Tenho medo de ficar sozinha em casa , e com isso na minha mente surgem diversos pensamentos constant

30 respostas
Tenho medo de ficar sozinha em casa , e com isso na minha mente surgem diversos pensamentos constantes q me causam muita angústia e ainda mais medo. Mas se tem alguem comigo nao fico com medo. Isso é normal?
O medo é um de nossos mecanismos de defesa, ele nos protege na maioria das vezes, porém, pode ser terrível se não for controlado, pois em algumas situações nos impede de seguir em frente e as vezes até nos paralisa (Pânico), essa angustia que você sente, pode estar relacionada ao sentimento de impotência frente ao medo que sente. Recomendo que inicie uma terapia para compreender melhor seu sofrimento psíquico e buscar o melhor controle dessas situações inesperadas, fico a sua disposição caso deseje iniciar o tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200

Ola, bom dia! Primeiramente sinto muito por estar passando por isto. O que descreveu se enquadra em um quadro de ansiedade. O medo é um sintoma comum da ansiedade, e é natural sentir medo por ser um mecanismo de defesa do nosso organismo, contudo, em uma proporção maior e desproporcional a realidade ( no caso o medo ser intenso a uma situação que não te cause perigo real), te causará esta sensação de angústia e até pânico. Sugiro que inicie um acompanhamento para tratar não apenas o medo e para que tenha habilidades para lidar com ele e o identificar, mas para tratar a causa do medo e ansiedade, o que esta ansiedade representa, ir na raiz do problema. Na terapia encontrará habilidades para encontrar causas e saber lidar e controlar a emoção que tem te causado este sofrimento.
Sou Luana, Psicologa. Te convido a conhecer meu trabalho e me coloco a disposição caso deseja conversar melhor sobre.
um abraço.
@psiluanamarys
O medo em si é um sentimento normal, porém essa dependência precisa ser analisada, o quanto isto está sendo prejudicial no seu dia a dia, se está te limitando de fazer tarefas básicas por não ter ninguém, se está alterando sua rotina, caso a reposta seja positiva, é necessário uma avaliação junto ao psicólogo e psiquiatra, pois pode ser diversos transtornos de humor ou personalidade.
Caso o sentimento de medo esteja exagerado e sendo impeditivo de viver o seu cotidiano procure um profissional da saúde, psicólogo ou psiquiatra para contribuir contigo.
Abraços.
É normal procurarmos conforto ou segurança quando sentimos medo. Vamos analisar alguns exemplos: uma criança corre para seu cuidador, uma pessoa numa rua perigosa dá preferência pelo caminho mais iluminado, sob risco de ataque podemos buscar um policial ou alguém mais forte. Procurar proteção é normal e instintivo. O que precisamos avaliar é até que ponto você precisa da presença de outra pessoa para se sentir em segurança e isso está afetando sua rotina, causando prejuizos. Também é importante analisarmos mais detalhadamente sobre o lugar que te traz medo, desde quando isso começou, qual a intensidade desse medo e qual o teor desses pensamentos. Me parece ser o momento de buscar um profissional de saúde. Sou psicóloga e trabalho com muitos casos que apresentam queixa de medo. Meu isntagram é @psi_vaneteixeira ou você pode agendar uma consulta online aqui pelo meu perfil no Doctoralia. Te aguardo!
O medo é uma emoção normal que foi despertada pelos teus pensamentos. Se você fica ruminando pensamentos de que algo de ruim pode acontecer, vai sentir medo teu corpo vai se preparar pra te proteger. No processo terapêutico investigamos padrões de pensamentos e comportamentos, se são reais, se causam prejuízo. No seu caso, como já está gerando prejuízo, o indicado é buscar ajuda psicológica para desconstruir esse padrão.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Oi, como você está? Eu imagino que essa situação te incomoda e pode estar impedindo que faça algumas coisas. Sentir medo é normal, porém quando ele aparece em momentos, supostamente, descontextualizados, sem razão aparente, vale a pena investigarmos o que pode estar acontecendo. Eu sugiro que você identifique, em um primeiro momento, de que natureza é esse medo, se é medo de algo ruim acontecer, de ficar sozinha com seus pensamentos, medo de ser abandonada... Identificar esse "o que" talvez te ajude a entender um pouquinho melhor. E, claro, um processo terapêutico pode te auxiliar a entender melhor tudo isso que você está sentindo. Me coloco à disposição, caso queira conhecer mais do meu trabalho @naosouobrigada.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá,
Acredito que quando esta com alguem se sinta protegida, e sozinha desampada, onde pode ocorrer crises de pânico.
Busque ajuda psicológica.
Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da síndrome do pânico - R$ 150
Bem, aqui estamos, enfrentando o monstro do medo de ficar sozinho. Primeiro, vamos colocar nossos chapéus de detetive e examinar esse medo. Na Terapia Cognitivo-Comportamental, olhamos para os pensamentos e crenças subjacentes. Talvez, quando você está sozinho, sua mente comece a reproduzir pensamentos automáticos, como "Algo ruim vai acontecer" ou "Não estou seguro". Interessante, não é? Estes são os intrusos invisíveis que intensificam sua ansiedade.

Agora, a parte irônica: temos milhares de pensamentos todos os dias, mas escolhemos dar um microfone apenas para os mais dramáticos. A mente humana é um palco peculiar e, algumas vezes, damos o papel principal para os pensamentos que merecem, no máximo, um papel de figurante.

Então, aqui está uma proposta: que tal desafiar esses pensamentos da próxima vez que surgirem? Em vez de se render a eles, pergunte-se: "Isso é realmente verdade?" ou "Há evidências que sustentam esse pensamento?".

A vida é curta demais para deixar pensamentos automáticos não convidados dominarem o show. E você? Está pronto para assumir o papel principal na sua narrativa e talvez dar um "pé na bunda" desses pensamentos intrusos?
Olá! O medo é protetivo. É ele quem pressente a estranheza em conjunturas que pareçam ameaçadoras de algum modo. E, nesse sentido, a presença dele é positiva, inclusive evolutivamente, pois nos preserva. Contudo, quando ele se torna muito intenso, podemos estar diante da fobia, que paralisa e causa sofrimento. Em paralelo, é comum que nos sintamos, com alguma frequência, mais seguros quando acompanhados, como se possuíssemos um apoio, um suporte para as mais diferentes situações. Contudo, quando isso passa a ser uma necessidade, quando dependemos tanto do outro que, sem ele, tendemos a estacionar – por conta do temor, por exemplo – talvez já estejamos diante de um cenário mais delicado. E, nesse sentido, possivelmente uma terapia pessoal poderia lhe ajudar a entender mais profundamente os gatilhos para o medo, para determinados pensamentos reforçadores e para as fantasias de salvação/ enfrentamento quando junto de alguém. Te convido a entender um pouco mais do meu trabalho através do @minha.psicologa. Espero ter ajudado!
Sim, é normal sentir medo de ficar sozinha em casa e ter pensamentos angustiantes. Muitas pessoas têm esse tipo de medo e é importante buscar ajuda se isso estiver afetando sua qualidade de vida. É também comum sentir-se mais segura na presença de outras pessoas. Considere conversar com um profissional de saúde mental para aprender estratégias para lidar com esses medos.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanalise online - R$ 150
Olá, como você está? Sinto muito pelo que está passando; Imagino que essa situação esteja causando um grande sofrimento. O medo de ficar sozinho em casa é algo comum para muitas pessoas, mas quando esse medo provoca uma angústia significativa, é aconselhável investigar a sua origem. Identificar os pensamentos que passam pela sua mente e questionar a sua validade é um exercício fundamental. No começo, pode ser difícil, mas com o apoio de um profissional de saúde, é possível compreender as razões por trás desse medo e aprender estratégias para superá-lo. Abraços! @kelly_psicologa
Olá! O medo tem um papel importante em nossa vida, visto que nos mantem alertas quanto aos riscos que somos expostos diariamente. Porém se este medo, te paralisa e/ou é impeditivo para que você realize coisas que goste ou precisa, se você identifica que ele está mais intenso e angustiante do que o esperado para a situação, seria importante você buscar ajuda profissional, pode começar por um acompanhamento psicológico. Um abraço.
Oi, medo excessivo é muito desagradável, em consequência, surgem os pensamentos negativos. Sentimentos e pensamentos tem ligação direta. Na psicoterapia quando são identificados, assim como e quando surgiram, podem ser trabalhados para que se sinta melhor.
Ás vezes, quando deixamos de falar o que sentimos ou vivemos situações difíceis ou traumáticas e não falamos sobre isso, utilizamos algumas formas de nos proteger onde nosso cérebro tenta nos manter seguro. Mas, quando começamos a entender sobre a nossa história e falamos sobre aquilo que tentamos reprimir (ocultar, esquecer, fazer de conta que não aconteceu) tornamos algumas coisas simples como difíceis de encarar. Tudo depende da forma que você tem enxergado uma situação, ficar sozinha parece ser algo difícil para você no momento por algo que você tenha vivido que te causou alguma dor. Busque falar e entender sobre isso. Ficar sozinha pode ser tornar algo muito bom, quando entendemos as nossas dores, passamos a enxergar uma situação ruim de outra forma. Marque a sua consulta comigo, eu te ajudo!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Sentir medo de ficar sozinha em casa é comum, porém não é a norma sentirmos medo nessa situação.
É bastante comum ter medo de ficar sozinho em casa, e essa preocupação é geralmente motivada por sentimentos de vulnerabilidade e medo do desconhecido. Ter alguém presente pode oferecer uma sensação de segurança e apoio emocional, o que pode ajudar a reduzir o medo e a angústia.

Esses sentimentos não são incomuns, e muitas pessoas experimentam algum grau de ansiedade quando estão sozinhas, especialmente se estão se sentindo vulneráveis de alguma forma.
Olá, entendo que seja muito angustiante o que você está sentindo e lhe impede de viver e se desenvolver de maneira satisfatória. O que você descreve aparenta um quadro de ansiedade. O medo é um sintoma comum da ansiedade, é natural sentir medo por ser um mecanismo de defesa do nosso organismo.
A ansiedade é parte integrante da nossa existência, entretanto, quando se apresenta de forma extremada, pode se manifestar através de diversos sintomas somáticos. Agora, se você está com dificuldades para lidar com os sintomas, percebendo que essas alterações lhe apresentam algum prejuízo, atrapalhando sua rotina, com impacto significativo em sua vida, seria um bom momento para você procurar por uma ajuda profissional, sendo a Psicoterapia um importante recurso. Espero ter contribuído de alguma forma.
É importante entender a origem desse medo, se passou por algo quando estava sozinha em casa, etc. Para podermos trabalhar isso e você se tornar cada vez mais independente. Me coloco a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 150
O medo de ficar sozinha em casa pode ser atribuído ao fato de que, na presença de alguém, você se sente protegida e segura. A companhia de outra pessoa muitas vezes proporciona um senso de conforto e apoio, o que pode aliviar a ansiedade e o medo. É importante reconhecer esses sentimentos, e se estiverem impactando significativamente sua qualidade de vida, considere iniciar a psicoterapia para compreender melhor esses medos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Ola,
Entendo que você esteja passando por um momento difícil e que a solidão em casa esteja desencadeando sentimentos de medo e angústia. É completamente normal sentir-se assim, e seus sentimentos são válidos. Mas, gostaria de entender melhor esses pensamentos que surgem quando você está sozinho em casa. Podemos explorar juntos o conteúdo desses pensamentos e descobrir maneiras de lidar com eles. Qualquer duvida agende um horario, consulte um profissional da area.
Olá, tudo bem? Que tudo esteja bem! É perfeitamente normal ter receios e preocupações, e muitas pessoas experimentam algum grau de desconforto ao ficarem sozinhas em casa. A sensação de segurança na presença de outra pessoa é compreensível e bastante comum. Porém, quando percebemos que estes sentimentos nos limitam, "aprisionam", ou nos impedem de seguirmos bem, possivelmente, seja um bom momento para fortalecermos a autoestima, criarmos meios de superar o medo e desenvolver estratégias para melhoria emocional.
Entender esses sentimentos mais a fundo pode ser um passo importante para lidar com a angústia e o medo que você está enfrentando. Será que você consegue identificar quais pensamentos específicos surgem em sua mente quando está sozinha em casa? Entender esses pensamentos podem lhe ajudar a explorar estratégias para enfrentá-los na direção da superação.
Além disso, é importante considerar a origem desses medos. Eles têm alguma ligação com experiências passadas ou são mais recentes? A terapia pode ser um espaço seguro para explorar essas questões e trabalhar na construção de uma sensação de segurança, mesmo quando você está sozinha.
Se estiver disposta a dar continuidade a essa conversa, ficarei aqui para ajudar e apoiar você no processo de compreensão e enfrentamento desses medos. Como se sente em relação a iniciar um processo de terapia para explorarmos esses temas juntas? Estou à disposição para avançarmos. Aguardo seu contato!
Boa tarde!
Muitas coisas temos fazer mesmo com medo. Ele é inerente a vida. Quando ele paralisa a água vida, deve buscar ajuda. Um forte abraço!
Olá, espero que esteja bem e que fique bem.
É comum sentir-se mais seguro na companhia de outras pessoas, especialmente ao lidar com medos ou ansiedades. O medo de ficar sozinho em casa pode ser causado por diversos fatores, como medo do desconhecido, preocupações com segurança ou experiências passadas traumáticas. Embora a presença de outras pessoas possa trazer conforto e segurança, é importante evitar depender excessivamente delas para se sentir seguro, pois isso pode prejudicar a capacidade de funcionar de forma independente. Se o medo de ficar sozinho estiver causando angústia significativa, buscar ajuda de um profissional de saúde mental e importante para desenvolver estratégias de enfrentamento e promover uma sensação de segurança ao lidar com a solidão. Além disso, técnicas de relaxamento, como respiração profunda e visualização guiada, podem ajudar a acalmar a ansiedade nessas situações.
Espero te ajudado.
Abraços
O medo de ficar a sós pode ser indicativo de algum trauma ou fobia, como também ser sintoma de dependência emocional. Contudo, sugiro o acompanhamento profissional para uma melhor investigação psicológica sobre esse comportamento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Olá tudo bem com você?
Vamos lá!
Parece que você pode estar experimentando algum tipo de ansiedade ou medo da solidão. É bastante comum sentir-se desconfortável ou ansioso quando está sozinho em casa, especialmente se você tem pensamentos intrusivos ou preocupações constantes. Isso pode ser uma manifestação de ansiedade social, ansiedade de separação ou outro tipo de transtorno de ansiedade. Seria útil conversar com um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou terapeuta, para obter apoio e orientação sobre como lidar com esses sentimentos e pensamentos. Eles podem ajudá-lo a desenvolver estratégias para enfrentar o medo da solidão e lidar com a ansiedade de forma mais eficaz.
Estou a disposição :)
Oara Milametto Mendonça
@oaramendonca
Olá , o medo em excesso pode ser causado por diversos fatores como ansiedade, estresse, traumas passados, fobias, entre outros. É importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental, para te ajudar a compreender a origem desse medo e encontrar formas de lidar com ele. Estou a disposição para te ajudar.
Olá! Faz parte do nosso desenvolvimento emocional termos de aprender a lidar com nossos pensamentos, com nossas angústias e medos. E também precisamos ir aprendendo a lidar com o fato de nos sentirmos sós em alguns momentos. Embora não haja nada de anormal no que você contou, imagino que você esteja sofrendo com esta situação. Então acho importante que você dê atenção ao que está sentindo e também que você procure ajuda.
Olá! Entendo perfeitamente você. Sentir medo de ficar sozinha em casa pode ser uma experiência desafiadora. Pode ser comparado a navegar em um mar agitado, onde cada onda de pensamentos angustiantes parece ameaçar sua estabilidade emocional. Esses pensamentos podem aumentar sua sensação de vulnerabilidade e ansiedade. Buscar ajuda profissional pode oferecer as ferramentas necessárias para lidar com essas emoções de forma mais eficaz. Um terapeuta pode ser como um farol, guiando você a encontrar estratégias para lidar com esses momentos de medo e ansiedade, ajudando-a a ganhar confiança para navegar por essas águas com mais tranquilidade. Lembre-se de que é possível encontrar formas saudáveis de superar esses desafios e desenvolver uma maior autonomia emocional. Se precisar de apoio, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo no Instagram @psi.lucyreis. Conta comigo <3
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá; sabia que existe um nome para esse medo? Se chama Monofobia ou Autofobia que está relacionada a ansiedade (ansiedade e medo tem a mesma origem). Pessoas com ansiedade e medo geralmente hiperestimam os perigos (aumentam a consequencia) que podem ocorrer (o mundo é perigoso) e subestimam sua capacidade para enfrentar essas situações. A fobia é caracterizada pelo medo de determinada experiência ou de se expor a ela. Apesar do medo ser uma reação natural de quando nosso cérebro percebe (ou acredita) que se está em perigo (ele secreta determinadas substancias que ativam um mecanismo de fuga e luta) ocasionando a sensação de medo; no caso do medo de ficar só esse medo é excessivo em relação a situação (risco que se corre de estar sozinho) que se está enfrentando. Tratam-se de medos imaginários ou de pouco risco real que trazem a você os pensamentos automáticos (intrusivos e indesejáveis) dos "riscos" que você pode correr ao ficar sozinha; esses pensamentos provocam a resposta de medo em seu organismo (que é desconfortável e ao mesmo tempo nutre esses pensamentos formando um ciclo vicioso). Uma psicoterapia pode ajudar nessa situação para que vc possa modificar esses pensamentos e crenças e se sinta seguro.