auxílio psicológico para te ajudar a lidar com a ansiedade e tensão que é gerado na hora do exame prático, exercícios de concentração e respiração também podem auxiliar, espero ter ajudado!
Olá. Passar por provas e avaliações geram ansiedade e isso é normal, a prova do DETRAN gera desconforto em muita gente e reprovações são normais. Primeiramente acredito que deva avaliar como tem sido seu desempenho nas aulas antes do teste? Tem treinado o suficiente ou ido para a avaliação sem as habilidades de transito necessárias? Acredito que esse deve ser o primeiro aspecto a ser levado em conta, jogo é jogo, treino é treino, mas não tem jogo sem treino (rs). Além disso, a ansiedade também pode ser melhor avaliada e trabalhada por um psicólogo e/ou psiquiatra. O nível de sofrimento e dificuldade gerada pela ansiedade que vai determinar o melhor a se fazer, mas a avaliação pelo especialista é necessária. Boa sorte com a carta de motorista e até mais.
Olá, é evidente que seu nervosismo acaba sendo maior no momento de tensão. Procure um especialista com o qual você possa trabalhar seus medos e descobrir exercícios que podem te ajudar com o nervosismo. Boa sorte com sua prova, com certeza a aprovação virá.
Olá! Tente observar na sua história suas experiências com contextos em que você precisou passar por avaliações ou provas. Se existiu em algum momento uma experiência muito negativa com a qual você ainda precisa trabalhar mais pra superá-la. Ou ainda, tente entrar em contato com a importância pra você de tirar a carteira, ou o que você acredita que irá acontecer caso você não passe, e tentar de alguma forma aliviar a cobrança que você faz consigo mesma pra tentar atingir esse objetivo. Todas essas inseguranças podem estar fazendo com que seu corpo queira "fugir" da situação de avaliação, e por isso a dificuldade em passar. Tudo isso são hipóteses, que devem ser melhor avaliadas num atendimento com profissional da saúde mental. Espero que consiga. Me mantenho a disposição!
Olá, tudo bem?
Na verdade, é normal que em situações onde ficamos expostos à avaliação do outro, como por exemplo, no exame do Detran, haja um aumento da apreensão e tensão, causando extrema ansiedade e interferindo no desempenho durante a prova.
Indico que um pouco antes do exame, faça uma técnica de respiração, inspirando e expirando profundamente, para que a tensão diminua. Pense que no momento do exame, você irá fazer aquilo que aprendeu durante as aulas, e o examinador não te pedirá nada além do que aprendeu.
Foque sempre no que está realizando no momento, sem pensar nas próximas etapas, para que não fique mais apreensiva e tensa.
No entanto, se sentir que a sua ansiedade está excessiva, interferindo não apenas no seu desempenho no exame do Detran, mas também em outros âmbitos de sua vida, é importante você buscar auxílio de profissionais da saúde mental, como psicólogos, que, através de psicoterapias, poderão te ajudar a compreender as causas desses sintomas, trabalhando suas emoções e comportamentos de controle de estresse e ansiedade.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço.
Inclua praticas que te deixem mais calma, como Mindfulness e a respiração consciente, provavelmente é necessário trabalhar a ansiedade e a auto cobrança interna.
Olá. Nesse caso é importante procurar a ajuda de um(a) Psicólogo(a) para entender melhor de onde vem esse nervosismo, o porquê da insegurança e do medo. Trabalhando esse fato em terapia, poderá te ajudar não só no exame de carta, como também em outras situações parecidas que podem lhe causar nervosismo. Qualquer dúvida estou à disposição.
Seja bem-vinda! Seja bem-vindo!
Existem muitos recursos que podem te ajudar a superar esse obstáculo. A Terapia Cognitivo Comportamental oferece diferentes técnicas e métodos para serem utilizados em conjunto com os clientes, a fim de aprimorar sua qualidade de vida e deixar para trás os medos que destoam da realidade.
O mais importante nesse momento é ser gentil com você e entender seu processo!
Vamos comprar esse sonho?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140
Olá, essa pergunta é bem pontual e vou te responder de forma bem pontual, pois para além de tudo que a terapia pode te ajudar, existem dicas que funcionam e podem te ajudar na hora da prova. Primeiramente no início, por mais que o medo seja intenso e você queira evitar ser a próxima a fazer o teste, procure ser uma das primeiras a fazer o teste e se não for possível, se afaste dos demais alunos, é muito comum pessoas que rodaram muitas vezes ficarem falando isso em tom de chacota, mas isso só vai fazer você se sentir pior, pois ela está aliviando o estresse ao desabafar enquanto você estará absorvendo. Iniciando a prova a dica de outro é fazer tudo devagar, é muito raro alguém rodar por falta de tempo, geralmente por pensar que não tem tempo fazemos bobagem e rodamos, mas não por falta de tempo, então antes de ligar o carro, faça os ajustes com toda calma do mundo, se precisar de vários minutos antes de ligar o carro não tem problema, afinal o tempo conta a partir deste momento. Para fazer a prova você já deve ter conseguido fazer o que é necessário para passar durante as aulas, então você já tem aquilo que é necessário, basta lidar com a ansiedade e para isso e não esqueça de respirar, mas se mesmo com as aulas você se sentir insegura, é possível fazer aulas extras para melhorar o domínio de pedais, não posso indicar que você pegue o carro de alguém emprestado para treinar pois é ilegal, mas entende que quanto mais você dirigir, mais segurança terá. Por último, se você conseguiu passar da baliza, pronto você já fez a parte mais difícil e agora a regra é andar o mais devagar possível, ande uns 20km/h pois é o limite inferior e faça boas pausas nas paradas, o motivo disso é bem simples, controlar o carro lento é mais fácil e o avaliador tem que avaliar um monte de pessoas, se você demonstrar que tem domínio ele vai querer logo pular para o próximo e não vai te pedir para ir muito longe, já quem se mantem nos 40km/h, pode acabar tendo que fazer um percurso bem maior e suscetível aos erros normais de alguém que está começando a dirigir. Sim o texto é longo, mas só falar que tu precisas lidar com a ansiedade em terapia é falar o obvio e imagino que você queira resolver isso, agora, independente do resultado, se desejar explorar mais além dos medos e conflitos que uma prova despertam, é só entrar em contato!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá, é provável que você esteja sendo prejudicada por conta da ansiedade elevada. A ansiedade muitas vezes está associada com situações que vivemos no passado ou com os nossos medos e anseios. A prova para obtenção da CNH é uma situação que nos coloca sob elevada pressão pelo investimento nas aulas e aguardo para conseguir a carteira de habilitação. A psicoterapia pode te ajudar neste processo e a evitar que você passe por situações de elevada ansiedade no trânsito no futuro. Talvez também possa ser necessário você consultar com psiquiatra para verificar se há a necessidade do uso de alguma medicação para auxiliar na redução da ansiedade, especialmente nestes momentos de maior tensão.
Olá! Para esses casos é necessário o acompanhamento psicológico para se fazer uma anamnese adequada. De modo geral, é possível iniciar um processo de dessensibilização sistemática, bem como práticas de relaxamento muscular progressivo. Não deixe de buscar um auxílio profissional. Espero que fique bem! =)
Olá, procure um psicólogo que atenda na abordagem cognitiva comportamental, temos uma técnicas direcionadas para tratar essa demanda. Espero que fique bem.
A descarga de adrenalina provocada em seu corpo pela interpretação da situação é que causa esse tremor, que imagino vir acompanhado da boca seca, coração acelerado, respiração ofegante, sensação que tudo está prestes a dar errado, dentre outros pensamentos catastróficos e sensações corporais.

Essa é uma reação que visa preparar seu corpo para um enfrentamento necessário. Contudo, a avaliação que está sendo feita do ambiente colabora para a intensidade destas reações.

Minha sugestão é procurar um psicólogo especializado no Tratamento da Ansiedade, pois existem ferramentas úteis e relevantes que lhe ajudarão a: 1) Ver este momento de uma forma diferente; 2) Criar estrategias de controle de ansiedade; 3) Aplicar estas estrategias e direcionar sua atenção para o presente, permitindo que fique focada no que realmente importa: o passo a passo necessário para passar.

O que nos deixa ansioso(a) não é a tarefa em si, mas sempre a avaliação que fazemos da tarefa. Reconfigurando esta percepção e adquirindo estratégias certas, sua aprovação virá.

E se sua insegurança vier sobre alguma duvida no manejo do carro em si, faça algumas aulas extras. Será de extrema utilidade.

Até breve.
Boa noite,

Esta reação de as pernas tremerem se dá pelo medo e ansiedade de não conseguir passar na prova. Seria interessante você procurar uma ajuda psicológica para que você consiga expressar o que sente e junto com o psicólogo, encontrar estratégias de enfrentamento frente a situações novas. Muitas vezes, sabemos que somos capazes, mas o medo nos paralisa. A psicoterapia fará você enxergar esta situação de outra forma e por fim conseguir superar este obstáculo. Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 110
Olá! Imagino que se sinta muito pressionada neste momento e o quanto deve ser difícil lidar sozinha com todas as emoções que surgem. A sensação de perna tremendo pode sim estar relacionada com a ansiedade, no entanto podemos encntrar estratégias para você lidar melhor com essa emoção e saber controlar os sentimentos, não deixando que eles te atrapalhem em um momento tão significativo! Fico a sua disposição caso queira falar mais sobre!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 80
Busque um auxílio psicológico especializado para lhe auxiliar a passar por esse momento. Muito provavelmente sua ansiedade está lhe atrapalhando. Um abraço!
Tente fazer uma estratégia diferente dias antes da prova, na terapia eu ajudo pessoas a enfrentarem as situações de forma gradual. Por exemplo, simular uma prova prática com alguém que você confie ao seu lado e que te dê segurança pode ser uma boa alternativa para que você se sinta mais segura para o dia. A terapia pode te ajudar muito nesse sentido.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá!
Um passo importante neste momento é reconhecer as emoções que te acompanham, como você se sente no momento em que está dirifindo e quais pensamentos te acompanham. Visualizar este cenário é o passo numero um para compreender a origem deste nervosismo e também desconstruir algumas crenças sobre o contexto de direção que possam existir, ou até mesmo sobre a sua autopercepção como motorista!
Procure apoio para lidar com a ansiedade e suas emoções. Existem práticas para treinar relaxamento e foco que podem ajudar bastante no momento da prova. Faça uma consulta com psicólogo para obter orientações mais direcionadas a você especificadamente. Abraço
Olá! Compreendo seus desafios ao dirigir e a possível ansiedade que isso parece estar causando.
Lembre-se da importância de uma respiração profunda e serena. Quando sentir ansiedade, preocupação ou mesmo medo ao dirigir, pratique respirações profundas e conscientes. Isso pode ajudar a acalmar suas emoções e manter o foco.
Além disso, considere ter apoio de um psicólogo. Sou psicóloga especialista em ajudar pessoas a lidar com a ansiedade e fobias, como o medo de dirigir. Através de terapia, você pode explorar as causas do que leva a sentir desconforto e desenvolver estratégias de superação.
Sou autora de livros e áudios de hipnose sobre superação do medo, especificamente, um dos livros é sobre superação do medo de dirigir. Que podem ser uma valiosa fonte de insights e orientações complementares.
Importante reforçar que é possível superar o medo de dirigir. Com as ferramentas certas, você pode conquistar a confiança necessária para enfrentar essa situação com tranquilidade e segurança. Você no volante! Você na direção certa do que deseja! Sucesso naquilo que busca e até breve!
Olá! Tudo bem? Sinto muito, de verdade. Imagino que seja algo significativo para você. Pernas tremulas podem ser sintomas de ansiedade, ao se sentir avaliada (o). Tenho experiência em psicoterapia para provas de trânsito. Caso queira conversar mais sobre, coloco-me à disposição para lhe ajudar, entendermos e construirmos estratégias para sair dessa. Grande abraço.
Se você está enfrentando nervosismo, tremores nas pernas e dificuldade ao dirigir, indico iniciar o acompanhamento psicológico. Um psicólogo pode ajudar a entender e lidar com a ansiedade relacionada à condução, fornecendo estratégias para gerenciar o medo e promover a confiança. Através das sessões, você pode explorar as origens desses sentimentos, aprender técnicas de relaxamento e desenvolver um plano para superar esses desafios. O suporte psicológico pode melhorar sua experiência ao dirigir e aumentar sua autoconfiança.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120