Olá. Tenho 33 anos. Comecei na faculdade agora a distância e não estou conseguindo me concentrar na

29 respostas
Olá. Tenho 33 anos. Comecei na faculdade agora a distância e não estou conseguindo me concentrar na leitura e nem absorver o conteúdo. Já tive problemas de depressão ( ainda devo ter), minha empresa está em crise financeira, ando muito pra baixo e não sei o que fazer pra resolver essa situação.
Olá! Manter a concentração em estudos à distância tende a ser um pouco mais difícil, por estarmos em casa ou ambientes que proporcionam muita distração. Por isso, é importante criar uma rotina e adotar estratégias que facilitem esse processo, sugiro o método Pomodoro para tentar melhorar a produtividade nos estudos. Quanto à depressão, o ideal seria procurar um psicólogo para iniciar a terapia e, se possível, também ter acompanhamento psiquiátrico. Entenda que em alguns casos, quando se trata de uma doença como a depressão, dificilmente uma pessoa consegue "resolver" o problema sozinha. Por isso, não hesite em buscar ajuda, faça isso por você, será menos complicado passar por este processo.

Olá! Concordo com a opinião da colega. Considerando o momento que está vivenciando, faz sentido que esteja tendo dificuldade com os estudos. O comportamento de estudar, assim como qualquer outro, sofre influência do contexto. Por isso, é importante buscar ajuda, para que sejam trabalhadas as outras questões além da falta de concentração. Essa fase difícil vai passar, mas precisa de tratamento. Não desista! Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços e melhoras! Cuide-se bem!
Oi, totalmente compreensível que esteja difícil se concentrar nos estudos, ainda mais sendo online... Sua energia psíquica está dividida, tem muita coisa acontecendo e que está em aberto na sua mente e coração. A depressão pode ser vista também como um grande convite para olhar para algo dentro de si que está pedido para ser visto, pedindo ajuda para aparecer. É importante a ajuda de um psicólogo, parece que você está passando por uma situação financeira que não é a sua usual, mas não deixe de investir em você. Coloque-se em primeiro lugar, pois se você estiver organizada emocionalmente será muito mais fácil organizar sua vida profissional e pessoal. Bom Caminho!
Boa tarde, acho importante te falar que está aqui buscando ajuda já é algo que tu está fazendo para ter uma resolução ou ao menos te auxiliar nas tuas dificuldades. Inicio e términos de ciclos ou crises geralmente são difíceis de passar, e parece que tu está tendo os dois com o inicio da faculdade e com a empresa. Pensando nisso, é esperado que tu possa está tendo dificuldade, ainda mais no momento que estamos vivendo, mas isso não muda o fato que buscar ajuda é importante para que tu possa está elaborando o entendimento sobre isso e pensando nas melhores estratégias que possa usar. Acho importante que tu busque um profissional que possa avaliar melhor todas estas questões e te orientar da melhor forma possível até mesmo para te preparar para outros ciclos que possam aparecer na tua vida. No mais, fico a disposição para qualquer duvida e espero que tu consiga passar por tudo isso da melhor forma possível.
Olá
Que bom que você pode se olhar com tanta honestidade e acolhimento.
Cuide de você, fortaleça suas raizes, para que sua estrutura se torne mais consistente e confortável para acolher sua existência.
Procure uma ajuda profissional, alguém que você se identifique e se sinta confortável para se abrir, para que possa caminhar junto a você por suas estradas internas.
Você merece e pode viver sem depressão e com uma produtividade satisfatória.
Quando começam aparecer sintomas, é o nosso corpo querendo nos comunicar algo. Como um bom amigo, ouça, e busque ajuda.
Fique bem.
Precisando estou a disposição.
Essa dificuldade de se concentrar tem afetado bastante seu desempenho na faculdade, além de parecer estar com uma sensação de impotência sobre os problemas da sua empresa, uma vez que não vê meios de ajudar. Como já teve depressão, é importante cuidar de si mesmo neste momento, uma terapia pode ser de grande ajuda pra você.
É complicado se concentrar com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, mas vc tem um ponto a seu favor, reconhecer que precisa de ajuda, faça uma avaliação psicológica para vc saber que caminho tomar e poder resolver uma coisa de cada vez.
Entendo sua queixa e tanto a falta de concentração, quando os antecedentes relacionados a sua saúde emocional podem ser indícios de que você precisa buscar ajuda o mais breve possível. Entenda que o processo de Psicoterapia pode ser mais eficaz se buscar ajuda precocemente, então faça isso assim que possível. Sinta-se acolhida.
Sinto muito por tudo que está acontecendo, que resiliente vir aqui e expôr seu momento atual. Parece que há muita coisa difícil de lidar nesse momento. Sabe que quando estamos tristes (e vc mencionou histórico de depressão), a dificuldade em focar, concentrar-se aumenta potencialmente, aliás no diagnóstico de depressão está contida em um dos critérios. Pensando em tudo que está acontecendo a sua volta parece que está faltando algo bom para equilibrar né? Quando o momento é difícil é quase como se na nossa frente só fosse possível enxergar coisas ruins, pois afinal é o que dói. Treinar a tolerância ao mal estar e seguir a diante mesmo não sendo o momento da vida que você gostaria de estar passando é uma habilidade, repertório que adquirimos com autoconhecimento e intervenções psicológicas. Caso vc não tenha acesso a atendimento psicológico sugiro tentar dividir seu tempo com as pessoas que vc ama e tentar procurar valor no que vc está conseguindo fazer, assim vc fica menos tempo desesperado com as coisas que não consegue fazer ou contas para pagar, por exemplo.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 230
Olá. Você está precisando dividir sua atenção e concentração com a faculdade e o trabalho. E isto ainda se torna mais desafiador quando o ensino é à distância, o que exige um preparo adequado do ambiente em que irá assistir aula, para que não se distraia com outras coisas. Quando estamos nesta condição e enxergando dificuldades financeiras, o estresse aumenta e as angústias também! Podendo gerar pensamentos pessimistas sobre o futuro e até trazer sintomas relacionados à depressão. Vejo um acúmulo de responsabilidades e pressões exteriores te atordoando e, a psicoterapia poderá te ajudar a organizar estas questões. Se achar necessário, pode marcar para conversarmos melhor. Abs
Olá! Sinto muito pelo que está acontecendo contigo. Parabéns pela iniciativa de estar aberta em buscar ajuda, isso já é algo que conta muito, infelizmente devido as várias tarefas que temos que desempenhar no nosso cotidiano e mais as responsabilidades que temos podem afetar a nossa concentração e consequentemente o nosso brilho da vida e pelos seus desafios.
Tente procurar um psiquiatra e/ou um neuropsicólogo para avaliar e indicar o tratamento correto.
Olá, me parece que está tendo que lidar com muitas coisas ao mesmo tempo, dificuldades no trabalho e faculdade. Sobre a baixa concentração, é importante identificar desde quando está presente e quais as situações que vivência? Uma avaliação profissional, ajudará a compreender melhor o que está acontecendo e se necessário fazer um tratamento.

Boa sorte :)
Oi, sinto muito pelo que está acontecendo. Mantenha-se calma e dê um passo de cada vez, reconhecer que precisa de ajuda já é um passo. É realmente complicado se concentrar com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo. O ideal são consultas de psicoterapia para auxiliar em como reagir e que caminho tomar, essas vão te ajudar a resolver uma coisa de cada vez. Não deixe de investir em você!
A dificuldade de concentração, e consequente prejuízo da memória, é um sintoma que se manifesta em diversas condições: ansiedade exagerada, quadros depressivos, TDAH... Pela sua descrição, você está vivendo momentos difíceis e está com pouca esperança. Te oriento a procurar ajuda profissional para compreender a razão desta dificuldade de concentração, bem como receber auxílio para melhor lidar com as dificuldades atuais. Abraços!
Olá, é natural que as situações e problemas do cotidiano, incluindo as questões financeiras, afetem o nosso estado de humor, ânimo e, até mesmo, de concentração como é o seu caso. O histórico de depressão pode ser um analisador, principalmente se você mesmo está se percebendo mais triste, mais para baixo. Busque atendimento psicológico na sua região ou aqui, vai ajudar. Fique bem.
Olá, dificuldades de concentração são comuns em quadros depressivos. A depressão atinge circuitos cerebrais que interferem nas funçoes executivas, a atençao é uma delas. Você relata que sua empresa não vai bem e isto por si só já seria um gatilho para a depressão em pessoas que tem histórico. Você pode se beneficiar com uma psicoterapia em conjunto com medicação. Procure um psiquiatra e um psicologo de preferencia que trabalhe com Terapia cognitivo comportamental (tratamento com maior evidencia cientifica). Os medicamentos reequilibram os neurotransmissores e a psicoterapia promove novas conecções cerebrais. A pessoa com depressão tem um modo caracteristico de lidar com sua realidade. Existe uma atençao seletiva (uma especie de foco maior nas coisas ruins), uma visão negativa de si mesmo e do mundo e desesperança no futuro. Isso faz com que maximize as coisas ruins e deixe de observar as boas e que imagine o pior cenário possivel para o futuro, mina a autoestima. Então além de um desequilibrio dos neurotransmissores a depressão também está relacionada a um jeito pessimista de olhar o mundo e é nessa área que a psicoterapia atua sobre essas crenças negativas.
Olá,
Durante a depressão, pode surgir a falta de concentração sim, acompanhada de perda de memória, pensamentos negativos persistentes e indecisão com momentos de enorme desconcentração que afeta o trabalho, estudo e interações pessoais. O primeiro passo você deu: se questionar sobre o que está acontecendo, o segundo é procurar ajuda especializada. Há muitas técnicas que podem te ajudar em ambas questões. Qualquer coisa, estou disponível. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140
Olá. Estudos à distancia exigem um pouco mais de disciplina e atenção do que os presenciais, mas não são impossíveis. Não se cobre tanto e busque estabelecer uma rotina que se sinta confortável. A terapia pode te ajudar a equilibrar suas emoções e fazer a gestão do seu tempo para alcançar bons resultados com os estudos.
Você deve buscar uma avaliação NeuroPsicológica para avaliar exatamente se seus sintomas a incluem em TDAH, ou são outra questão que pode ser temporária e ligada a eventos da fase que está passando.
No Brasil são poucos os recursos como Testes Psicológicos para compor uma avaliação e diagnóstico de TDAH. Desta forma a maior parte dos diagnósticos são feitos por "anamnese" ou a observação clínica do paciente. Também são poucos os Psicólogos que se especializam em Psicometria (a área da Psicologia que estuda as ferramentas e princípios que se propõem a medir as características mentais) o que significa dizer que há um número reduzido de Psicólogos que - de fato - se utiliza de ferramentas estatisticamente testadas e comprovadas por método científico. Para alguns isso não quer dizer nada, mas é importante perguntar: Qual a probabilidade de um diagnóstico ser contaminado por autoreferência? (ou seja, ter em si a subjetividade do próprio avaliador) sem dúvida uma avaliação Psicométrica seria menos sujeita a isso. Outra questão é a recusa dos Psicólogos em fornecer claramente um diagnóstico e já iniciar um processo terapêutico: Não se trata algo que não se sabe o que é! Para isso que existe o Psicodiagnóstico que pode até mesmo compor o fazer da Psicoterapia, mas jamais ser deixado de lado. Não se dá remédios para tratar algo que não se sabe o que é... Assim como não se faz terapia sem saber qual o alvo que se busca atingir junto ao paciente.

George OliSan é Dr. em Saúde Mental e Psicometria e professor Universitário.
Imagino o quanto deve estar difícil passar por tudo isso. Parabéns pela coragem de se expor e perceber que precisa de ajuda.
Uma faculdade online requer muita disciplina, concentração e paciência. Como você está passando por um período conturbado, tende a ter uma diminuição nestas habilidades. E, se você estiver mesmo com depressão, um dos sintomas é a perda de concentração, dentre vários outros. A terapia pode te ajudar no equilíbrio das emoções e auxílio nas dificuldades relatadas. Fique bem. Abraços!
A falta de atenção não necessariamente está relacionada com TDAH, visto que outras doenças/transtornos podem causar a diminuição da atenção como, por exemplo, a depressão.

Além disso, o TDAH é uma disfunção das funções executivas causadas pela desregulação da dopamina no cérebro, logo, apesar da nomenclatura déficit, o TDAH, na verdade, tem uma instabilidade da atenção, o que gera momentos de hiperfoco e outros de desatenção.

Por outro lado, a depressão pode ocasionar a perda de interesse, fadiga e diminuição da cognição/concentração. Acrescento ainda que a falta de relacionamentos sociais e rotina entediante que o estudo online causa pode agravar esse quadro depressivo e falta de vontade.

Eu recomendo que você faça as seguintes mudanças na sua rotina e ambiente:
1) Higiene do sono - Tenha hora para dormir e para acordar. Evite ficar na sua cama em momentos de descanso, lazer e estudo - a cama é apenas para dormir; Ao acordar, vá para um local em que você possa pegar sol (pelo menos no rosto) por 10 minutos. Tais medidas vão auxiliar na regulação do seu cortisol e ajudar na energia e, consequentemente, melhora da concentração.

2) Tome banhos gelados (ou pelo menos morno) de manhã para ativar a sua tireoide no período matutino. Isso vai auxiliar na sua energia.

3) Evite estudar no seu quarto. Caso seja possível, estude em outro cômodo e numa mesa adequada. Também garante que o ambiente seja bem iluminado, principalmente, com a luz natural. Caso não tenha tal ambiente em casa, busque por salas de estudo ou bibliotecas perto da sua casa.

4) Fique longe do seu celular. O celular e apps (jogos e redes sociais) são uma fonte fácil de dopamina, o que faz com que o cérebro se vicie e prefira tal estimulação em vez do estudo. Além disso, o uso excessivo do celular piora a depressão a falta de atenção. Há apps como o Florest que bloqueiam o celular no período de estudo.

5) Faça exercícios de atenção e concentração fora do seu horário de estudo. Eu recomendo o app de treinamento cerebral Lumosity.

6) Utilize ferramentas de organização como o planner semanal, lista de tarefas e pomodoro. Também recomendo ter um tracking habits.

7) Tente criar com os seus colegas de turma grupos online de estudo para um melhor compromisso e concentração dos estudos a partir das relações humanas.

8) Tenha hábitos alimentares saudáveis - evite o açúcar e excesso de carboidratos em razão da resposta inflamatória que eles causam no organismo, principalmente, no intestino. Essa inflamação pode prejudicar a atenção e aumentar a depressão.

9) Estudar é um hábito e hábitos se criam aos poucos e em pequenas doses. Tente estudar diariamente por 30 minutos e vai aumentando o seu tempo. Evite estudar por horas a fio em um dia com mais motivação, visto que isso pode gerar um cansaço excessivo e perda da rotina.

10) Eu recomendo que você marque uma consulta e faça uma avaliação psicológica para compreender melhor o seu quadro e estabelecer com o seu terapeuta a melhor estratégia para alcançar os seus objetivos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Não há basicamente nenhum transtorno que não afete as funções executivas cerebrais como atenção, memória, planejamento, organização, controle inibitório... A depressão/ansiedade causa déficits na atenção, já está cientificamente comprovada essa relação. Necessário procurar serviço de psicologia para poder te ajudar. Espero que fique bem :)
É compreensível que esteja passando por esse momento de maior dificuldade em concentração e absorver conteúdos, pois sua energia psíquica tende a se dividir com problemas financeiros vividos na empresa e questões emocionais do passado que possam ainda não terem sido resolvidas por completo. Indico que busque atendimento psicológico para te acompanhar nesse momento e ajudar a retomar a saúde mental que merece. Fico a disposição!
olá, é compreensível que esteja com dificuldade com o ensino on-line, afinal essa modalidade demanda mais da sua atenção e vc fica mais suscetível aos estímulos do ambiente. Em relação a depressão, é recomendado que tente retornar com o acompanhamento, assim poderá trabalhar recursos emocionais de enfrentamento dessa situação. Fico disposição
Olá!
É preciso avaliar os múltiplos fatores na sua vida. Talvez essa falta de concentração nas matérias seja devido a preocupação com a sua empresa. Imagino como ela é importante para você se manter. Mas conversar isso com um psicólogo pode te trazer benefícios e até uma saída para esse dilema.
Olá, sinto muito pelo que você está passando. É compreensível que a situação que descreve esteja afetando sua capacidade de concentração e absorção do conteúdo acadêmico. Lembre-se de que você não está sozinho(a) e existem recursos e suporte disponíveis para ajudá-lo(a).

Nesse momento, é importante cuidar de sua saúde mental e buscar ajuda profissional. Considere agendar uma consulta com um psicólogo, que poderá ajudá-lo(a) a lidar com a depressão e desenvolver estratégias para melhorar seu bem-estar emocional. Além disso, não hesite em entrar em contato com os serviços de apoio estudantil de sua faculdade, pois eles podem oferecer recursos específicos para estudantes em situações desafiadoras.

Lembre-se também de cuidar de si mesmo(a) de maneiras simples, como praticar atividades físicas, manter uma alimentação equilibrada e buscar momentos de relaxamento. Pequenas ações podem fazer uma diferença significativa no seu bem-estar geral.

Tenha paciência consigo mesmo(a) e lembre-se de que as dificuldades que está enfrentando são temporárias. Com apoio adequado e esforço contínuo, é possível superar os desafios e encontrar caminhos para uma vida mais equilibrada.
Olá. Sinto muito que esteja se sentindo assim. Receio que não há uma resposta pronta para sua pergunta, será preciso investigar, investir em autoconhecimento e buscar ajuda. Procure apoio de pessoas, mantenha seu corpo em movimento e faça psicoterapia. Abraço.
Olá, tudo bem?
Existem alguns métodos que podem te ajudar e apoiar nesse processo, principalmente para você entender mais sobre você e o que está interferindo na sua concentração e autoestima.
Aconselho você agendar uma sessão de psicoterapia, principalmente com um psicólogo pela abordagem TCC: cognitivo comportamental.
Abraços,
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250