Olá boa noite, queria saber se é comum um jovem com 19 anos ñ ter decisão, nas escolhas ,hoje quer a

32 respostas
Olá boa noite, queria saber se é comum um jovem com 19 anos ñ ter decisão, nas escolhas ,hoje quer algo, amanhã já não mais, sempre assim com frequência, se é comum ,ou se precisa de ajuda psicológica??
Olá, seria importante fazer uma psicoterapia ( psicólogo) com o intuito de trabalhar as questões relacionadas as escolhas profissionais entre outras, como projeto de vida, falte de interesse.
Boa sorte.

Olá.
Seria importante observar se ele sempre teve essa característica. De todo jeito, sabemos que a escolha profissional é algo que pode ser muito angustiante para o jovem, considerando que ainda está no processo de formação da identidade. É compreensivo e aceitável que ele esteja confuso, não é incomum. Eles sentem como se tivessem que tomar uma decisão para o resto de suas vidas e isso traz um peso. Com o apoio da família, uma orientação profissional, com um psicólogo, poderá trazer excelentes resultados e alívio de um (possível) sofrimento real e justificável.
Desejo sorte. Abraços.
Claro... muito comum... o que não o impede de procurar ajuda para falar sobre isso. Abs
Olá, atualmente percebemos essas características em muitos jovens dessa idade, mas vale a pena uma avaliação psicológica para averiguar questões de autoestima e necessidade de orientação profissional.
Olá, é comum essa indecisão porém com a ajuda psicológica você poderá chegar a uma decisão ao passar pelo processo de autoconhecimento, é também você pode fazer o teste de orientação profissional.
Olá, a psicoterapia poderá ajudá-lo no seu autoconhecimento e nas tomadas de decisão. É comum no início da vida adulta muitos sentirem dificuldades para tomarem decisões, as vezes com medo de desagradar ou por não acreditarem tanto em si...
Olá!!
É comum sentir-se confuso nessa idade: a pressão social, a auto cobrança, a ansiedade de chegar um futuro para o qual ainda não está pronto, geram inseguranças. Dedique-se mais a reflexão sobre você mesmo, sua história, suas preferências. Evite comparar-se com os outros . De fato o processo analítico pode te auxiliar a lidar com fatores conflituosos, fortalecendo o autoconhecimento e te conduzindo com mais segurança as decisões.
Um abraço e meu desejo de descobertas em sua vida.
Olá tudo bem?
Muito comum os jovens terem dificuldades para realizar escolhas. O trabalho com um psicologo ira ajuda-lo a se conhecer melhor e assim tomar melhores decisões na vida.
Nessa idade não é incomum essa dificuldade de escolha, mas a ajuda de um profissional poderá ajudá-lo na escolha, principalmente se esta indecisão tiver como base um nivel de ansiedade alto e insegurança.
Essa é uma idade de transição, de tomada de decisões, escolha profissional em meio a tantas opções! É interessante buscar ajuda para esclarecer dúvidas, se conhecer, minimizar a ansiedade e insegurança muito presente nessa época. Boa sorte!
Escolher é difícil, nessa idade, temos toda a vida pela frente e um mundo de possibilidades! Escolher ou tomar decisões pode ser, inclusive, super angustiante. Em um trabalho de orientação profissional ou terapia, você terá oportunidades pra falar sobre suas preferências, dúvidas, receios e sonhos. Poderá desenvolver mais confiança e habilidades de tomada de decisão. Espero ter contribuído de alguma forma.
Nesta idade a indecisão é comum, ainda mais no mundo atual, marcado por tantas escolhas e mudanças, mas uma avaliação psicológica pode contribuir para que se tenha uma melhor compreensão do que pode gerar tal situação.
Olá, na adolescencia isso é muito comum, porém uma terapia pode ajudar a se encontrar, mas nada forçado
Olá. A indecisão pode ter a ver com a fase característica em que ele se encontra. A fase singular de construção de identidade, muitas decisões envolvem compreender a si mesmo, o que gosta, seus valores, suas habilidades, e fica em conflito principalmente quando tem a ver também com concretizar as expectativas do outro, muitas vezes dos pais. Essa dinâmica de querer agora e daqui a pouco não querer pode ter a ver com o conflito de não se conhecer o bastante, e temer frustrar a expectativa dos outros também. É importante fazer um processo terapêutico para o autoconhecimento e uma construção de identidade subjetiva que é um caminho favorável para a saúde mental.
Olá. Nessa fase da vida é comum se sentir inseguro perante todas as mudanças que estão ocorrendo. O importante é se observar e perceber o quanto isso te incomoda e impacta na sua vida. Se isso ocorrer, o trabalho psicoterapêutico pode te ajudar muito a conquistar uma vida mais leve e segura.
É comum que aconteça a indecisão, devido a transição da adolescência para a vida adulta, mas caso houver sofrimento presente diante da dificuldade em escolher, sugiro um acompanhamento psicológico para trabalhar os motivos que o leva a ser assim.
Olá, ela está sinalizando que não estar bem!Seria oportuno fazer uma boa escuta.Procure um analista , e inici um processo psicanalítico será um grande investimento para sua vida afetiva e profissional.Abraço
Escolher a profissão não é uma tarefa fácil, principalmente para um adolescente! Acredito que a psicoterapia possa auxilia-lo a tomar essa decisão com mais segurança.
Respondendo diretamente à pergunta, é sim muito comum que um jovem dessa idade tenha dúvidas quanto às escolhas que faz, afinal, essa fase da vida (adolescência) é o período em que o sujeito vai deixando de ser dependente dos pais, das escolhas e orientações desses e começa a experimentar seus próprios caminhos e decisões. Há que se verificar, porém, se essa dificuldade é algo que se estende para todas as situações da vida, ou a eventos específicos, como escolher um curso ou profissão etc. Nesse caso, recomendável acompanhamento psicológico para compreensão mais aprofundada das dificudades apresentadas. Espero ter sido útil, Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Boa tarde
A indecisão é algo que pode acontecer em várias fases da vida e ocorre com frequência na adolescência e na 3* idade.
Se estiver trazendo angústia e prejudicando a qualidade de vida, com certeza a psicoterapia poderá ajudar muito.
Boa sorte
Obrigada por sua pergunta!Me leva a refletir ainda mais sobre essas questões tão recorrentes.
Acredito que o jovem está em formação para entrada na vida adulta e muitas vezes os pilares que dizem da vida adulta ainda não estão bem estabelecidos. Logo, o jovem sofre por desejar que não haja erros em suas escolhas, mas não sabe como decidir,o que pode está relacionado com ansiedade, depressão, ou apenas ser uma característica pessoal.
Ele espera opiniões dos outros e não entende que cada um têm sua preferência.
Pode ser que exista a falta de elaboração dos valores pessoais, pois enquanto em formação não receberam esse incentivo, como deixarem fazer a escolha de um brinquedo ou a roupa para vestir e, isso traz certa dor.
Nesse caso, a psicoterapia pode sim trazer vários benefícios à pessoa que sofre com indecisão.
Espero ter te ajudado e estou à disposição!
Forte abraço!
Ter dificuldades para escolher dentre
a multiplicidade de opções que se tem,já é esperado,na adolescência .
Porem ,também se pode correr o risco de ficar paralisado e angustiado pela pressão em ter que se decidir e não conseguir escolher.Este é um momento em que a ajuda de um psicoterapeuta pode ser muito eficaz para obtenção de clareza de que rumo se quer tomar.
Sim, jovens tem conflitos com relação à escolhas. A Psicoterapia poderá acompanhá-lo na busca por elementos para lidar com suas escolhas.
Seria importante observar se outras áreas da vida também estão estagnados ou confusas. Um filho se sente muitas vezes pressionado entre seus próprios desejos e os desejos de seus pais, isso pode causar alguma confusão, uma dificuldade de decisão entre levar em frente um sonho próprio ou se sacrificar pelo sonho dos pais. Uma constelação familiar poderá ajudar a clarear o que é necessário para que esse jovem siga na vida com sucesso.
Olá,
Nesta idade é comum que o jovem tenha muitas dúvidas e dificuldade para tomar decisões. É uma fase importante em que ele se sente pressionado a fazer várias escolhas e pode entender que suas decisões serão permanentes e irreversíveis. Mas quando a indecisão parece ser em demasia o jovem pode ter medo de não ser aceito ou desagradar. É importante avaliar se o meio (pais, avós, amigos) não está contribuindo para esse comportamento, não considerando o que o jovem realmente quer. Nesse caso, seria interessante realmente buscar uma psicoterapia para o autoconhecimento e fortalecimento da identidade deste jovem.
Olá. É comum sim. A psicoterapia pode ajudar e juntos organizar os pensamentos, entender os sentimentos e o que faz mais sentido para o jovem. Se a dificuldade está relacionada à pressão social, familiar, ou a uma pressão que ele mesmo impõe. Em terapia ele encontra um ambiente livre de julgamentos e permite se expressar da forma que achar melhor. Acolher esse jovem é o melhor caminho, assim pode se tornar um adulto saudável emocionalmente e protagonista de suas próprias escolhas.
Espero ter ajudado. Abraços e fique bem!
Olá, a adolescência é marcadamente um momento de construção de várias demandas: sexuais, profissionais, afetivas( namoro), sociais etc. Num mundo que oferece tantas possibilidades é dificil até pra um adulto fazer escolhas, imagina pra uma pessoa de 19 anos que tem o mundo e a vida pela frente !! Escolher significa perder... e ninguém é bom perdedor...Além disso, hoje estamos vivendo mais e a adolescência ficou maior! Os filhos estão ficando por mais tempo na casa dos pais e dependente dos mesmos. Porém, é necessário começar a definir por algumas coisas de maior relevância como o viés profissional por exemplo, mesmo que essa escolha seja refeita depois na vida adulta. Afinal, todos têm o direito de errar nessa primeira escolha e fase da vida!! Será interessante fazer uma orientação profissional e trabalhar em uma psicoterapia maior autonomia, bem como diminuição das frustrações diante de tantas possibilidades que o mundo de hoje oferece e confunde! Isso ocorre mesmo na área sentimental... as possibilidades das redes sociais, em todos os aspectos, são infinitas... além disso, a terapia possibilita uma maturidade emocional que ajudará pra vida toda!!! Espero ter ajudado! Abraço!!!
Depende de quanto se exige.
A busca por um objetivo faz parte da psicoterapia
Isso requer um
Psicólogo .
Trabalhar a autoestima irá ajudar muito
Olá, a psicoterapia poderá ajudá-lo no seu processo de autoconhecimento e na tomada de decisão. É comum muitas pessoas sentirem dificuldades para tomarem decisões, por vezes, com medo de desagradar ou por não acreditarem tanto em si, trabalhar tais questões pode contribuir para sua saúde mental. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá, é compreensível nessa idade você se sentir indeciso, é uma fase nova e cheia de descobertas, e ao mesmo tempo sem muitas experiências. Não fique preocupado, procure ajuda de um profissional e veja o que pode estar por trás dessas indecisões e medo. Espero ter te ajudado, fique bem!
É comum a confusão e mudança de opinião em jovens nessa idade, mas isso não significa que a pessoa não esteja sofrendo ou tenho dificuldades, e nesse caso minha orientação é fazer terapia.