Sou muito rancorosa, isso pode ser característica de algum transtorno? O que eu faço para melhorar?

31 respostas
Sou muito rancorosa, isso pode ser característica de algum transtorno? O que eu faço para melhorar?
Não tem como dar um diagnóstico apenas com essa informação, é preciso ser feito um acompanhamento psicoterapêutico para ver se é algum transtorno ou não. O fato de ser rancorosa, na maioria das vezes está ligado com situações que aconteceram no seu passado, algum trauma que o fez ficar com essa crença de ser rancorosa. Para melhorar, é importante fazer psicoterapia para identificar da onde vem essa característica e trabalhar as casas delas e sintomas.

Olá.O rancor pode ser uma defesa de dores passadas e que dependendo do tipo de personalidade e das experiências vividas pode ser tornar crônico e desenvolver um transtorno. É um sentimento nocivo e tóxico para quem o carrega, somando-se a ressentimentos, mágoas, resistência em perdoar e desejo de vingança. Não é possível afirmar que é um trastorno.
Buscar exercitar empatia, se colocando no lugar dos outros e trabalhando o perdão, é possível uma melhora. Pode ser que hajam outras questões alimentando esse sentimento, diante disso, procure uma ajuda psicoterápica. Espero que ajude. Abçs.
Olá
Bom, ser rancoroso é mais um traço da personalidade que um transtorno propriamente dito.
Seria muito bom, que você fizesse uma psicoterapia para poder entender de onde vem esse sentimento e qual a melhor forma de lidar com as frustrações.
Procure o suporte de um psicólogo, você terá chance de superar esse sentimento tão corrosivo.
Boa sorte
Olá, antes de diagnosticar qualquer transtorno, o que deve ser feito antes de tudo isso é ouvir e esmiuçar todo esse rancor, de onde ele se origina, qual é a motivação desse sentimento? enfim todas as camadas que podem estar ligadas a este sentimento. Recomendo que você busque iniciar um processo de terapia e fazer com que esse sentimento de rancor seja analisado e refletido por diferentes formas e prismas. Você verá que com o aprofundamento da terapia e da reflexão sendo feita, o rancor vai tomando novas formas e possivelmente ele não lhe incomode tanto. Se houver algum transtorno psicólogo ou psicopatológico, isso será descoberto através da terapia. Cuide-se ! Abraço !
Olá. Essa é uma informação muito vaga para fechar um diagnóstico e dizer que é um transtorno. Se essa característica te incomoda procure um psicólogo para fazer uma terapia e juntos buscarem entender porque isso acontece. Atenciosamente.
Olá. O rancor é um sentimento que desgasta por manter na lembrança situações mal resolvidas e também ter a dificuldade de perdoar. Sabendo disso, entendemos o quão nocivo e dificultador de relações ele pode ser, podendo até causar doenças psicossomáticas. Não é possível diagnosticar transtorno com apenas este relato, porém é visível que este sentimento lhe causa desconforto. Ponderar e aceitar os erros dos outros e entender que todos somos passíveis de errar é um começo para o entendimento e o exercício da empatia. Recomendo a psicoterapia para ajudá-la a entender o porque deste sentimento ser tão forte e trabalhar para que o mesmo não a afete em suas relações.
Olá! Essa característica não é suficiente para fazer diagnóstico de um transtorno, haja vista que para o diagnóstico de um transtorno é necessário a presença de um conjunto de sintomas. O rancor pode ser uma característica da sua personalidade. Porém, essa característica pode predispor você a desenvolver transtornos de humor, como depressão e ansiedade. Para melhorar é importante que você faça psicoterapia com psicólogo.
ola, interessante seu relato, já vejo isso como talvez um motivo de você procurar um profissional Psicologo e tratar do auto-conhecimento e o porque desse pensamento ... que tal isso seja um pontapé inicial!!!
Boa tarde. Você descreve ter uma característica que a incomoda, manifesta essa percepção de um jeito ou sensação interna desconfortável. Esse é o primeira atitude pra iniciar uma reflexão que pode levar a modificação desse sentimento, mas sem dúvida parece claro que precisará contar com o apoio terapêutico para esse processo acontecer. A psicoterapia é a escolha indicada e nesse momento atual está facilitada pela disponibilidade online, o que pode te beneficiar ou tornar possível. Com toda certeza, terá benefícios buscando essa possibilidade, descobrirá a origem desse sentimento, sentirá bem estar emocional ao se conhecer melhor. Fico a disposição. Abç.
Olá! O rancor isolado não é um sintoma de transtorno mental, teria que acompanhar outros sinais para caracterizar uma doença. Por se tratar de um sentimento recorrente e que te atrapalha, seria apropriado investigar sua origem e como lidar com esse comportamento através de uma avaliação psicológica composta por testes específicos ou por uma psicoterapia, lembrando que a primeira pode complementar a segunda.
Não é possível chegar a um diagnóstico apenas com esta informação, mas ser rancorosa é um traço da sua personalidade que pode incomodar bastante e que certamente te traz sofrimento, por isso, fazer terapia pode te ajudar a entender vários "Porquês".

Trabalhar o perdão, trabalhar a empatia e os sentimentos amargos de culpa, vão te ajudar a seguir em frente.

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 120
O rancor não faz parte de transtorno mental ou alguma doença necessariamente; ele pode ser um traço de personalidade ou comportamento inerente ao temperamento do indivíduo. Se ele atrapalha os relacionamentos, é bom entender a origem do mesmo, a causa, a raiz. A EFT é uma técnica fantástica neste caso.
Olá! Infelizmente não é possível realizar o diagnóstico de algum tipo de transtorno apenas com a descrição de uma característica, mas entendendo que seu questionamento parte de um sofrimento presente em sua vida, sugiro que busque o acompanhamento de um profissional da área da psicologia/psicanálise para que possa investigar melhor como essa característica tem influenciado em seu dia a dia, quais as possíveis causas do rancor descrito, quais efeitos psicológicos podem estar envolvidos, etc. Destacando que cada pessoa é única e possui uma história particular, percebemos a importância de realizar um trabalho individual que busque uma melhor compreensão da sua história e, consequentemente, a melhora ou redução do sofrimento atual. Espero ter ajudado! Att. Carolina
Terapia pode ajudar, tente ver ( analisar) o que a faz carregar tanto ressentimento, uma pessoa neutra que lhe escute e ajude a pensar...
Att
Eduardo
"Ser muito rancoroso" não pode ser critério diagnóstico pra nada, por não estar definido o que é "muito" para você nem de como é este "rancor" de que você se queixa. Explorar essa queixa em um ambiente adequado com um profissional capacitado pode te trazer benefícios, não porque ser rancorosa é um problema em si mas, porque ao trazer esta pergunta aqui, nos demonstra que está incomodada com isto.
Caso este rancor que vem guardando esteja comprometendo relações ou, alguma outra área da sua vida, busque ajuda! Você não precisa carregar isto como um fardo.
Olá,
Você se pergunta se sentir rancor pode ser situado dentro de um diagnóstico, estes são apenas contornos de um dado estado de estrutura, mas não encerram e não justificam as situações em que o rancor se instala. Perguntar-se sobre esta característica pode te levar a querer se olhar, qual a posição que um rancoroso ocupa? Aí sim, tu podes começar a sair deste lugar. Para refletir mais, com alguém com distância, uma análise ajuda muito.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Ser rancorosa não significa que você possui algum transtorno, mas se esse aspecto de sua personalidade te incomoda ou acarreta sofrimento, considere iniciar uma psicoterapia.
Tudo de bom!
Abraço.
Olá! É necessário entender o motivo deste ranco, com quem, em que situação, desde quando. Procure passar em um psicólogo para entender
as causas.Grande Abraço.
O rancor não está associado diretamente à um transtorno, mas, talvez seja uma característica recorrente no seu perfil emocional. Procure a ajuda de um profissional de psicologia. Lidar com questões que te tragam sofrimento podem te trazer qualidade de vida!
Olá.
Sentir rancor não está relacionado com algum transtorno, isso é uma reação natural do homem. Mas você fala de um excesso e parece que esse traço no seu modo de ser está lhe incomodando e que pretende mudar.
Realizar sessões de psicoterapia focada nessa questão seria de grande valia pra sua situação. Pois dessa forma você tem a possibilidade de enxergar de perto esse modo de ser e talvez com isso encontrar saídas pra essa situação.
Você só tem a ganhar ao investir em autoconhecimento.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Olá! O rancor é um sentimento que limita seu bem estar e seu desenvolvimento pessoal. Reflete um apego a experiências passadas que trouxeram sofrimento ou frustração. Se este traço de personalidade for trabalhado através de psicoterapia, você pode colher muitos benefícios pessoais e relacionais, aprimorando seu autoconhecimento, ganhando mais sabedoria e maturidade emocional. É provável que seja um traço de personalidade e não um transtorno, já que um transtorno é caracterizado por um conjunto de sintomas e não por um sintoma isolado.
Ola! Reconhecer-se em um ou outro traço na personalidade é algo muito significativo. Isso por si só mostra que você não esta feliz com isso e não projeta seu rancor em outras pessoas e sim, reconhece em si mesma, sendo esse um grande passo. Isso não significa que você necessariamente tem um transtorno, mas que não consegue localizar o que faz com que te deixa assim. Sugiro procurar por ajuda psicológica para dar novos significados a esse rancor, que eu aqui chama de angústia não nominada. Procure por ajuda, e essa ajudará a melhorar em muito sua qualidade de vida. Coragem!
Rancor em si não é caracteristica de nenhum transtorno,porém a longo prazo pode causar problemas emocionais.Guardar rancor tem haver haver de como você interpreta o que dizem e falam com você e como lida com isso.Se fizer psicoterapia pode perceber essas questões.A disposição!
Começou bem! Tem uma afirmativa e uma pergunta sobre ela. É o momento ideal para iniciar uma análise: a constatação de que algo não está bem e querer se perguntar sobre isso. Agende uma primeira entrevista. Vai valer a pena!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Olá, te recomendo a buscar um profissional de psicologia que poderá avaliar esta queixa, somente rancor sobre situações específicas e do passado não correspondem a um transtorno, é necessário ampliar o olhar sobre a sua queixa e compreender como este rancor tem se formado durante a sua vida, quais as situações que são gatilhos, que emoções estão ligadas a situação e o quais os comportamentos reforçadores. Após esse processo de avaliação o terapeuta conseguirá compreender a queixa e intervir para modificação. Espero ter ajudado!
Olá! Antes de diagnosticar qualquer transtorno, o que deve ser feito antes de tudo isso é ouvir e entender sobre esse rancor, de onde ele se origina, qual é a motivação desse sentimento e se você o mantém no seu cotidiano. Essa é uma informação muito vaga para fechar um diagnóstico e dizer que é um transtorno. Se essa característica te incomoda procure um psicólogo para fazer uma terapia e juntos buscarem entender porque isso acontece. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá. O rancor por um tempo prolongado gera sérias implicações em nosso bem-estar emocional, mental e físico. Quando alguém nos faz o mal, o melhor remédio para isso é perdoar. No entanto, essa difícil tarefa precisa ser aprendida e exercitada. Por isso, devemos entender que perdoar não significa livrar o outro da culpa. Tampouco esquecer o que aconteceu. Significa deixar o sofrimento ir embora. E leva tempo até que estejamos prontos para aprender a perdoar. Diante disto recomendo que procure um psicólogo para ter mais compreensão deste sentimento que vem lhe angustiando.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 90
Olá
calma primeiro vamos entender o seguinte :
O que aconteceu contigo para ter esse rancor? qual o contexto? quais as situações? a partir dai podemos entender juntos se esse rancor é um traço de personalidade, uma forma de se defender ou um transtorno.
Procure ajuda.
Abç e se cuide .
Olá! Sentir rancor não é um problema em si. É necessário entender primeiramente o que você considera uma pessoa rancorosa, e as razões que te fazem ter essa percepção de si mesma. Agora, importante dizer que responder com rancor aos seus problemas diários mostra ser essa a maneira a qual aprendeu a se defender, e essa defesa com certeza foi aprendida no passado, lá na sua infância. A terapia pode te ajudar a entender as razões vividas no passado que a levaram a "eleger" (de maneira inconsciente) o rancor como forma de defesa, para que você possa enfim viver uma vida mais leve, respondendo às questões da vida de maneira diferente.
Psicoterapia, boa sorte.
Não, rancor não constitui transtorno, é um sentimento. Psicoterapia vai te ajudar a entender melhor o que está acontecendo e construir recursos para lidar com a situação. Abraço.