Dermatite de contato - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é dermatite de contato?

Dermatite de contato é o termo dado à lesão da pele resultantes do contacto com uma substância estranha. Produz a maior parte do tempo, uma erupção cutânea inflamatória chamada eczema. Existem basicamente dois tipos de dermatite de contato: irritante e alérgica.

Dermatite de contato irritativa

Dermatite de contato irritativa é causada pelo efeito direto do contato de um irritante para a pele. É um irritante que provoca uma reação inflamatória na maioria dos indivíduos quando aplicada no nível necessário para uma quantidade suficiente de tempo.

Dermatite irritativa ocorre mais freqüentemente em alguns trabalhos, como de cabeleireiro, limpeza de indústrias, metal, trabalhadores da construção civil e da horticultura. Produtos como sabões, detergentes, alimentos e cimento pode causar dermatite irritante.

Ambos os sexos são igualmente suscetíveis à dermatite de contato irritativa. Suscetibilidade a substâncias irritantes é muito variável entre os indivíduos, as pessoas com pele seca podem desenvolvê-la mais vezes de forma atópica. O local mais comum de dermatite são as mãos.

Dermatite de contato alérgica

Dermatite de contato alérgica é responsável por entre 5 e 15% de todas as doenças de pele. Em sua patogênese, a causa da inflamação da pele é uma reação de hipersensibilidade a uma determinada substância ou grupo de substâncias afins, mediadas por células de defesa imunológica.

Dermatite alérgica de contato tem as seguintes características:

  • Exposição prévia à substância  necessária para induzir alergia.
  • A reação é específica para um produto ou grupo de produtos similares.
  • Todas as áreas da pele em contato com a substância  tendem a desenvolver eczema.
  • Evitar o alérgeno vai determinar a resolução do eczema.

A substância que pode causar dermatite de contato alérgica é conhecido como um alérgeno. Os alérgenos mais comuns são os metais, cosméticos, resinas, plantas, formaldeído, remédios e produtos químicos da pele, tais como aqueles usados ??no cabeleireiro. Como na dermatite de contato irritativa, a alérgica é mais comum em indivíduos atópicos.

O que causa a dermatite de contato?

Irritativo

O irritantivo causa danos diretos à integridade morfológica e funcional da pele. Pode ser agudo ou crônico.

Agudo

uma única exposição a uma dermatite irritante químico provoca um poderoso agudo. Isso pode ocorrer dentro de minutos ou após algumas horas de exposição.

O processo é:

  • A substância irritante entra na pele.
  • A substância danifica a membrana celular.
  • O dano celular promove a liberação de produtos químicos que induzem a inflamação (mediadores inflamatórios), tais como prostaglandinas, histamina e cininas.
  • Alguns mediadores inflamatórios causam aumento do fluxo sanguíneo para a área, enquanto outros atraem adicionais mediadores inflamatórios.

Relatório:

Ela é causada pelo efeito cumulativo da exposição de baixo nível que vários irritantes diferentes, mas também contribuem cofatores diversos, tais como condições meteorológicas ou fricção mecânica. Esta dermatite pode ocorrer após vários meses ou mesmo anos de contato com a substância.

O processo é:

  • Cada exposição produz lesão progressiva da camada externa da pele.
  • A camada superior da pele (epiderme) é endurecido.
  • A camada de gordura da pele é danificada de forma gradual.
  • A pele perde a sua função de proteção e aumentar a exposição a substâncias irritantes, que causam danos.
  • Há um círculo vicioso, cujo resultado final é um ressecamento, descamação e hiperqueratose (espessamento da camada mais externa) da pele.

Alérgico

É causada por um tipo de reação imune conhecida como Tipo IV ou celular reação tardia de hipersensibilidade. A principal característica desta resposta imune é um atraso entre a exposição ao alérgeno e a reação subseqüente. Existem duas etapas: sensibilização e provocação.

Sensibilização:

quando a substância alergênica penetra na pele pela primeira vez há uma resposta imune mediada por células, que termina com o aparecimento de células T sensibilizadas ao alérgeno.

Provocação:

Uma vez tendo ocorrido a sensibilização, novas exposições ao alérgeno causam a proliferação e ativação de linfócitos T sensibilizados para isso. Mediadores inflamatórios são liberados e produzem inflamação e mais células são atraídas para a área de exposição. Este processo de reação imune provoca eczema na área afetada. Ocorre entre 12-96 horas após a exposição. Pequenas quantidades de alérgeno podem ser suficientes para causar uma reação inflamatória.

Quais são os sintomas?

Irritativo

Agudo

o aparecimento de uma dermatite irritante aguda podem variar desde uma reação suave que consiste de vermelhidão transitória a uma queimadura com bolhas dolorosas.

Relatório:

muitas vezes dermatite irritante crônica geralmente começa com placas vermelhas, secas, localizadas e ligeiramente inchada, o que acabará por se tornar hyperkeratotic e áspera.

Alérgico

Agudo

O eczema desenvolve no local de contato com o alérgeno. Por exemplo, o primeiro sinal pode ser uma pápula (a diâmetro da lesão de pele levantada pequeno) em uma inclinação ou ao longo da cintura para tocar qualquer coisa que contenha borracha (meias, calças ...). Eczema geralmente se desenvolve em uma área avermelhada, com edema, pequenas vesículas e bolhas. A reação pode ser prorrogado ou aparecer em um lugar diferente do local previamente sensibilizados de contato. Ocasionalmente, podem desenvolver urticária por contato com alérgenos voláteis ou partículas líquidas.

Relatório:

Se exposição ao alérgeno é a pele seca persistente, corrói e crostas ocorrem. Descama e depois aparece uma mudança na pigmentação.

Como é dermatite de contato é diagnosticada?

O fator mais importante para o diagnóstico é  você ou o médico que certas substâncias do meio ambiente provocam dermatite. Deve-se sempre pensar na possibilidade de dermatite de contato ao visualizar eczema. Dois aspectos são fundamentais para diferenciar a dermatite de contato de qualquer outra causa que pode causar uma erupção:

Quando (em que ponto é feita)

Dermatite alérgica de contato ocorre geralmente entre 12-96 horas após a exposição ao alérgeno. A dermatite melhorou durante fins de semana ou feriados pode indicar que sua origem está no trabalho. Variação sazonal é a dermatite, em particular alérgenos, planta.

Onde (a localização da área do corpo afetada)

Dermatite de contato geralmente começa e permanece localizado na área do corpo mais em contato com a substância que causou. A região da pele afetada é uma pista vital para descobrir a origem da alergia (rash por exemplo, causada por cinto de fivela de metal podem indicar uma alergia ao níquel).

Localização da dermatite de contato e agentes suspeitos

Localização suspeita agente

  • Pálpebra: maquiagem, alérgenos, esmalte de unha
  • Pescoço ou orelhas, jóias, têxteis
  • Cabelo tinturas capilares e testa
  • Cosméticos rosto, substâncias no ar
  • Axilas: desodorantes
  • Cintura: níquel, elástica ou outros metais
  • Pés: de couro, plástico, borracha
  • Mãos: metal, cremes, plantas de cimento.

Todos os pacientes com dermatite de contato deve ser teste de remendo para determinar que causar dermatites alérgenos.

O que mais poderia ser?

Vários tipos de eczema podem produzir uma reação similar:

  • Eczema atópico
  • Eczema seborréica (também conhecido como dermatite seborréica)
  • Eczema discóide
  • Psoríase
  • Disidrose
  • Líquen.

Outras condições da pele que deve ser levado em consideração são:

  • Toxicodermia:  comumente sugere-se que a dermatite que ocorre após iniciar o tratamento com uma droga (medicamento) nova.
  • Dermatite fúngica: A infecção da pele causada por fungos. Seu diagnóstico pode ser recolhidos por meio de raspagem da pele e examinado ao microscópio.

Que medidas podem ser tomadas em casa?

  • Prevenção: Usar luvas de proteção quando utilizar substâncias irritantes (também quando você vai ficar muito tempo em contacto com a água). Limpe e lave bem a pele que tem estado em contacto com irritantes.
  • Determinar a causa: Faça uma lista de produtos que entram em contato com sua pele. Registrar o tempo de cada substância utilizada e ver se causa dermatite. Observe a área do corpo foi exposto de cada substância e verificar se a mesma área da dermatite.
  • Tratamento: Evitar o alérgeno suspeito ou irritantes. Este não é, por vezes, possível, mas o uso de roupas protetoras como luvas, pode ajudar. Em alguns casos de exposição ocupacional, o trabalho de empregos ao redor do posto de trabalho ou mudança, você pode precisar.

O que pode o seu médico?

Uma vez que o diagnóstico foi feito e substâncias suspeitas foram identificadas, o médico aconselhou a evitar substâncias irritantes ou alergénicos e aconselhá-lo sobre determinados produtos que contêm estas substâncias. Prevenção de dermatites, muitas vezes resolve, mas se ele não precisa de tratamento da toxicodependência. Corticosteróides na forma de cremes e pomadas podem ser aplicadas para a área afetada para reduzir a inflamação. Anti-histamínicos podem ajudar a diminuir a coceira, especialmente quando existe uma erupção cutânea.

O dermatologista e alergista irá ajudá-lo:

  • Descubra as substâncias potencial agressor.
  • O teste de sensibilidade para verificar alergias: alérgenos suspeitos e padrões de alérgenos aplicar patches na parte traseira ou os discos. Permitir que 48 horas para agir e então removido e você verá os resultados. Depois de mais de 48 horas, verifique novamente. Reações podem variar de vermelhidão leve a bolhas dolorosas e feridas. Os resultados dos testes de contato são interpretados juntamente com a história e uma possível exposição prévia ao alérgeno.
  • Estudar as fontes do irritante ou alérgeno ea relação que têm com você.
  • Encontrar uma maneira de evitar a substância.
  • Se você não puder evitar o contato com os produtos responsáveis, que show:
    • Vestuário de protecção
    • Proteção pessoal: o uso destes cremes é questionável. A eficácia varia de acordo com os componentes do creme e do irritante específico.
    • Para estudar possíveis pequenas alterações em seu trabalho que podem ajudar. Por exemplo, uma cabeleireira com alergia a tintura de cabelo podem evitar o envolvimento apenas para cortar o cabelo. Às vezes, você deve considerar uma mudança de emprego.
    • Prescrever o tratamento adequado no caso de dermatite ativa.
    • Hidratantes apropriados.
    • Locais de esteróides, cremes ou pomadas.

Qual é o prognóstico?

A erupção desaparece ou é tratada depende de vários fatores:

  • Você pode evitar a causa? Se assim for, a dermatite desaparece ao longo do tempo. Se o irritante ou alérgeno é generalizada (por exemplo, o níquel pode ser encontrado em jóias, moedas ou chaves) diminuindo a exposição para ajudar a prevenir a recorrência de dermatite.
  • O paciente também tem eczema atópico? Se assim for, o risco é o desenvolvimento de uma dermatite de contato é maior.
  • Área do corpo. Dermatite de contato nas mãos muitas vezes é o resultado de muitas substâncias irritantes ou alérgenos e é mais difícil de curar.
  • A taxa de recuperação da camada protetora da pele.
  • Infecções podem prolongar a dermatite.
  • Alguns tratamentos podem agir por si mesmos como irritantes ou alérgenos e retardar a recuperação.

Especialistas em dermatite de contato

Encontre um especialista em Dermatite De Contato na sua cidade:
Paula de Oliveira Azevedo

Paula de Oliveira Azevedo

Dermatologista

Campinas

Flaviane Fernandes Nunes

Flaviane Fernandes Nunes

Dermatologista

Uberaba

Andre Felipe Maranhão Casado

Andre Felipe Maranhão Casado

Alergista

Maceió

Nathalia Mota Gomes de Almeida

Nathalia Mota Gomes de Almeida

Alergista, Pediatra

Rio de Janeiro

Bárbara Vasconcellos Hildebrandt

Bárbara Vasconcellos Hildebrandt

Alergista

Campos Dos Goytacazes

Flavia Vaccaro Casagrande

Flavia Vaccaro Casagrande

Dermatologista, Infectologista

Bento Gonçalves

Perguntas sobre Dermatite de contato

Nossos especialistas responderam a 30 perguntas sobre Dermatite de contato

Olá! É necessária uma avaliação para essa prescrição. Estamos à disposição
1 respostas

Dr. Ataualpa Pereira dos Reis
Dr. Ataualpa Pereira dos Reis
Alergista, Pneumologista
Belo Horizonte
Tem de tratar a causa e não a consequência, como está fazendo com o uso destes medicamentos.É necessário fazer uma bateria de testes de contato de acordo com as suspeitas das causas. Só um alergista…
2 respostas

Dr. Ataualpa Pereira dos Reis
Dr. Ataualpa Pereira dos Reis
Alergista, Pneumologista
Belo Horizonte
Se é sensível a uma substancia que dá dermatite de contato a reação deve ocorrer. As vezes se não se expõe a bastante tempo pode ser necessário algumas repetições para voltar a ocorrer., O mais…
2 respostas

Especialistas falam sobre Dermatite De Contato

A dermatite de contato tem inúmeras causas. A saber: alergia a bricos, pulceiras , colares, camisinha, latex, sandalia havaianas, condimentos da cor amarela, o famoso amarelo tartarzina presente até em cápsulas e comprimidos, além da batata frita industrial com agora o corante coaltar, al[em do condimernto curi. este segredo é desvendado atavés da bateria de testes de contato, com resposta em 48h.

Isaac Aisenberg Ferenhof

Alergista

Florianópolis


A dermatite de contato pode ocorrer por 2 fatores. Alérgico ou irritativo. É necessário o diagnóstico correto e o afastamento do agente causador para o controle.

Cíntia Gomes Rocha

Especialista em medicina estética

Brasília

Agendar uma visita

A dermatite de contato é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia. Existem dois tipos de dermatite de contato a irritativa e a alérgica. A irritativa é causada por substâncias ácidas ou alcalinas, como sabonetes, detergentes, solventes ou outras substâncias químicas, enquanto que a alérgica surge após repetidas exposições a um produto ou substância. Esta depende de ações do sistema de defesa do organismo, e por esse motivo pode demorar meses a anos para ocorrer Aparece, em geral, pelo contato com produtos de uso diário.

A Dermatite de Contato pode ser causada por um alérgeno ou alguma substancias que irrite a pele (agride a pele), como sabões , detergentes, maquiagens, óleos, graças, borrachas, esmalte, dentre outras substancias. Existe o exame Teste de Contato que consiste em colocarmos algumas substancias nas costas e deixamos de 48 a 96 horas se precisar para ver se causa alguma alergia no local. Porém o teste mostrará que a substancias testada não deverá ser usada. Se o teste der negativo, o médico alergologista irá orientar a não usar certas substancias que podem estar causando a irritação no local ou mudar a marca do produto.

Elisangela Lemos Da Costa

Alergista, Pediatra

Barueri


A dermatite de contato é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia. Existem dois tipos de dermatite de contato a irritativa e a alérgica. As lesões da pele acometem o local de contato com a pele, podendo se estender à distância. O tratamento consiste no uso de antialérgicos, cremes ou pomadas de corticosteroides ou também imunomoduladores tópicos. Emolientes e hidratantes ajudam a manter a pele úmida e também auxiliam em sua reparação e proteção. Deve-se identificar o agente irritante ou alergênico que desencadeou a dermatite para evitá-lo. O exame padrão-ouro para diagnóstico da Dermatite de Contato é o Patch test.

Adriana Almeida Mendes Barroso

Alergista

Três Rios


A dermatite de contato decorre de uma reação alérgica local a substâncias/ produtos que entram em contato com a pele ( cosméticos, metal, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza). Os sintomas podem ocorrer repentinamente ou meses após o uso continuo de uma substancia. Normalmente aparecem inchaço, ardência, vermelhidão, crostas, descamação da pele, bolhas e até dor. A investigação inclui boa história clínica, testes alérgicos e Patch Test (teste de contato). O tratamento é realizado com cremes ou pomadas corticoesteróides, emolientes, hidratantes e imunomoduladores, além de anti-histaminicos.

Victor Lioi

Alergista

Osasco


Problema recorrente no dia a dia das pessoas. Além do tratamento para melhora, temos testes alérgicos para uma avaliação mais detalhada.

Gustavo Kutschenko

São José Dos Pinhais

Quais profissionais tratam Dermatite de contato?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.