Oi! Existe uma quantidade mínima de sessões para o psicólogo(a) entender o problema e começar o trat

34 respostas
Oi! Existe uma quantidade mínima de sessões para o psicólogo(a) entender o problema e começar o tratamento para caso de ansiedade social ??
Olá, bom dia!
As primeiras sessões com um psicólogo são chamadas de Anamnese, é o período em que a queixa é apresentada e o profissional pode entender melhor a realidade do paciente. A anamnese pode durar de 2 a 6 sessões, mas é importante lembrar que quando se trata de tratamento psicológico não devemos nos apegar aos prazos. Cada caso será sempre único!

Olá, bom dia, tudo bem?
Falar em quantidade mínima ou máxima é bastante complexo, pois cada caso é um caso, mas nos primeiros atendimentos o psicólogo pode ir construindo uma hipótese diagnostica e ir montando sua estratégia de tratamento em cima dela.
Olá! Boa tarde! Tudo bem? Não existe um número específico de sessões que seja universalmente definido como a quantidade mínima para que um psicólogo possa entender o problema de ansiedade social e iniciar o tratamento. De modo geral, o profissional durante a avaliação já pode indicar algumas ferramenta de alivio quando há sofrimento. O processo terapêutico varia de pessoa para pessoa e depende de diversos fatores, incluindo a gravidade da ansiedade, a disponibilidade do paciente para o tratamento e a abordagem terapêutica utilizada.
Em geral, nas primeiras sessões, o psicólogo realizará uma avaliação inicial para entender melhor a situação do paciente, incluindo os sintomas, o histórico pessoal e qualquer fator que possa estar contribuindo para a ansiedade social. Mas nada impede de já utilizar algumas técnicas para melhoria e bem estar do paciente. Com base nessa avaliação, o psicólogo pode estabelecer metas terapêuticas e começar a trabalhar no desenvolvimento de estratégias para lidar com a ansiedade.
O importante é que o tratamento seja personalizado para atender às necessidades individuais do paciente. À medida que o tratamento progride, o psicólogo e o paciente podem avaliar regularmente o progresso e fazer os ajustes necessários. A ansiedade social é uma condição tratável, e muitas pessoas obtêm melhorias significativas em sua qualidade de vida com o apoio de um profissional de saúde mental. Se você está enfrentando ansiedade social, considerar a busca de ajuda profissional é um passo positivo. Conte comigo! Estou à disposição para lhe acompanhar do seu processo de desenvolvimento emocional! Sucesso naquilo que busca e até breve!
Olá, tudo bem? Não existe quantidade mínima de sessões, pois o ser humano é complexo e com uma singularidade ímpar! Como os colegas falaram, existe a anamnese e precisamos de tempo para entender sua história de vida, o que levou a desenvolver crises de ansiedade, etc...
Lembrando que o processo terapêutico serve para descobrir os gatilhos que o levam a ter crise mas, em contra partida, leva a auto conhecimento, que é um bem inestimável para cada pessoa!
Espero ter ajudado!
olá!primeiramente é feita uma avaliação chamada anamnese, isso demora entre oito ou nove sessões dependendo da abordagem que o profissional segue eu atuo com terapia cognitivo comportamental e terapia de esquemas então este numero é o que geralmente uso para ter uma ampla avaliação do caso, claro que muitas vezes pode vir questões no continuo das sessões, mas a principio são essas a quantidade inicial.
Olá! Com vai!

Respondendo sua pergunta de forma bem objetiva. Na primeira sessão já se observa traços da ansiedade social através da anamnese, na segunda já se observa as situações, pensamentos, emoções e comportamentos de alguns momentos e de imediato uma reestruturação dos pensamentos. Agora a duração do tratamento, varia de pessoa para pessoa.
Marque uma sessão!
Depende da abordagem e técnica do seu psicologo. Eu prezo por iniciar desde a primeira sessão. Mas é importante deixar claro que psicoterapia é um processo continuo. Para mim parece que você não esta sentindo-se compreendido. Ou tem essa dificuldade pela ansiedade social, a terapia é um espaço para o psicologo trabalhar isso. Além da timidez, baixa auto estima, insegurança e toda demanda relacionada ao diagnóstico.
Nas primeiras consultas, a psicóloga está te conhecendo, conhecendo os detalhes da sua história e vai fazer muitas perguntas para entender o que está acontecendo. Mas o tratamento já começa desde a primeira consulta e, se você já sabe que busca tratamento especificamente para ansiedade social, na segunda sessão vocês já têm que estar focando nisso.
Não dá para falar em quantidade de sessões, quando iniciamos a terapia, é feita uma entrevista que vai colhendo informações e já inicia o processo terapêutico. Estou à disposição
Olá, tudo bem? Não há uma quantidade fixa de sessões necessárias para que um psicólogo(a) entenda o problema e inicie o tratamento para a ansiedade social. O número de sessões pode variar significativamente de uma pessoa para outra, dependendo da gravidade da ansiedade, da capacidade de resolução de problemas da pessoa, da abordagem terapêutica utilizada e de outros fatores individuais.
Olá! não se prenda a prazos e quantidade. A psicoterapia não tem tempo determinado, depende da entrega do paciente. Vai te ajudar muito.
Olá! tudo bem ?

Não há um número fixo de sessões necessárias para um psicólogo entender e começar o tratamento para a ansiedade social, pois isso pode variar de pessoa para pessoa.
Geralmente, o processo começa com uma avaliação inicial, e a quantidade de sessões dependerá da gravidade do problema, das necessidades individuais e da resposta ao tratamento.
É importante discutir isso com o seu psicólogo para desenvolver um plano de tratamento adequado às suas necessidades.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Christine
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
Olá, não existe. Penso que entender o problema já é parte do tratamento. Abraço.
O número de sessões de avaliação pode variar de profissional para profissional e também depende da abordagem do psicólogo. No entanto, independente do diagnóstico, o sofrimento do paciente já pode ser cuidado desde o primeiro atendimento.
Olá! Como psicanalista, é importante destacar que não há uma quantidade fixa ou mínima de sessões definida para entender o problema e iniciar o tratamento para a ansiedade social. Cada indivíduo é único, e o tempo necessário para compreender e tratar a ansiedade social pode variar significativamente de pessoa para pessoa.

O processo terapêutico depende de diversos fatores, como a gravidade da ansiedade, a história pessoal do paciente, sua disposição para o tratamento e a abordagem terapêutica escolhida. Alguns indivíduos podem começar a sentir alívio e fazer progressos significativos em algumas sessões, enquanto outros podem necessitar de um período mais longo de acompanhamento.

O importante é que a terapia seja um espaço seguro e confidencial para explorar os sentimentos e pensamentos relacionados à ansiedade social, identificar suas causas subjacentes e desenvolver estratégias para lidar com ela. O terapeuta irá adaptar o tratamento às necessidades específicas do paciente, e a duração do processo terapêutico será determinada em conjunto, considerando os objetivos terapêuticos e o progresso alcançado.

Portanto, se você está buscando ajuda para a ansiedade social, recomendo iniciar o tratamento com um psicólogo ou psicanalista. Eles poderão avaliar sua situação individualmente e colaborar com você para desenvolver um plano de tratamento adequado ao seu caso. Lembre-se de que o importante é buscar ajuda e continuar o processo terapêutico pelo tempo que for necessário para alcançar os resultados desejados.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 220
Costumo dizer que ansiedade nunca se lida com ansiedade. Importante compreender que psicoterapia é processo, exige paciência, compromisso e serenidade. Se a ansiedade social aparece, precisamos compreender primeiro, para depois nos arriscarmos a ação. Vá sem pressa, é importante para lidar com a ansiedade.
Olá. As sessões de terapia geralmente começam por um processo que nós chamamaos de anamnese, que é um tipo de entrevista aonde vamos pedir algumas informações básicas para termos uma ideia do que está se passando com o paciente (elas podem ser feitas de uma a duas sessões, em alguns casos vai ser necessário três ou mais). O tempo necessário para ter uma compreensão profunda do problema apresentado e trazer um tratamento para o paciente pode variar muito de paciente para paciente e de sintoma para sintoma, mas é seguro afirmar que dentro de umas 6 a 10 sessões é possível ter um panorama bem formado acerca das necessidades do paciente e como trabalha-las da melhor forma possível. Mas é sempre importa lembra que a psicoterapia é um processo contínuo.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia online - R$ 100
Olá, é muito importante compreender que a psicoterapia é um processo
e os resultados vão se dar de acordo com o desenvolvimento de cada paciente.
Olá! Não há uma quantidade mínima de sessões para que o psicólogo(a) possa entender o problema e começar o tratamento para a ansiedade social. Cada pessoa é única e, portanto, o processo de terapia pode ser diferente para cada um. Algumas pessoas podem precisar de mais tempo para se sentirem confortáveis com o terapeuta e compartilhar seus problemas, enquanto outras podem se abrir mais rapidamente. O importante é que você se sinta à vontade com o seu terapeuta e que confie nele(a) para trabalhar juntos em direção à melhora da ansiedade social. O tratamento pode envolver diferentes abordagens, como a psicanálise, terapia cognitivo-comportamental, terapia de exposição ou outras técnicas, e o número de sessões pode variar conforme a gravidade do problema e a resposta individual ao tratamento.
Olá! A ansiedade social certamente irá aparecer logo no início, visto que a terapia é um processo relacional e social. A construção do vínculo vai se dando ao longo do tempo, que não podemos definir ao certo, pois cada paciente é um. É importante iniciar o processo terapêutico, mesmo que de início lhe pareça assustador. O terapeuta vai te ajudar a lidar com essas questões.
Olá! Cada caso é um caso, mas o tratamento em si pode começar imediatamente, dependendo da abordagem. Você pode já na primeira sessão começar a entender alguns recursos que ajudem no dia a dia, em paralelo com o entendimento completo da demanda.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
A quantidade de sessões necessárias para o tratamento da ansiedade social pode variar significativamente de pessoa para pessoa. Não existe um número fixo ou mínimo de sessões que se aplique a todos, pois o processo terapêutico é altamente individualizado e depende de vários fatores, incluindo a gravidade dos sintomas, a história pessoal e a disposição do paciente para o processo terapêutico.

A ansiedade social é uma condição que envolve medos e ansiedades em situações sociais, como falar em público, interagir com outras pessoas ou participar de eventos sociais
Boa tarde! Se passou por outros especialistas e deram um diagnostico de Ansiedade Social, o tratamento começa imediatamente. Agora se precisar ser investigado, não tem como ter um numero certo de sessões para resolver tal situação.
Olá! A terapia é um processo e não há um tempo determinado de duração, é um momento que você dedica a si mesmo para mergulhar na própria existência, para falar e ser ouvido. Ela possibilita uma melhor compreensão de quem somos e o reconhecimento do sentido da nossa existência. Através do encontro entre psicólogo e paciente é possível construir um caminho para conhecer melhor o mundo, aprender, evoluir e adquirir ferramentas para lidar com as pressões da sociedade, das relações interpessoais e do trabalho.
Através da psicoterapia, é possível adquirir autoconhecimento e lidar com os dilemas da existência através da ampliação da consciência de si mesmo, da busca pelo sentido da existência e da compreensão e apropriação por parte da paciente de suas ações e escolhas.
A ansiedade é um anúncio do corpo de que algo não está muito bem, o diagnóstico não deve ser o principal objetivo de um acompanhamento psicológico, muitas vezes vai ser parte daquele trabalho mas não sua finalidade, caso contrário viveremos remediando nossos sentimentos e sintomas e nunca estaremos de fato olhando para o que pode estar causando isso. Te indico iniciar um processo de psicoterapia e embarcar nessa "jornada".
Ola!
De forma geral, na TCC (terapia cognitivo comportamental), o mais indicado é iniciar o acompanhamento semanal para tratar a ansiedade social. As primeiras sessoes vao ter a tendencia de investigar e delimitar os objetivos da psicoterapia. Dependendo do que o paciente vai trazer, em alguns encontros já é possivel abordar mais profundamente de forma prática o problema. É difícil, se não impossível, determinar com precisão a quantidade de sessoes para o aparecimento de resultados. Vários fatores podem contribuir para isso, como: - A natureza do problema em si; - Por quanto tempo o problema tem sido um problema (recentemente desenvolvido vs. crônico ou de longa duração); - Quanto apoio tem a pessoa em sua estrutura social (Família e amigos); - A dedicação de paciente, comparecimento e comprometimento ao processo de terapia.
Tambem importante lembrar que no processo terapêutico, é fundamental uma boa relação entre terapeuta e paciente - com abertura, confiança e acolhimento. Caso por algum motivo não esteja se sentindo confortável em nossas sessões, procure falar sobre isso com seu terapeuta. Boa sorte!
Olá, na primeira sessão já se inicia o tratamento, na linha em que atuo. Diferentemente de outras especialidades como a medicina em que você precisa de exames para chegar a um diagnostico, na Psicologia Humanista, trabalhamos com o sofrimento que esteja presente deste o primeiro contato.
Olá! Depende da linha da psicologia que o psicólogo trabalha. A psicanálise entende que a partir do momento que o sujeito procura atendimento, o tratamento já está iniciado. Uma análise não é definida em um tempo cronológico, mas lógico, segundo Lacan. A partir da fala do analisando, vamos percorrendo o que significa e implica essa ansiedade social. Até porque, cada um vai vivenciar essa experiência à sua maneira, com sua história e percepções sobre o ocorrido. Acredito ser importante você entrar em contato com um profissional para associar essas questões.
Boa noite!
A resposta do tratamento depende dos seus traumas e da sua implicação no processo de autoanálise. Fale sobre a sua ansiedade com o terapeuta , identifique os gatilhos concientes e inconsciente. Um forte abraço. Conte comigo
Olá! Como você está? Cada pessoa é única e, portanto, o número de sessões necessárias para entender um problema e iniciar o tratamento pode variar. No caso da ansiedade social, é importante lembrar que a terapia é um processo e pode levar algum tempo para que o indivíduo se sinta confortável para compartilhar suas experiências e sentimentos.

Em geral, um psicólogo pode começar a entender o problema nas primeiras sessões, mas o início do tratamento efetivo pode levar mais tempo. Isso depende de vários fatores, incluindo a gravidade da ansiedade social, a disposição do indivíduo para participar ativamente do tratamento e a relação terapêutica entre o indivíduo e o psicólogo. Fico à disposição para mais esclarecimentos! Forte abraço @kelly_psicologa
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 250
Olá, como tem passado?
Sua pergunta é bem interessante, não existe um número certo de sessões mínimas para começar algum determinado tratamento, existe um momento inicial de algumas terapias conhecido como anamnese onde perguntas iniciais são feitas sobre o histórico da pessoa, a história de vida dela a fim de conhecer mais sobre o status, a situação que a trouxe para a terapia e como ela se sente, o que pode levar algumas sessões, podem ser duas, três e até mais que isso.
Além desse momento também é importante que a pessoa sinta-se bem na relação terapêutica para dar continuidade ao tratamento, seja de ansiedade, luto, depressão, término de um relacionamento, dificuldades de relações familiares, entre outros tantos.
Espero ter ajudado.
Olá! é difícil precisar quantas sessões, mas desde o início o psi está atento a sinais.
Olá! Como vai?
O tempo, para psicanálise, é algo que não pode ser mensurado como uma norma ou padrão. Ele sofre alterações, estando adequado à cada sujeito que procura um tratamento. Portanto, não há como determinar um tempo mínimo para compreender e tratar dessa questão.
Na era do imediatismo, tendemos a nos basear, organizar e nos prender ao tempo. Neste viés, pode ser interessante questionar-se, também, qual a importância dada a determinação do tempo e qual o motivo da busca sob o tratamento estar pautada nele.
Espero que encontre um acompanhamento para acolhê-lo em suas questões. Estou à disposição. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta gratuita online
Olá! É um pouco complicado falar sobre quantidade de sessões, independente do motivo que te leva a buscar a terapia. Nas primeiras sessões, chamadas de anamnese, o profissional busca entender os motivos que te levaram a buscar terapia. São nessas sessões que às vezes identificamos outras demandas além das que o paciente trouxe. O processo terapêutico é individual, varia de pessoa para pessoa. Não existe fórmula pronta e muito menos prazos. Espero ter ajudado!