Doenças das glândulas salivares - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - doenças das glândulas salivares

Carlos Eduardo Molinari Nardi

Carlos Eduardo Molinari Nardi

Cirurgião de cabeça e pescoço

Santos

Nilton Costa Junior

Nilton Costa Junior

Cirurgião de cabeça e pescoço

Belo Horizonte

Luciano Luz

Luciano Luz

Cirurgião de cabeça e pescoço

Picos

Fabio Mitsuhiro Satake

Fabio Mitsuhiro Satake

Cirurgião de cabeça e pescoço

Nova Lima

Andrea Vieira Laercio Pontes

Andrea Vieira Laercio Pontes

Dentista

Fortaleza

Perguntas sobre Doenças das glândulas salivares

Nossos especialistas responderam a 108 perguntas sobre Doenças das glândulas salivares

O médico otorrinolaringologista pode ajudar com a investigação da causa da hiperssalivação bem como ajudar no tratamento.
Estomatologista, uma área da odontologia, também pode cuidar desta…

Precisaria saber onde foi o linfonodo, se foi junto a alguma glândula salivar ou não, a fim de determinar se pode ser uma síndrome de Frey (distúrbio de alteração da sudorese que pode ocorrer…

Olá! Dúvidas sobre alteração do paladar são muito frequentes - na maioria dos casos são sintomas benignos, mas que precisam de uma investigação ampla para conseguirmos esclarecer e tratar. No…

Especialistas falam sobre Doenças Das Glândulas Salivares

Em muitos casos de doenças inflamatórias das glândulas pode-se, atualmente, utilizar a Sialoendoscopia. A Sialoendoscopia é um método de diagnóstico e tratamento para as doenças obstrutivas não neoplásicas das glândulas salivares, como sialodenites inflamatórias, obstrutivas por radioiodoterpia após tratamento de câncer de tireóide por estenoses, cálculos, etc... O objetivo sempre é tratar destas afecções sem ter que retirar a glândula. Uma adequada seleção do paciente sempre é necessária para o sucesso da técnica.

Giulianno Molina De Melo

Cirurgião de cabeça e pescoço, Cirurgião geral

São Paulo

Agendar uma visita

As doenças de glândula salivar mais comum é a mucocele ou "bolha na boca" que desaparece do mesmo jeito que aparece. Crianças são mais afetadas, traumatismos frequentes nos lábios (queda) obstruem o ducto salivar impedindo o funcionamento de pequenas glândulas. Essa patologia tem indicação de ser removida quando causar dor ou desconforto. Algumas patologias tem potencial infeccioso ou tumoral. Recomento a procura de um especialista para melhor avaliação e se necessário realizar biópsia ou remoção total.

Thiago Bonifácio S. Guimarães

Cirurgião buco-maxilo-facial

Goiânia

Agendar uma visita

As glândulas salivares incluem as glândulas maiores (parótidas, submandibulares e sublinguais) e glândulas menores. Podem ser acometidas por doenças infecciosas (bacterianas e virais), inflamatórias autoimunes, neoplásicas e ainda podem formar pedras. Nas infecciosas ocorre aumento rápido de volume, com dor e sinais de inflamação. Pode sair pus na boca e algumas vezes está associado a quadros de pedra na glândula. No entanto, as causas neoplásicas são as mais dramáticas. Podem ser tanto benigno como maligno, sendo que ambas devem ser tratadas com cirurgia. E os processos inflamatórios autoimunes e a doença reumáticas com tratamento mais complexos e normalmente medicamentosos.

Murilo Catafesta Das Neves

Cirurgião de cabeça e pescoço

São Paulo

Agendar uma visita

Temos várias glândulas que produzem saliva. Por vezes, inflamam ou chegam a formar nódulos. Devem ser bem avaliadas para que o diagnóstico correto seja feito, e tratamento adequado seja instituído, que pode ser desde um simples cuidado alimentar, até eventualmente uma biópsia ou cirurgia.

José Chacra Jr.

Cirurgião de cabeça e pescoço, Cirurgião geral

Jundiaí


As glândulas salivares são responsáveis pela produção de saliva. Apesar de pouco conhecidas, podem sofrer processos inflamatórios, auto-imunes, infecciosos e neoplásicos como qualquer outra glândula. As mais conhecidas são as glândulas parótidas, submandibulares e sublinguais, mas existem glândulas microscópicas, chamadas de glândulas salivares menores que também podem apresentar processos neoplásicos. Sempre que há necessidade de uma cirurgia de glândula salivar, o ideal é que ela seja feita por um cirurgião de cabeça e pescoço, pois sempre exige muito conhecimento da anatomia e expertise suficiente para evitar as complicações que estão relacionadas a este tipo de procedimento.

Francisco Bomfim

Cirurgião de cabeça e pescoço

Fortaleza

Quais profissionais tratam Doenças das glândulas salivares?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.