Tenho muita desatenção no trabalho, e eu acho que está me prejudicando. O que devo fazer pra esclare

32 respostas
Tenho muita desatenção no trabalho, e eu acho que está me prejudicando. O que devo fazer pra esclarecer se tenho mesmo ?
O TDAH, como transtorno neuropsiquiátrico, pode ser avaliado e acompanhado por psiquiatras e psicólogos. Entretanto, o diagnóstico formal deve ser feito por um neuropsicólogo, que fará entrevistas de anamnese, aplicação de bateria de testes, conversará com os demais profissionais envolvidos (e com a escola, no caso de avaliação infantil), e irá redigir um relatório conclusivo de sua avaliação a fim de orientar o trabalho dos profissionais que irão fazer o tratamento (psiquiatra no caso de uso de medicação, psicólogo e/ou psicopedagogo para cuidar dos aspectos emocionais e comportamentais). O tratamento psicológico mais indicado é a Terapia Cognitivo Comportamental, pois além dos procedimentos tradicionais psicoterápicos de apoio e autoconhecimento, é acrescido ainda de um trabalho específico para o TDAH, como os treinos de atenção e concentração, manejo de comportamento, orientações específicas de organização e motivação, etc.

Olá, fazer um diagnóstico apenas com os elementos dessa pergunta é prematuro. Sugiro que busque um psicólogo para fazer uma avaliação. Fiquem bem.
Olá! Desatenção não significa sozinha que seja um Transtorno. É um sintoma, que precisa ser avaliado cuidadosamente para compreender suas razões... Até mesmo a ansiedade, quando excessiva, pode causar episódios de desatenção, falta de foco. Sugiro que converse com um psicólogo e busque uma avaliação cuidadosa do seu momento. Caso, de fato, seja diagnosticado algum transtorno, você será direcionado para um tratamento específico.
Olá! O diagnóstico é feito através de avaliação clínica, seja do psiquiatra ou do psicólogo. Mesmo que não tenha o diagnóstico, com a psicoterapia você pode trabalhar técnicas que lhe ajudem a melhorar a atenção e o foco. Deixo uma reflexão de presente: "O que importa não é o que acontece, mas como você reage" - Epicteto. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140
O primeiro passo é notar que está prejudicando a você ou a alguém a sua volta. Esse alerta já é suficiente para busque uma psicóloga que possa entender o que está acontecendo. Talvez algum problema exterior, ou até no próprio trabalho, possa estar interferindo no seu foco. A psicoterapia tem o papel de te ajudar a identificar a causa e buscar soluções para lidar da melhor forma. Abraços!
Olá! A princípio tem algo que você já nota e está confirmado, a desatenção no trabalho. Cabe avaliar se isso está restrito apenas ao seu trabalho ou se é algo mais abrangente na sua vida. Se for restrito ao seu trabalho, então abre-se aí a possibilidade de investigar sua relação com ele.
Olá! Você pode começar marcando uma consulta com um psicólogo para conversar a respeito dessas impressões. Isso já é um bom começo. É importante investigar desde quando a desatenção tem estado presente em sua vida, se ela tem aparecido em outros contextos (não apenas no trabalho) e de que forma tem afetado a sua rotina. Conhecendo um pouco mais sobre você, o psicólogo irá te orientar e fará os devidos encaminhamentos, caso seja necessário. Cuide-se bem!
Você sempre apresentou sintomas relacionados a desatenção ou é algo que está vivenciando recentemente? Se você sente que está sendo prejudicado, é válido buscar uma avaliação com psicólogo e quem sabe, realizar uma avaliação neuropsicológica completa, a qual poderá mensurar se realmente existe alguma defasagem na atenção.
Olá, se observa que a desatenção vem acarretando prejuízos na sua rotina, sim é importante buscar ajuda profissional do psicólogo, neuropsicólogo ou psiquiatra para investigar e compreender melhor a sintomatologia. Fique bem!
Olá!
Falta de concentração e desatenção podem estar relacionadas com alguma fase da sua vida, em algum momento pode ter faltado elementos necessários para que você pudesse entender e superar esses aspectos que são disfuncionais.
Olá, podem haver inúmeros fatores para isto. Vc se sente bem e gosta do seu trabalho? Percebe que está sobrecarregado quanto a demanda de trabalho? Quantas horas vc precisa para se deslocar da residência para o trabalho e vice-versa? Como é a sua relação com os seus pares no trabalho e eventualmente com seu chefe? Eu coloco estas perguntas para você refletir, pois qualquer tratamento que você queira iniciar é válido, no entanto, você precisará ser ativo no seu processo, no sentido de buscar soluções na sua rotina, na sua vida. Invista em você e faça terapia. Colherá bons frutos a partir daí. Abs
Olá, deve buscar uma boa avaliação psicológica, e neurológica, com especialistas que trabalham com o diagnostico de TDAH.
Olá, tudo bem? Buscar avaliação clínica de um psicólogo e/ou psiquiatra.
Olá, acredito que se você consiga identificar essa desatenção é porque ela existe e de alguma forma te acarreta uma resposta negativa na sua produtividade. Observar e identificar já e um grande passo dentro do processo de autoconhecimento, a psicoterapia te ajuda a se autoconhecer dentro de todos os âmbitos e um diagnostico te trás algumas clarezas pra certos comportamentos e alternativas para que você consiga ter uma qualidade vida melhor, se assim for.
Olá... No Brasil são poucos os recursos como Testes Psicológicos para compor uma avaliação e diagnóstico de TDAH. Desta forma a maior parte dos diagnósticos são feitos por "anamnese" ou a observação clínica do paciente. Também são poucos os Psicólogos que se especializam em Psicometria (a área da Psicologia que estuda as ferramentas e princípios que se propõem a medir as características mentais) o que significa dizer que há um número reduzido de Psicólogos que - de fato - se utiliza de ferramentas estatisticamente testadas e comprovadas por método científico. Para alguns isso não quer dizer nada, mas é importante perguntar: Qual a probabilidade de um diagnóstico ser contaminado por autoreferência? (ou seja, ter em si a subjetividade do próprio avaliador) sem dúvida uma avaliação Psicométrica seria menos sujeita a isso. Outra questão é a recusa dos Psicólogos em fornecer claramente um diagnóstico e já iniciar um processo terapêutico: Não se trata algo que não se sabe o que é! Para isso que existe o Psicodiagnóstico que pode até mesmo compor o fazer da Psicoterapia, mas jamais ser deixado de lado. Não se dá remédios para tratar algo que não se sabe o que é... Assim como não se faz terapia sem saber qual o alvo que se busca atingir junto ao paciente.
Olá,
Procure por uma avaliação neuropsicológica onde uma Neuropsicóloga irá fazer uma bateria de testes para avaliar as funções cognitivas prejudicadas, realizar uma análise clinica e chegar em um laudo final. Esse teste é bastante completo e irá tirar todas as suas dúvidas.
Sou Neuropsicóloga e posso ajudar !
Conte comigo.
Abraço
Olá! Primeiro, seria necessário investigar quais são as causas dessa desatenção no trabalho, nem sempre é TDAH. Pode ser devido a um quadro depressivo, ou de ansiedade, ou mesmo alguma condição orgânica... Descartadas essas hipóteses, aí sim podemos pensar em TDAH. Nesse caso, deve ser feita uma avaliação neuropsicológica juntamente com entrevistas de pessoas que convivem com você. O tdah pode ser do tipo predominantemente desatento, predominantemente hiperativo ou do tipo combinado. É uma condição do neurodesenvolvimento, com causas multifatoriais ( genética, intercorrências gestacionais, ambientais) e tem como principais sintomas: uma desregulação emocional, procrastinação, baixo autocontrole e disciplina, dificuldade de organização, falha no planejamento e execução, instabilidade no foco e atenção. A psicoterapia pode ajudar a entender melhor esse funcionamento e instrumentalizá-lo para gerenciar melhor seu tempo e suas relações. Portanto, indico que busque primeiro um psicólogo para essa avaliação inicial e para que te ajude a formular um plano de tratamento e, então, decidir quais outros profissionais poderão ajudar.
Olá, a desatenção pode ter vários motivos. Ex: cansaço, estresse, desmotivação com o seu trabalho atual e inúmeras outras coisas. Sugiro buscar ajuda de um psicólogo para fazer uma avaliação adequada. Fique bem. Abraços.
Olá! O fato dessa desatenção estar te prejudicando já é um sinal de que algo precisa mudar. A desatenção é um sintoma, e suas causas podem ser várias: como ter uma má relação com o trabalho, o hábito de ter devaneios/fantasias, situações difíceis que esteja passando e demandem sua atenção, ansiedade, depressão, burnout e/ou TDAH. Além de muitos mais. Refletir sobre quais desses você pode estar atravessando pode te ajudar a entender o que está acontecendo.

Quanto à possibilidade de TDAH, especificamente, a psicoterapia e a neuropsicologia serão de grande ajuda para entender se é o caso. Testes psicológicos e avaliações práticas também são outras formas de descobrir.

Uma questão importante a se considerar é que cada uma das questões que citei influencia as outras: por exemplo, é possível ter todos os sintomas de déficit de atenção como consequência de um quadro de depressão, ou mesmo ter TDAH de fato, porém camuflado por um transtorno de ansiedade.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
A desatenção pode ser fruto de diversas formas de transtorno, não apenas o TDAH. Por exemplo, se a desatenção e desmotivação começaram a ocorrer apenas agora na vida adulta com o trabalho que você está em específico, há chances dela ser efeito de uma depressão e ansiedade perante esse ambiente de trabalho.

Eu recomendo a procura por um psicólogo para realizar um melhor psicodiagnóstico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
A falta de atenção necessariamente pode levar ao diagnóstico de um transtorno, porém é importante que outros contextos de momento de vida, histórico familiar, história de vida, entre outros sintomas, sejam um ponto de avaliação. Sugiro que você possa procurar um profissional especializado para que juntos possam chegar a um diagnostico mais assertivo e sem dúvida um melhor ajuste de sua rotina para que uma estabilidade seja alcançada e você consiga conduzir suas demandas com maior êxito
A desatenção pode ser sintoma de diversos transtornos, mas é necessário antes analisar como se dá a ergonomia no seu trabalho. É um ambiente ruidoso? você se sente à vontade?
Outra dica é perceber quais os pensamentos que lhe ocorrem quando você está lá - geralmente eles indicam os incômodos da situação e como você a interpreta.
Você consegue se concentrar em casa? Como está seu sono? Sua alimentação?
Olá, fazer sessões de psicoterapia psicanalítica é uma ótima saída para você poder compreender todos seus mecanismos psíquicos, inclusive esse que você cita. Para tanto, estou à disposição!
Para fechar um diagnóstico de TDAH é necessário passar por avaliação com psicólogo e psiquiatra, e o tratamento pode incluir psicoterapia e medicação, ou em alguns casos só a terapia já pode ser suficiente para auxiliar na sua demanda, visto que a desatenção pode ser em decorrência de outros fatores também.
Para ter um maior esclarecimento sobre um possível diagnóstico é necessário procurar médicos e psicólogos (Especialidades como clínico geral, neurologista, neuropediatra ou psiquiatra). Um trabalho da saúde multiprofissional, faz um maior esclarecimento para o paciente.
A desatenção no trabalho pode ser devido a uma diversidade de fatores, portanto é necessario avaliar questões tanto emocionais, quanto contextuais.
Procure um profissional de psicologia com quem você possa conversar e compreender melhor esta situação. Pode ser algo mais simples de se lidar do que você imagina !
Você pode marcar com um psicólogo e realizar a avaliação clínica para verificar TDAH. Contudo, é bom se observar: Anda estressada? Ansiosa? Algo te deprime? Isso também influencia a atenção.
É recomendado buscar uma avaliação psicodiagnóstica realizada por um profissional especializado. Essa avaliação envolve entrevistas, observações e testes específicos para investigar a presença de sintomas característicos do TDAH e descartar outras possíveis causas.
Ola!! Podem existir diversos fatores para sua desatenção, se você sempre foi assim desde criança pode ser um TDAH, autismo por exemplo. Caso você esteja desatento nos últimos anos, meses mas nunca foi assim provavelmente existem outros fatores como por exemplo : ansiedade, estresse, esgotamento mental e outros.
Te oriento a procurar um psicólogo para analisar melhor o seu caso . Essa analise pode ser realizada só na sessão com o psicólogo ou através de testes psicológicos que identificam o defitc de atenção
Olá. Através de autoconhecimento. Minha orientação é fazer uma consulta com psicólogo. Abraço.
Olá!
A falta de atenção pode estar relacionada a diversas situações, por exemplo, preocupações diversas que lhe acometem e impedem o seu foco, uma fase da vida em que há muitas tarefas e objetivos a realizar, sintomas de ansiedade e/ou depressão.

Além disso, distúrbios do sono (dificuldades para dormir o suficiente para ter um sono reparador, o que resulta em não conseguir descansar) podem interferir na capacidade de atenção e concentração, entre outras situações.

É importante salientar que não necessariamente você tem um transtorno mental, como o TDAH, mas que é necessário marcar uma consulta com profissionais de saúde para um diagnóstico adequado (psicologia, psiquiatria e/ou neurologia).

Um abraço!
O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento, que impacta o dia a dia, produtividade, emoções e relacionamentos do indivíduo. Ele pode ser diagnosticado tanto por um psicólogo, neuropsiquiatra ou neuropsicólogo, e o tratamento de maior evidência científica é a terapia ABA (anaise do comportamento aplicada). Atualmente temos um movimento dentro da psicologia, que é a PBE, Psicoterapia Baseada em Evidências, onde buscamos pelas evidências clinicas e cientificas para cadacaso, buscando convergir com as preferencias do paciente.
Procure um profissional e cuide-se :)