O que devo fazer pra cura essa Tricotilomania? Tem algum remédio que alivia esse sintomas e qual med

42 respostas
O que devo fazer pra cura essa Tricotilomania? Tem algum remédio que alivia esse sintomas e qual medico especializado?
Olá. O ideal é fazer acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Assim será possível entender melhor a sua tricotilomania e como melhorar os gatilhos que te levam a ela

Olá! É importante decidir junto a um psiquiatra o tratamento medicamentoso mais adequado para você. Consultar-se com um psicólogo também é improtante neste processo pois a medicação atuará nas funções químicas de seu organismo, e as questões subjetivas e comportamentais também tem grande importância nesse processo.
É importante - sim - vc buscar uma orientação psicológica e psiquiátrica, principalmente, para amenizar os sintomas.
Entretanto, em clínica, percebo que há um conflito emocional. O que é que está me arrancando os cabelos? Estou exigindo muito de mim? Me sinto incapaz de lidar com as minhas questões do dia-a-dia? Me valorizo e sei das minhas qualidades?
Nossas emoções podem "pregar peças" em nós mesmos, portanto, nós, psicólogos, entendemos a importância de um bom processo psicoterapêutico.
Outro ponto importante, a "cura" não é uma "entidade" separada de você. Nos curamos quando conseguimos (muitas vezes) entender o que se passa conosco. Um psicólogo dizia: "Só aquilo que realmente somos tem o poder de nos curar".
A Tricotilomania se instala geralmente na infância devidos a formas educativas muito rígidas que não facilitam uma aproximação espontânea criança x adultas. A criança para ganhar a consideração dos pais se exige de mais para agrada-los. Este transtorno pode ser instalar também quando entre colegas se vive competindo, na escola e fora dela. Para cura-la precisa de muita paciência e psicoterapia, as drogas não são suficientes pra cura. Hoje tem terapias que são mais eficazes neste campo, porque precisa desconstruir o auto-conceito para se descobrir capaz independente da aprovação alheia. Na minha experiência de psicóloga atendi três casos com tricotilomania um antes da formação de EMDR e dois depois, com o EMDR os resultados foram muitos melhores, as clientes alcançaram um maior autocontrole e clareza das causas, adquirindo assim consciência de si. Procure na tua cidade alguém que trabalhe com EMDR ou Brainspotting vão aliviar muito teu sofrimento.
Boa noite!
Antes de buscar um psicologo o ideal é procurar um psiquiatra para que ele possa solicitar alguns exames e passar uma medicação que possa te estabilizar emocionalmente. Posterior a isso, um psicologo irá te ajudar a entender como e pq a tricotilomania entrou na sua vida. O trabalho em conjunto com esses profissionais te ajudará a superar tudo isso, desde que você esteja realmente disponível para vivenciar a experiencia em consultório. Fique bem.
Mauricio Cardoso
Mauricio Cardoso.
Olá!
Em certos casos, as dinâmicas (conscientes e/ou inconscientes) de nossa personalidade, podem levar ao desenvolvimento de sintomas ou impulsos incômodos/destrutivos.
Em um processo de psicoterapia, com um psicólogo, será possível compreender essas dinâmicas e transformá-las, levando ao desaparecimento do sintoma. Em caso de maior sofrimento, o acompanhamento psiquiátrico auxiliará nesse processo também.
Fico a disposição caso deseje falar mais a respeito.
Bom dia. Trata-se de um quadro de difícil tratamento, exigindo intervenções psicoterapêutica e medicamentosa. Aconselho que você procure um psicólogo e um psiquiatra de confiança e inicie o tratamento o quanto antes. Abraços e boa sorte!
O Brainspotting é um tratamento indicado para tricotilomania, pois atua diretamente no cérebro para compreender como este problema foi gerado e o que fazer para solucioná-lo. Sugiro que procure um psicólogo de brainspotting em sua região e marque uma sessão sem compromisso para entender melhor seu problema e como esta técnica poderia ajudá-lo(a).
O médico que acompanha é o psiquiatra, mas somente a medicação tem pouco efeito. O ideal é que você procure alguma terapia de cunho comportamental (TCC, Analise aplicada do comportamento), pode se beneficiar também com técnicas de mindfullness e meditação para controle da ansiedade.
Olá! Oriento a buscar um psiquiatra para avaliação e uso de medicamento caso necessário e psicoterapia. Geralmente a tricotilomania está associada a ansiedade e a terapia vai contribuir para um trabalho de autoconhecimento e melhora ou extinção dos sintomas. Sou especialista em Saúde Mental e fico a disposição. Abraço
Te convidamos para uma consulta: Avaliação psicológica - R$ 110
Boa tarde. A tricotilomania é um transtorno dentro do TOC- Transtorno obsessivo compulsivo. O tratamento adequado é a psicoterapia , sendo que a psicoterapia cognitivo comportamental é a mais indicada considerada padrão ouro para a maioria dos transtornos mentais. A medicação também pode ser indicada em muitos casos. Busque um psicólogo, terapeuta cognitivo e um médico de sua confiança;
Boa noite! Esse é um sinal de que algo esteja te causando sofrimento. Seria importante passar em avaliação médica e passar por tratamento psicológico.
Você deve procurar por um psiquiatra e por um psicoterapeuta.
O tratamento medicamentoso em conjunto com com a psicoterapia cognitiva comportamental costuma produzir excelentes resultados. Acompanhado(a) por bons profissionais, certamente você irá superar a tricotilomania. Boa sorte!
Olá! A psicoterapia é essencial no tratamento e quando o comportamento impulsivo aparece de forma muito intensa e severa o uso temporário de medicação pode ser com coadjuvante. Á disposição.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 80
Boa noite! A Tricotilomania é uma doença psiquiátrica que pode ser tratada. Normalmente para a melhora de seus sintomas é necessário o tratamento psiquiátrico e psicoterápico, sendo a linha mais indicada a TCC. Dentro da psicoterapia a técnica mais eficaz utilizada para a diminuição desses tipos de sintomas "obsessivos-compulsivos" é chamada de "reversão de habito". Procure profissionais especializados que com certeza terá uma boa evolução. Qualquer dúvida estou à disposição.
O medicamento só pode ser receitado por um médico/psiquiatra, após uma avaliação. Ele também pode decidir que outro encaminhamento, que não o medicamento, é melhor para seu caso. Em geral a tricotilomania tem fatores emocionais atrelados, pois se insere num impulso incontrolável e portanto num certo padrão de ansiedade. Examinar profundamente o que causa instabilidade emocional é, na minha opinião, crucial para entender o caso e dar o melhor encaminhamento possível.
Acompanhamentos psiquiátrico (para se avaliar a evolução neuroquímica do quadro, que pode ser inicial, avançado ou crônico) e psicoterapêutico (para se extinguir tais comportamentos e se trabalhar variáveis que estejam mantendo-os hoje em dia).
Olá. O importante é buscar ajuda especializada. Se possível um psiquiatra e um psicólogo para fazerem um trabalho juntos. A psicoterapia com um psicólogo ajudará você a se conhecer melhor, entender as causas do que você sente. Já o psiquiatra receita remédios de acordo com a sua necessidade. Um bom trabalho é feito junto. Atenciosamente.
Este é um transtorno dentro dos transtornos dentro do espectro dos transtornos obsessivos compulsivos, e devem ser tratados com medicação adequada, por isso a necessidade e procurar um medico psiquiatra e om psicoterapia.
Espero te ajudado
Abç
Olá! Tricotilomania é um distúrbio que exige um tratamento médico e psicoterapêutico, ou seja, acompanhamento psicológico em conjunto com acompanhamento médico psiquiátrico.
O médico lhe auxiliará com medicamentos eficazes e a psicoterapia lhe ajudará a melhorar os aspectos interpessoais e de qualidade de vida.
Olá! A tricotilomania faz parte dos distúrbios de ansiedade, mais especificamente o transtorno obsessivo compulsivo. O tratamento envolve, além de estratégias para a mudança do hábito de arrancar o cabelo (algumas pessoas arrancam cílios e sobrancelhas também) o trabalho para a superação de questões cognitivas e emocionais que contribuem para esse comportamento. Todo comportamento disfuncional é reflexo de questões internas: experiências passadas, padrões mentais e emocionais disfuncionais, respostas comportamentais estereotipadas. Para alcançar esse nível de conscientização será necessário fazer psicoterapia. Também é provável que necessite de acompanhamento psiquiátrico.
Sugiro a abordagem EMDR para tratar esse tipo de queixa. Pode ser algum trauma que não está conseguindo identificar.
EMDR é uma abordagem de dessensibilização e reprocessamento, como opção para alguns tratamentos de conteúdos não explícitos e comportamentos automáticos devido a ansiedades e angústias. A terapia EMDR pode favorecer a remissão de muitos sintomas com tratamento adequado. Fico a disposição para mais informações
Há tratamentos medicamentosos sim, um psiquiatra pode auxiliá-la. Some ao medicamento, um acompanhamento psicoterápico que pode proporcionar descobertas sobre a causa do problema, além do psiquiatra, procure um psicólogo.
Provável que de acordo com o seu quadro, o Psiquiatra te indique algum medicamento, porém é necessário um tratamento multidisciplinar (Psiquiatra e Psicólogo) para que tenha um reestabelecimento efetivo. É necessário tratar não somente o sintoma, mas o que causou estes sintomas. Pense nisso!
Olá! É ideal que você faça acompanhamento com psicólogo e psiquiátrico, isso lhe auxiliará a compreender seu sintoma, diminuí-lo e, até mesmo, cessá-lo.

Olá, eu te indico primeiramente passar em um psicólogo. Assim será possível identificar de forma mais profunda a origem deste sintoma e as questões emocionais envolvidas e a possibilidade de tratamento sem a via medicamentosa. Caso seja necessário o uso de medicamentos, o psicólogo deve fazer o encaminhamento para o psiquiatra.
através da terapia cognitiva comportamental, podemos verificar se houve uma mudança de ambiente que venha gerar este seu comportamento. Mas não podemos descartar um acompanhamento com um médico psiquiatra para introdução de medicação para inicio de uma estabilização deste comportamento.
Olá!
Nesse caso, o profissional competente a lhe receitar medicamento é o psiquiatra. Ao mesmo tempo, também é importante um acompanhamento psicoterápico para ajudar a cuidar dessa compulsão e aliviar os sintomas.
Olá!
Trata-se de um quadro de ansiedade. É interessante que se faça uma avaliação psicológica primeiro, para que se verifique a gravidade dos sintomas e a necessidade do uso de medicação associada a um trabalho com psicólogo.
Você deve procurar um psiquiatra e um psicólogo para que atuem em conjunto, o psiquiatra irá avaliar para analisar a necessidade de alguma medicação para controlar a ansiedade por exemplo, já o psicólogo pode junto com o paciente utilizar técnicas para controlar as emoções, identificar os pensamentos automáticos disfuncionais e técnicas para controlar os impulsos comportamentais.
Olá, tudo bem? No âmbito médico, penso que buscar um psiquiatra para para receitar os remédios de ansiedade ( levo em consideração que tricotilomania tem característica de um alto nível de ansiedade) seria um bom primeiro passo, o segundo seria buscar um dermatologista pois o couro cabeludo pode estar danificado e talvez com alguns traumas nas raízes dos fios. Por ultimo mas também de grande importância a busca por um psicólogo, que irá lhe auxiliar para ter um melhor autocontrole dos comportamentos envolvendo a tricotilomania, além de entender junto a você questões do quadro como inicio, os motivos aparentes, o que mantem esses comportamentos.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 80
Olá,
A tricotilomania pode estar associada ao estresse e a ansiedade, mas não somente. Nesse caso, é importante o acompanhamento psiquiátrico e psicológico para que tanto a medicação auxilie na diminuição da sintomatologia, como na psicoterapia possam ser trabalhados os gatilhos e o histórico com relação ao mesmo e o significado para o paciente. Para cada um, a ação tem uma significação, em geral de alívio. Entender o que está por traz e o que busca com tal ritual e como ele se instaurou tem uma base importante para o tratamento, resgatando esse histórico.
Espero ter ajudado com algum insight :)
A tricotilomania é tratada por profissionais de saúde mental, como psicólogos ou psiquiatras, especializados em transtornos do controle dos impulsos. O tratamento pode envolver uma abordagem multidisciplinar, combinando terapia cognitivo-comportamental (TCC), medicamentos e outras intervenções.

A terapia cognitivo-comportamental é considerada o tratamento de primeira linha para a tricotilomania. Ela se concentra em ajudar a identificar os gatilhos emocionais e comportamentais que levam à compulsão de arrancar os cabelos, além de desenvolver estratégias para reduzir ou controlar esses comportamentos. A terapia também pode ajudar a melhorar a autoestima, desenvolver habilidades de enfrentamento e promover uma visão mais positiva da imagem corporal.

Além disso, existem outras abordagens e técnicas complementares que podem ser úteis no tratamento da tricotilomania, como o mindfulness, técnicas de relaxamento e suporte psicossocial.

É fundamental consultar um profissional de saúde mental especializado em transtornos do controle dos impulsos para avaliar o seu caso individualmente e determinar o tratamento mais adequado para você. Para que seja possível fornecer orientação personalizada e adaptada às suas necessidades específicas.
Olá!!
Atendo uma paciente com Tricotilomania. É muito importante que o paciente tenha a consciência da causa de sua ansiedade, o que leva a ter o comportamento de arrancar o fio. Cobrança, insegurança, rigidez, podem ter muitos motivos. Essa descoberta é importante para encerrar esse hábito. Além da terapia, o acompanhamento psiquiático pode ser importante.
Psicoterapia e talvez medicação.Abraço.
Olá :)
Para Tricotilomania, o ideal é que você procure e faça acompanhamento com Psicólogo e Psiquiatra. Estes profissionais irão te auxiliar no tratamento medicamentoso e com estratégias para identificar e lidar com estressores que resultam o arrancar dos cabelos.

Espero ter ajudado, um abraço!
A tricotilomania é um transtorno psiquiátrico e faz parte do mesmo espectro do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), onde o tratamento deve ser em conjunto, psicólogo e psiquiatra, juntamente com o dermatologista. Na psicoterapia você aprenderá a lidar com a tricotilomania, identificar gatilhos e situações estressoras que aumentam o comportamento de arrancar cabelos. Além de tratar o sofrimento emocional causado pela tricotilomania.
Sou Luana, Psicóloga e me coloco a disposição. Um abraço
@psiluanamarys
Olá, a tricotilomania muitas vezes está associada a um transtorno ansioso, então é importante tratar ele.
O acompanhamento psicológico é imprescindível.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 150
Pensando em um alívio imediato, buscar ajuda psiquiátrica seria interessante, porém, não somente. O remédio pode aliviar o sintoma, mas não trata a causa, que precisa ser investigada junto ao psicólogo, entendendo os gatilhos e te ajudando a lidar com eles de uma forma saudável.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 140
Olá, sinto muito que esteja passando por tal situação.
Para tratar a tricotilomania, consulte um psicólogo ou psiquiatra. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é recomendada para identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento. Participar de grupos de apoio e aprender técnicas de relaxamento também são úteis. O tratamento pode variar para cada pessoa e é essencial encontrar o plano mais adequado com a orientação de um profissional de saúde mental. Comece consultando seu médico de atenção primária para um encaminhamento.
Espero ter ajudado e fico à disposição para falar deste e de outros assuntos.
Abraços
Olá. Entendo que a tricotilomania possa estar causando bastante desconforto em sua vida. Sinto muitíssimo. A tricotilomania é um transtorno do controle dos impulsos caracterizado pela necessidade de arrancar os próprios cabelos, resultando em áreas de falhas capilares. Para tratá-la, é importante procurar ajuda profissional. Primeiramente, recomendo que você busque um psicólogo ou psiquiatra. Quanto a medicamentos, embora não haja um remédio específico para tratar a tricotilomania, alguns medicamentos podem ser prescritos para ajudar a reduzir os sintomas associados, como a ansiedade e a compulsão. Isso inclui antidepressivos da classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS) ou inibidores seletivos de recaptação de serotonina e noradrenalina (ISRN), bem como estabilizadores de humor. É importante ressaltar que o tratamento pode variar de pessoa para pessoa, e é fundamental buscar orientação de um profissional de saúde mental qualificado para desenvolver um plano de tratamento personalizado para você.
Deve procurar um psiquiatra para uma avaliação clinica, verificar se entraria com tratamento medicamentoso. E juntamente com esse tratamento, seria importante acompanhamento com o psicólogo para trabalhar com você, todas as questões que te fazem agir dessa forma, em qual momento isso começou, para que entenda trazendo para o nível da sua consciência, além de identificar, discutir e criar estratégias de como te ajudar a resolver!