As picadas da vespa e do inseto - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Insetos picam na forma de defesa e como um meio de obtenção de alimentos. Após uma picada de inseto, muitas vezes ocorrem uma ou mais lesões vermelhas geralmente com prurido e, às vezes doloroso. Muitas vezes, há um pequeno buraco no centro da mordida que pode ultrapassar a extremidade do ferrão. Para além desta irritação local, a mordida não é geralmente perigosa, enquanto a vítima não é alérgica a picadas de insetos. Picadas de vespa e de abelha são mais susceptíveis de causar reacções alérgicas do que picadas de  outros insetos.

O que é picada de inseto?

As mais freqüentes são Diptera (mosquitos, moscas) e Hymenoptera (abelhas, vespas). Também deve ser considerado por alguns picadas de aranha, pulgas, piolhos, etc A abelha é o único que muitas vezes deixa o seu ferrão para picar, para que outros insetos podem picar várias vezes.

O que é uma mordida?

Um ou mais inchados inchaços vermelhos na pele. No centro é freqüentemente observado um pequeno buraco que poderia estar a picada do inseto. Se você acorda no meio da noite com um pedaço áspero ou doloroso, verificar se outras partes do corpo foram afetadas. Se apenas um nódulo ou quatro ou cinco juntos, você provavelmente já foi picado. Pulgas, muitas vezes mordem quatro ou cinco vezes na mesma área, de modo que você pode encontrar vários desses grupos no corpo. Algumas doenças da infância também podem causar inchaços e tornar a pele inchar e tornar-se vermelha. Em caso de dúvida, consulte um médico.

Quais são os sintomas de picadas de insetos?

A gravidade da picada depende da idade, número de mordidas e, em geral você tem. Eles também são abelhas mais importante e picadas de vespa que de mosquitos. Os maiores problemas são em pessoas alérgicas e se as mordidas foram nas áreas da cabeça, rosto e pescoço. Os sintomas mais comuns após a picada é pele vermelha que está inchado, coçando e pode machucar. Evite coçar, pois pode infectar. Às vezes pica causar uma reação alérgica. Cuidado com uma erupção cutânea ou inchaço que piora em vez de melhorar. Se isso ocorrer, consulte um médico. Consultar imediatamente um médico se notar qualquer um dos seguintes sintomas


  • Urticária ou inchaço que piora em vez de melhorar
  • Se a área é muito vermelhos, inchados e doloridos
  • Dor de cabeça
  • Tontura
  • Doença
  • Dor no peito
  • Asfixia ou gasping
  • Falta de ar.

Estes podem ser sintomas de alergia que podem colocar em risco a vida do paciente se você tiver um choque. Consultar imediatamente um médico ou ligue para 112 para uma ambulância.

Como tratar uma picada de inseto

  • Se  tem o ferrão, retire-a por raspagem ou usando uma pinça para removê-lo se possível. Não pressione para sair, por que isso só ajudaria a espalhar o veneno sob a pele.
  • Lave a mordida sem esfregar com sabão e água e refrescar a pele com o gelo envolto em um pano ou toalha fina ou se nenhum, pelo menos com compressas frias.
  • Se possível, coloque a área afetada em repouso e no alto para evitar inchaço excessivo.

Faça isso imediatamente após a picada. Não se aplicam a lama ou saliva. Se necessário, use um anti-histamínico ou creme esteróide para aliviar a coceira.

Se você ou um membro da família é alérgico a picadas de insetos, contacte o seu médico pode recomendar que sempre carregam um anti-histamínico e até mesmo comprimidos de injecção de adrenalina. Se assim for, não deixe de perguntar como usá-lo corretamente. Qualquer um que tenha uma erupção cutânea ou mordida que requer tratamento médico ou simplesmente não se sente bem após uma picada não deve dirigir, porque há um risco de desmaio. Em caso de dúvida, consulte o seu médico.

Picadas de insetos e alergia

Pessoas que são alérgicas a picadas de insetos devem levar um cartão, pulseira ou colar com informações sobre a sua alergia. Se o seu médico prescreveu um medicamento para uso em caso de reação alérgica (incluindo adrenalina), é importante que o paciente e sua família tenha sempre à mão e saiba exatamente como ele é usado.

No entanto, em pessoas que tiveram uma reação alérgica após uma mordida de inseto, é importante o teste de alergia eo veneno dessensibilização padrões ou veneno para o qual você tem alergia.

Como evitar ser mordido

  • Se você está cercado por um enxame de vespas ou abelhas deixe o local lentamente. Não tente matar os insetos, como os movimentos violentos só vai torná-los mais nervosos e agressivos, sendo mais provável  o ataque.
  • Nunca tente acertar ou jogar algo em um ninho de vespas ou abelhas, é normal porque os insetos imediatamente atacá-los se sentir desconfortável ou estão em perigo.
  • Repelentes de insetos são eficazes.
  • Fique longe de itens que atraem insetos e flores, árvores, arbustos e madeira empilhadas.
  • Tenha cuidado extra se você comer ou beber ao ar livre (principalmente doces).
  • Os cheiros e as cores brilhantes atraem insetos. Evite cremes com perfume e colônias fortes se você passar algum tempo ao ar livre.
  • Mangas compridas, calças compridas, meias, sapatos e luvas de proteção contra picadas.
  • Feche as janelas da casa e do carro para que os insetos não poderem entrar. Você pode colocar telas nas janelas.
  • Procurar ninhos de insetos em sua casa ou no seu quintal e removê-los imediatamente.

Especialistas em as picadas da vespa e do inseto

Encontre um especialista em As picadas da vespa e do inseto na sua cidade:
Luciane Reina Catarino de Almeida

Luciane Reina Catarino de Almeida

Alergista, Pediatra

Rio de Janeiro

Andre Felipe Maranhão Casado

Andre Felipe Maranhão Casado

Alergista

Maceió

Manoel Camilo Nieto Miguez

Manoel Camilo Nieto Miguez

Alergista, Dermatologista

Presidente Prudente

Raphael Coelho Figueredo

Raphael Coelho Figueredo

Alergista

Imperatriz

Paula Virginia Teixeira de Carvalho Pereira

Paula Virginia Teixeira de Carvalho Pereira

Alergista, Pneumologista

Recife

Fernanda Fragoso Guia

Fernanda Fragoso Guia

Alergista

Rio de Janeiro

Perguntas sobre As picadas da vespa e do inseto

Nossos especialistas responderam a 38 perguntas sobre As picadas da vespa e do inseto

Dr. Marcos Vinicius Franca
Dr. Marcos Vinicius Franca
Oncologista, Médico clínico geral
Taguatinga
Ola. Importante procurar uma avaliação medica, o quanto antes para uma avaliação mais apropriada. Melhoras!
2 respostas

Dra. Idelzuita Leandro Liporace
Dra. Idelzuita Leandro Liporace
Cardiologista, Médico clínico geral
São Paulo
Sim. Você deverá ser avaliada em relação à presença de infecção ou se será apenas uma inflamação.
3 respostas

Dra. Paula Wanderley Leva Martin
Dra. Paula Wanderley Leva Martin
Médico clínico geral, Médico de tráfego
Belo Horizonte
Prezado!! A reação local a uma ferroada de inseto pode durar até 48 horas. Entretanto, no caso de persistência de dor ou outros sintomas, o médico deve ser consultado. Nunca tome medicamento…
1 respostas

Especialistas falam sobre As picadas da vespa e do inseto

Faz-se um exame denominado bateria de testes para insetos que revelará com precisäo e certeza qual ou quais insetos sáo responsaveis pelo quadro de alergia. que pode começar com uma coçeira, vermelhidáo, placas vermelhas até falta de ar e morte. o Tratamento eficaz é através da imunoterapia específica que fará a dessensibilizaçáo para o veneno dos insetos.

Isaac Aisenberg Ferenhof

Alergista

Florianópolis

Quais profissionais tratam As picadas da vespa e do inseto?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.