Perdi Minha mãe a cerca de 15 dias, a qual vivia comigo, o contato e apego era muito grande. Depois

34 respostas
Perdi Minha mãe a cerca de 15 dias, a qual vivia comigo, o contato e apego era muito grande. Depois da perda comecei a ficar com a voz seca constantemente ter crises de choro, pressão repentinas no peito, Acredito estar com crise de ansiedade, que posso fazer?
A perda é um processo muito delicado, passar pelo luto não é fácil. Vejo que seria interessante você procurar um analista/ terapeuta acho que vai ajudar bastante nesse comento, a entender o que é a morte essa representação, o luto em si.

Olá. O processo de luto é doloroso e cada pessoa o vivencia de maneira singular, apesar de haver características semelhantes durante o processo. Sugiro que procure um psicólogo para te ajudar a passar por esse processo da melhor maneira possível.
Compreendo a sua dor. Realmente o processo de elaboração de luto é muito doloroso. Sugiro que busque ajuda de um psicólogo para que posso te ajudar nesse momento “ tão difícil. Abcs
Primeiramente seria importante buscar um bom psicólogo para poder falar sobre essa perda difícil, os pensamentos que passam pela sua cabeça, assim como emoções e sensações físicas. Diante disso, o psicólogo poderá te acolher e trabalhar todos os pensamentos disfuncionais que estão ocasionando essas crises e sintomas de ansiedade. E se necessário, ele te encaminhará para um Psiquiatra. Busque ajudá, não fique sozinha nesse momento delicado.
Primeiro, recomendo buscar auxílio médico para descartar qualquer doença ou causa orgânica.
Quanto à ansiedade o ideal é buscar uma psicóloga. Adianto que exercícios de respiração, meditação e yoga, podem ajudar a controlar a ansiedade, se feitos diariamente.
Caso sua saúde esteja em dia, aconselho ao menos 30 minutos de atividade diária e novamente, indico iniciar psicoterapia para compreender o luto e passar por essa fase tão difícil.
A perda de familiares e pessoas próximas, é uma perda importante e pode constituir trauma, a EMDR é uma abordagem excelente para tratamento de perdas e traumas, além de outras questões psicológicas.
Desejo melhoras e estou s disposição.
Um abraço, Shaiana - Psicóloga e Terapeuta EMDR.
Vc está no processo de luto, acredito que seja bem difícil para vc este momento. Procure se aceitar este momento, aceitar também o seu estado atual.Busque auxílio, não é justo que vc passe por estes momento sozinha!
Olá, boa noite!
Sugiro que neste momento, não se preocupe com diagnósticos. Fique tranquila(o) quanto a isso, é normal diante de uma situação tão dolorosa ter estes sintomas. A perda de alguém tão querido proporciona uma dor a nível profundo, ter que ajustar a vida com a ausência da pessoa que tanto amamos é muito difícil e doloroso. É normal sentir a boca seca e ter crises de choro, sentir angústia e dor no peito.
Sobre o que fazer: Não há uma resposta exata, pois cada um de nós reage de formas diferentes a diversos estímulos.
Você precisará ir testando o que faz mais sentido para você.
Falar sobre o que está sentindo pode trazer um grande alívio, é estranho dizer isso, mas para elaborar o luto, é preciso vivencia-lo. É preciso olhar pra dentro, se permitir sentir tudo o que está sentindo, é preciso saber que é normal sentir. Não descuide da alimentação, repor os nutrientes é fundamental neste momento. Reviva momentos bons e de alegria, porque o tempo que vocês estiveram juntos foi um presente e o Amor permanecerá para sempre!
Enfim, sei que não é fácil.
O tempo...este é um grande aliado neste momento.
Um abraço
Isabel Rossetti
Psicóloga clínica e terapeuta de casal e família
Olá! Em primeiro lugar, sinto muito por sua perda... É mesmo um momento muito difícil, mas é essencial que passemos pelo luto de forma clara e serena .. os sintomas que relatou, apesar de desconfortáveis, são razoáveis para o momento que você está vivendo.
Procure dar início à terapia, certamente um Psicólogo irá te ajudar a chegar aos entendimentos necessários pra que você se sinta melhor. Trabalhar o apego/desapego, o perdão/culpa e vários outros aspectos que podem estar envolvidos no seu luto, pra alcançar a sua paz.

Fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 120
Oi, você está passando pelo processo de luto. Como já falaram, cada pessoa passa por isso de uma maneira diferente e cada luto é diferente. Perder uma pessoa assim tão próxima é muito difícil. Acredito que um psicólogo possa te ajudar nesse momento complicado, estamos atendendo on-line. Não se cobre tanto, esses sentimentos vão melhorar com o tempo. Estimo melhoras! Qualquer coisa, estou à disposição.
Olá!
Primeiramente, sinto muito pela sua perda...
Processos de luto são individuais e cada pessoa lida de uma forma diferente com a dor , não fomos ensinados a perder, muito quem amamos.
Procure ajuda de um psicólogo e passe por essa fase inicial tendo um suporte emocional para entender melhor cada etapa do luto e as possíveis maneiras de diminuir o sofrimento da perda e acostumar- se com esse novo formato que a vida está lhe impondo. A dor sempre existirá, mas não é necessário que seja solitária e tão intensa.
Boa sorte!!.
Bom dia, a perda sempre traz uma tristeza e solidão que é difícil saber administrar sozinhos/as, é importante neste momento trabalhar a perda do ente querido para saber lidar com o vazio deixado em tua vida. A terapia com EMDR tem um protocolo especifico para trabalhar o luto, veja se encontre um profissional que trabalhe com isso perto de você, ou se precisar pode entrar em contato online com uma profissional que trabalhe com isso. Espero ter ajudado.
Você passou recentemente por um luto e possivelmente esteja sim com problemas relacionados a ansiedade intensa, assim como uma possível depressão situacional. Mas não se tem uma clareza total sem que um psicólogo, faça uma anamnese e avaliação mais detalhada. Abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Busque auxílio profissional de um psicólogo, e se quiser buscar outros meios de aliviar seus sintomas considere os complementares (não exclui a necessidade do tratamento psicoterapêutico)
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 50
Olá! A perda de alguém é sempre muito difícil. Sim, com certeza são ansiedades que nos apresentam em todas as situações mais complicadas, diante do nossos medos e perdas. Entretanto se der vontade de chorar, chore, chore mesmo, isso ajudará a aliviar a tensão e a dor da perda, pois ainda é muito recente. Indico também que procure ajuda profissional de um psicanalista/psicólogo para te ajudar passar por esse período extremamente doloroso. Após elaborado o luto, o que sobrará é a saudade e não uma dor! Coragem
Olá! Sinto muito pela sua perda... O que você relata estar sentindo é absolutamente normal nesse período de luto. O momento é mesmo de muito sofrimento. Busque pessoas com as quais possa desabafar, expressar sua dor, contar da suas perdas, contar da relação que tinham, da história dela e da sua, da falta que sua mãe faz, de como isso te afetou, dos seus medos, incompreensões e inseguranças. Durante o luto você poderá sentir, além da tristeza, raiva, ansiedade, culpa, autocensura, solidão, fadiga, saudade... Na psicoterapia terá a oportunidade de elaborar esse luto, expressar cada emoção e entendê-las, compreender o que ocorreu e ressignificar a nova vida que terá daqui para frente. A construção de sentidos é muito útil nesse momento que é tão difícil, ainda mais no seu caso, que como você disse, o contato e o apego eram fortes. Por mais que existam as fases do luto, cada um viverá esse momento de uma forma diferente, mas, o mais importante é que você esteja recebendo amparo. Busque amparo! Busque ajuda! Fico à disposição!
O período de luto não costuma ser um momento tão agradável de vivenciar. Os sintomas que vc apresenta podem passar ou permanecer por um tempo maior. É muito importante que busque ajuda profissional de um psicólogo, vai te ajudar a entender seus sentimentos. Caso seja necessário será encaminhado para um psiquiatra que poderá lhe dar uma medição.
A morte de entes queridos nos faz sofrer emocionalmente, principalmente a morte da Mãe pois é a partir dela que viemos ao mundo. A sensação é como se fosse uma parte nossa que morresse também . Com isso, regredimos emocionalmente o que pode gerar diversos sintomas como ansiedade, angústia , depressão, sentimento de abandono, medo da vida e as vezes culpa. Vivenciar este luto é dificil para muitos. Procure apoio psicológico para lhe dar suporte nesta fase e te fortalecer para continuar a sua vida mais leve e em equilibrio.
Muito natural sofrer com perda, se faz necessário fala, conversar, vê pessoas Amigas, familiares, através da vídeo chamada para sentisse mais próximo das pessoas que gosta. Sugiro se reinventar, fazer atividades físicas, exercícios respiratórios. Caso não melhore, procure uma escuta psicológica. Com certeza você vai melhorar. Caso queira uma escuta, ligue para um profissional da psicologia.
Olá,
A perda de alguém próximo e querido, de fato traz grandes emoções, muitas vezes de difícil entendimento.
A depressão e a ansiedade são os mais comuns, porém podem levar a somatização de outros sintomas de outras patologias.
As perdas são dores sofridas devido ao sentimento de impotência perante a situação somados ao sentimento que a pessoa que se foi levou junto com ela uma parte de nós. Um trabalho para entender estas questões se faz necessário, por isso, procurar um psicologo para ajudar neste processo é essencial, mas se os sintomas durante as crises forem demasiados, é importante também consultar um psiquiatra para ser medicada.
Olá! Faz pouco que tempo que você perdeu sua mãe e pelo seu relato deveria ser muito importante para você. Então esse período de sofrimento que você tem atravessado está dentro do esperado. Mas caso você queira procurar um profissional para conversar sobre essa questão seria uma ajuda para elaborar o luto. Boa sorte.
Olá, compreendo a sua dor. O processo do luto e realmente um processo doloroso, neste momento muitas emoções vem a tona, lidar com esta serie de emoções traz dor, sofrimento e tristeza, mas existe acompanhamento para este momento.

A elaboração do luto é muito importante, pois nos permite a lidar com impasses da vida. O luto se caracteriza por varias fases ( negação, raiva, barganha, depressão, aceitação), cada pessoas vai lidar de uma forma especifica, estes momentos podem gerar confusão e dor . Sugiro que busque ajuda de um psicólogo para que possa te ajudar nesse momento “ tão difícil".
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 100
Boa tarde! A perda da figura materna nunca é fácil, mas quando se tem uma relação muito próxima afeta ainda mais. Busque ajuda psicólogica para elaboração desse luto e compreensão desse sintoma. Abraço
Olá! A perda de um ente querido, tende a causar inúmeras alterações na vida de uma pessoa, acarretando, muitas vezes, prejuízos e alterações, principalmente, nos funcionamentos emocionais e cognitivos. Neste momento, os enlutados poderão recorrer a um psicólogo, e este tende a priorizar o acolhimento e a escuta ao paciente. Portanto, sugiro que procure um Psicólogo para te ajudar elaborar a dor da perda. Busque ajuda! Fico à disposição! Abraço!
Olá! Veja, você está vivenciando o processo de luto. É legal que você consiga falar sobre em terapia, isso o auxiliará a passar por todos os estágios do luto e lidar com sentimentos como e raiva, tristeza, culpa, negação, falta de esperança etc. Descobrir novas maneiras de reaprender a viver nessa nova realidade onde uma pessoa importante já não está mais presente, a criar uma nova rotina que não desperte memórias dolorosas, enfim. Se cuide, melhoras.
Meus sentimentos pela sua perda.
Você está passando por um momento delicado que é o luto. O luto é um processo que precisa ser vivenciado, cada pessoa passa por ele de uma forma e tempo. O acompanhamento psicológico pode te ajudar a passar por ele.
Importante entender que conforme já disseram os colegas, apesar de desafiador, o luto é um processo natural que devemos respeitar, de qualquer forma esse processo tem um tempo, caso perdure e você não consiga lidar é importante buscar ajuda.
Primeiramente, meus pêsames. O processo de luto pode ser algo intenso, muitas vezes para que exista uma boa resolução deste processo a ajuda de um psicólogo ou psicanalista.
Meus sentimentos pela perda da sua mãe, sinto muito. Viva o seu luto, ele é um processo demorado. Não tente "esconder" ou negar o que você tem sentido , é uma dor intensa, ela vai e volta, mas deve ser vivida. É importante para seu processo de luto e seu emocional. Você pode estar precisando de apoio profissional neste momento, se sentir necessidade, não deixe de procurar ajuda. Espero ter te ajudado.
Meus sinceros sentimentos. Imagino o que está passando! O luto possui suas fases e cada um de nós as vivencia de maneira única. Cuide de você nesse momento para que não se torne um luto complicado, mas permita-se senti-lo porque é inerente a todos os seres humanos. Procure atendimento de um psicólogo, se possível. Espero ter conseguido ajudar de alguma forma.
Olá, tudo bem?

Ficam aqui meus sentimentos e condolências pelo acontecido, e compreendo que deve ser um momento bastante difícil para você. A fase do luto é muito difícil, pois o sofrimento da perda é grande, podendo refletir muito nas suas emoções. É comum que as pessoas vivenciem sintomas de ansiedade durante essa fase, mas é importante buscar ajuda profissional na saúde mental, como com psicólogos.

Esses profissionais, em psicoterapias, podem trabalhar com você, as fases do luto, e as melhores formas de enfrentar a situação, além de trabalhar suas emoções diante dessa perda. Procure ajuda profissional. Esse é o primeiro passo que você deve dar para superar essa perda e os sintomas que sente.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço.

Olá, sinto muito pela sua perda. Você está vivendo o luto pela sua perda, e é um momento muito difícil de vivenciar. O luto é um processo individual é sentindo a sua maneira. A experiência do luto pode se apresentar de maneira física sim, como muito bem citado por você e tbém emocionais como choque, tristeza, raiva, culpa, desamparo, medo e ansiedade. Não conseguir controlar os sentimentos principalmente a raiva e tristeza é muito normal, conseguir falar sobre eles pode ajudar no processo. Esse sofrimento da perda vai amenizando a medida que a pessoa se adapta a perda e pode passar por dias melhores e outros nem tanto. Não ter pressa é importante, respeitar o seu tempo.
Me coloco a disposição caso queira conversar, sou a leticia e sou psiologa
Buscar ajuda, tanto de um psicólogo como psiquiatra. Faça atividades físicas e converse com pessoas queridas. Abraço
Você estava passando por um momento muito difícil e é natural sentir essas reações após a perda de alguém tão próximo. É importante buscar ajuda profissional, como um psicólogo ou psicanalista, para lidar com a crise de ansiedade. Além disso, encontrar formas de expressar sua dor, como através da escrita, arte ou conversando com amigos e familiares, pode ajudar a aliviar um pouco do peso que está sentindo. Permita-se vivenciar o luto, mas busque apoio para lidar com as dificuldades emocionais que está enfrentando.
Olá! Pelo teu relato entendo que esteja vivenciando um processo de luto, que apesar de intenso e desafiador é um processo natural de toda a experiência de perda. De qualquer forma, acho que você pode se beneficiar do acompanhamento psicológico durante esse processo, com alguém que vá acolher e cuidar da tua dor, te ajudando a atravessar esse período de tanto sofrimento.

Fico á disposição!