Olá, como faço para lidar com pessimismo extremo? Sou uma pessoa extremamente negativa. Isso vai des

34 respostas
Olá, como faço para lidar com pessimismo extremo? Sou uma pessoa extremamente negativa. Isso vai desde coisas pequenas até coisas grandes na vida. Sempre espero o pior, seja qual for a situação, e sempre acho que sou inferior aos outros e incapaz de atingir um objetivo. Eu tento guardar essa negatividade, esse pessimismo sufocante para mim mesmo para não “contaminar” outras pessoas (afinal, acho que ninguém gosta de uma pessoa negativa o tempo todo), mas a sensação é horrível. Não consigo realizar planos ou projetos porque sempre acho que não vai dar certo. Isso pode ter a ver com quadro depressivo ou seria apenas um traço da minha personalidade?
Boa tarde! Só por esse sinal não podemos dizer se é ou não um quadro de depressão, pois normalmente a depressão é acompanhada também de outras coisas (não sentir prazer nas atividades, mudanças de sono e apetite, perda de peso, perda de energia, dificuldades de concentração, etc). Independente disso, um psicólogo que use terapia cognitivo comportamental poderia ajudar bastante a rever esses pensamentos e, com isso, ajudar na melhora do seu humor e no alcance dos seus objetivos! Além disso, se consultando com um profissional você poderia entender se é uma depressão, distimia ou somente uma forma de pensar que não te faz bem. Espero ter ajudado!

Boa tarde, mais importante do que fechar um diagnóstico é você iniciar um processo de autoconhecimento, que a terapia proporciona. Muitos fatores podem ter como sintoma o pensamento negativo, não necessariamente, depressão ou outro transtorno. Procure ajuda profissional para tentar se apropriar de suas forças e poder lidar com essa sua característica peculiar e ter mais qualidade de vida!
O importante é saber que essa negatividade e se sentir inferior pode mudar com ajuda psicológica. E você pode mudar a forma de enxergar você, as pessoas e o mundo. É possível!
Olá, entendo que esta forma de ver o mundo, as situações e a si mesmo lhe tragam bastante sofrimento. Podem, estar relacionadas a várias coisas: Temperamento, a forma como experenciou novas situações, padrões repetitivos de comportamento e reações emocionais (esquemas iniciais desadaptativos), podem estar relacionados a distorções cognitivas e também podem ser traços de ansiedade e depressão, mas tudo requer uma boa avaliação com um especialista. Trabalho com a Terapia Cognitivo Comportamental e Terapia do Esquema ambas compreendem bem estas demandas e podem lhe ajudar a desenvolver melhor sua autoconfiança e auxiliar com estratégias para lidar com seus medos. Lidamos com nossos medos enfrentando eles e só vai saber se um projeto dará certo se colocá-lo em prática. O feito é melhor que o perfeito e nem tudo sairá como o previsto, mas, você pode ir criando pequenas metas e dando um passo de cada vez rumo a alcançar seus objetivos. Se permitindo errar, frustrar-se, recalcular rotas, replanejar e continuar. Experimente substituir os termos sucesso e fracasso por resultados e metas alcançáveis. Espero ter ajudado.
Bom, em primeiro lugar é importante admitir que isso é um problema serio que prejudica sua vida e posteriormente buscar ajuda psicoterapeutica para investigar a causa dessa sua forma de ver a vida e assim poder cuidar disso, lembrando que é um desafio pra vc que é péssimista levando em conta que a psicoterapia é um processo lento que precisa de dedicação por parte do paciente, porem eu te garanto que nao ha outro caminho a ser feito a nao ser por investigação psicoterapeutica, portanto precisara de paciência pois as respostas nao são imediatas, e nao acho que so por esse dado de ser pessimista pode se fechar algum diagnostico, pois depressão por exemplo ou outro tipo de transtornos psiquiátricos envolvem outros sintomas. Portanto aconselho a se tratar o quanto antes com o psicologo que vc sentir afinidade independente da linha de atuação pois todas chegam ao objetivo final que é ajudar o paciente. Estou a disposição se precisar. Abraço!!
Boa tarde. Não é possível diagnosticar assim sem conhecer sua história de vida. Te oriento a buscar ajuda para entender. Mas, cuidado, pois, ao guardar tudo você acaba adoecendo. Tente conversar sobre! Me coloco a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Boa tarde! bem, é preciso entender que o pessimismo em seus pensamento é um sintoma. sem diagnósticos prévios, te oriento a buscar ajuda profissional para que juntos se possa identificar a raiz de um possível problema. entendendo que qualquer alteração relacionado ao psiquismo, esta diretamente relacionado ao seu desenvolvimento,como se relaciona com você, com os outros e com o mundo.
Olá! Imagino que essa forma de ver o mundo possa estar causando muito sofrimento para você neste momento. É muito difícil definir um possível diagnóstico ou avaliação a partir dessas poucas informações. Esses padrões de pensamento negativo e "pessimista" podem ser reflexo de um transtorno depressivo, mas também podem advir de outras dificuldades de saúde mental. Por isso, é importante buscar o apoio de um profissional para realizar essa avaliação e traçar um tratamento adequado. Da mesma forma, para lidar com esses pensamentos, e suas consequências emocionais e comportamentais, o processo muitas vezes acaba sendo mais fácil e viável com o apoio de um psicoterapeuta. Em psicoterapia, você poderá entender melhor seus pensamentos e desenvolver habilidades para modificar o "pessimismo" de uma maneira segura. Por ora, é importante que continue atento ao custo desses pensamentos no seu dia-a-dia, para perceber como é importante trabalhá-los com o auxílio profissional adequado. Espero que encontre a ajuda que busca e fico à disposição!
Olá!
A sua visão de mundo tem a ver com as suas experiências e expectativas. Isso pode ou não gerar um transtorno psicológico. Mais importante que o diagnóstico, é investir no seu bem estar. O que é importante para você? Como gostaria de estar? Onde gostaria de estar e com quem gostaria e estar são perguntas importantes para faze a si mesmo. Colocar na balança o que você gostaria e o que você tem. Avaliar o que é possível ter e qual o caminho para chegar até lá.
Olhar o mundo ao seu redor a partir de outra perspectiva. Para isso é necessário conhecer-se melhor!
O autoconhecimento é importante para que você possa elaborar suas angústias e frustrações e melhor compreender seus desejos e expectativas para então poder traçar melhor seus objetivos de vida.
Você já deu o primeiro passo que é identificar o que lhe incomoda. Iniciar um processo terapêutico é outro passo importante nesta jornada.
Espero que fique bem!
Oi! O que você descreve parece um quadro depressivo sim, mas sabes que somente com algumas linhas o diagnóstico é perigoso certo?
Imagino um pouco de sua angústia e que bom que conseguiu notar que não precisa viver assim, que esse não é o "normal" da vida e veio aqui buscar ajuda. É natural que hajam altos e baixos mas sentir-se só e entregue ao pessimismo e negativismo além de dolorido é perigoso.
A proposta é buscar uma ajuda com psicoterapeuta que lhe de a mão e faça o caminho da auto descoberta, vai passar por espinhos sim , mas olha de repente você consegue ver outros lados da vida a não ser este de hoje.
Estou a disposição tá?!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 250
Lidar com um pessimismo pode ser desafiador, mas existem estratégias que você pode tentar para trabalhar nesse padrão de pensamento negativo. Aqui estão algumas sugestões:

Autoconsciência: O primeiro passo é se tornar consciente dos seus padrões de pensamento pessimistas. Observe quando esses pensamentos surgem e como eles ativaram suas emoções e comportamentos. Conscientizar-se desses padrões é fundamental para começar a desafiá-los.

Avalie a evidência: Quando você percebe pensamentos pessimistas, questione-os racionalmente. Procure provas que apoiem ou contradigam esses pensamentos negativos. Muitas vezes, nosso pessimismo é baseado em suposições infundadas. Ao buscar evidências concretas, você pode obter uma perspectiva mais equilibrada.
Tente buscar ajuda em terapia.
Olá, tudo bom? A negatividade nem sempre está ligada à depressão. Pode ser sim um traço de personalidade. Pode ser uma resposta defensiva que seu ego (mente consciente) criou para lidar com a realidade. Existem diversos fatores que poderiam contribuir com isso, como por exemplo um excesso de experiências negativas vivenciadas na infância, ou pais extremamente exigentes. O processo terapêutico seria muito indicado para você identificar quais são os fatores dessa negatividade e para que você consiga criar novas perspectivas mentais para as suas experiências.
Olá, eu sinto muito que você se sinta dessa forma, é muito ruim quando nos sentimos inferiores e incapazes. Antes do diagnóstico é importante você perceber o quanto isso tem gerado sofrimento em sua vida, ou o quanto isso tem te paralisado. Buscar ajuda profissional é muito importante para seu processo de autoconhecimento, para olhar qual a função da negatividade em sua vida. Fico à disposição.
A catastrofização é um padrão de pensamento distorcido que a pessoa aprende em suas relações e envolve a tendência de uma pessoa em exagerar as consequências negativas de um evento ou situação, ou seja, a pessoa imagina o pior cenário possível e antecipa o desastre, mesmo que não haja evidência para isso.

Como nossos pensamentos influenciam nossas emoções e comportamentos, a catastrofização pode desencadear ansiedade, medo e desesperança (emoções), assim como, nos levar ao isolamento (comportamento).

Há a necessidade de se fazer uma anamnese adequada para se entender a raiz desses pensamentos e quais consequências, em termos de transtorno, eles podem estar gerando como, por exemplo, depressão e ansiedade generalizada.

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
Olá! Reconhecer que você tem um Pessimismo extremo já uma parte importante do caminho, tendo em vista que você sabe os prejuízos que pensar de tal maneira podem trazer para você.

Acredito que a melhor maneira de lidar com isso será buscar ajuda de um profissional Psicólogo para que você possa investigar seu conjunto de crenças, bem como causas inconscientes que, eventualmente, são o pano de fundo para tal maneira de pensar e se comportar.

Uma Psicoterapia certamente poderá ajudar você.
Olá, entendo que deva estar te fazendo sofrer demais essa forma de ver a vida. Um grande passo você já deu ao perceber e reconhecer que algo precisa ser feito, pois se te causa sofrimento e atrapalha sua vida e rotina, algo não está indo bem.
Iniciar uma psicoterapia poderá te ajudar a compreender muitos dos porquês pensa e age de tal forma, se tem raiz depressiva ou não. Não feche diagnóstico algum sem um acompanhamento profissional.
Fico a disposição. Te desejo melhoras. Um abraço.
Sua pergunta é bem interessante. Apenas com esse relato é bem difícil de responder, seria importante passar por avaliação psicológica para responder. De qualquer forma, pareceu que sofre ao apresentar pensamentos pessimistas e isso pode ser modificado se conseguir reelaborar o que está está vivendo, ainda que apenas em seus pensamentos. A psicoterapia pode ajudar bastante a ampliar sua visão e possibilitar outras reações diferentes da que vem apresentando, que estão sendo prejudiciais para você. Faço um convite para fazer psicoterapia, ampliar o autoconhecimento e aumentar significativamente a chance de viver melhor.
Ola, boa tarde!

Que tal entendermos um pouco mais da sua historia, para podermos contextualizar esse pessimismo, junto com tudo que parece estar vinculado a ele?
A meu ver, fica impossivel colocar pessimismo como um traco de personalidade, e tampouco falar sobre depressao, sem termos a chance de te escutar mais.
Com um trabalho analítico, voce mesmo terá condicoes de responder a essa pergunta, pois conhecerá mais elementos da sua história e portanto, poderá dar mais sentido a sua própria fala. Comece buscando um analista ou terapeuta que possa te auxiliar nesse processo, ok?
Um grande abraco
Olá! Lidar com um pessimismo extremo pode ser desafiador, mas é importante lembrar que você não está sozinho nessa situação. Essa negatividade constante pode, de fato, afetar sua qualidade de vida e suas relações interpessoais, então é essencial abordar esse problema de forma consciente.

Primeiramente, é importante considerar que a negatividade excessiva pode ter diversas origens. Pode ser um traço de personalidade, mas também pode estar relacionada a um quadro depressivo ou a outras questões emocionais e psicológicas. Portanto, é recomendável procurar ajuda profissional de um psicólogo.

Além disso, aqui estão algumas sugestões que podem ajudá-lo a lidar com o pessimismo extremo:

1. Pratique o autoconhecimento: Tente identificar os pensamentos negativos que surgem em sua mente e questione-os de forma objetiva. Pergunte-se se eles são realmente verdadeiros e racionais. Muitas vezes, nossa mente tende a ampliar os problemas e ver o pior cenário possível.

2. Evite se comparar com os outros: Cada pessoa tem seu próprio caminho e tempo de desenvolvimento. Comparar-se constantemente aos outros só aumentará os sentimentos de inferioridade.

3. Defina metas realistas: Ao planejar algo, seja realista em suas expectativas. Estabeleça objetivos alcançáveis e divida-os em etapas menores, para que você possa progredir gradualmente.

4. Pratique a autocompaixão: Seja gentil consigo mesmo. Aceite suas imperfeições e entenda que todos têm altos e baixos na vida.

5. Busque apoio social: Compartilhe seus sentimentos com amigos próximos ou familiares em quem confie. O apoio emocional pode ser valioso ao enfrentar pensamentos negativos.

Lembrando que, embora essas sugestões possam ajudar, a busca por um profissional de saúde mental é essencial para uma abordagem mais completa e personalizada.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 395
Ola, acho bastante delicado pensar em diagnósticos a partir de relatos tão resumidos. Em uma avaliação qualificada consideramos vários aspectos, diferentes sintomas, frequência, intensidade, história de vida, rede de apoio, entre outros.
Mas independente do diagnóstico, você manifesta um sofrimento, que pode ser cuidado e tratado com o auxílio de um profissional.
A psicoterapia vai te permitir entender melhor como você se relaciona com essas questões e te ajudar a desenvolver outras perspectivas, diminuindo gradativamente esse sofrimento.
Olá. Não existe um traço de personalidade pessimista, sendo um mecanismo de defesa ou uma condição devido a um transtorno. Fazer psicoterapia vai aumentar teu entendimento sobre o seu pessimismo, como ele funciona e como construir formas diferentes de pensar e agir. Boa sorte,
Olá! Lidar com pessimismo extremo pode ser desafiador, mas existem maneiras de trabalhar nisso. É importante considerar a possibilidade de conversar com um profissional de saúde mental para obter um diagnóstico mais preciso e orientação. O pessimismo excessivo pode ser um traço da personalidade, mas também pode estar relacionado a questões emocionais, como a depressão. Terapia, como a terapia cognitivo-comportamental, pode ajudar a identificar padrões de pensamento negativos e desenvolver estratégias para mudá-los. Espero ter ajudado!
Olá. Recomendo que procure um psicologo, sessões de psicoterapia podem se util nessa jornada. A psicotetrapia é um tipo de tratamento psicoterapêutico que auxilia os pacientes a entenderem os sentimentos e pensamentos que influenciam diretamente os seus comportamentos.

Ela é utilizada para tratar uma série de distúrbios, incluindo fobias, vícios, depressão e ansiedade. Ao longo do tratamento, as pessoas aprendem como identificar e alterar pensamentos destrutivos ou perturbadores que influenciam negativamente as suas ações, sentimentos e emoções.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 130
Olá, como tem passado?
É possível pensarmos em outras saídas para essas questões do pessimismo extremo, recomendo procurar uma terapia, para falar mais sobre esses pensamentos pessimistas, como você se sente, como eles são, em quais momentos acontecem, perto de quais pessoas e reencontrar um outro destino que não sejam esses pensamentos tempestuosos e difíceis.
Indico que inicie o acompanhamento psicológico para que seja possível compreender o seu pessimismo, entender como seus pensamentos e atitudes funcionam e desenvolver alternativas para lidar com esse desconforto.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá! tudo bem ?
Lidar com pessimismo extremo pode ser desafiador, mas é importante reconhecer que você está buscando ajuda para melhorar sua situação. O pessimismo crônico pode ser influenciado por vários fatores, incluindo traços de personalidade, experiências passadas e até mesmo problemas de saúde mental, como a depressão.

Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar:

Procure apoio profissional: Considerar a ajuda de um psicólogo pode ser fundamental para entender a origem do pessimismo e desenvolver estratégias para lidar com ele.

Pratique a autorreflexão: Tente identificar padrões de pensamento negativo e questione a validade desses pensamentos. Às vezes, o pessimismo é baseado em crenças distorcidas.

Cultive o otimismo: Pratique o pensamento positivo e tente visualizar resultados mais positivos. Isso pode ajudar a contrabalançar o pessimismo.

Estabeleça metas realistas: Comece com objetivos pequenos e alcançáveis para construir sua confiança e mostrar a si mesmo que é capaz de alcançá-los.

Mantenha um diário: Anotar seus pensamentos e emoções pode ajudar a rastrear seus padrões de pensamento negativo e trabalhar neles.

Cuide da sua saúde mental: Certifique-se de cuidar do seu bem-estar emocional. Praticar a autocompaixão e adotar hábitos saudáveis de vida, como exercícios e sono adequado, também pode ser benéfico.

Lembrando que buscar ajuda profissional é fundamental para entender melhor sua situação e desenvolver estratégias personalizadas para lidar com o pessimismo. Pode ser um traço da personalidade, mas também pode ser influenciado por outros fatores, e um profissional pode ajudar a determinar isso com mais precisão.

Conte comigo para auxiliar nesta caminhada.
Christine
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
Olá, espero que esteja bem! Interessante essa visão de um mundo pessimista! O que será que o(a) levou a ter essa visão de mundo? Isso não veio do nada, como se fosse um traço de personalidade! Pode ser do ambiente que você veio (família, amizades etc...)
Como diz o ditado; "água mole em pedra dura, tanto bate até que dura".
De tanto vivenciar e absorver as coisas, acaba tendo essa visão de mundo!
Como trabalhar com isso?
Procure um terapeuta!
Com as ferramentas e técnicas certas, é capaz de, junto com você, de descobrir a origem ou origens desse pensamento!
Espero ter ajudado
Fique bem!
Olá! É preciso escutar mais sobre esse pessimismo para entender o que ele significa para você. Pelo que você descreve, parece ter a ver com a sensação de uma certa incapacidade para alcançar objetivos, assim, o importante é elaborar melhor que sensação é essa de incapacidade, de onde ela vem, desde quando você se sente assim, etc.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 130
Bom dia! Imagino como deve ser desafiador a você lidar com o pessimismo diariamente e o quanto isto impacta negativamente sua vida. Mas, antes de pensar em diagnóstico, tem que pensar o que você fará com seu diagnóstico. Se está disposta a se tratar, viver o processo terapêutico de se conhecer e enfrentar estas situações que descreveu. Cuide de você, você merece uma vida mais leve. Me coloco a disposição para conhecer meu trabalho e conversarmos @psiluanamarys
Olá, boa tarde! Com apenas esse relato seria impossível afirmar ou fazer um diagnóstico.
No entanto, para um diagnóstico e uma orientação adequada sugiro que você procure um Psicólogo para uma avaliação.
A Psicoterapia poderia te ajudar, pois é um momento reflexivo, onde será possível entender melhor os seus pensamentos, as suas emoções, as situações vividas por você e os sentidos envolvidos que estejam causando esses sintomas.
Através do autoconhecimento é possível encontrar outros caminhos para lidar com as questões que nos afligem, em busca de uma melhor qualidade de vida. Espero ter te ajudado!

Boa tarde, cada ser humano é único e tem uma história pessoal com características próprias. A compreensão, empatia e a construção de uma relação de confiança na terapia são a chave para cura das questões emocionais que podem afligir ou, impedir o desenvolvimento pessoal. Nesta relação, e somente a partir dela, é que podemos pensar em diagnóstico. As questões são múltiplas e se entremeiam, de acordo com a história de cada um. Mas, quando podemos contar com alguém confiável, muita coisa pode se transformar. Espero que encontre a ajuda que necessita!
É crucial procurar a ajuda de um profissional de saúde mental para uma avaliação mais aprofundada e um plano de tratamento adequado. Se o pessimismo estiver associado a um quadro depressivo, pode ser necessário considerar a incorporação de abordagens terapêuticas adicionais ou intervenções medicamentosas. Lembre-se de que, com o apoio certo, é possível trabalhar na mudança desses padrões de pensamento negativos e cultivar uma perspectiva mais positiva em relação à vida e a si mesmo.
A psicoterapia, especialmente a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), é uma abordagem eficaz para trabalhar com crenças pessimistas e promover mudanças positivas.
O primeiro passo é identificar padrões de pensamento negativos. Tornar-se consciente dos pensamentos automáticos pessimistas é crucial para iniciar o processo de mudança.
Olá! É positivo que você esteja buscando compreender e lidar com esse padrão de pensamento pessimista. Na terapia cognitivo-comportamental (TCC), reconhecemos que padrões de pensamento negativos podem ser influenciados por uma variedade de fatores, incluindo predisposições individuais e experiências de vida. Embora isso possa ser parte da sua personalidade, é importante explorar se esses pensamentos estão contribuindo para um quadro depressivo ou se são um traço isolado. Na terapia trabalhamos juntos para identificar os pensamentos automáticos negativos e distorcidos que estão alimentando esse pessimismo, desafiando essas crenças e desenvolvendo uma perspectiva mais realista e equilibrada sobre si mesmo e suas circunstâncias. Espero ter ajudado e fico à disposição!
Olá, tudo bem? O pessimismo pode ou não estar relacionado à um quadro depressivo, somente com a escuta psicológica podemos saber se é um sintoma relacionado à depressão ou não. Quanto a ser um traço da tua personalidade, ao meu ver ninguém nasce com tendência ao pessimismo; sentir-se pessimista e ter pensamentos pessimistas pode estar relacionado as tuas experiências e história de vida, talvez o modo como tu foi se organizando e se estruturando para lidar com as experiências que vivenciaste. Percebo que está te causando intenso sofrimento, fazer psicoterapia pode ser benéfico para tu poder falar a respeito sem medo de julgamentos e ir entendendo o que se passa contigo. Fico à disposição para te auxiliar.