Bócio nodular - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - bócio nodular

Encontre um especialista na sua cidade:
Maíra De Barros e Silva Botelho

Maíra De Barros e Silva Botelho

Cirurgião de cabeça e pescoço

Aracaju

Daniel Vicaria

Daniel Vicaria

Endocrinologista

São Paulo

Sergio Luiz Coelho Negri

Sergio Luiz Coelho Negri

Cirurgião de cabeça e pescoço

Belo Horizonte

Rayla Souza

Rayla Souza

Cirurgião de cabeça e pescoço

Palmas

Alexandre Roberti

Alexandre Roberti

Cirurgião de cabeça e pescoço

Goiânia

Steicy Maísa de Oliveira Ribeiro

Steicy Maísa de Oliveira Ribeiro

Endocrinologista

Florianópolis

Perguntas sobre Bócio nodular

Nossos especialistas responderam a 8 perguntas sobre Bócio nodular

Olá, tudo bem? Normalmente, o bócio mergulhante tem indicação cirúrgica, pois mesmo sendo em sua maioria benigno, podem causar compressões em órgãos importantes. Em caso de impossibilidade cirúrgica,…
2 respostas


Olá, não existe alimento que comprovadamente ajude a diminuição de nódulos ou bócio. Continue realizando acompanhamento com seu cirurgião ou endocrinologista.
2 respostas


Em relação ao bócio nodular: A função tireoidiana deve ser avaliada pela dosagem no sangue do TSH e T4 livre. Se o TSH estiver normal ou alto, deve-se fazer a punção do nódulo, se este for maior…
3 respostas

Especialistas falam sobre Bócio Nodular

Bócio é a formação de nódulos na tireoide. Muitas pessoas tem nódulos , porém nem todas devem ser operadas. Pode haver alteração no funcionamento da glândula simultaneamente, que deve ser tratado. Acompanhamento regular e criterioso, garantem sucesso e tranquilidade ao paciente.

José Chacra Jr.

Cirurgião de cabeça e pescoço

Jundiaí


O Bócio nodular são nódulos que aparecem na tireóide. Nos últimos anos tem aumentado muito esse diagnóstico e isso se deve à facilidade que se tem em realizar exames de ultrassonografia da tireoide. Antigamente eram exames caros e mais difícil de se realizar. Os fatores que levam a pessoa a desenvolver esse problema ainda não está esclarecido, mas sabemos que a questão genética é um fator importante. Ter nódulos não significa câncer. Em torno de 95% dos nódulos são benignos e não precisa realizar cirurgia ou tomar remédios. Para investigar sobre nódulos da tireóide é necessário uma avaliação clínica que é complementado com exames de imagem.

Victor Almeida

Endocrinologista, Médico clínico geral

Salvador

Agendar uma visita

O Bócio Nodular, problema que afeta mais de 50% da população com mais de 40 anos, nada mais é que o aumento do volume da tireóide devido à nódulos que se formam na tireóide. Estes nódulos se formam por vários motivos, e podem ter natureza benigna ou maligna. É importante que se avalie a natureza destes nódulos, e que a decisão de operar a tireóide seja tomada baseada em dados clínicos, laboratoriais, citológicos e de imagem.

Francisco Bomfim

Cirurgião de cabeça e pescoço

Fortaleza

Agendar uma visita

Nódulos tireoideanos são muito comuns e o risco de malignidade é baixo. Os fatoresde risco mais comuns são: sexo feminino, história familiar, deficiência de iodo e idade maior que 40 anos. A grande maioria é descoberta em ultrassonografia de rotina. Avaliação e segmento com endocrinologista são fundamentais para excluir um eventual câncer de tireóide e fornecer um manejo adequado.

Francisco Ataíde

Endocrinologista, Médico clínico geral

Recife

Quais profissionais tratam Bócio nodular?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.